sexta-feira, 5 de maio de 2017

Arbitragem de vídeo na final do Campeonato...Pernambucano!! E toda expectativa para as rivalidades regionais no RJ, RS e em SC!!

Não do Catarinense!! Atitude pioneira, sim, da Federação Pernambucana de Futebol para a decisão do estadual lá que usará recursos de vídeo! Os jogos que apontarão o campeão de 2.017 em Pernambuco serão entre Sport Recife versus Salgueiro, com o primeiro na Capital e o segundo, no interior. O sistema permitirá contatos entre uma cabine no estádio, montada e equipada eletronicamente, com os envolvidos na arbitragem dentro de campo. Todo o aparato técnico foi desenvolvido no Brasil com aprovação da CBF e da FIFA, o que é mais importante! Boa idéia? Excelente!! Contudo, faço algumas ressalvas como, por exemplo, não deixar que a partida fique parada por mais do que alguns segundos pra tirar dúvidas aqui e ali!! É preciso extrema habilidade e agilidade de todos os envolvidos porque, afinal, o jogo...a bola tem de rolar, sem que haja prejuízo pros times e para o torcedor nas arquibancadas! Também será necessário bom senso de atletas e comissões técnicas para que nem todo lance seja passível de dúvida a ponto de pedir a intervenção da arbitragem de vídeo!! De qualquer modo, vou ficar na torcida para que a primeira experiência no País seja de sucesso!!

O fim de semana promete ser recheado de opções pra quem gosta de rivalidade no futebol dos campeonatos regionais! Lembro que Chapecoense e Avaí decidiram o Catarinense de 1.977. Era tudo diferente...o torcedor de hoje deve imaginar!! Mas, o estádio da final já era o Índio Condá! Naquele dia, 30 de outubro, um torcedor atirou uma garrafa que explodiu na cabeça do lateral Orivaldo, do Avaí. Ele jogou com a cabeça toda enfaixada e suja de sangue quase o jogo inteiro! Boa parte da arquibancada era de madeira e havia uma proximidade muito grande da torcida com o gramado. José Carlos Bezerra apitou tal decisão vencida pela Chapecoense...1 a 0, gol de Jaime aos 40 minutos do 2º tempo! Times? Pra quem gosta de nostalgia, a Chapecoense atuou com Luís Carlos; Cosme, Carlos Alberto, Décio e Zé Carlos; Janga, Valdir e Sérgio Santos; Wilsinho (Jaime), Jorge e Eluzardo. O técnico era Edgar Ferreira. Já, o Avaí, treinado por Emílson Peçanha, teve Zé Carlos: Orivaldo, Chico Botelho, Marcos e Cacá; Almir, Balduíno e Renato Sá; Ademir, Otacílio(Lourival) e Lico. A Chapecoense, foto abaixo, conquistava então o primeiro título de sua história!

Sobre as outras decisões pelo País...não há como negar que Coritiba, Corínthians e Goiás estão com “faca e queijo na mão” para conquistar os títulos no Paraná, São Paulo e Goiás, respectivamente! Cada um fez 3 a 0 na “ida” e o saldo obtido muito dificilmente deverá ser recuperado por Atlético, Ponte Preta e Vila Nova. Em Minas Gerais, situação de absoluta igualdade entre Atlético e Cruzeiro! Até porque, na 1ª partida deu 0 a 0 e ambos possuem times de relativa equivalência em relação à capacidade técnica. No Rio de Janeiro, o Fla-Flu vai lotar o Maracanã!! Sem dúvida, é o campeonato estadual mais charmoso do Brasil!! Os rubro-negros abriram vantagem no 1º jogo: 1 a 0. Na verdade, uma discreta vantagem que não indica franco favoritismo! E, no Rio Grande do Sul, sem Gre-Nal na final... vamos dar uma “espiada” em Novo Hamburgo e Internacional. Como o Corpo de Bombeiros não liberou o Estádio do Vale, a final será em Caxias do Sul, no estádio Centenário. Deu 2 a 2 o primeiro confronto no Beira-Rio. Novo empate e o regulamento dita que o título seja decidido nas cobranças de tiros livres da marca penal. Também não dá pra apontar maiores chances pra este ou aquele! De qualquer modo, pra motivar mais o futebol do interior gaúcho até que seria interessante ver o “Nóia” campeão...!! Aguardemos!!

