sábado, 3 de outubro de 2015

Criciúma 0 x 0 Paraná...ninguém mereceu vencer!!

Mais um jogo de baixíssimo nível técnico! Em termos de posse de bola ficou claro que o Criciúma dominou as ações. Só que em 96 minutos de jogo o Tigre criou apenas UMA chance de gol!! Isso aconteceu com 36 minutos do 2º tempo quando Hugo arrematou para boa defesa do goleiro adversário. Muito pobre o futebol apresentado pelo Criciúma...e também pelo Paraná...é bom que se frise!! Este, por sinal, da mesma forma não criou oportunidades para furar a defesa do Criciúma. Conclusão...a manchete lá em cima diz tudo! Ou seja, nem criciumenses, nem paranistas mereceram melhor sorte na partida realizada na noite desta sexta-feira(02). Observei um time desorganizado em campo, sem aquela vontade que o torcedor gosta de ver. Faltou mais espírito de luta e percebi que os jogadores estão se “entregando” à situação! O desânimo e a conformidade tomaram conta de todos no Depto. de Futebol! Assim, com um grupo fraquíssimo, o técnico Petkovíc que também tem suas limitações, não consegue e não vai conseguir nada além do que cumprir essa campanha que estamos vendo!! E só!!!

E o novo presidente já deve assumir na próxima sexta-feira(09). Jaime Dalfarra confirmou de viva voz que está disposto e se sente pronto para exercer cargo de extrema importância. Há comentários nos bastidores de que Édson Gaúcho será convidado para assumir função no Depto. de Futebol! Já imaginaram o estilo Édson Gaúcho(foto abaixo) no vestiário do Criciúma?? Que coisa linda seria, hein?? De qualquer modo...as ações necessitam ser imediatas porque o Criciúma precisa urgentemente de novas idéias e projetos pra que 2.016 seja BEM diferente de 2.015!!

Valeu e valeu muito a classificação da Chapecoense para a fase quartas de final da Copa Sul Americana!! No jogo da última quinta-feira(01) o “Índio” foi valente, levou um a zero do Libertad, do Paraguai, conseguiu empatar e arrancou uma classificação dramática nas penalidades: 5 a 3. Jogando em casa a maioria dos confrontos, nas últimas temporadas, a Chapecoense se mostra muito forte! Relembra o Criciúma dos bons tempos!! Assim, a Chapecoense e o Atlético Paranaense são os únicos brasileiros que seguem na competição. O Atlético enfrenta o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A primeira partida será em Curitiba e o jogo da volta na casa do adversário. Já a Chape, pegará o famoso Ríver Plate, da Argentina. Esta será a primeira vez que, numa competição oficial, um time catarinense atuará contra o Ríver. O jogo de ida será dia 21 em Buenos Aires e, a volta, em Chapecó, dia 28. Que oportunidade pra Chapecoense se consagrar, hein??!!

Passarinho Arrepiado, como sempre, dando seus pitácos na Série A do Campeonato Brasileiro.  E, claro, a “preocupação” do bichinho recai sobre os clubes catarinenses...!! Claro que Joinville e Avaí têm as maiores “broncas” pela frente!! O JEC estará no Rio de Janeiro para jogar contra o Flamengo, no Maracanã; e, o Avaí, recebe o Vasco, na Ressacada. O Fla vem de três derrotas consecutivas na competição e, obviamente, vai querer “descontar” em cima do lanterna!! Não acredito que o Joinville escape de uma derrota!! Em Floripa, o Avaí está fora da zona do rebaixamento por um ponto!! Enfrenta o Vasco que vem de duas vitórias. Se o Leão perder, vai dar uma força muito grande pro Vasco que é penúltimo na tabela. Jogo pra empate! Nos outros dois confrontos dos representantes de nosso Estado, não acredito no Figueirense que pega o Goiás, no Serra Dourada. Acho que o alvinegro perde! E...a Chapecoense, pode se aproveitar do bom momento pela classificação na Sul Americana para tentar “parar” o bom time do Palmeiras. Acredito em “coluna do meio”!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Antenor Angeloni sai com saldo positivo!

