sábado, 17 de setembro de 2016

Brasil 1 Criciúma 2. Vitória de virada e com o “dedo” de Roberto Cavalo!!

Uma das alterações efetuadas pelo treinador tricolor mais o detalhe da expulsão de Diogo Oliveira, meia do adversário, no fim da 1ª etapa...foram dois dos fatores decisivos para que o Criciúma virasse o jogo diante do Brasil, em Pelotas. Sobre as modificações impostas por Roberto Cavalo, a que surtiu efeito imediato...a entrada de Thiago Humberto, na metade do 2º tempo. Mas, o jogo começou mais favorável ao Brasil que, costumeiramente, se impõe dentro do seu estádio. Muita disputa durante toda a partida...algumas jogadas mais ríspidas e um Tigre com bastante cuidados defensivos no período inicial. Bola na trave de parte a parte e um Brasil que tentava encurralar o Criciúma. Eis que aos 44 minutos, pra mim, lance crucial que começava a mudar a história da partida. De forma absolutamente imprudente, o experiente Diogo Oliveira, que já jogou no Criciúma, entrou com o pé “lá em cima” num lance com o zagueiro Raphael Silva. Como já tinha cartão amarelo não restou ao árbitro senão expulsar o “10” do Brasil. Mesmo assim...mesmo com um jogador a menos, quem continuou “metendo” pressão foi o “Xavante”! Então, depois de quatro escanteios consecutivos, o zagueiro Cirilo acertou cabeçada no canto da meta de Luiz e fez 1 a 0 para o Brasil. Isso...a 6 minutos do 2º tempo.

Com o placar a seu favor, a equipe de Rogério Zímmermann recuou um pouco e o Criciúma, no toque de bola, tentando encontrar espaços...começou a tomar conta do jogo. Aos 37:30...o começo da virada! Thiago Humberto, que havia entrado minutos antes, arriscou de fora da área e acertou o ângulo superior direito da trave defendida por Eduardo Martini: um a um! Após conseguir empatar, o Criciúma continuou dominando a partida e chegou ao tento da vitória no minuto 44. Thiago Humberto bateu falta em curva da direita, a bola bateu no braço do volante Leandro Leite, do Brasil, e sobrou pro atacante Roberto, do Criciúma, de dentro da pequena área, chutar pro fundo das redes. Jogo “pegado” e uma vitória maiúscula do Criciúma que pode dar novos rumos à campanha no Campeonato Brasileiro. Próximo adversário? O “lanterna” Sampaio Correa, sexta-feira(23), no estádio Heriberto Hülse.

Luiz tomou o gol, sem culpa, e voltou a se destacar com defesas seguras e boa colocação! Nota 7. O lateral Paulo César levou cartão amarelo e Roberto Cavalo optou em substituí-lo no intervalo. Enquanto esteve em campo, o Criciúma poucas vezes ousou atacar! Pelo que tenho observado deste jogador, não tem grandes virtudes ofensivas. Nota 6. Sobre a dupla de zaga, vale frisar que o Brasil “incomodou uma barbaridade” o sistema defensivo do Criciúma. Tanto Raphael Silva quanto Diego Giaretta ficaram sobrecarregados! Mesmo assim...numa análise geral, deram conta do recado...apesar de alguns “sufocos” em bolas aéreas! Nota 7 pra ambos. Niltinho também merece nota 7 pela sua entrega  e disposição, tanto quando procurava o ataque ou na marcação. No meio, Barreto destoou em relação aos demais. No escanteio que originou o gol do Brasil, ele “rabou” em bola. Além disso, deu alguns “botes” errados e voltou a passar mal! Nota 4! Ricardinho, dentro do que já se conhece em relação às suas limitações técnicas...pelo menos foi disciplinado na questão tática, tanto como volante, durante o 1º tempo, ou atuando na lateral-direita, no 2º. Nota 6. Felipe Guedes manteve o bom aproveitamento...a boa média que tem demonstrado desde sua estréia. Faz muito bem o trabalho de cobertura na marcação e, eventualmente, apareceu na frente. Nota 7. Caíque Valdívia, até pela proposta de jogo do Criciúma, se preocupou em cadenciar mais o jogo com toques laterais...sem agressividade ou aproximação na área adversária. Nota 6. Na frente, Jheimy, de novo foi discreto... apesar do esforço e da vontade de ser mais útil! Nota 5. Quanto a Roberto, bem marcado, não conseguiu fazer as habituais jogadas de velocidade...principal característica sua. Contudo, oportunista, estava no lugar certo pra fazer o gol que decretou a vitória do Criciúma! Nota 7. Entraram...Bruno Baio, já no fim da partida..prefiro deixar sem avaliação; Pitbúl...com muita correria e procurando sempre jogadas em direção ao gol, nota 6; e...Thiago Humberto, que se constituiu em “peça” decisiva pra virada, nota 8. Em relação ao técnico Roberto Cavalo...os merecidos elogios pela forma como o time se apresentou, controlou o jogo e conquistou a vitória, de virada! Reiterando que a substituição de Caíque Valdívia por Thiago Humberto acabou funcionando como “xeque-mate”!! Nota 8!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Criciúma precisa de bons resultados...em sequência!