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Decepcionado, Claudio Gomes está deixando o futebol. E, Dalmo Bozzano quer voltar...!!

O superintendente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, Claudio Gomes, vai abdicar do cargo no fim deste mês. O filho do “sêo” Benedir aceitou convite para dirigir comercialmente o Grupo Almeida Júnior . Assim, Claudio atuará em shoppings de Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville, Florianópolis e Criciúma. Dentro do que penso, independentemente da amizade que mantenho com o “CP”, apelido dele usado por alguns “mais chegados”, o futebol deixa de “usar” alguém com competência e conhecimento na área de marketing e de administração. Inclusive, os novos dirigentes da Federação Catarinense de Futebol o recusaram!! Pra mim, digamos...um equívoco do muito bem intencionado Rubens Angelotti, novo presidente da FCF!! De forma injusta, Claudio Gomes foi achincalhado por alguns colegas de imprensa e parte da torcida do Criciúma. Mas, o tempo se encarregará de reparar tal equívoco!!

Já que lembrei da Federação, faço um alerta quanto ao que espera Rubens Angelotti e seus parceiros de confiança! O mundo do futebol é cheio de “cobras”...estas bem mais “criadas” do que se pensa ou imagina!! Quando acabar o Campeonato Catarinense talvez algumas medidas sejam tomadas com o intuito de melhorar a qualidade do trabalho prestado pela FCF a seus filiados. E...é possível que tais prováveis mudanças não sejam muito bem absorvidas pelos envolvidos. Contudo, é importante frisar que “Rubinho” (só ele!) precisa, de uma vez por todas, “botar a mão na massa”!! Sei que as ações talvez ocorram gradativamente...até mesmo de forma lenta. No entanto, a Federação necessita ter um novo perfil administrativo! Me fiz entender?? 


Ah...li e ouvi que Dalmo Bozzano, “aposentado” do futebol há alguns anos, estaria disposto a ajudar Rubens Angelotti!! Particularmente, gostaria de vê-lo atuando no comando da arbitragem em Santa Catarina!! A panela iria ferver muito...!!!

Ainda em tempo faço o registro e, ao mesmo tempo, lamento a morte do amigo e colega de profissão, Gastão Dubois. Lembro que ainda “engatinhando” na profissão, trabalhei como repórter com Gastão narrando basquete, isso nos Jogos Abertos de 1.987 realizados em Criciúma. Tinha 69 anos e, infelizmente, não resistiu a um problema de saúde. Era natural de São Gabriel(RS), curtia muito o chimarrão, um bom churrasco e papo entre amigos. Além de radialista, foi assessor de imprensa do seu time do coração, o Avaí, por algumas temporadas. Meus sentimentos à toda família!!

Passarinho Arrepiado e seus “pitacos” sobre a decisão do Campeonato Catarinense. Pois bem...manda lá meu mascote!! “Olha...acho que dificilmente a Chapecoense irá desperdiçar a chance de conquistar o bi estadual! Ganhou fora e decide em casa podendo até perder de um a zero!! Quem acompanha o nosso futebol sabe que há toda uma conjuntura...um clima mais do que favorável para que Vagner Mancini e cia. sejam os vitoriosos na “briga” com o Avaí! Será preciso superar todas as adversidades para que Marquinhos e parceiros consigam surpreender a Chapecoense na Arena Condá! De qualquer modo, na “bola” tudo é possível!! Então, aguardemos o desenrolar dos acontecimentos no próximo domingo, dia 7...!!”


segunda-feira, 1 de maio de 2017

Passarinho Arrepiado também vota nos melhores do Catarinense 2.017!!