Se formos pesar os prós e os contras, há muito mais o que exaltar do que reclamar da gestão Antenor/Arnaldo a frente do Criciúma Esporte Clube. Talvez quem tem memória curta não lembre das benfeitorias realizadas desde 2.010 quando assumiu o Clube num momento muito ruím!! O Criciúma estava literalmente “quebrado”!! As áreas patrimonial, social e estrutural do Criciúma estavam indo de mal a pior!! Quanto ao futebol, o Tigre passou por sérias dificuldades para se manter na 1ª Divisão do Campeonato Catarinense!! Que coisa, hein??!! Ainda haviam as questões políticas...lembram? Desde a saída de Moacir Fernandes as coisas não andavam bem! Eis que surgiu a figura de Antenor Angeloni. Recordo bem que estava no pátio do estádio Heriberto Hülse e houve uma grande mobilização da torcida para recepcionar “sêo” Antenor. Tanto que ele acabou sendo carregado nos braços por fanáticos torcedores e foi levado assim para a sala onde ocorreria a reunião do Conselho Deliberativo afim de empossá-lo presidente.

As coisas foram se organizando gradativamente, as arrumações feitas... incluindo uma participação na Série C do Campeonato Brasileiro e promoção pra B. Até que, em 2.012, a oficialização do contrato com a então Gestão de Ativos, a G. A. Pelo acordo inicial, a vigência do compromisso seria, então, de março de 2.012 até o mesmo mês de 2.017. Cinco anos, com possibilidade ou não de renovação por mais cinco! No primeiro ano do acordo, o tão esperado acesso no Brasileiro...da Série B pra A. 2.013 chegou e um ano extremamente promissor!! O Tigre montou time competitivo, chegou às finais do Catarinense e arrebatou o título! E... fora de casa, em Chapecó, com direito a uma recepção inesquecível em Içara e Criciúma! Numa segunda-feira pela manhã a cidade “parou” pra receber os heróis da conquista!! Desfile em carro do corpo de bombeiros e muita festa de atletas e torcida!

Uma semana depois...a estréia na Série A e campanha que se “arrastou” até o fim, com o Criciúma garantindo permanência na 1ª Divisão de forma dramática!! Até a última rodada, o Tigre correu riscos de rebaixamento!! Veio 2.014 e uma participação sem muito “sal” no Campeonato Catarinense. E, no Brasileiro, baixíssima produtividade que acabou culminando com outro rebaixamento! Este ano, rendimento pífio no Campeonato Estadual e, na Série B, é isso que estamos observando...!! Ou seja, uma campanha de absoluta instabilidade e ainda, incertezas! Se bem que, com 35 pontos o Criciúma precisa de mais 10 pontos prá chegar a 45 e se garantir na mesma competição de 2.016. E...faltam 10 jogos!! Então...cá entre nós, só uma hecatombe...algo que, absolutamente, não se espera...”catástrofe”, para não deixar o Criciúma na Série B da próxima temporada!!

Conforme o que está exposto, o presidente Antenor Angeloni deixará a presidência, renunciando ao cargo, em 30 de novembro. E, entre “mortos e feridos”...com um saldo bastante positivo!! O que ele fez em diversos setores do Criciúma nenhum outro presidente havia feito!! As reformas e a quase conclusão do Centro de Treinamento deram ao Criciúma uma “cara” de clube arrumado, estruturado e pronto para seguir sua vida como instituição desportiva! Erros cometidos? Com certeza! Justamente no futebol, o principal produto do Criciúma, os danos foram maiores...o erros mais acintosos acabaram se verificando! Foram vários os dirigentes, técnicos e até jogadores trazidos sem que a resposta tivesse sido convincente!! Angeloni admite tais equívocos!! Torcida e imprensa, exigentes, cobraram muito!! Aliás, ainda cobram!! E, então, o “velhinho” resolveu desistir!! Massss...a vida segue, e o Criciúma também!!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Reunião do Conselho Deliberativo sem grandes novidades!