Entendo estar muito clara a situação vivida pelo Criciúma até o momento no Campeonato Brasileiro da Série B. Roberto Cavalo e comandados não conseguem “enfileirar” resultados que possam proporcionar uma autoconfiança interna, necessária para que jogadores, comissão técnica e diretoria possam “cravar” uma campanha mais ousada na competição! O leitor e blogueiro deve se perguntar: Mas, afinal, quem conseguiu isso até agora?? Olha...o Vasco, bem mais na arrancada do torneio: o Atlético, de Goiás; e...o Brasil, de Pelotas. No mais, entre aqueles mais próximos do G-4, Ceará e Bahia tentaram se equilibrar, mas não conseguiram, ainda! De qualquer modo, vale ressaltar a campanha do CRB. Frequenta a zona de classificação pra Série A desde o turno! Mesmo sem mostrar futebol brilhante, Zé Carlos, Neto Baiano e cia. estão sendo competitivos. Entretanto, pelo que deu pra observar até agora, só o Vasco...imagino pelo menos, tem maiores probabilidades de garantir seu retorno pra Série A de forma antecipada, em relação a seus concorrentes! Houve uma discreta queda de rendimento...é verdade! Massss...não o suficiente pra ameaçar a classificação cruzmaltina!

E o Avaí?? A última derrota dos “manezinhos” foi há cinco rodadas quando levou 3 a 0 do Bahia, em casa. De lá pra cá, lá se vão quatro vitórias e um empate! Rendimento bem acima do esperado pelos próprios dirigentes do clube que montaram uma equipe sem muita ambição. Obviamente, que somar pontos em rodadas seguidas numa situação como a do Avaí...do Criciúma também, muda muita coisa em termos de projeção! O Leão tem só dois pontos a mais do que o Tigre: 36 contra 34. Um é 9º na tabela...o outro 10º colocado. Em minhas opiniões prefiro ser sempre ponderado...nada de empolgação e, por outro lado, acabo optando por não ser pessimista. Procuro fazer análises mais frias...sem paixão, o que...reconheço, as vezes não ser muito fácil! Assim, entendo que nem Criciúma, nem Avaí ainda mostraram “bola” pra acesso! Sei que o futebol é cheio de surpresas e também por isso é tão emocionante! Mas, o que jogaram os dois...Avaí e Criciúma, até o momento, não os credencia ainda a se solidificar como fortes pretendentes à Série A!

Enquanto isso, o Joinville vai cada vez mais se afundando no Z-4! As rodadas vão passando e o JEC não esboça reação! Ganhou um “gás extra” quando venceu o Criciúma, no Heriberto Hülse. Só que sua pontuação, até agora, é de time que não escapa do rebaixamento!! Na rodada que será aberta nesta sexta-feira(16), joga em São Januário, contra o líder, Vasco. Parada mais que duríssima!! O JEC não sabe o que é vitória há 4 rodadas e ocupa a penúltima colocação com 24 pontos, 6 a menos do que o Oeste, o primeiro que foge do descenso!! Com o afunilamento da competição e o “andar da carruagem”...considero ser MUITO difícil o Joinville se livrar da Série C!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Oeste teve mais posse de bola e Criciúma ganhou de 4 a 0!!

