sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Criada a Liga Sul/Minas/Rio! Mas, com poder paralelo ao da CBF?

Conversei com algumas pessoas ligadas à área jurídica e também com integrantes do grupo que está formando a Liga Sul/Minas/Rio. O objetivo, como todos sabem, é viabilizar um torneio no primeiro trimestre de 2.016, com continuidade nos anos subseqüentes, que “correrá” junto com os campeonatos estaduais. Treze dirigentes de clubes estiveram presentes numa reunião na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, e decidiram criar a citada entidade. São eles: Criciúma, Chapecoense, Joinville, Figueirense e Avaí... de Santa Catarina; a dupla Grêmio e Internacional, nossos vizinhos; Coritiba e Atlético, do Paraná; Atlético e Cruzeiro, ambos de Minas Gerais; além de Fluminense e Flamengo, clubes “dissidentes” do Rio de Janeiro. Como se sabe, tricolores e rubro-negros estão “brigados” com a Federação Carioca e se “debandearam” pra jogar a referida competição. A tal Liga já tem até presidente! Trata-se do presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, tendo como vice, o presidente do Avaí, Nílton Machado.
Reunião na sede do Flamengo, com participação de representante do Criciúma, Cláudio Gomes, decidiu criar liga que pode gerar disputa de poder com a CBF.

Só que as coisas ainda não estão devidamente explicadas e claras! Por exemplo...a Liga terá poder de organizar a Copa Sul/Minas/Rio sem a concordância da CBF? E se “bater o pé” e quiser realizar o torneio sem a aprovação dela...conseguirá? Qual o embasamento jurídico para tal? As arbitragens serão viabilizadas como? Afinal, existe uma Comissão de Arbitragem que manda nos árbitros que apitam as competições no País e como eles seriam “liberados” pela CBF para trabalhar nos jogos da Copa Sul/Minas/Rio?? A condição de jogo de cada atleta, juridicamente falando, seria proporcionada por quem? A Liga terá condições de “abraçar” tudo sozinha?? Ou será que os líderes da idéia terão que se “curvar” à CBF??? O que está bem claro é que Delfim Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol, é o “cabeça” deste movimento para a fundação da Liga e, por conseqüência, obviamente, com o objetivo de enfraquecer politicamente o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, seu desafeto! Ocorre que Del Nero e Delfim eram grandes amigos. Masss...uma tentativa de mudar o estatuto recentemente, na CBF, para que o vice mais velho, no caso Delfim, não fosse o substituto imediato de Marco Polo...se este resolver pedir licença do cargo em razão de escândalos na Confederação, fez com que o bom relacionamento fosse pro espaço!!

Ainda sobre a Sul/Minas/Rio...os organizadores pensam numa disputa em oito datas à partir da metade de janeiro até meados de abril. Como os participantes fariam para jogar paralelamente os certames regionais? Pelo que se ouviu, os estaduais ficariam em segundo plano, com prioridade total para a Copa Sul/Minas/Rio. Dizem que Criciúma, Figueirense, Atlético Mineiro, Fluminense e cia. mandariam seus times “B” ou sub-23 para os estaduais. Também não está decidido ainda a que levará o ganhador do torneio! Por exemplo, o campeão terá vaga na Taça Libertadores, na Sul-Americana??? O que se sabe, de outro modo, é que, comercialmente, a Copa deverá ser muito bem encaminhada...inclusive, com total apoio de redes de televisão! Além disso, patrocinadores e apoiadores poderão disponibilizar boas quantias financeiras com premiação em dinheiro!! Então..assim, com alguns encaminhamentos e muitas indefinições...aguardemos!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Os “por quês” no Criciúma…!!!

