sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Copa vem aí! E depois dela?

Dia 12 de junho...estamos em cima do laço! Brasil x Croácia fazem a abertura de mais um Mundial de Futebol, o segundo da história em gramados brasileiros. Ufanismo? Não! Só em 70, quando da Copa do México e a conquista do tri é que percebi maior patriotismo e euforia da torcida e povo brasileiro em geral. Aliás, com 52 anos de idade, aquele torneio foi o primeiro que acompanhei, ainda em “preto e branco”! Recordo que, em Criciúma, o prédio mais alto era do “Comasa” e os moradores da época despejaram muito papel picado...houve muito foguetório depois de Brasil 4 x 1 Itália, o jogo final. “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil...do meu coração!” Lembram desta frase que faz parte da composição do grupo Os Incríveis? Letra e música dominaram rádios e comerciais de televisão durante boa parte da época. O regime militar que comandava o País apoiou bastante a Seleção Brasileira e vivíamos um período de repressão quanto a questões políticas e sociais. De lá pra cá muita coisa mudou. Ganhamos mais duas copas, 94 e 2.002, e a alegria sempre tomou conta do povo...até de quem não é muito chegado ao futebol. Passados 44 anos, o mundo evoluiu de forma bastante considerável, as pessoas são mais esclarecidas e já não “engolimos” tantas coisas como nas antigas! As constantes manifestações de contrariedade quanto à realização da Copa no Brasil provam isso. Mas é importante frisar que não é nada contra o futebol ou a própria Seleção Brasileira. O protesto é em oposição à forma como muita coisa está sendo feita e conduzida no País. É praticamente utópico imaginar que, se não tivéssemos Copa, todo o dinheiro gasto com ela seria investido na saúde, na educação ou em outras questões sociais. Alguns apregoam tal hipocrisia! Tenham certeza de que boa parte de toda a quantia gasta com as coisas da Copa iria pra contas bancárias com finalidades que, com certeza, não seriam de interesse da população! E...depois da Copa? Bom...segue o Campeonato Brasileiro, vem as eleições e há quem diga que viveremos uma crise econômica de conseqüências preocupantes para 2.015! Ou alguém imagina que o resultado técnico do Brasil na Copa vai determinar ou direcionar o País?! Claro que não! Todos vamos torcer para a Seleção. Mas ninguém será idiota ou burro pra continuar aceitando corrupções e desvios de dinheiro público, dentre outras questões ilícitas, e ficar caladinho só porque o Brasil vai ser “hexa”!! Não né!!!
Forças de segurança terão que ser acionadas para coibir violência durante a Copa do Mundo no Brasil.
.
Quem vai jogar no lugar de Serginho contra o Atlético Mineiro. Explico: o Criciúma trouxe, por empréstimo, o volante Serginho, do Atlético e, a não ser que pague multa, não poderá usar o atleta contra o Galo. Então...quem será seu substituto na partida de domingo, as 18:30, em Ipatinga? No plantel, tem 7 volantes. Serginho fora, João Vítor e Rodrigo Souza, por certo escalados. Sobram Luisinho Mello, que possivelmente não seja escolhido; e, Ricardinho, Maylson e Martinêz. Certamente...um desses 3! Não acredito que possa ser Maylson. Acho que a preferência do técnico Wagner Lopes deve recair sobre Martinêz ou Ricardinho.
Passarinho arrepiado deu uma passeada por Tubarão e sentiu que o povo, lá, tem uma saudade danada dos bons tempos do clássico “Ferro-Luz”. Mesmo sendo criciumense também tenho boas recordações dos jogos entre os dois e até das partidas diante do Criciúma. Alguns na Cidade Azul entendem que a culpa da ausência de um time mais competitivo por lá é do Hercílio Luz. Um pouco à distância, tenho a opinião de que o mais correto é unir o pessoal do Leão e do Atlético Tubarão em torno de um time só. Aliás, a cidade de Criciúma e o Criciúma de hoje servem como exemplo pra Tubarão. Vocês que nos acompanham aí em “Tuba” pensem e chegarão a mesma conclusão!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vitória valorizada!

