sexta-feira, 3 de julho de 2015

De novo...o 4-2-3-1!!

O técnico Petkovic encaminha o seguinte Criciúma para enfrentar o Paraná nesta sexta(03), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B: Luiz; Arnaldo, Wânderson, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wéllington, Marcão e Rodrigo Andrade; Paulo Sérgio, Neto Baiano e Lucca. Ou seja, a mesma formação do jogo anterior.E com aquele sistema tático usado desde o Catarinense e que, claramente, não vem dando certo!! Na defesa não tem nada de diferente, embora os laterais tenham característica ofensiva. No meio, dois volantes que, cá entre nós, não mostraram ainda a devida eficiência na marcação; um meia que faz o trabalho de ligação e de chegada à frente; mais os três atacantes onde dois voltam pra ajudar na recomposição.

Sei que muitos clubes aqui do País e fora dele estão se utilizando da tal disposição tática, 4-2-3-1, entendendo como evolução. Pode até ser! Mas, o Criciúma não possui jogadores que saibam desempenhar tais funções. Por exemplo...os dois volantes, Wéllington e Marcão, não demonstraram, ainda, bom sentido de marcação e qualidade de passe; Rodrigo Andrade ainda está discreto; e, os dois atacantes que precisam voltar pra marcar, não gostam de fazer isso pois preferem partir com bola dominada em direção à área adversária!! Por outro lado, não dá pra esquecer as falhas do setor defensivo! E...só escapa Guilherme Santos que realizou apenas um jogo! Lembro que o Criciúma tem a quarta pior defesa do Brasileiro da B com 15 gols sofridos, mesmo número que o Santa Cruz.

Mas, afinal...com tudo isso, dá pra ganhar em Curitiba? É possível...sim! Afinal, o Paraná faz campanha idêntica a do Tigre: tem só um ponto a mais! Entretanto, pra conseguir uma vitória no Durival Britto e Silva(foto acima), além das questões táticas, o Criciúma terá de ser muito valente, lutador e com altíssimo grau de espírito de luta! A entrega dos jogadores terá de ser acima da média vista anteriormente! Só qualidade técnica apurada nem sempre resolve! Ainda mais numa Série B !! Por isso, entendo que um time verdadeiramente aguerrido, às vezes, pode superar suas próprias deficiências e ganhar pontos importantíssimos! Outra questão está na tabela de classificação pois, ocupando a 15ª colocação, o Tigre vai necessitar marcar ponto(s) pra não voltar de Curitiba mais perto ou até mesmo na zona do rebaixamento!!

E...o que está sendo projetado pelos dirigentes do Criciúma neste Campeonato Brasileiro? Num primeiro momento, láááá atrás...falavam em acesso, planos para montagem de um “baita” time e uma campanha promissora! A competição iniciou e os primeiros jogos deixaram bem expostas as defecções...a nítida falta de qualidade e comprometimento dos atletas em campo! Trocaram a comissão técnica e surgem esperanças de melhores dias para o Criciúma! Estamos vivenciando “1/4 (um quarto) do torneio e, por enquanto, há muita dúvida sobre o futuro do Criciúma! Afinal, quem garante que o Criciúma vai lutar na parte de baixo, do meio ou de cima da tabela?? Por enquanto...os prognósticos são de opções 1 e 2!! É a realidade...da qual não podemos fugir!!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Chile x Argentina...com justiça na final da Copa América!

Com justiça e merecimento os dois melhores times da competição vão decidir o título da Copa América/2.015. Alguém discorda? Imagino que não! O Chile, país sede pela sétima vez, está em “estado de graça”!! Resguardadas as devidas proporções, os chilenos vivenciam um clima que os brasileiros sentiram ao sediar o Mundial do ano passado. Obviamente, deixando de lado os problemas políticos e os protestos da época!! Bons jogadores fazem parte do time que vai brigar pela conquista inédita: Arturo Vidal, Jorge Valdívia, Alexis Sánchez, Eduardo Vargas e Charles Aránguiz são alguns dos destaques de um time que é treinado pelo argentino Jorge Sampaoli. Em relação à Argentina, tecnicamente é a melhor seleção do continente...sem qualquer dúvida!! Uma equipe comandada por Lionel Messe e que tem ainda Angel Di Maria, Carlos Tevez, Sergio Aguero, Gonzalo Higuain e Javier Mascherano! Todos de qualidade bastante elevada!! Favoritismo? Se formos analisar pelo quesito técnico...fica fácil apontar os “hermanos” com melhores condições. Masss...como frisei anteriormente, o Chile está vivendo momento ímpar e não será surpresa se conseguir superação e desbancar o melhor preparo do adversário! Grande jogo...é o que espero pra este sábado(04), as 17 horas!!












