sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Momento “remember” pro torcedor do Próspera!!

No futebol profissional de nossa cidade, a última edição de um clássico ou “derby”... como queiram denominar, aconteceu em confrontos entre Criciúma e Próspera. Isso aconteceu em 2.009 quando, numa partida amistosa, o Tigre bateu os prosperanos por 2 a 0, no estádio Heriberto Hülse. Cá entre nós, longe dos bons tempos em que a região de Criciúma contava com quatro clubes...principalmente nas décadas de 50 e 60, quando havia rivalidade e, em certas ocasiões, contando com fatos inusitados e disputas acirradas! Infelizmente, Atlético Operário, Comerciário, Metropol e Próspera acabaram sucumbindo em razão de problemas financeiros e estruturais. Tanto que, se não fossem pessoas como Osvaldo de Souza, José Ijair Conti...ambos já falecidos, além de alguns “Búrigo” e Antenor Angeloni, não teríamos passado pela “ressurreição” do Comerciário e a transformação para Criciúma Esporte Clube, em 1.977/78!

Masss...o torcedor do Esporte Clube Próspera, principalmente a galera da velha guarda ou aqueles mais fanáticos do bairro, recordam com muita satisfação as únicas duas vezes em que o seu time do coração conseguiu suplantar o Criciúma. A primeira delas foi em 6 de outubro de 1.985 pela quarta fase do Campeonato Catarinense. O “Prospinha” era forte dentro de casa e o Criciúma ainda buscava auto-afirmação em razão de ter montado uma bela equipe na temporada anterior e, novamente, visto o Joinville ser campeão. Dalmo Bozzano apitou a partida vencida pelo “Time da Raça” por 2 a 1. O estádio Mário Balsini recebeu um público de 4.551 torcedores. Lembro que Dalmo foi bem “caseirinho”!! O Próspera abriu dois a zero, gols de Laércio e Moisés. No finalzinho...o Criciúma descontou com Jorge Veras. Times? Vamos lá! O Próspera, treinado por Vicente, jogou com Prê; Sidney, Zé Ricardo, Luiz Cláudio e Kila; Paulo Serrano, Laércio e Rogério; Moisés, Renato e Euzébio. O Criciúma tinha como treinador Procópio Cardoso. A equipe escalada naquela derrota teve Sandrini; Toninho Oliveira, Luiz Antônio, Jorge Scotti e Ivan; Sérgio Fernandes, Carlos Alberto e Rached; Guinga, Roberto e Jorge Veras. Entraram Edmilson e Sílvio Laguna. Por sua vez, o Próspera não efetuou nenhuma alteração.
Lembro ao torcedor...de um e de outro, que Criciúma e Próspera se enfrentaram em 26 oportunidades. Foram 17 vitórias do Criciúma, 7 empates e 2 jogos vencidos pelo Próspera. O Criciúma fez 57 gols e o Próspera 15. E...a outra vitória dos “colorados” aconteceu pela 2ª etapa do Estadual de 1.987, em 8 de julho. O placar foi de um a zero, gol assinalado pelo atacante Matias. Valdir Lodetti, de saudosa memória, apitou o jogo realizado na casa prosperana(foto acima). O Próspera ganhou com o comando de Manoel Sisenando e a equipe teve: Valmir; Silmar, Nivaldo, Paulo e Chiquinho; Paulo Serrano, Almir e Marquinhos; Rogério, Laerte e Júlio César. Ainda foram usados...Matias, autor do gol, e Mano. Já, o Criciúma atuou com Luís Henrique; Sarandi, Rudi, Solis e Itá; Jairo, Carlos Alberto e Lira; Sidnei, Edmílson e Osmair. O técnico era Zé Carlos que usou, ainda, Marinho e Timbé. Como é bom recordar o futebol do passado...não é mesmo??!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Contratos longos ou de curta duração? Um dilema para clubes e atletas!!

O Criciúma, em algumas das recentes aquisições para o começo desta temporada, está optando por um compromisso mais longo. Ou seja, o jogador vem pra ficar dois anos...casos, por exemplo, de Diego Giaretta e Raphael Silva, ambos zagueiros. Há ainda a situação do goleiro Luiz, que completa 33 anos em fevereiro e renovou com o Tigre por cinco anos!! Assim, terá quase 38 quando acabar seu contrato!! É um risco fazer acordo de extensa duração? Sim! Masss...por outro lado, também não é arriscado assinar por curto prazo? Sim...com certeza!! Por isso o questionamento feito na manchete desta postagem!