Claro que todo resultado de 3 pontos precisa receber o devido reconhecimento. Mas, nas atuais circunstâncias, jogando um Brasileiro de Série A e precisando sair do sufoco em termos de posicionamento na tabela, vitória diante de um concorrente direto em termos de objetivo na competição...vale muito!! E dá pra afirmar que foram dois tempos distintos. Ou seja, o Criciúma dominou o jogo no 1º tempo, criou algumas oportunidades e converteu uma. Na 2ª etapa, a Chapecoense teve mais posse de bola, ocupou mais espaços no ataque, entretanto não conseguiu sequer ameaçar o estreante goleiro Luiz. Então...resultado justo que acabou premiando quem foi mais competente na parte ofensiva. É importante destacar que quase todos os jogadores do Criciúma sentiram bastante a questão física. Mesmo assim, o técnico Wagner Lopes demorou pra mexer no time. No aspecto coletivo, o Criciúma mostrou maior determinação e mais qualidade em relação ao futebol apresentado. Individualmente, Luiz teve pouco trabalho. Diriam alguns que nem sujou o uniforme! Ezequiel cumpriu bem seu papel de lateral apoiador, mas precisa melhorar os cruzamentos! Escudêro e Fábio Ferreira, os “beques” do Criciúma, dominaram os atacantes adversários. Segunda boa partida de forma consecutiva da dupla de zaga do Tigre. Cortês, à exemplo do que já havia mostrado contra o Internacional, fez excelente jogo. Eficiente no apoio e seguro na marcação! Serginho voltou a jogar razoavelmente bem. Recebeu ótimo auxílio de Rodrigo Souza que, mais uma vez, mostrou muito bom futebol. Além disso, foi um verdadeiro ladrão de bolas! João Vítor se doou bastante para cumprir função de 3º homem do meio. Paulo Báier teve como maior mérito acertar as bolas paradas. Numa delas, inclusive, saiu o gol da vitória. Bruno Lopes mais cumpriu determinação tática do que jogou da forma como sabe! Por ordem do treinador, está fazendo trabalho de “vai e vem”. Me refiro ao fato de Bruno Lopes ter de atacar e recompor a marcação, o que exige muito do condicionamento físico. E, Silvinho, com a voluntariedade de sempre, é o jogador mais perigoso do ataque do Tigre. Acabou premiado com o gol...e de bicicleta! Resultado importante e que deve ser muito valorizado. Afinal, o Criciúma dá uma afastada legal da zona do rebaixamento!!
Silvinho(ao centro), cumprimentado por Escudêro e Paulo Báier. Atacante fez o gol da vitória contra a Chapecoense.
.
Uma pergunta que não quer calar! Será que, diante do Atlético Mineiro, o comportamento tático do Criciúma vai ser o mesmo que vimos contra o Internacional? Ou com mais ousadia... como observamos diante da Chapecoense? Deixo tal questionamento para que o leitor também faça suas projeções. Lembro que o Atlético jogará no Ipatingão, estádio com um campo de dimensões maiores. Tem 110 x 75. O Heriberto Hülse, 105 x 68. Pra se fechar lá o Criciúma vai precisar agrupar os setores e de bom preparo físico! E...pelo que imagino, o Tigre vai ficar “fechadinho fechadinho” em Minas!!


Passarinho arrepiado ficou chateado com alguns torcedores que continuam pegando no pé do atacante Bruno Lopes. Aliás, tem uma galera que “adora” criticar a garotada da base. Saiu do time júnior...não presta! Assim pensam alguns. Por que? Não sei! Eu, particularmente, prefiro sempre valorizar o que é produto nosso!! Masss...cada um pensa da forma que bem entende!!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Contratado pra jogar tem que estrear!