E você que nos acompanha...vai torcer pra quem? Chile ou Argentina? Eu não escondo minha preferência: Chileeee!!! Simples...questão de antipatia com os argentinos que, claramente, têm uma rivalidade enorme com nós brasileiros. Importante frisar que tais hostilidades se verificam de parte à parte!! Ou seja, se eles nos “secam”...nós também azaramos eles!! Só que tudo deve ser levado na esportividade...nada de ressentimentos! Embora, eu também não deixe de omitir minha aversão para com os “hermanos”. Nada de desrespeito...em hipótese alguma!! Entendo que os argentinos são mais politizados, cultos e educados do que nós, brasileiros. Além disso, o patriotismo lá está bem mais em alta do que aqui!! Só que, de outro modo, eles já nos chamaram de “macaquitos” , favelados(em situações depreciativas), e sempre que podem nos “cutucam” por causa de nossos problemas sociais, políticos e, principalmente, nas questões esportivas!! No verão, entretanto, os argentinos aparecem por aqui pra curtir nossas praias e belezas naturais. Alguém pode dizer que povos de outras nacionalidades...paraguaia, uruguaia e até mesmo chilena, também tiram “casquinha” com a gente. Sim...sei disso! Mesmo assim, vou de Chile na decisão da Copa América!!


Passarinho Arrepiado está de olho em Brasília!! Por que?? Ora bolas...acompanhando tudo que envolve o clima quentíssimo na tal votação da diminuição da maioridade penal. A idéia inicial é fazer com que a “garotada” de 16 anos já sofra as sanções penais que, hoje, só tem quando atinge os 18 anos. Eu, particularmente, gostaria que fosse com 14!! Exagero? Não adiantaria nada? Priorizar a educação e não a punição? Algumas das justificativas de quem é contra! E...opinião é pra ser dada. Do jeito que as coisas estão no Brasil, com a bandidagem armada e muitos “meninos e meninas” envolvidos com o crime e com o tráfico de drogas??? Ahh...sem dúvida que os critérios para uma eventual condenação precisam ser duros e rígidos...também com esses ditos “garotos”!! 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Diminuiu o amor pelo Tigre??

Não! Pelo menos...imagino que não! Mas que todos estão “arredios”...sem qualquer dúvida!! É só observar o comportamento do torcedor em relação à considerável diminuição da assiduidade no estádio Heriberto Hülse em dias de jogos ou treinos. Aliás, o dia a dia no “Majestoso” mudou consideravelmente! Tudo agora é no Centro de Treinamentos e não há mais aquela liberdade pro torcedor chegar perto dos atletas, até conversar ou assistir às atividades. A própria imprensa sentiu as modificações! Os setoristas encontram seríssimas dificuldades para acessar informações. Com a chamada profissionalização, o Criciúma ficou menos acessível. Não se tem mais contato com os atletas a não ser nas pouco produtivas entrevistas coletivas. Com os dirigentes, vez por outra se consegue um contato por telefone. Masss...mesmo assim, poucas informações são repassadas. O canal pra “tentar” ficar sabendo do que se passa no Clube é o site oficial. Jogadores e dirigentes da área técnica chegam por um local(portão) do Heriberto Hülse onde nem torcedor e imprensa têm acesso. Além disso, há um sistema de segurança que “protege”...blinda, entenderam? Importante frisar que, do mesmo modo, além do Criciúma, Palmeiras, Flamengo, Internacional e outros tantos diversos clubes espalhados pelo País adotaram o mesmo sistema. Não se tem mais aquele papo no estacionamento do estádio, entrevista exclusiva resultando em uma boa conversa... Entrar em sala de dirigente, então...coisa rara!! Os clubes se fecharam mais...com certeza!! Ficaram menos acessíveis e simpáticos. Tudo em nome da profissionalização! Então ta...assim, “engolimos”!!

