quinta-feira, 30 de julho de 2020

Criciúma classificado, Juventus a surpresa e a Capital fora das semifinais no Catarinense!

Tudo começou na quarta-feira(29) quando o Figueirense foi goleado pelo Juventus em pleno Estádio Orlando Scarpelli. E olha que não foi nada por acaso! Os alvinegros haviam vencido o jogo de ida, 2 a 1, em Jaraguá do Sul e talvez um clima de relaxamento tenha tomado conta dos jogadores. Contudo, o que se viu foi um Juventus determinado, marcando forte e, principalmente, conseguindo impor melhor futebol na casa do adversário! Cabe ressaltar que os 4 a 1 ficou “barato” pro Figueirense! O Juventus criou mais chances e ainda chutou duas bolas contra a trave oponente! Enfim, não há o que contestar!! O técnico Jorginho armou melhor a sua equipe e, assim, conseguiu levar o Juventus pra fase semifinal do Campeonato Catarinense!! Ao Figueirense cabe, apenas, aplaudir e reconhecer que subestimou o “Moleque Travesso”!! Pura verdade!!

E, o primeiro confronto da etapa seguinte do torneio, será entre Juventus e Brusque. Este eliminou o Joinville, 1 a 0 na ida e 2 a 1 na volta, mostrando que está pronto pra buscar o título da temporada! Jersinho, o treinador brusquense, tem uma equipe muito bem entrosada e que sabe o que quer quando tem posse de bola! Sem dúvida, dentre todos os participantes do Estadual, o Brusque é quem tem apresentado o melhor futebol ao longo da competição! Aliás, importante frisar que o Brusque já vem jogando bem desde a temporada passada quando conquistou o Campeonato Brasileiro da Série D! Então, pelo menos pra mim, não é nenhuma surpresa essa campanha que vem fazendo o time do bom presidente Danilo Rezini em 2.020!! O primeiro jogo entre Brusque e Juventus será em Jaraguá do Sul, o segundo em Brusque.

A confirmação de que não teremos ninguém da Capital nas semifinais e finais do Estadual se deu na Ressacada: 1 a 1 entre Avaí e Chapecoense. Depois dos dois a zero que a Chapecoense aplicou no embate de ida, a situação ficou bem mais tranquila pra volta, em Florianópolis. Quem acompanha o Campeonato Catarinense deste ano sabe que a Chapecoense esteve, durante algumas rodadas, nas duas últimas posições. Situação de risco que só foi amenizada nos dois últimos jogos da etapa anterior. O Avaí, por sua vez, mostrou crescimento na reta final da fase de classificação...tanto que terminou como primeiro colocado! Mas, “mata-mata” em competição regional faz com que a rivalidade cresça e deu no que deu! Também é preciso destacar que, após a chegada de Umberto Louzer, a Chapecoense obteve visível melhora e, por consequência, chega com muita força para a próxima fase do campeonato!

Quanto à classificação do Criciúma, ela foi alcançada com um futebol bem ao estilo do técnico Roberto Cavalo. Ou seja, futebol “feinho”, mas que acabou sendo eficiente, principalmente no jogo de Itajaí. O 0 a 0 em Criciúma nos deu a ideia de que a disputa estava bastante “aberta” pra segunda e decisiva partida! E, neste jogo, há de se ressaltar que o Criciúma foi melhor! As oportunidades mais claras foram criadas pelo Tigre que, com inteiro merecimento, chegou ao gol da vitória aos 44 minutos do 1º tempo. Caíque cruzou e o baixinho Jean Dias apareceu entre a zaga e o goleiro pra, com a perna direita, desviar pro fundo das redes! Na verdade, o Marcílio Dias só ameaçou com perigo o Criciúma numa cobrança penal e num lance em que Hélio Paraíba perdeu o gol chutando de dentro da pequena área! Quanto ao pênalti, ele ocorreu a 24 minutos do 2º tempo e poderia ter mudado completamente a história do jogo! Só que o mesmo Hélio Paraíba bateu pra fora!! O confronto de ida entre Criciúma e Chapecoense será em Chapecó, e o segundo, no Heriberto Hülse.


segunda-feira, 27 de julho de 2020

Quanta incerteza no futebol de SC!!

De certa forma, considero meio que uma lambança do Governo do Estado esse vai e vem envolvendo autorizações e desacordos para reiniciar o Campeonato Catarinense! Está claro que o Governador Carlos Moisés se assusta a cada número atualizado em relação aos casos de Coronavírus no território barriga-verde! Talvez este seja o único motivo pra tantas incertezas que se tem notado quanto a dar continuidade ou não à prática do futebol em Santa Catarina! Afinal, estava tudo acertado para que, nesta terça(28), tivéssemos o complemento da segunda rodada da fase quartas de final do Catarinão/2.020. Contudo, através de decreto oficial na sexta-feira(24), o Governo Estadual recuou e mandou suspender toda e qualquer atividade do futebol. A reação da Federação Catarinense e da Associação de Clubes foi imediata! Tanto Rubens Angelotti quanto Francisco José Battistotti se revoltaram e manifestaram seus respectivos repúdios contrários à nova decisão governamental.

Pois...assim como veio, foi! Carlos Moisés deve ter se sentido pressionado e, de novo, voltou atrás quanto à uma decisão sua e “mandou jogar”! Ou seja, assinou novo decreto e, até prova em contrário, o Campeonato Catarinense voltará a ser disputado neste meio de semana. Só espero que não haja nenhum fato novo impedindo o retorno do futebol! Até porque, nos estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, do mesmo modo que aqui, há também grandes preocupações com a Covid-19 e, em ambos as competições regionais já retornaram, embora, sem público...claro!!

Os jogos da volta, então, estão assim programados, com os respectivos árbitros:

Quartas de final – Volta

Quarta-feira (29/07)

21h30 | Figueirense x Juventus | Luiz Augusto Silveira Tisne

.

Quinta-feira (30/07)

16h | Marcílio Dias x Criciúma | Diego da Costa Cidral

18h | Brusque x Joinville | Fernando Henrique de Medeiros Miranda

20h | Avaí x Chapecoense | Rafael Traci

Disputa contra o rebaixamento – Ida

.

Sábado (01/08)

15h | Tubarão x Concórdia | Rodrigo D’Alonso Ferreira