Ora bolas...o Criciúma contratou, na semana passada, um goleiro em razão da má fase de Galatto e da instabilidade de Bruno. Nada mais justo que Luiz, profissional de 31 anos e há 12 atuando pelo São Caetano, recentemente de contrato assinado por empréstimo com o Tigre, seja o titular contra a Chapecoense nesta 4ª(21), em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Lembro bem que, até alguns dias, todos estávamos descontentes com Bruno e Galatto. Este, por sinal, foi titular durante o Catarinense, e não repetiu as boas atuações do final de 2.013. Perdeu a posição para Bruno que, da mesma forma, não conquistou confiança...nem da torcida, nem da Com. Técnica. Voltou Galatto. Tomou 6 do Botafogo e contribuiu pro revés com alguns lances de insegurança. Veio o jogo contra o Internacional e, novamente, se observou certa instabilidade. Saiu mal do gol em algumas bolas cruzadas, “bateu roupa” após chute de Alex , massss...fez uma defesa, no finalzinho do jogo, que salvou o Criciúma da derrota em cabeçada de Valdívia. Saiu aplaudido e teve seu nome exclamado em coro pela torcida! Entretanto, não continuará como titular. A camisa um será usada por Luiz que, afinal de contas, foi contratado pra jogar! E é bem melhor promover a estréia de um goleiro num jogo em casa contra quem está abaixo na tabela do que fora do Heriberto Hülse, diante de um Atlético Mineiro, por exemplo, o adversário da rodada posterior. Correto o técnico Wagner Lopes! Em relação ao jogo em si diante da Chapecoense, com todo o respeito que o adversário merece, mas é “briga” direta e, portanto, pode e deve ser batido! A exemplo do Tigre, o principal objetivo do Verdão é se manter na Série A pra temporada de 2.015. Então, é o tipo da partida pra fazer valer o fator campo e vencer! O técnico Gilmar Dal Pozzo corre risco de ser demitido caso a “Chape” perca o jogo. Time por time, o do Criciúma é melhor e com plantel mais qualificado. Além disso, quem pretende se recuperar numa competição como a Série A do Campeonato Brasileiro não pode “se dar ao luxo” de perder ponto(s) para um concorrente que tem as mesmas pretensões! Bom jogo à vista!!
Luiz, goleiro que estava há 12 anos no São Caetano, estreando no Tigre contra a Chapecoense.
.
O Criciúma está confirmando a contratação de um lateral direito. Trata-se de Maicon Silva, atleta que atuava no Londrina e andava na mira de Coritiba e Avaí. Lembro ao leitor que Maicon Silva fez um gol no Heriberto Hülse, dia 10 de abril último, pela partida de volta da Copa do Brasil, entre o Tigre e o Tubarão paranaense. Quando o vi jogar naquele jogo que desclassificou o Criciúma da Copa do Brasil, percebi um lateral ofensivo e voluntarioso. Massss...vai sobrar pra quem? Ezequiel ou Eduardo? Ezequiel é da base e Eduardo, o Criciúma fez alto investimento pra tirá-lo do Joinville. Ou será que o Criciúma vai ficar com 3 laterais??
E o Zé Carlos? Segundo o Passarinho Arrepiado tudo está bem encaminhado para que Zé do Gol retorne, de uma vez por todas, ao estádio Heriberto Hülse. As pessoas que participam da negociação garantem que as primeiras conversas foram extremamente positivas. Assim, conforme as últimas informações é uma questão de horas ou dias para que seja colocado o chamado “preto no branco”. Nunca é demais lembrar que qualquer contratação que venha do exterior só poderá ser usada depois da abertura da janela para transferências internacionais em 14 de julho. Por enquanto, Zé Carlos curte férias no Nordeste. O “arrepiado” lembra que, em 2.012, Zé Carlos foi vice artilheiro do Brasil com 41 gols marcados!!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Criciuma na Liga Nacional de Futsal!

