sexta-feira, 12 de abril de 2013

Grande jogo, sem favorito!

Assim espero o confronto deste domingo(14) em Florianópolis. Não posso afirmar que o favoritismo está com Figueirense ou Criciúma. Os dois têm certa equivalência ou igualdade e não nos possibilita prognóstico mais próximo da realidade. Dentro da competição, entretanto, o melhor momento é do Criciúma. Afinal, o Tigre vem de três vitórias consecutivas e na última rodada assumiu pela primeira vez a condição de líder isolado do Campeonato. Além disso, os últimos jogos do Criciúma têm sido com futebol convincente. Principalmente o observado contra o Joinville quando impôs 3 à 0 sem qualquer contestação. Já, sobre o Figueirense, as conclusões não são as mesmas. O time perdeu o último jogo para o Avaí e viu o próprio Criciúma lhe “roubar” a liderança do returno. É bom lembrar, entretanto, que os alvinegros derrotaram a Desportiva-ES pela Copa do Brasil, na quarta passada e já se credenciaram à próxima fase da competição...o que, de certa forma, ajuda a motivar os atletas para a partida seguinte. Por certo vamos ter um jogo de boa movimentação com ambas as equipes buscando a vitória. Muito embora...o empate seja um resultado bastante razoável para ambos! Até porque o principal objetivo, à essas alturas, é confirmar classificação para as semifinais e, na última rodada desta fase o Criciúma enfrentará em casa o Metropolitano e, o Figueirense, vai à Jaraguá pegar o Juventus. Cá entre nós...independentemente do resultado no Scarpélli, ambos vão estar na fase seguinte do Estadual! Alguém acha que não?
Um da Série B do Brasileiro...outro da Série A (Elite ou 1ª divisão, como queiram!), se enfrentam em jogo decisivo pelo Estadual/2.013.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atenção Floripa! Oportunidade única!!

Depois da queda da dupla da Capital esta será a primeira oportunidade que o público de Florianópolis terá para assistir um time de Série A do futebol brasileiro...assim...de pertinho, “esxtão” compreendendo?! Me refiro ao jogo deste domingo(14), 16 horas, no estádio Orlando Scarpélli, quando o Criciúma estará se apresentando diante do co-irmão Figueirense pela penúltima rodada do returno do Campeonato Catarinense. Eu, se morasse na ilha ou próximo dela, não perderia tal chance. Afinal, nós que somos do interior, ouvimos e vimos váááárias vezes nossos colegas “manezinhos”, principalmente os amigos da rede de TV que detém direitos de transmissão, “cantar e decantar” o sucesso de Avaí e Figueirense como únicos de Santa Catarina na elite nacional. Pois, assim como um dia vem após o outro, chegou a vez do Criciúma. Ou melhor...o Tigre voltou para um lugar privilegiadíssimo por onde já andou em anos passados. E é preciso ressaltar o crescimento do futebol catarinense que, pela primeira vez em sua rica história, coloca um na 1ª Divisão e outros quatro na segunda! Parabéns à todos e viva o futebol!!!



Jogadores e torcida têm comemorado juntos as recentes vitórias do Tigre no Estadual/2.013.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Contratações no Criciúma? Só depois do Catarinense!

Entendo estar correta a direção do Criciúma em divulgar nomes de novos jogadores contratados somente depois do Campeonato Estadual. O momento, agora, é de atenção exclusiva à competição regional. São mais dois jogos para que o Criciúma confirme o que há umas três semanas atrás pouca gente acreditava, ou seja, a classificação para as semifinais do Catarinense. E...convenhamos, a maioria tinha razão porque o time em campo não correspondia às expectativas. Mas, depois de três vitórias consecutivas e a liderança do returno alcançada, não há como esconder que o Tigre pode “rugir alto” nesta reta final. Se vai ganhar o campeonato é uma outra história! Entretanto, o que ninguém pode contestar é o crescimento claro e evidente do Criciúma. Quanto às tais contratações, elas vão ocorrer naturalmente. Ninguém que “mexe” com o futebol no Tigre nega. Investimentos serão feitos para que o Criciúma possa cumprir um bom papel no Brasileiro. Quantas contratações? Também não nego! Para não “passar vergonha” na Série A, G. A. e cia. precisarão gastar com 8 a 10 jogadores de bom nível e mais umas 3 a 5 para compor grupo. Quais posições? Ah...fácil de responder: todas!!! Alguém tem dúvida disso???

terça-feira, 9 de abril de 2013

Zé quer o Criciúma. Mas será que o Criciúma quer o Zé?