Atentem para o seguinte: a Lei Pelé acabou com o vínculo que os jogadores tinham perante seus clubes de origem. Um garoto revelado na base e já compromissado com a respectiva agremiação, antes de 1.998 quando foi promulgada tal lei, só saía com a concordância dos dirigentes, através de liberação ou negociação! Depois de 24 de março de 1.998 tudo mudou! Os jogadores ficaram livres para negociar com o clube que melhor lhe convir! Nos casos em que os atletas vivem bom momento...estão valorizados, os contratos são assinados muito mais atendendo as exigências do jogador do que pelas necessidades e, principalmente, pelo poderio financeiro do clube interessado!!

Há ainda a questão custo/benefício!! Ou seja...se o profissional contratado jogar uma bola “redonda” despertará interesse de outros clubes, as vezes maiores e até de fora do País, e o tempo de contrato poderá determinar sua saída de onde estiver. Por outro lado, se o “cara” não corresponder ao valor investido, mas o contrato for longo, este poderá “se atirar nas cordas” e, apenas, cumprir suas obrigações sem aquele empenho e dedicação que todos gostamos de ver num verdadeiro atleta profissional de futebol. Caso esta situação ocorra, uma das partes rompe o tal contrato, paga a multa rescisória e o problema se resolve! O mais correto é clube e atleta cumprirem seus compromissos, respeitarem o que está escrito, que... mais cedo ou mais tarde, um bom negócio aparece e todos saem ganhando!! Entenderam bem??

Passarinho Arrepiado me passa alguns dados de Ricardinho, jogador que está vindo para o Criciúma. O atleta tem 26 anos e atua como volante, lateral-direito e meia-armador!! Nossa! Quantas virtudes, hein?! Ricardinho começou no Goiás e passou por Rio Branco, de Americana; Vila Nova, de Goiás; Avaí; Rio Branco, de Paranaguá-PR; Paraná...até chegar ao Criciúma. Ano passado, ele jogou duas vezes contra o Tigre pelo Campeonato Brasileiro da Série B. E...em ambas oportunidades jogou na lateral. Procurei algumas notícias sobre o jogador e, na grande maioria, informações de partidas jogadas como lateral, e não volante!! Será que ele vem pra cobrir a lacuna deixada pelo afastamento de Ruan ou pra substituir Maicon Silva, que não renovou contrato?? Se vier pra “camisa dois”, lutará pela posição com Ezequiel e Bruno Mazuchello. De qualquer modo, acredito que Ricardinho(foto abaixo) esteja sendo contratado pro meio campo. Aguardemos...!!


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Neymar em terceiro? Com justiça!

Não concordo com quem pensa que o craque brasileiro poderia ter sido escolhido o melhor do mundo na promoção da revista France Football em conjunto com a FIFA, recebendo a Bola de Ouro. Claro que aspirar melhor colocação deve ser o objetivo principal de todos que participam de uma eleição que promete maior projeção em nível mundial como esta! Entretanto, Neymar disse que esperava ser o segundo...dando a entender que joga mais do que Cristiano Ronaldo. Calma Neymar!! Com certeza, se continuar jogando assim...o que temos visto mais recentemente, com certeza estará em primeiro lugar, no máximo, dentro das duas próximas edições. O brasileiro joga muito!! Quem me acompanha na mídia sabe que pra definir algum futebolista como “craque”...o cara precisa ser o “cara”!! Portanto, Neymar é craque e, num patamar um pouco mais acima, estão Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
O português e o argentino já estiveram no topo do ranking. Cristiano Ronaldo(não gosto do apelido CR-7) e Messi finalizam com qualidade usando tanto o pé esquerdo como o direito, sabem se posicionar, têm visão de jogo, cabeceiam bem, driblam em velocidade e ainda são ótimos assistentes!! Masss...e Neymar? Não faz tudo isso também? Sim...com certeza!! Só que Cristiano Ronaldo e Messi estão no “trecho” há mais tempo. Já vêm mostrando ao mundo o que sabem desde os tempos em que Neymar nem sonhava em ir pra Europa e se destacar como ocorre nos dias atuais. Cristiano Ronaldo está beirando os 31 anos; Messi tem 28; e, Neymar...23. Portanto, tem “muita bola pra rolar” e ver o que acontecerá em 2.016, 17...18..., esxtão compreendendo??