É o que poderá ser confirmado ainda esta semana! A vaga está por ser adquirida pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma com apoio e parceria de empresas patrocinadoras. A informação foi passada à coluna pelo presidente da F.M.E./Criciúma, Renato Valvassori. Segundo ele, as tratativas e negociações estão muito bem encaminhadas para que uma franquia seja conseguida por Criciúma e, assim, nós teríamos a inclusão de um time de Liga Nacional no contexto do futsal nacional. Vale frisar que, este ano em razão da Copa do Mundo, a competição tem início marcado para 15 de julho com final em dezembro. O torneio é denominado Liga Futsal 2.014, com apoio e total cobertura do canal Sportv e provavelmente com a participação de 20 clubes que jogarão em turno único para se classificarem 16 à etapa seguinte. O estado catarinense já tem 4 vagas asseguradas: Concórdia, Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul. Uma quinta vaga poderá ser confirmada, então, para Criciúma. Reitero a importância e necessidade da participação da iniciativa privada afim de que tudo possa ser viabilizado. No meu entendimento, também seria interessantíssimo que o Criciúma Esporte Clube entrasse com seu nome, cores e escudo no projeto. Aliás, o sucesso estaria garantido, sem qualquer dúvida! Já imaginaram? Ginásio Municipal lotado e o Criciúma jogando uma Liga Nacional de Futsal? Por enquanto tudo está na fase de busca de parceiros e apoiadores. Aguardamos com bastante expectativa! Pra quem gosta de recordar, o futsal de Criciúma já foi campeão catarinense da modalidade. Isso aconteceu em 1.977 numa decisão contra a Incocesa, de Tubarão, a Cecrisa ganhou o título. Time campeão, treinado por Clésio Búrigo, tinha Édson, Biá, Claudinho, Sérgio e Bedeu. O próprio Criciúma E. C. também teve boa projeção em nível estadual e não podemos deixar de destacar as participações do futsal de Siderópolis, Urussanga e Forquilhinha, que também tiveram boa repercussão. Os saudosistas das décadas de 70, 80 e 90 devem lembrar da capacidade que a região tem para também fazer futebol de salão, agora chamado de futsal! Por que não houve continuidade? Em todas as situações o problema foi o mesmo: ausência de condições financeiras ideais para se manter times competitivos!

No Criciúma, considero normal a saída do preparador físico Márcio Corrêa. Com as últimas mudanças na Comissão Técnica, Benê Lima chegou, trazido por Wagner Lopes, e Márcio estava exercendo a função de Coordenador Desportivo. Talvez não estivesse se sentindo à vontade e preferiu pedir demissão. O Criciúma perde um bom profissional da área, mas fica com outro que tem bom currículo também. Sobre o jogo com a Chapecoense, as perspectivas são bem diferentes do que tínhamos para o enfrentamento contra o Internacional. No que se refere ao futebol, o Inter é superior em tudo, comparando com o Criciúma. Mas diante da Chapecoense a situação é inversa! E, além disso, o Tigre joga em casa! Então, se o colorado gaúcho partiu pra cima do Criciúma...o Criciúma terá de fazer isso na próxima quarta(21), tentando “sufocar” o Verdão!!


Passarinho arrepiado comunica que o Criciúma disponibiliza mais uma promoção de ingressos para o jogo com a Chapecoense. Assim sendo, sócios em dia poderão comprar um par de ingressos a 50 reais. Aliás, sobre essa história de entradas mais baratas, alguns malandrinhos se aproveitaram de um erro do sistema de segurança do estádio Heriberto Hülse, incluindo a Polícia Militar, e entraram normalmente. Eles pagaram 50 reais e foram pra torcida do Internacional, onde no local o preço cobrado era 120!! Usaram o portão de divisão das torcidas para “furar” o bloqueio e, com permissão policial! Passarinho não gostou do que viu!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Jogou feio, mas pontuou!

