sábado, 9 de fevereiro de 2019

Criciúma 2 Metropolitano 0. Jogo e adversário, fracos!

O Criciúma não fez mais do que a obrigação ao bater o Metropolitano por 2 a 0!! Num jogo fraco, tecnicamente, Doriva e comandados cumpriram a chamada "obrigação de casa"!! Há de se levar em conta que o confronto, numa tarde de muito calor, teve pouca movimentação! O Metrô, é importante frisar, se continuar jogando assim...com certeza, dificilmente, escapará do rebaixamento!!

De qualquer modo, o que mais importou pro Criciúma foi a conquista dos 3 pontos que, de certa forma, recupera o time no Campeonato Catarinense!! Agora, sete jogos, três vitórias e quatro derrotas...e, mantidas as chances de classificação pra fase semifinal do Estadual. Obviamente que, ainda nem acabou o turno e as posições de cada um dos dez clubes participantes podem se modificar com o andamento do torneio!!

Mesmo com uma atuação discreta, o Criciúma mostrou algumas situações positivas! Dentre elas, a volta do goleiro Luiz, a estréia do zagueiro uruguaio Federico Platêro e...do fato de Daniel Costa ter acertado uma cobrança de falta que resultou no primeiro gol tricolor!! Também é preciso destacar que Eduardo continua sendo o jogador mais lúcido do Criciúma neste início de temporada!!

Pra "arrumar", o mais urgente é o setor de frente!! Afinal, Ceará, Pedro Bortoluzzo e Reis são "apenas" muito dedicados!! Mas, o rendimento de cada um deles tem sido pífio!! Enfim...pra querer, realmente, brigar por título falta muito ao Criciúma!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Já fazendo contas?? Que coisa, hein??

Criciúma fez jogo-treino contra o Hercílio Luz. Os dois times usaram atletas reservas ou pouco aproveitados, até agora, no Campeonato Catarinense. Tigre aplicou 3 a 0 com gols de Andrew, Julimar e Cassiano. O goleiro Luiz jogou e, pra mim, se já está bom...tem que voltar à titularidade!! Valendo pontos, os dois voltam a se enfrentar na última rodada do turno, no Estádio Heriberto Hülse. Antes, Doriva e comandados, terão pela frente Metropolitano e Joinville, sendo uma partida em casa...outra fora dela. Espero, no mínimo, seis pontos a serem conquistados pelo Criciúma! Até porque, com os seis pontos que têm na tabela e “longe” quatro do quarto colocado, o Criciúma precisará não “bobear” mais como tem acontecido nos últimos jogos!! Se há, realmente, uma clara intenção de obter vaga na fase semifinal, obrigatoriamente, a campanha do Criciúma na segunda metade do torneio, terá de ser superior a atual!!
Se o leitor e blogueiro observar com atenção a classificação do Estadual, constatará que Figueirense e Chapecoense já estão “lá em cima”, ambos com 14 pontos. Os 2º e 3º colocados, respectivamente, Avaí e Marcílio Dias, têm 10! Na sequência, o Brusque tem 9 e só depois aparece o Criciúma, em 6º lugar, com seis pontos! No turno, o Criciúma já enfrentou todos estes que estão à sua frente na tabela. Isto significa que o Tigre não depende mais somente de si pra terminar o turno na zona de classificação. Claro que o regulamento do Campeonato Catarinense indica pontos corridos. Então...basta se recuperar no returno e buscar  posição mais honrosa na tabela!!