Os principais assuntos tratados no auditório da ACIC, nesta terça-feira(29), a aprovação para mudança de alguns itens do estatuto do Criciúma Esporte Clube afim de poder proporcionar captação de recursos junto ao Governo Federal; e, a fala do presidente Antenor Angeloni(foto abaixo). Nada de novo!! Como já era de se esperar, “sêo” Antenor ratificou sua vontade de deixar o Clube em 30 de novembro. Mas, foi claro ao garantir que vai participar de todo o processo de transição, ajudando na escolha ou indicação da(s) pessoa(s) para assumir o comando do Criciúma nas próximas temporadas. Nomes? Há muita especulação! Desde empresários da cidade, de fora e aqueles investidores do futebol! Minha preferência? Um grupo “da casa”...identificado com o Clube e com a cidade!! Sem dúvida...o melhor caminho!!

Planejamento e projeto! O Criciúma do ano que vem precisa ser pensado desde já. Eu sei que estamos vivenciando ainda um Campeonato Brasileiro com 10 rodadas para serem jogadas. E...também há esse tal processo de transição que tanto temos falado. Mas, se as pessoas que pensam o Criciúma não se organizarem, há riscos de mais erros com reflexos negativos desde o início da próxima temporada! É importante lembrar que em meados de janeiro/fevereiro já estaremos com o Campeonato Catarinense, se rolar a Copa Sul/Minas/Rio...depois Copa do Brasil e já a seguir o Brasileiro! Na verdade, ninguém tem muito tempo! Assim, obviamente que quem for mais prevenido, pode se dar melhor em 2.016!

Não abro mão da idéia de que, por exemplo, o Criciúma deve priorizar a conquista do Estadual! Se jogar a Sul/Minas/Rio...ainda haveria uma justificativa para não dar maior atenção à competição regional. Caso não participe, aí sim o Catarinense deve ter preferência! Ganhando o “torneio do Delfim” pode ser o primeiro passo para uma temporada promissora! Há quem pense diferente garganteando: ”Prefiro ficar anos na Série A do que ganhar Campeonato Catarinense!”. Só que não tem como traçar tal paralelo. As coisas devem ser feitas com idéias previamente pensadas...planejadas! Nada de atropelo! Por isso que defendo a tesede que, independentemente desse processo de transição, questão sucessória, a instituição Criciúma Esporte Clube segue sua vida!! O mundo não acaba porque estamos prestes a mais uma troca de comando!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado anda indignado com tantos buracos espalhados pelas ruas da cidade! E nem poderia ser diferente!! Afinal, em quase todas as vias do perímetro urbano e até dos bairros e adjacências, tem verdadeiras crateras pra tudo quanto é lado!! E o pior é que o problema se repete e independe que nome ou partido esteja no comando da Prefeitura!! A Avenida Centenário, então, por ser a mais movimentada do município...está em estado deplorável!! Fico imaginando quem vem conhecer ou visitar Criciúma!! Deve sair daqui com vontade de nunca mais voltar!! Se tem questões políticas no meio? Deve haver,sim! Só que a cidade e seus moradores deveriam, obrigatoriamente, ganhar mais respeito por parte da administração pública!! Lamentavelmente quem manda e busca votos em ano eleitoral não pensa assim! As ações em prol do bem estar comum quase não existem em Criciúma há muito tempo!! Como somos todos passivos e pacíficos...só assistimos a tudo! Nem reação temos!!

domingo, 27 de setembro de 2015

Lamentações de nova derrota!!