Estou ainda pra entender melhor como pode uma seleção do mundo contar com 3 brasileiros no setor de defesa? No caso...Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo. Afinal...o trio fez parte de um time que levou sete na última Copa do Mundo!! Alguém pode questionar sobre Neymar... que também estava no vexame do Mineirão. Pois...argumento que Neymar não é defensor! De qualquer modo, fica bastante claro que Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo foram avaliados pelo que vêm apresentando no Barcelona, PSG e Real Madrid, respectivamente. E...ainda sobre a tal seleção do mundo...talvez “mais alemão” pudesse fazer parte. Exemplificando... Boateng, do Bayern, de Munique, na defesa; Schweinsteinger...meio campista também do Bayern; Toni Kroos, do Real Madri...outro para o meio campo; ou Podolski, atacante que joga na Inter, de Milão.

Contudo, esses que cito a seguir realmente integram uma equipe que só jogaria junto talvez numa “pelada”, daquelas de fim de ano, ou no vídeo game...!! Observem bem: Manuel Neuer(único que não está na foto acima), goleiro do Bayern, de Munique; Daniel Alves, lateral direito do Barcelona; Thiago Silva, zagueiro do Paris Saint-Germain; Sergio Ramos...também pra zaga, ele que joga no Real Madrid; e, Marcelo, completando o sistema defensivo, lateral esquerdo, também atuando pelo Real. No meio, mais três “feras”: Andrés Iniesta, do Barcelona; Luka Modric, croata do Real Madrid; e, Paul Pogba, francês que joga na Juventus, da Itália. E...no setor de frente...Messi e Neymar, ambos do “Barça”, além de Cristiano Ronaldo, do Real. O técnico escolhido por 25 mil atletas votantes de 70 países foi Luís Enrique, que comanda o timaço do Barcelona. É mole ou queresx maisxx??

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Wendell Lira...Davi e Golias...!

A humildade marcou os pouco mais de 30 segundos da fala de Wendell Lira, atacante do Vila Nova, de Goiás, vencedor do prêmio Puskas, como o gol mais bonito da temporada 2.015. Acompanhado da esposa, o atleta brasileiro se emocionou quando ficou sabendo que o gol marcado pelo Goianésia, contra o Atlético, dia 11 de março do no passado, foi o mais bonito do mundo conforme a escolha promovida pela revista France Football em parceria com a FIFA. Wendell Lira agradeceu a Deus e fez comparações com o texto da passagem bíblica que envolveu Davi contra Golias! Valeu, sim!! Parabéns a ele que, obviamente, ficará mais valorizado e, com certeza, em breve, estará num clube de maior expressão! Quanto a Messi(foto abaixo) ter sido o craque do ano, o Bola de Ouro, nenhuma surpresa! Ele continua sendo o melhor do planeta!! Cristiano Ronaldo ficou em segundo...Neymar em terceiro!! E...pelo visto, se os 3 continuarem a jogar o que vem jogando, vão revezar posições em futuras premiações!!!

Saiu o primeiro adversário do Criciúma na Copa do Brasil! Através de sorteio realizado na sede da CBF, deu Operário, de Ponta Grossa, como o primeiro adversário do Tigre na competição. Sei apenas que o técnico é Itamar Schülle, que já passou pelo Criciúma. O primeiro jogo será no Paraná e a segunda partida, jogo da volta, no estádio Heriberto Hülse. E...todos sabem: se ganhar o confronto de ida por dois ou mais gols de diferença, o Criciúma elimina o adversário sem necessidade da “volta”! Entre os outros catarinenses que vão representar o Estado na Copa do Brasil/2.016...o Joinville pega o Comercial, do Mato Grosso do Sul, com a primeira sendo lá no “Pantanal”; o Avaí enfrenta o Operário, de Várzea Grande...também com o segundo jogo em casa; a Chapecoense terá de ir até a cidade de Manacapuru, no Amazonas, para atuar diante do Princesa dos Solimões...primeiro lá, segundo cá; o Figueirense vai até o estado vizinho jogar contra a Lajeadense...segunda partida em Forianópolis;e...o Internacional, de Lages que debuta na competição...só que pega o Sampaio Correa com o confronto de ida em Lages e o jogo de volta em São Luiz, do Maranhão. As datas de tudo isso ainda serão definidas.