Estive recentemente participando de debate, no Facebook, sobre o Criciúma E. C. com o incansável Cleiton Ramos. Impossível não vincular a figura do Cleiton com a Guerrilha Jovem e não lembrar também do Lucimar Florentino, o popularíssimo “Cocal”!! A “Guerrilha” foi fundada em 1.991 por Ranieri Cassetari e Adriano Ozelame. Gosto muito do jeito que eles conduziram o jeito de torcer...hoje seguido pelos atuais componentes!! E, convidado pelo boa praça Mateus Mastella conversei com a turma do “Tabelando”, programa exibido na TV Engeplus, via internet. Émerson Crippa e Beto Locks são fanáticos pelo Tigre e todos estão indignados com a campanha do time no Campeonato Catarinense. Mas, nenhum deles perde a esperança de que tudo pode, mesmo que gradativamente, melhorar bastante!! É o que esperamos!!

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Avaí 3 Criciúma 0. Ganhou o melhor e quem é, realmente, candidato ao título!!


Impressionante como é fácil fazer gol no Criciúma!! No jogo em que o “Tigre”(tigre??) foi goleado, em Florianópolis, resultado dentro de absoluta normalidade...se formos analisar o que aconteceu durante a partida! Afinal, só o Leão quis jogar pra vencer! Os jogadores do Criciúma que estiveram em campo, com raríssimas exceções, não se empenharam com o devido profissionalismo que o futebol de competição exige!! Quem se “salvou”?? Olha...não dá pra culpar o Maicon que saiu machucado, logo nos primeiros minutos; e, o volante Eduardo, que demonstrou razoável dedicação!! O “restante”, pela bola apresentada na Ressacada, foi de doer!!

As ausências de Sandro e Nino contribuíram pro mau desempenho do time em campo?? Sim...com certeza!! Mas, não foi SÓ por causa disso que o Criciúma “apanhou” feio do Avaí!! Há de se ressaltar, ainda, que a campanha dos “manezinhos” da Ilha, até o momento, é de buscar uma chegada com força entre os quatro primeiros!! Por sua vez, o que tem feito o Criciúma no Campeonato Catarinense...e os números comprovam isso, em absoluto, não dá pra acreditar numa classificação do Tigre para a etapa semifinal!!

Os piores do time?? Marlon, que vinha jogando bem, teve atuação muito ruim! Num dos gols do Avaí, ficou marcando a bola e não percebeu a penetração do atacante adversário. Os atletas usados na zaga, Rodrigo, Jacy Maranhão e, posteriormente, Jean Mangabeira, claro que não foram bem!! Todos entraram em situação de “fogueira”!! E...não acredito que Nino tenha sido poupado por cansaço!! Ora bolas...a suspeita é grande de que seja por causa de uma iminente saída pro Fluminense. E, se isso realmente ocorreu, erraram os responsáveis em razão da ausência do titular Sandro! Assim, a zaga titular não jogou e, quem tomou tal decisão, será que não pensou sobre possíveis prejuízos dentro de campo ??

Outra situação que preciso destacar se refere ao goleiro Bruno Grassi. O “cara” não cometeu sequer uma falha, ainda!! Só que, “toda” bola chutada contra sua meta, entra!! No meio, Eduardo continua sendo o mais lúcido; Zé Augusto...comum; e, Daniel Costa, OBRIGATORIAMENTE, precisa render bem mais do que vem mostrando!! Na frente, Reis fez aquele gol contra o Marcílio Dias e... muito pouco mais do que isso! Quanto a Pedro Bortoluzzo e Ceará, atuação discretíssima de ambos!!

Passarinho Arrepiado me pergunta sobre o trabalho do técnico Doriva. Não pode e não deve ser responsabilizado pela má campanha do Criciúma, até agora, no Estadual!! Ou melhor...ele tem a menor parcela de culpa, considerando os deveres de cada um dos que comandam o futebol no Clube!! Já deu pra observar que o treinador tricolor “manja” do função!! As cobranças, necessariamente, devem ser feitas em cima de Nei Pandolfo, Ricardo Rocha e Jaime Dal Farra! Eles montaram o plantel que aí está...!! Contudo, os resultados dentro de campo ainda não apareceram!! Lá se vão seis jogos e QUATRO derrotas!! Que coisa, hein???