O resultado foi injusto! O Criciúma não merecia perder pelo que jogou, principalmente no 2º tempo. Massss...futebol é assim mesmo!! O América Mineiro aproveitou-se de duas das três falhas do sistema defensivo do Criciúma e ganhou por 2 a 1. Na primeira conquista do Coelho, o volante Rodrigo Souza avançou com certa liberdade pela direita e cruzou pra área. Haviam 3 defensores do Criciúma que ficaram olhando a bola e ninguém percebeu a entrada em velocidade do atacante Marcelo Toscano. O jogador americano bateu de cabeça sem chances para o goleiro Luiz. Isso...aos 14 minutos e meio da etapa inicial. Minutos depois...outra bobeira individual no Criciúma! Guilherme Santos quis dar de calcanhar...errou, houve o cruzamento do ala Wálber e Mancini ia fazer o 2º gol quando foi derrubado dentro da pequena área por Wânderson. Pênalte corretamente marcado, bem cobrado por Mancini e bonita defesa do goleiro tricolor! O Tigre conseguiu empatar aos 33 minutos em chute de fora da área do atacante Maurinho. No 2º tempo, o Criciúma conseguiu ficar mais com a bola. Só que a seis minutos, novamente o lateral Guilherme Santos cometeu falha! Foi frouxo pra marcação na linha de fundo e, novamente, o cruzamento partiu de Wálber para a finalização de Marcelo Toscano. O Criciúma esboçou reação, fez por merecer o gol de empate, mas não conseguiu! O resultado deixa o Criciúma na obrigação de ganhar do Paraná, em casa, na rodada seguinte, para não voltar a se incomodar com o Z-4!!!

Luiz defendeu uma penalidade e, outra vez, esteve seguro...com sentido de liderança! Nota 7. Jonas não decepcionou. Masss...ainda não é, claro, o lateral que queremos ver com a camisa 2 titular do Criciúma. Nota 6. Wânderson...o atrapalhado de sempre, errando passes, cobertura mal feita e é atleta que não sabe sair jogando. Dá balões a toda hora pro ataque. Nota 4. Adalberto...sem comprometer, e sem “encantar”...foi um zagueiro comum! Nota 5. Guilherme Santos...alguns poucas investidas ofensivas. Só que suas falhas comprometeram os objetivos do Criciúma na partida! Nota 3. Marcão, depois de um começo de jogo complicado, conseguiu se situar melhor em campo com acerto de passes e coberturas mais precisas. Nota 6. Paulinho, dentro do que vi, foi o melhor do Criciúma em campo. Com boa movimentação no meio e alguns lançamentos, voltou a jogar bem! Nota 7. Dudú Figueiredo ganhou oportunidade para começar uma partida como titular e não soube aproveitar! Mostrou-se confuso e “fora de ponto”! Nota 4. Róger Guedes...apagado na 1ª etapa e um pouco mais participativo na 2ª. Só que cansou já na metade do 2º tempo! O que não é comum para um garoto de 19 anos!!! Nota 5. Paulo Sérgio...muita vontade e pouco futebol, “imitando” o que faz costmeiramente Neto Baiano!! Nota 4. Maurinho, pelo que pude constatar, fez sua melhor partida com a camisa do Criciúma. Talvez...porque foi escalado na sua real posição: o lado esquerdo do ataque!! Acabou premiado com o gol de honra do Tigre!! Nota 7. Entraram Jéfferson, pouco fez...nota 4; Rodrigo Andrade...que melhorou um pouquinho a produção do meio campo...nota 5; e, Hugo, que realizou boas jogadas pela esquerda, chegando a criar chance de gol...nota 6. Sobre o técnico Petkovíc, não deveria ter deixado Hugo no banco e usá-lo só no decorrer do 2º tempo!! Errou!! Pet, pelo que observamos até agora, não conseguiu ainda dar um padrão competitivo de jogo e também está se mostrando com limitações, necessitando muito aprimorar seus conhecimentos como técnico de futebol!! Nota 5 pra ele!!