sexta-feira, 5 de julho de 2013

Especular!

Entre os significados de “especular” está explorar, lograr, conseguir, alcançar... Pois os termos citados se encaixam perfeitamente no que pode pretender o Criciúma para esse jogo contra o Atlético, domingo(07), em Belo Horizonte, pela rodada seis do turno do Campeonato Brasileiro. Digo e reafirmo que o Galo é favorito! E entendo ser uma situação absolutamente normal diante das atuais circunstâncias de ambos em termos de projeção nacional. O Atlético está na fase semifinal da Taça Libertadores, tem plantel melhor qualificado do que o Criciúma e, costumeiramente, mostra futebol convincente. Entretanto, tal favoritismo não significa vitória antecipada...até porque isso não existe! Quem acompanha o contexto atual do nosso futebol sabe que em quase todos os quesitos o Atlético é melhor. O Tigre, por sua vez, vem de atuações c/ nível técnico e competitivo distantes do que apresentou no começo do torneio. Os jogos contra Fluminense e Flamengo, além dos amistosos, provaram que Vadão e cia. precisam melhorar muito o rendimento do time em campo para que haja maior confiança de todos. Então, diante de tais conclusões, o Criciúma pode especular, sim, na Arena Independência. Só que o comprometimento, o comportamento motivacional, coletivo e aspectos técnicos não poderão ser, em hipótese alguma, parecidos com os de Salgueiro!!!
Novo estádio Independência, que virou Arena...o palco para Atlético x Criciúma.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reforma política e penal!

Não é a minha “praia” falar ou escrever sobre política. Isso é assunto de maior conhecimento do “alemão” João Paulo Messer. Entretanto, mesmo tendo pouco conhecimento, entendo que a tal reforma política precisa e deve ser feita...sim senhor...ainda este ano para que seja válida já nas próximas eleições. Mas, o que mais me intriga é o atual código penal! As regras para aplicação das leis visando punição de infratores é ultrapassada e não tem o devido rigor que cada caso exige. Outro dia, numa entrevista ao Eldorado Total, programa que apresento na Rádio Eldorado, o Dr. Rubens Sálfer, Juiz de Direito em Criciúma, disse que é totalmente favorável à pena de morte em casos de tráfico de drogas, latrocínio(matar pra roubar) e estupro. Fecho em “gênero, número e grau” com ele! Outra situação diz respeito aos menores infratores que “deitam e rolam” e são claramente protegidos pelo tal E. C. A. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Você que nos acompanha já leu o texto do referido estatuto? Eu já! E digo e afirmo que, na teoria, nota dez! Na prática...bem menos! Até porque não há como justificar tantos crimes cometidos por menores e praticamente nenhuma punição aplicada. O assunto é bastante abrangente e polêmico. Ficaria um bom tempo escrevendo sobre isso. Masss...as vezes...só em pensar nas injustiças que vimos a todo momento, me deixa indignado e perplexo quanto ao futuro de muitos meninos e meninas de hoje...!!
Criminalidade sem idade...hoje um problema sem solução no País!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ainda bem que não foi o Atlético!!

E, sim o Salgueiro! O Criciúma jogou muito mal no estádio Cornélio de Barros Muniz & Sá, nesta terça(02), no interior de Pernambuco, e só empatou contra um adversário que mostrou pouco tecnicamente. Na verdade, o 0 à 0 acabou “premiando” o que fizeram Tigre e Carcará pela rodada de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. O primeiro tempo do Criciúma foi abaixo da crítica e, no segundo, até houve discreta melhora. Mas, num todo, a produtividade de ambos os times deixou bastante a desejar. Empatar fora de casa nem sempre é bom resultado! Lembro que, na etapa anterior da competição, o Salgueiro eliminou o Vitória com um resultado sem gols em casa e outro empate, 1 à 1, em Salvador! Bruno teve pouquíssimo trabalho. Nas laterais, Suéliton foi um pouquinho melhor do que Márlon. Matheus e Éwerton Páscoa, por outro lado, souberam anular as raras jogadas de ataque do Salgueiro. No meio campo, Serginho e Élton se “salvaram”. Mas os responsáveis por criar jogadas ofensivas, João Vítor e Morais, não estiveram bem. Na frente, Lins foi quase nulo e Wéllington Paulista deu apenas um chute à gol que exigiu defesa difícil do goleiro Mondragon. No fim de semana tem o Atlético, em Belo Horizonte e, esperamos nós um futebol bem melhor por parte do Criciúma... prá não perder!!!
Criciúma não jogou bem em Salgueiro e só empatou pela Copa do Brasil. Jogo da volta será dia 17.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Um show...como há muito não víamos!!!

São raras as lembranças recentes de atuações tão convincentes como a da seleção brasileira diante da Espanha, na final da Copa das Confederações. Dentro do que se pode imaginar e exigir de um futebol produtivo e eficiente, o Brasil foi perfeito! Puxamos pela memória e encontramos dificuldade para lembrar outra grande partida da nossa seleção, numa época mais recente. Sobre o quesito marcação, em nenhum outro jogo contemporâneo o time foi tão determinado! Enfim...um tarde de domingo perfeita pra quem gosta do bom futebol! Mais de 75 mil pessoas no Maracanã, o palco mais badalado do futebol mundial, além de milhões em todo o planeta que viram uma aula prática de como jogar bola com tudo o que se exige de tal atividade. Tudo nota dez? Sim, sem dúvida! Mas lembro que nas duas edições anteriores da Copa das Confederações, o Brasil também ganhou...em 2.005 e 2.009. Entretanto, perdeu o Mundial de 2.006 e 2.010. Então, insisto que o mais importante é ganhar a Copa do ano que vem...sem tirar qualquer mérito da conquista sobre a Espanha. Inclusive, tenho de me render ao aproveitamento de Hulk e de Luiz Gustavo, que não considerava boas opções para titularidade na seleção. Massss...bem a seu estilo, Felipão organizou tudo e soube aglutinar mais uma vez um grupo que não passava total confiança à torcida e analistas. De qualquer modo valeu a conquista! Ah...e como valeu!!!
Fred ergue a Copa das Confederações. Brasil fez 3 à 0 na Espanha com direito à "olé"!!!