Há pouco mais de dois meses a G. A.(Gestão de Ativos), que administra o Criciúma E. C., concretizava um bom negócio. Ou seja, a ida de Zé Carlos para o Changchun Yatai, da China. O  jogador, atacante de bom porte físico e vivendo excelente fase técnica, já estava “encantando” os chineses e sendo observado por eles há algum tempo. Zé Carlos fará 30 anos no fim deste mês e, em 20 meses vestindo a camisa do Criciúma, marcou 57 gols. Deixou uma marca extremamente positiva e muitos torcedores ainda lamentam até hoje a ausência de um substituto do mesmo nível. Pois nesta 3ª(09), Zé Carlos concedeu entrevista à Rádio Eldorado e só faltou pedir pra voltar ao Criciúma. Disse que não está se adaptando por lá e que pretende retornar ao futebol brasileiro, dando preferência ao Tigre. Minha opinião é que, tecnicamente, “cairia como uma luva” no Criciúma de hoje e também já projetando a Série A do Campeonato Brasileiro. Inclusive, o próprio técnico Vadão afirmou que gostaria de contar com Zé Carlos! Mas, se tecnicamente seria um reforço bastante considerável...sob o ponto de vista financeiro e disciplinar, para o Clube, uma negociação envolvendo sua volta talvez não seja viável! Lembro que o Criciúma recebeu 1 milhão de reais para liberar o atleta e que ele, Zé Carlos, teria ganho 400 mil para assinar um contrato de 2 anos. Assim, obrigatoriamente que deverá haver ressarcimento. Por outro lado, há quem diga, ainda, que  “Zé não é bom de grupo”. Aguardemos...!
Para o torcedor do Tigre matar saudade...olha o Zé Carlos comemorando um dos tantos gols que marcou por aqui...!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Paulo Henrique Bezerra...o melhor árbitro da F.C.F.!

Com todo o respeito que a classe merece. E, quem conhece e acompanha meu trabalho sabe que não sou simpatizante da figura do juíz de futebol. A grande maioria erra muito e, em raras oportunidades, são punidos com rigor! Para o leitor entender mais ou menos...os quadros de árbitros em federações ou confederações são dirigidos por ex-árbitros ou alguém ligado à referida área. Há também os fiscais de arbitragem que também já exerceram tal função “nas antigas”. Além disso, há uma certa blindagem dos tribunais para com os homens do apito. Jogadores, técnicos e dirigentes sempre estão na cadeira dos réus. Massss...o juiz quase nunca senta nela! É como se fosse uma situação corporativista, entenderam bem? Entretanto, há exceções...claro! Faço tal explanação para manifestar minha satisfação com o que tenho visto de Paulo Henrique de Godoy Bezerra. Nos últimos anos o “manezinho” tem feito muito bom trabalho e merece indicação como melhor árbitro de Santa Catarina. Sua atuação, por exemplo, no jogo de domingo(07) entre Criciúma e Joinville foi digna de grandes elogios! Façamos justiça, ainda, à presença de Héber Roberto Lopes, que veio este ano pra Sta. Catarina. Só que Bezerra se destaca num quadro que é pobre de qualidade! Hoje ele é diferenciado e nos faz “esquecer” os “amorins e schmidts”(dentre outros) que as vezes causam asco à quem gosta de futebol...!!!
Paulo H. G. Bezerra, 44 anos, natural de Florianópolis e com raízes familiares ligadas ao Figueirense, nunca "misturou" as coisas e nos passa confiança...algo raríssimo entre integrantes da arbitragem!

domingo, 7 de abril de 2013

Vitória 1.000...nota 10!


Foi um grande jogo neste domingo(07) à tarde no estádio H. Hülse! Com todo merecimento o Criciúma foi superior ao adversário e fez 3 à 0 sobre o Joinville com autoridade, quebrando tabu e decretando a milésima vitória da história do Clube. E tal conquista se deu em cima de um tradicional rival que, historicamente, sempre impôs dificuldades ao Tigre. Foi a terceira partida, de forma consecutiva, que o Criciúma venceu no Estadual. O resultado dá plenas condições ao grupo tricolor de buscar a classificação às semifinais...com toda certeza! O goleiro Bruno teve pouco trabalho, a não ser numa cabeçada de Lima que ele mandou a escanteio. Suéliton fez bom jogo...principalmente no aspecto ofensivo. Matheus e Fábio Ferreira dominaram o ataque do Joinville que tem os bons Lima e Kim. Márlon foi bem mais efetivo e participativo do que em jogos anteriores recentes. Éwerton Páscoa provou, outra vez, que é útil também como volante. Élton voltou a jogar bem. Ivo ajudou muito mais na marcação do que no setor de criação. Fabinho cumpriu importante papel tático. Marcel, por sua vez, não fez grande jogo...novamente! E, Lins...com boas jogadas, foi o melhor do ataque. Faço uma menção especial ao técnico Vadão. É claro e visível a evolução do Criciúma nesta quase reta final de Campeonato Catarinense e o treinador do Tigre é um dos principais responsáveis por isso.
Foto clicada por J. Éder(Rádio Eldorado) no momento do 1º gol do Criciúma nos 3 à 0 sobre o Joinville.