Claro que o Criciúma tem “nohall” neste tipo de disputa. Ficou no “quase” em 1.990 e no ano seguinte ganhou o torneio de forma invicta. Masss...ei...isso é só pra história, gente!! Lá se vão 25 anos...ou seja, “bodas de prata”!! Continuando assim, daqui há pouco vamos ficar nos “gloriando” que nem o torcedor do Bahia que se considera bi-campeão brasileiro: 1.988 e, antes, 1.959!! De outro modo, aqui...em território catarinense, temos que ficar “cantando marra” mesmo!! Afinal, a não ser o Figueirense em 2.007, quando em pleno estádio Orlando Scarpélli, acabou ficando com a segunda colocação, perdendo o título em casa para o Fluminense....nenhum outro sequer chegou perto!! Considerando-se que os critérios para a disputa da Copa do Brasil foram modificados, há de se reconhecer que ficou MUITO  difícil um clube de pequeno ou até mesmo médio porte chegar nas “cabeças”!! Então...a melhor solução é ir buscando algo...fase à fase, não é mesmo?!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Primeiro o bolso...!!!

O diretor de futebol do Criciúma, Émerson Almeida, me disse esses dias o seguinte: “Gilberto... tu precisa ver como as coisas funcionam! A gente manda proposta pros caras e eles mostram pros outros clubes: olha o Criciúma está me oferecendo isso! O que vocês me oferecem??”. É a lei da oferta e da procura. Não se trata de nenhuma atitude mercenária!! As vezes o torcedor e até mesmo nós que militamos na mídia esportiva usamos de termos agressivos quando ficamos sabendo que algum profissional ligado ao futebol procura ir pra quem “dá mais”. Já vem logo o termo ou expressão: “Ah...esse é mercenário!”. Masss...não, em absoluto!! A lei do mercado da bola permite isso!! Ou seja, atletas e integrantes de comissão técnica simplesmente procuram o melhor pra si e pros seus! Não há nada demais nisso!!

Será que se fosse qualquer um de nós...em nossas diversas atividades...não agiríamos da mesma forma?? Claro que sim!! No mundo em que vivemos, estamos em constante busca de melhor qualidade de vida e condição de sobrevivência. E tal insistência independe da atividade profissional que cada um exerce!! Mineiros, pedreiros, eletricistas, executivos e profissionais liberais...dentre outras classes trabalhadoras, sempre vão lutar prá conseguir o melhor pra si! E há um “agravante” nesta condição envolvendo o atleta profissional de futebol: o fato de ele ter sua carreira mais curta que as demais ocupações!! Então...a ânsia por fazer bons contratos e conseguir um bom dinheiro leva os “caras do futebol” a agilizar o mais breve possível, cada um, sua situação. É assim!! Principalmente no mundo capitalista em que vivemos!!

Alguém pode questionar o seguinte: “Ah...mas mesmo assim, o jogador ou técnico precisa dar resposta positiva! Afinal, o futebol é um esporte de rendimento!!”. Sim...boa colocação!! E, justamente, nesses momentos de cobrança e fiscalização é que entram em ação os dirigentes competentes. Quem não estiver demonstrando elevado grau de profissionalismo e dedicação ao trabalho precisa ser afastado e substituído!! Não só no futebol...mas, em vários segmentos, como um todo, está cheio de mau caráter!! Aliás, no mundo da bola, o contratador já mostra eficácia quando sabe contratar!! Se o jogador ou o treinador mostram comprometimento e interesse pelo clube e a camisa que ora está vestindo e defendendo, já é bom sinal de que as coisas podem fluir positivamente!!

Passarinho Arrepiado, de volta após alguns dias de férias...diz o seguinte:  “Claro que perder e ser desclassificado de uma competição nunca é o objetivo de qualquer time que dispute uma competição nacional! Ainda mais um torneio como a Copa São Paulo de Futebol Júnior!! Entretanto, todos sabíamos que o objetivo principal do técnico Grizzo e comandados era passar da primeira fase. E tal meta foi alcançada!! Realizou três partidas e ganhou todas!! Veio a segunda etapa, jogo eliminatório e uma derrota comum para o Internacional. Afinal, em qualquer circunstância perder pros colorados é resultado considerado dentro da normalidade. Mesmo assim, dá pra gente exaltar a campanha do time e o futebol apresentado. Grizzo e a garotada sub-19 deixaram boa impressão!! Ocorre que os dois erros cometidos pelo sistema defensivo do Criciúma foram fatais e determinantes para a derrota de 2 a 0 no jogo contra o Inter. No primeiro gol, a zaga ficou olhando a “banda passar” e, depois de escanteio, o volante Charles cabeceou pras redes de Ronaldo. Já, na segunda conquista colorada, duas falhas culminando com uma “rabada” em bola do zagueiro Vítor. Yan Petter se aproveitou e definiu o placar. O Criciúma fez uma boa primeira etapa e caiu de produção na segunda. Por sua vez, o Inter explorou contra-ataques e erros do adversário...chegando, assim, à vitória que o classificou à próxima fase.”