Você que nos acompanha por aqui conhece o tal de Jonas Jessue da Silva Júnior(foto acima)?? Não?? Pois trata-se de Jonas, 28 anos, lateral direito e a mais recente contratação do Criciúma!! Peraí!! Outro lateral pela direita??? E o que vão fazer com Ezequiel, Arnaldo e Maicon Silva??? Não sei!! Imagino que um deles ou até mais de um possa sair! E...pra que, se lateral não é prioridade?? A resposta “oficial” antecipo a vocês: “Trata-se de mais um reforço que estava disponível no mercado, surgiu oportunidade para um bom negócio e, então, resolvemos, contratá-lo!”. Mais ou menos nessa direção! Só espero que venha pra botar a camisa, jogar e qualificar o plantel...o que é mais importante!! O novo lateral do Tigre é natural de Votuporanga e começou sua carreira no Mirassol, em 2.006, passando por São Caetano, Internacional, Sport, Botafogo-SP, Vitória, Coritiba, Vasco da Gama, Atlético Paranaense, Atlético de Goiás e Red Bull. Quem o viu jogar e conhece sua carreira, garante que é apoiador e de velocidade! Huummm...aguardemos!!

Outro que chegou e está treinando há algum tempo, sem divulgação, mas que teve seu nome publicado no B. I. D. da C. B. F., é o goleiro Bryankizito Usoukwu, estava no Vitória e tem apenas 18 anos de idade. Veio para ser aproveitado no time de cima e, talvez, também, na equipe júnior. O nome é diferente? Sim. Na verdade, o atleta é brasileiro e seu nome nigeriano. Aliás, sobre os jogadores da base, no Atlético Tubarão que lidera o Estadual da Série B, há 5 do Tigre jogando por lá: o goleiro Ronaldo, os laterais Motta e Clêiton, o zagueiro Yânson, além do atacante Edy. Petkovic já foi observá-los em algumas oportunidades e gostou do que viu! Inclusive, há quem diga que Pet também se agradou do meia-atacante Raúl, que é do Atlético Tubarão, e tem só 18 anos!! Em Tubarão, falam muito bem do menino(na foto a seguir)!!

terça-feira, 30 de junho de 2015

Futebol pro Criciúma...só na sexta!!

Ainda teremos de esperar mais alguns dias pra ver o Criciúma de novo em campo. Sexta(03)... em Curitiba. Até lá, vai dar 11 dias de intervalo entre um jogo e outro, no caso, o último... América Mineiro e o próximo, o Paraná. O tricolor da Vila Capanema tem apenas um ponto a mais do que o Tigre, 11 contra 10, o que indica campanhas idênticas. Com todo esse período só treinando fica a expectativa de que algo melhor seja apresentado pelo time de Petkovic. Sábado(27), em jogo treino, o Criciúma fez 10 a 1 numa equipe formada pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de S. C. Boa iniciativa, na minha opinião! Ficar só treinando...com os mesmos jogadores e ensaiando...ensaiando...nem sempre é produtivo! Então, entendo como válidos esses jogos-treino para poder movimentar mais o grupo de atletas. O técnico do Criciúma acena com a possibilidade de insistir num esquema com “só” 3 jogadores no meio, sem reforçar o que deveria...penso eu, o sistema de marcação! Faz tempo que o Criciúma vem usando 3 atacantes, dentro daquela proposta de recomposição quando não tiver com a posse de bola. Curiosamente, trocam técnicos e a maneira de jogar é esta!! Insistência ou teimosia com algo que não vem dando certo? Já é quase “opção 2”...!!!

Ainda repercute bastante a desclassificação do Brasil na Copa América. O que fazer? Acho que o Dunga é um técnico comum que até tem boas intenções e idéias...mas já perdeu um Mundial e agora, com ele no comando de novo, outro vexame! Quando cito esta desonra em relação ao que apresentou a Seleção Brasileira, não é a derrota em si! Mas, sim, a forma como os jogadores se comportaram...como tudo foi conduzido! Além da questão técnica, houve falta de maior comprometimento com o futebol do País...algo já observado em outras oportunidades! Além disso, reitero que a safra não é boa e, com tantos problemas juntos...o resultado alcançado foi dos piores possíveis!! Dunga é o cara? Acho que trata-se de um técnico comum! Não tem nada de especial! O que fazer? Tudo que pretende ser organizado tem de começar pelo comando. É fato que a C. B. F., dentro e fora de campo, vive um de seus piores momentos!! E...o futebol brasileiro “acompanha” tudo isso!! De outro modo, não imagino que quem manda mostre competência e habilidade para resolver tudo a curto prazo!