Meu parceiro inseparável ajudou bastante na escolha dos melhores do Campeonato Catarinense deste ano! O Passarinho Arrepiado e eu, mais uma vez, participamos de todas as edições do Top da Bola desde sua criação. A promoção é do Instituto Mapa que, a cada ano observa, analisa e escolhe os melhores da competição em suas respectivas funções. Pois bem, a seleção do Catarinense/2.017 por nós votada é formada pelos seguintes personagens:
Time: Koslinski(Avaí); Caíque(Joinville), Raphael Silva(Criciúma), Betão(Avaí) e Reinaldo(Chapecoense); Luiz Antônio(Chapecoense), Douglas Moreira(Criciúma), Eliomar(Brusque) e Marquinhos(Avaí); Júnior Dutra(Avaí) e Rossi(Chapecoense).

Pra quem gosta de acompanhar, abaixo seguem as respectivas escolhas, também, de integrantes de comissões técnicas, dirigentes e equipe de arbitragem, cfe. o Blog do Gilberto Custódio.

Goleiros: Koslinski, Avaí; Arthur Moraes, Chapecoense; Luiz, Criciúma; Matheus, Joinville; e, Thiago Rodrigues, Figueirense.

Laterais(pela direita): Caíque, Joinville; Leandro Silva, Avaí; Dudú, Figueirense; Apodi, Chapecoense; e, Nei, Alm. Barroso.

Laterais(pela esquerda): Reinaldo, Chapecoense; Marlon, Criciúma; Capa, Avaí; Alex Ruan, Joinville; e, Adriano Chuva, Alm. Barroso.

Zagueiros: Raphael Silva, Criciúma; Betão, Avaí; Bruno Alves, Figueirense; Alemão, Avaí; Douglas Grolli, Chapecoense; Max, Joinville; Gerson, Tubarão; e, Nathan, Chapecoense.

Volantes: Luiz Antônio, Chapecoense; Douglas Moreira, Criciúma; Andrei Girotto, Chapecoense; Barreto, Criciúma; Judson, Avaí; Mineiro, Brusque; Renan Teixeira, Joinville; e, Parrudo, Inter.

Meias: Marquinhos, Avaí; Eliomar, Brusque; Daniel Costa, Tubarão; Alex Maranhão, Criciúma; João Pedro, Chapecoense; Enercino, Inter; Anderson Safira, Alm. Barroso; e, Ricardinho, Criciúma.

Atacantes: Júnior Dutra, Avaí; Rossi, Chapecoense; Denílson, Avaí; Renteria, Tubarão; Jonatas Belusso, Brusque; Wéllington Paulista, Chapecoense; Sabiá, Metropolitano; e, Rafael Ratão, Tubarão.

Treinadores: Vagner Mancini, Chapecoense; Claudinei Oliveira, Avaí; Deivid, Criciúma; Pingo, Brusque; Fabinho, Joinville.

Árbitros: Leandro Messina Perrone; Héber Roberto Lopes; Sandro Meira Ricci; Bráulio da Silva Machado; e, Rodrigo D’Alonso Ferreira.

Auxiliares(bandeirinhas); Kleber Lúcio Gil; Carlos Berckembrock; José Roberto Larroyd; Neuza Inês Báck; Nadine S. C. Bastos; e, Thiago A. Labes.

Preparadores físicos: Marcos Cezar, Chapecoense; George de Castilhos, Brusque; Jaelson Ortiz, Avaí; e, Daniel Felix, Criciúma.

Jogadores jovens(revelação): Douglas Moreira, Criciúma; Denílson, Avaí; Marlon, Criciúma; Rossi, Chapecoense; e, Matheus, Joinville.

Jogadores usados em mais de uma posição(versáteis): Eliomar, Brusque; Ricardinho, Criciúma; Reinaldo, Chapecoense; Renan Teixeira, Joinville; Sabiá, Metropolitano.

Craque do campeonato: Reinaldo, Chapecoense; Luiz Fernando, Chapecoense; Marquinhos, Avaí; Douglas Moreira, Criciúma; Eliomar, Brusque.

Presidente de destaque: Plínio Davi de Nêz, Chapecoense; Fco. José Batistótti, Avaí; Jaime Dal Farra, Criciúma; e, Danilo Rezini, Brusque.