(Excepcionalmente, coluna extraída do criciumanews.com.br, também assinada pelo blogueiro.) 
Questionamentos que ficam na cabeça de quem acompanha o Criciúma, seja no dia a dia ou apenas nas partidas…jogos dentro e fora do estádio Heriberto Hülse. Alguns que me vêm à memória? Pois bem…por que a bola não chega pra Neto Baiano? E quando chega…ela dá na canela…certo? E a carência, o jejum de gols do centroavante titular do Criciúma? Ele mesmo já assumiu boa parte da culpa! Disse que nunca passou por um período tão grande “na seca”!! Tem algo errado!! Não acham? Pô…o cara por onde passou foi artilheiro! E, aqui, praticamente não deu o “ar da graça”!! E qual o motivo da insistência de Petkovíc em jogar com dois atacantes de lado sendo que o canhoto atua pela direita e o destro pela esquerda!! Devo estar ficando maluco!! Ora bolas…o mais correto não seria o inverso?? Afinal, Maurinho ou Jéfferson, por exemplo, os últimos escalados, têm como melhor recurso a esquerda. Ambos “dão o tapa” no fundo e correm em direção ao gol ou efetuam cruzamento. Jéfferson faz assim no time júnior e Maurinho realizou bons jogos pelo Metropolitano, atacando pela esquerdaaaa!!!
No jogo diante do Vitória em que o Criciúma perdeu de 3 a 2, Rodrigo Andrade foi para o banco de reservas, masssss…curiosamente não foi usado por Petkovíc!! Por que?? Não sei!! O jogador passou por um período lesionado e se foi relacionado para a partida é porque está recuperado…óbvio!! Só que Natân acabou substituído e entrou o garoto Dôdi…este pouco acrescentou!! E Jonas? Por que ele continua sendo mantido como titular se, claramente, joga menos do que Maicon Silva? Será que estão metendo o “bedelho” na escalação?? Não acredito que isto esteja ocorrendo e, principalmente…Pet parece não ter perfil para aceitar qualquer intromissão no seu trabalho! Pelo menos penso assim! Mas que é intrigante…é!! E que justificativas se têm para a manutenção de Wéllington como volante titular do Criciúma?? Contra o Vitória era pra ter sido substituído no intervalo e o time voltado com Barreto. Só que Petkovíc preferiu manter o “camisa 5”, mesmo ele estando falho na marcação e cobertura!! Ainda sobre o treinador do Criciúma, já é teimosia dele insistir com opções que não correspondem!! Se não mudar suas idéias e convicções, fatalmente sucumbirá junto com o próprio time no Campeonato Brasileiro!!
passarinho arrepiado.criciuma newsPassarinho Arrepiado me trás uma informação envolvendo o ex-jogador do Criciúma, Thiago Heleno, hoje atuando pelo Figueirense. A 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis, condenou o Criciúma Esporte Clube a pagar R$300.000,00 em direitos de imagem ao referido atleta. Thiago Heleno esteve no Criciúma em 2.013 e até está na foto do time campeão estadual, pois ficou no banco de reservas na final em Chapecó. Thiago Heleno ainda vai receber outra indenização! Esta no valor de R$100.000,00 por ter sido afastado do grupo e obrigado a treinar isolado dos demais atletas. Lembro que Thiago Heleno veio para o Criciúma trazido pelo então gerente de futebol, Rodrigo Pastana. Chegou fora de forma física e entrou numa rígida preparação afim de poder ser utilizado o mais breve possível. Quando finalmente conseguiu ficar “na ponta dos cascos”…a equipe já estava formada, time entrosado e na reta final do Catarinense. Resultado: Thiago Heleno não foi aproveitado, relaxou novamente e, de novo, perdeu condicionamento! Mais tarde foi embora e acabou no Figueirense onde está até hoje. Assim…é o mundo da bola e o entendimento do judiciário! Correto? Quem sou eu pra questionar decisão judicial?? Entretanto, penso que Thiago Heleno(foto abaixo com a camisa do Tigre) ganhou uma causa legalmente falando, masss…sua conduta como profissional do futebol enquanto aqui esteve não foi dentro dos preceitos éticos e morais!!
thiago heleno

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Criciúma 2 Vitória 3...Tigre não merecia perder!!

