sexta-feira, 9 de março de 2012

Rubens Facchini era presidente do Brusque...

...em 1.991, ano em que o Criciúma ganhou a Copa do Brasil. Esbanjava simpatia e com grande prazer recebeu a delegação do Tigre p/ um jogo do Camp. Estadual vestido com a camisa oficial do Criciúma! Pararam pra pensar?! Chegou o então "jumbinho"(na época o único ônibus p/ viagens da delegação tricolor) e, o primeiro a descer foi o presidente Moacir Fernandes. O "sêo" Rubens deu um forte abraço em Moacir e o parabenizou pela recente conquista da Copa do Brasil. Pra quem não lembra a conquista foi em 02/06 e o jogo com o Brusque aconteceu dia 27 do mesmo mês. Na equipe da casa, o técnico Veiga dava preleção no vestiário c/ a presença do presidente Facchini usando a camisa do adversário...já imaginaram? As reverências eram tantas ao Criciúma que na hora da entrada em campo, os refletores se apagaram e apenas uma luz iluminava e acompanhava a subida dos jogadores para o gramado inclusive com muitos fogos de artifício. Me lembro que Jairo Lenzi disse, espantado: "O que é isso rapaz?! Que homenagem!!". Mesmo sem ser obrigatório teve execução do Hino Nacional, flores p/ os atletas e pronunciamento do prefeito da cidade, naquele ano Ciro Rosa. Tudo por causa do título da Copa do Brasil! Em campo, o Criciúma "não viu a cor da bola" e perdeu de 2 à 1. Só que no fim do campeonato quem levou o título foi o Tigre! Essa é mais uma das histórias de um time verdadeiramente campeão!! 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Um meia canhoto...

...está finalmente sendo contratado pelo Criciúma E. C. Trata-se de Cristiano Moraes, 28 anos, que estava no Beira-Mar do futebol português. Aqui no País, o jogador só atuou no futebol amazonense e depois girou por Grécia e Portugal. Além deste, o gerente de futebol, Rodrigo Pastana confirmou a chegada de Sérgio Dezân, também meia, só que destro, este vindo do futebol polonês. O atleta de 21 anos teve base no Internacional de P. Alegre e depois girou por algumas equipes do exterior até voltar ao Brasil e assinar com o Criciúma. E ainda há a quase certa contratação de Gilmar, atacante que estava no Avaí e que faz 28 anos nesta 6ª(09). Isso sem falar do goleiro de 31 anos, Michel Alves, ex-Vila Nova de Goiás, que já treina há alguns dias no Clube. Conheço e já vi jogar os dois últimos. Posso opinar sobre Gilmar que brigou no Avaí e foi indicado ao Tigre. É bom jogador e deverá ser muito útil na campanha da Copa do Brasil e principalmente no Brasileiro. E...é claro, que todos sejam reforços mesmo...no verdadeiro sentido da palavra!!!

Cristiano Oliveira, o meia canhoto que o Criciúma não tinha no plantel.


                 Sérgio Dezan estava no TS Podbeskidzie, da Polônia, antes de acertar com o Criciúma.


                     Gilmar, atacante que brigou na Ressacada e está chegando no Heriberto Hülse.


                            Michel Alves que chega para disputar posição com Andrey e Bruno.

quarta-feira, 7 de março de 2012

"Tenham calma...muita paciência!"

Quem dá atenção às manifestações do presidente do Criciúma, Antenor Angeloni, com certeza ouviu tal frase. Com os sucessivos erros do Depto. de Futebol ao contratar técnicos e jogadores que não correspondem dentro de campo, o comandante tricolor tenta amenizar as coisas pedindo "paciência e calma" aos torcedores. E, sinceramente, entendo que a torcida do Criciúma, num todo, tem demonstrado certa tranquilidade diante do exposto até agora. Não há manifestações mais incisivas e, assim, pacientemente, todos aguardam...esperam por um Criciúma forte e competitivo, quem sabe, ainda no atual Campeonato Catarinense. Se isso vai acontecer, claro, não sabemos. Entretanto, sugiro ao torcedor do Criciúma que também queira algo do presidente! Por que não pedir ao "sêo" Antenor que dê de presente aos milhares de torcedores do Tigre, um título. Sim...um título, uma conquista!!! É claro, entretanto, que não devemos e nem podemos esquecer da volta à Copa do Brasil e o acesso para a Série B. Mas, o torcedor quer ver o capitão do time profissional levantar uma taça...conquistar campeonato, enfim, gritar que "o Criciúma é campeão!". Além disso, existem os cuidados que devem ser tomados para, pelo menos, uma participação razoável na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Já que o contrato com a G. A. será assinado dia 19...reflitam...não tá na hora não de cobrar e exigir mais?!
Presidente Antenor Angeloni precisa exigir resultados no futebol e, da mesma forma, ser cobrado pela torcida do Criciúma.

terça-feira, 6 de março de 2012

Há exatos 20 anos...