Assim dá pra resumir o que fez o Criciúma contra o Internacional neste domingo(18) quando empatou em 0 a 0, no estádio Heriberto Hülse, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nada de futebol bonito, vistoso ou show de bola! Por sinal, nem do Inter! Claro que os colorados dominaram a partida. Foram melhores e tal superioridade aumentou depois dos 45 minutos do 1º tempo quando, de forma irresponsável, o lateral Eduardo deixou o braço esquerdo... atingindo com o cotovelo ao meia Alex, do adversário. Raphael Kláus, árbitro do jogo, não viu. Mas foi avisado pelo auxiliar 2, Carlos Augusto Nogueira Júnior. Acertou a arbitragem! Houve a agressão e o atleta do Tigre foi corretamente excluído do jogo. Também é verdade que, já na 2ª etapa, Juan fez falta em Silvinho e merecia cartão. Mas Kláus deixou passar! Alguns erros do pessoal do apito, entretanto, não foram os fatores decisivos da partida. No meu entendimento a postura do Criciúma, sim, foi fundamental para que o Criciúma não tivesse perdido o jogo. Vimos um “ataque contra defesa” durante quase todos os 94 minutos. O que faltou no Rio sobrou em Criciúma. Ou seja, se na derrota de 6 a 0 para o Botafogo o Tigre foi disperso e desatencioso, diante dos gaúchos houve muita competitividade e cuidados com o adversário! Para o Criciúma mais importante foi o ponto conquistado e um ensaio de recuperação que poderá ganhar acréscimo à partir de uma vitória diante da Chapecoense, na quarta-feira(21). Individualmente o Criciúma não decepcionou! Galatto saiu mal em algumas bolas, “bateu roupa”, mas no finalzinho do jogo salvou o Criciúma da derrota numa belíssima defesa após cabeçada quase à queima roupa de Valdívia. Eduardo fazia jogo discreto quando cometeu grave erro ao agredir o adversário ainda no 1º tempo, e ser expulso. Merece punição pelo ato! Fábio Ferreira e Escudêro tiveram desempenho bastante razoável. Nada de “nota 10”! Massss...digamos que deram conta do recado! No meio de campo não faltou marcação. O setor que mais precisava “pegar” o Inter cumpriu o que se esperava. Serginho e João Vítor dificultaram muito as ações dos bons armadores do Inter. Rodrigo Souza voltou a jogar bem, como havíamos visto contra o Figueirense. Quanto a Pulo Báier, em razão da proposta de jogo empregada pelo Criciúma, abdicou de jogar e só ajudou na marcação. Silvinho, de novo, correu muito e ficou isolado na frente. Acabou dominado pelos defensores do adversário. Sobre Bruno Lopes, também por determinação do comandante técnico, jogou quase como um segundo lateral. A idéia que acabou se concretizando foi pra dificultar as investidas do lado esquerdo colorado. Não gosto disso, nem concordo! Mas, entendi o que colocou em prática o técnico Wagner Lopes. Foram usados ainda Ezequiel, Gualberto e Lucca. O lateral teve mais tempo e foi mais exigido que os outros dois. Valeu sim! Pelo ponto conquistado...só!!

Recuperado o Criciúma no Campeonato Brasileiro? Moralmente, sim! Mas, tecnicamente, ainda não! Afinal, na tabela de classificação o Tigre ainda está na zona do rebaixamento! A luta continua, companheiros!! Na próxima rodada, o adversário será a Chapecoense e, em casa, o Criciúma terá de mudar o comportamento pra poder ganhar o jogo e, aí sim, considerar-se como reparado ou “curado” na competição.

Passarinho arrepiado trouxe os números de Criciúma 0 Internacional 0. Faltas, 12 cometidas pelo Tigre, 18 do Inter. Três finalizações a gol do Criciúma, 6 do Colorado. Pra fora, 3 chutes do Tigre, 8 do Inter. Escanteios...3 favoráveis ao Criciúma e 6 pro Internacional. Impedimentos, empate em 3 a 3. Posse de bola...76% pro Internacional. Renda do jogo: R$295.940,00. Público: 13.312 torcedores.
Criciúma 0 x 0 Internacional. Jogo se caracterizou por forte marcação, principalmente do Tigre.