Pelo que fez bem mais no 2º do que no 1º tempo, o Criciúma fez jus a um melhor resultado!! O mais correto seria o empate!! Ocorre que as falhas cometidas por alguns componentes de seu sistema defensivo acabaram sendo determinantes para que o Criciúma frustrasse a grande torcida que compareceu no estádio Heriberto Hülse. Dizem que foi o gol “miojo”...3 minutos da etapa inicial, falha do volante Wéllington que não acompanhou a marcação e o 1º gol do adversário. O Criciúma se assustou com o gol sofrido e, de forma desordenada, tentou empatar ainda no 1º tempo. Até criou chances. Entretanto, mais uma vez, faltou pontaria e maior competência ofensiva! Além disso, o sistema de marcação do Vitória era bem mais eficiente, os compartimentos do time estavam mais próximos e levavam vantagem sobre o Criciúma. A 2ª conquista dos baianos veio depois que Lucca bateu mal uma falta e, no contra-ataque, mais uma vez o Vitória aproveitou-se: 2 a 0. Segundo tempo...e o Criciúma voltou mais disposto, mais aceso. O Vitória tentava administrar o placar quando Róger Guedes foi cruzar, da direita, a bola desvio no lateral do Vitória encobrindo o goleiro Gatito Júnior. A partir daí, no “abafa” o Criciúma tentou o empate e conseguiu! Após escanteio bem batido por Lucca, o zagueiro Wânderson apareceu na área e, de cabeça, mandou pras redes. Dois a dois e uma grande esperança de que acontecesse a virada. Masss...já nos minutos finais, Vânder acertou de fora da área, sem chances de defesa do goleiro Luiz. Vitória do Vitória...ganhou quem aproveitou mais os erros do adversário!!
Criciúma lutou muito mas esbarrou nos seus próprios erros e perdeu em casa para o Vitória.

Luiz tomou 3 gols e, novamente, não teve culpa em nenhum deles. Fez uma boa duas boas defesas evitando que o placar fosse maior. Nota 6. Jonas...mal na marcação e baixo rendimento ofensivo. Nota 3. Wânderson só teve o mérito do gol! É inseguro e não sabe sair jogando sem dar chutões. Nota 4...pelo gol! Já seu companheiro de setor, Wílliam Rocha, esteve bem. Verdade seja dita...já é o segundo bom jogo que faz o zagueiro contratado para substituir Fábio Ferreira. Nota 7. Fechando a defesa...Guilherme Santos realizou o que se espera dele: muita disposição pra atacar! Só que encontrou dificuldades perante o bom sistema de marcação do Vitória. Nota 5. No meio, Wéllington foi o pior em campo! Falhou no 1º gol do Vitória e, outra vez, com erros de passes e marcando mal! Nota 3. Nota 4 pra Marcão que tem muita vontade, mas pouca qualidade pra ser volante titular de um time que diz querer o acesso! Quanto a Natân...foi o melhor do Criciúma em campo! Enquanto teve fôlego, demonstrou boa movimentação e bom toque de bola. Nota 7. No ataque, Jéfferson produziu muito pouco! O considero uma “promessa de promessa”...entenderam?? Lhe falta muito pra botar a camisa e jogar...no Criciúma! Nota 4. Neto Baiano, desta vez, se movimentou mais do que em outros jogos. Só que continua faltando o mais importante: gols!! Nota 5. E...Lucca, que pouco rendeu no 1º tempo e cresceu bastante de produção no 2º. Conseguiu dribles, chutes a gol e bons cruzamentos. Nota 6. Com relação ao técnico Petkovíc...continua teimoso!! Maicon Silva tem que ser titular! Os jogos passam e Jonas é pouquíssimo expressivo! Não sei qual o motivo de não ter usado Rodrigo Andrade. Se ele estava no banco, tinha condições de jogar e o Criciúma precisava de um meia ofensivo porque sempre esteve atrás no placar! Também deveria ter colocado Barreto em lugar de Wéllington que não fazia boa partida. Nota 4 pro sérvio!

Passarinho Arrepiado e os números do jogo. Promoções nota 10 e um grande público: 14.041 com R$137.030,00. 10 faltas cometeu o Criciúma contra 21 do Vitória. O Criciúma finalizou 8 vezes e o adversário, 7. Pra fora...6 chutes a gol do Tigre, 4 do Leão baiano. Escanteios... 7 pró Criciúma, 3 pro adversário. Impedimentos...só 3 no ataque do Criciúma. Jogo movimentado, derrota do Criciúma...massss, nem tudo está perdido!! A luta continua!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Vitória pra cima do Vitória!!

A manchete pode ter ares de ufanismo!! Mas espelha bem a realidade daquele torcedor do Criciúma que espera um grande jogo e, quiçá, uma vitória maiúscula diante do Vitória! O adversário já esteve na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B e, hoje,ocupa a quarta colocação com seis pontos a mais do que o Tigre: 38 contra 32. É uma equipe perigosa? Nem tanto! Mas, entendo que o Criciúma deve encarar o adversário desta terça(08) com muito respeito e cuidados normais. Aliás, é bom frisar que o Vitória vem de derrota em casa para o Botafogo e, dependendo do que acontecer no andamento dos jogos desta rodada poderá até deixar o G-4. Claro que os baianos vêm para tentar ganhar aqui e recuperar-se na competição. Então...respeito, cuidado e caldo de galinha não faz mal à ninguém!!!