...o Criciúma estreava na Taça Libertadores da América. Aqui vai mais um pouco de nostalgia. Dia 6 de março de 1.992, adversário o São Paulo de Telê Santana e cia. Os jogadores do tricolor que estiveram em campo: Zétti; Pintado, Antônio Carlos, Ronaldo e Ivan; Mona, Suélio depois Raí e Eraldo; Catê, Gilmar e Cláudio que saiu para a entrada de Cafú. O placar foi 3 à 0 para o Tigre com gols de Jairo Lenzi, Gélson(de pênalte) e Adílson Gomes. O público oficial registrado foi de 21.345 torcedores. Um banho de bola em tudo do Criciúma! Técnico Levir Culpi e a formação usada: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wílson e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Vanderlei depois Soares, Zé Roberto que saiu p/ a entrada de Adílson Gomes e Jairo Lenzi. Apitou o jogo Renato Marsíglia com Cláudio Cerdeira e Paulo Jorge Alves. Quanta saudade hein gente?! Futebol de comprometimento, competência e produtividade! Coisa rara nos dias de hoje e não vista no Criciúma há "muuuuiiiiitttooooo" tempo...!!!
Acima uma foto tirada do estádio H. Hülse na noite do jogo com o São Paulo(06.03.92). Nota-se que a arquibancada oposta ainda era descoberta.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Esta é a bandeira do Criciúma E. C....

...no pátio frontal do estádio Heriberto Hülse. É a maior bandeira hasteada em um clube catarinense medindo 11,8 x 8,1 colocada num mastro c/ 37 metros de altura. A inauguração oficial, entretanto, está prevista para dia 18. Clubes como Avaí, Joinville, Atlético de Ibirama e Figueirense já têm bandeiras erguidas em seus respectivos estádios mas em tamanhos menores. A ação, no Criciúma, faz parte das obras de ampliação e embelezamento da Casa Tricolor.
.
E o time dentro de campo? Claro que não vai bem! Masss...não abro mão das minhas convicções! Os dirigentes montaram uma equipe com pouquíssima qualidade técnica. Além disso, há também a questão física pois praticamente todo o grupo não consegue bom desempenho desde o começo da temporada. Assim, se técnica e fisicamente o time vai mal como podemos esperar bons resultados? Uma resposta positiva fica cada vez mais difícil! Penso ainda que "pra arrumar a casa" visando uma classificação às semifinais do Catarinense é pouco provável, entretanto não impossível. E não podemos esquecer da Copa do Brasil e  principalmente do Campeonato Brasileiro...certo???!!!

domingo, 4 de março de 2012

O Criciúma mereceu perder?

Penso que não! A derrota de 2 à 0 p/ o Avaí custou muito caro ao Tigre e não mostrou o que realmente aconteceu durante o jogo. Foram inúmeras chances perdidas pelos atacantes do Criciúma e o Avaí, explorando muito bem sua maior experiência e melhor qualidade técnica, soube fazer o placar. Assim, fica momentaneamente interrompida a caminhada de recuperação do Criciúma no Camp. Estadual. Se ainda dá pra pensar em classificação? Claro que sim! Mas, insisto que o plantel é fraco tecnicamente e que bons momentos são as vezes vivenciados. Entretanto, não há confiança em sequência de bons jogos justamente pela baixíssima qualificação dos atuais atletas do Criciúma e também pelo fato de o time não apresentar bom condicionamento físico. Andrey, sem culpa nos gols, continua jogando sem conversar e orientar sua defesa. Fabinho Capixába, mesmo sem brilhantismo, foi outra vez bastante voluntarioso. Nirley, desta vez, foi mais seguro do que Â. Conceição. Já, João Paulo continua sem apresentar o mesmo futebol que jogou na Ponte Preta em 2.011. Jáckson foi o "carimbador" de bolas no meio-campo mas não tem qualidade p/ tal função. Itaquí errou demais em cobranças de bola parada. Diego Oliveira deu espaços aos meias do Avaí jogarem e é importante destacar que Cléber Santana, o melhor do Avaí, "deitou e rolou" sem que qualquer um dos volantes do Criciúma exercesse marcação mais forte. Lucca foi outra vez o melhor do Tigre e não deveria ter saído. Valdo só jogou meio tempo e rendeu pouco. Zé Carlos, de novo, com muita vontade e pouca produtividade. Dos que entraram, Romero foi o mais objetivo. Pontos perdidos em casa que precisam ser recuperados lá fora! Hummmm...!!!