Passarinho Arrepiado trás algumas informações e opiniões. Segundo ele, cada vez mais dura a vida do Joinville no Campeonato Brasileiro. Só 4 pontos frutos de uma vitória e um empate em 9 jogos!! Muito pouco pra quem imaginou fazer bonito depois de ficar 27 anos afastado da 1ª Divisão! Há jeito? Não tenho muita fé, não! O JEC é lanterna e pega o Flamengo na próxima rodada, em casa. Enquanto isso, quem está fazendo “bonito” no Campeonato Catarinense da Série B é o Atlético Tubarão, treinado por Roberto Assis(foto logo abaixo). Já são 13 pontos em 5 jogos...86,7% de aproveitamento! Na “segundona” catarinense, o regulamento indica que os 10 participantes jogam entre si em turno e returno, e...os dois primeiros decidem o título. Lembrando que, essas duas primeiras colocadas garantirão vaga na Série A de 2.016 que não contará com Guarani e Marcílio Dias, rebaixados este ano.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

A eliminação do Brasil e as desculpas de Dunga.

Tinham 15 jogadores com virose, a Seleção não estava completa e a ausência de Neymar contribuiu muito pra desclassificação do Brasil! Justificativas esfarrapadas de Dunga, o treinador? Talvez!! Mas, a verdade é que o torcedor brasileiro se decepcionou de novo assistindo o selecionado nacional jogar mal a primeira competição oficial depois do vexame na Copa do Mundo de 2.014. O Brasil acabou realizando uma de suas piores campanhas nas últimas edições da Copa América! Em nenhum momento, o time passou confiança e a eliminação diante do Paraguai acabou confirmando uma chamada “morte anunciada”!
Dunga tentou várias justificativas para explicar a desclassificação do Brasil.

Mesmo que tivesse passado em primeiro lugar na fase de grupos, o Brasil jogou futebol de baixa qualidade. Vitória magra contra o Perú; derrota pra Colômbia e algumas situações de envergonhar como o caso envolvendo Neymar e suas reclamações e expulsão; e, outro resultado “comum” diante da Venezuela: 2 a 1 pra fechar participação na 1ª etapa do torneio. Aí veio o “mata-mata” e o Paraguai...tradicional adversário! 
Aliás, na edição anterior da Copa América o Brasil já havia sido eliminado nas penalidades pelos próprios paraguaios! Pois não é que o filme se repetiu??!!  Douglas Costa e Éverton Ribeiro erraram “bisonhamente”, cada um suas cobranças, e a Seleção Brasileira levou 4 a 3 nos pênaltes, depois do 1 a 1 no tempo normal. A verdade é que o Brasil jogou muito pouco em toda a sua curta trajetória da Copa América deste ano. Nível de qualificação técnica lá em baixo!! Thiago Silva, um dos zagueiros mais experientes no futebol mundial na atualidade, cometeu falta penal quando o Brasil ganhava de um a zero o jogo! Colocou a mão na bola dentro da área e, de forma correta, a arbitragem marcou a penalidade máxima. Mesmo com a bobagem do atleta brasileiro, o empate sofrido... os comandados de Dunga teriam obrigação de pelo menos jogar mais!! Entretanto, nada disso se viu! O Brasil já veio pra casa sem sequer chegar às semifinais!! Lição? É pouco dizer ou achar isso! Revisar conceitos talvez seja o primeiro passo a ser dado para que não tenhamos mais vergonha como a que vimos!!
Paraguaios saem comemorando e brasileiros "choram"...de novo!!

E, nas outras partidas das quartas da Copa América, só o Perú não teve grandes dificuldades para passar pela Bolívia. O atacante ex-corinthiano, agora de compromisso firmado e assinado com o Flamengo para o 2º semestre, Paolo Guerrero, fez 3 gols e comandou a vitória peruana. O Chile encontrou dificuldades para passar pelo Uruguai e a Argentina, então...nossa! Foi numa dramática decisão por pênaltes que os “hermanos” fizeram 5 a 4 na Colômbia depois de um 0 a 0 no tempo normal. Claro que as projeções da coluna estão se confirmando! Ou seja, caminho menos complicado para que Chile e Argentina façam a final da Copa América/2015. Nesta 2ª feira(29), tem Chile x Perú; e, na terça...Argentina x Paraguai. Vamos só assistir...nada mais que isso!!