Quanto ao Criciúma, este ganhou na terça passada do Náutico e está há uma semana sem jogar porque folgou na última rodada. Já o Vitória, jogou sábado, perdeu pro Botafogo numa partida desgastante e veio pra Santa Catarina com cansaço...óbvio! O Tigre, por sua vez, está mais descansado, ficou só treinando e o time ainda tem a volta de alguns jogadores considerados titulares, casos de Guilherme Santos e Neto Baiano. O time armado pelo técnico Petkovíc? Pois bem...Luiz; Jonas, Wânderson, Wílliam Rocha e Guilherme Santos; Wéllington, Marcão e Natân; Jéfferson, Neto Baiano e Lucca. Reparos e observações? Sim! Pra mim, Maicon Silva joga mais do que Jonas. Rodrigo Andrade fica no banco e só não começa o jogo, imagino, porque vem de lesão e talvez tenha perdido um pouco de seu melhor condicionamento. Neto Baiano também retorna e, esperamos que desencante! Outro que volta à equipe titular é Guilherme Santos. Com ele, o Criciúma ganha maior poder ofensivo pelo lado esquerdo. Ah...e, claro, a situação aquela já exposta aqui em váááárias oportunidades...Lucca, destro pela esquerda; Jéfferson, canhoto pela direita. Insistência de Pét!!
Dá pra ganhar? Sim...dá! Com certeza o Criciúma terá apoio de um grande público e ganhar o jogo é uma questão de superação em relação às suas próprias deficiências. Já sabemos que o Criciúma tem suas limitações técnicas e...haja leite de pedra para ser tirado por Petkovíc!! Sendo assim, fica bem explícita a necessidade de o time demonstrar determinação e garra para que o Tigre seja realmente um tigre dentro da sua casa!! O Criciúma teve aquele jogo com o Atlético de Goiás transferido para dia 22 e, Bragantino e Paraná venceram suas partidas. Dessa forma, o Criciúma perdeu duas posições: caiu de 9º pra 11º! Com isso, há maior obrigação ainda de conquistar os 3 pontos para não perder contato com quem está mais próximo da zona de classificação pra Série A!!

Passarinho Arrepiado me chama atenção para dois “novos” jogadores que estão trabalhando no C. T. e, em breve, pretendem ficar à disposição da Comissão Técnica. O Arrepiado se refere a Hugo e Dudú Figueiredo. O primeiro é jogador de frente, veio do Avaí, tem 27 anos e trata-se do 9º atacante do Criciúma para compor o atual plantel! Numa primeira análise não vejo grandes necessidades para mais um afim de disputar posição com mais 8!! E...outro...Dudú Figueiredo, 24 anos, que já estava aqui, se machucou e voltou para seu clube de origem, o Coritiba, para tratar uma lesão no pé. Reforços para Petkovíc? Espero que sim...na verdadeira acepção do termo!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Torcida motivada para encher o Heriberto Hülse!!

É o que se projeta para Criciúma x Vitória nesta terça-feira(08). As idéias lançadas e colocadas em prática pelo Depto. de Marketing do Clube...com absoluto sucesso!! Essa da Nissin e da Taschibra, então...!! Considerando-se que a referida promoção foi disponibilizada ao torcedor na sexta e no sábado pela manhã já não havia mais ingressos nas lojas Angeloni... dá pra considerar que em menos de 24 horas houve mobilização, filas e uma procura surpreendente! E olhem que havia 10 mil ingressos!! Claro que, no meio disso, deve ter ação de cambistas. Aliás, algo que precisa ser reprimido por quem é de dever! De qualquer modo, vamos imaginar um grande público e, quem sabe, um grande jogo...com vitória sobre o Vitória, claro!! Lembro que há ainda uma outra oferta, aquela para os sócios em dia que podem comprar ingressos a R$30,00.

Os clubes de Santa Catarina não tiveram um final de semana com grandes resultados na Série A do Campeonato Brasileiro.  Sábado, o Joinville realizou até que bom jogo diante do Atlético, em Curitiba, mas não saiu do 0 a 0. Teve dois jogadores expulsos e, no fim das contas pode-se dizer que saiu no lucro. O problema é que o tempo vai passando e nada de sair da zona do descenso!! A Chapecoense, por sua vez, não repetiu jornadas anteriores e, no Índio Condá, só empatou...também 0 a 0, diante da Ponte Preta. A “Chape” me pareceu estar um pouco cansada...sentindo a parte física. Quanto ao Figueirense...este não resistiu ao Cruzeiro e em pleno Mineirão levou uma goleada de 5 a 1. Wílliam, aquele do bigode e que já jogou no Figueirense, fez 4 gols!! Foi a estréia de Mano Menezes no comando da Raposa e a equipe de Renê Simões acabou tomando um “passeio”!! O Cruzeiro fez o que quis e não há o que contestar em relação à superioridade dos mineiros! E...o Avaí que perdeu pro Coritiba, em casa, 2 a 0, ao natural! No Z-4, dois catarinenses: Avaí e Joinville. Assusta? Sim! Mas, o campeonato ainda tem muita coisa pela frente. Dá pra recuperar!! Sigamos...numa Série A que sendo encaminhada para que o Corínthians chegue em 1º. 
Wílliam, o do bigode, fez 4 contra seu ex-time. Cruzeiro "deitou e rolou"!!

domingo, 6 de setembro de 2015

A hora é essa!!

Sim...o momento não poderia ser dos melhores! No atual Campeonato Brasileiro da Série B, em nenhum outra circunstância, o torcedor do Criciúma teve motivos para se mobilizar tanto visando um jogo. Demorou...é verdade! Mas, antes tarde do que nunca, não é mesmo?! Finalmente, os dirigentes e o Depto. de Marketing do Tigre estão demonstrando sintonia e sensatez!! Duas promoções foram disponibilizadas. Uma delas, para os sócios que podem comprar ingressos a 30 reais; e, a outra, que envolve a compra de produtos da Nissin ou Tachibra, na rede Angeloni de Criciúma e Araranguá, e o ingresso está na mão!! São dez mil ingressos que ambas as empresas, patrocinadoras do próprio Criciúma, ofereceram para a torcida tricolor. Se houver participação maciça do público e dos torcedores, em geral, vamos ter casa cheia na próxima terça-feira(08)!!

Ouvi uma entrevista realizada pelo pessoal do Sportv com o meia Daniel Carvalho, hoje titular do Botafogo...usando a camisa 10!! Quando veio para o Criciúma(foto acima), em 2.013, torci muito para que ele jogasse a bola que todos esperávamos. Afinal, Daniel Carvalho chegou credenciado por passagens em grandes clubes, como Internacional, Atlético Mineiro e Palmeiras...e até Seleção Brasileira! Mas, há dois anos atrás o jogador estava acima do peso, não negava seu vício no refrigerante Coca Cola, e seu trabalho como profissional do futebol acabou comprometido! Foram raros os momentos em que Daniel Carvalho teve lampejos de outros tempos! No começo deste ano, o Botafogo abriu as portas para que ele readquirisse sua melhor forma física. Demorou um pouco e, hoje, o meia voltou a jogar bem! Tem 32 anos e garante que ainda pode contribuir bastante para que o Botafogo confirme sua volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

Meio que patético o que fez Fábio Pereira, árbitro assistente de 36 anos, filiado a Federação de Tocantins, e que “bandeirou” o jogo Corínthians 2 Fluminense 1, na última quarta-feira(02), pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Depois de ver o lance pela TV, ilustrado na foto acima, Fábio Pereira tentou se justificar: “O jogo estava 1 a 0. Se o gol tivesse sido dado, poderia ser muito diferente. Foi com certeza uma coisa que influenciou no placar. Lamento pelos profissionais que prejudiquei, pelos jogadores, pela diretoria. Eu me sinto culpado!”. Ora bolas...é o mesmo que “matar e chorar no velório!”. Menos mal que o referido cidadão, que é funcionário público fora da arbitragem, está afastado por tempo indeterminado!! Conforme a Comissão de Arbitragem da CBF, Fábio Pereira terá de se reciclar para poder voltar a exercer sua função no futebol.  Se serve como consolo...!!