Isso reflete bem uma situação que o futebol proporciona! O Oeste tocou a bola de lado a lado, mostrou um estilo que é bem característico de seu treinador...e quem venceu de goleada foi o Criciúma!! O considerado domínio territorial do adversário pode ser considerado meio que “falso”! Isso porque o time paulista não criou uma oportunidade clara sequer de marcar contra a meta do goleiro Luiz. Por sua vez, o Criciúma foi eficiente na marcação, na ocupação de espaços e também na criação de jogadas ofensivas. Pelo número de gols marcados, mais as chances perdidas...6 a 0 não seria nada injusto!! Há de se ressaltar que o Criciúma estava pressionado até então!! Mais ainda seu técnico, pois o Tigre não vencia há quatro rodadas!! E, de repente...uma goleada dessa!! Surpreende, sim!! E...não podemos esquecer que três dias antes a equipe havia sido goleada de forma inexplicável pelo Avaí, 3 a 0...!!

Bem...os gols foram marcados da seguinte forma. No primeiro, a 9 minutos, o goleiro Felipe Alves errou passe na saída de bola, Douglas Moreira se antecipou e jogou por cobertura fazendo belo gol! (Detalhe da comemoração do gol, na foto.) Vale frisar que o técnico Fernando Diniz, do Oeste, se notabilizou durante a campanha do vice-campeonato paulista, com o Audax, justamente por priorizar o bom toque de bola...sem dar chutões! Pois...ironia do destino, erro cometido em zona perigosa do campo, na frente da área, e o Criciúma se aproveitou para abrir o placar. 
A partir daí vimos um Oeste que tentou encurralar o Criciúma, sem êxito! Os contra-ataques com Roberto eram a grande arma do Tigre! Veio o 2º tempo e, a 17 minutos, após escanteio, o zagueiro Diego Giaretta bateu cruzado pra fazer 2 a 0. O Oeste se “atirou” pra cima do Criciúma. Este, contudo, nos contra-ataques “matou” a partida! Aos 22, Roberto entrou na área em velocidade, pela direita, e cruzou pro desvio de cabeça do centroavante Jheimy. 
E...a 26, de novo Roberto, indo na linha de fundo, cruzando pra trás e a finalização certeira de Caíque Valdívia(foto em destaque). Bom jogo...sem dúvida! Placar incontestável! Massss...que é intrigante é!! Afinal...sábado leva 3 do Avaí e na terça-feira seguinte aplica 4!! Que coisa!!

O goleiro Luiz não foi muito exigido. Nota 6. Paulo César Magalhães esteve, mais uma vez, muito discreto! Pra quem chegou com status de SETE convocações pra seleção do Chile...precisa e deve jogar BEM mais!! Nota 5. Na defesa, muita seriedade e segurança de Raphael Silva anulando completamente os atacantes adversários. Nota 7. Diego Giaretta também teve atuação destacada, a exemplo de seu companheiro. Acabou premiado com um gol! Nota 7. Na lateral esquerda, Niltinho, ofensivamente, deu conta do recado. Mas, quando marcava, travou bom duelo com Marquinho que sempre aparecia no seu costado. Nota 6. Barreto esteve bem...dando suporte defensivo e fazendo o trabalho de transição para os armadores. Nota 7. Felipe Guedes não apareceu tanto pro jogo! Por orientação de Roberto Cavalo se preocupou em marcar mais do que “jogar”...nota 6. Sobre Douglas Moreira, um dos melhores do Criciúma em campo!! Fez um golaço e, de novo, se constituiu numa das peças mais efetivas dentro do esquema proposto pelo treinador tricolor...jogando mais adiantado! Nota 8. Caíque Valdívia com bom toque de bola realizou seu melhor jogo desde que chegou! Talvez a continuidade lhe ajude a render mais! Nota 7. Na frente, Roberto acabou sendo o melhor do setor e do jogo!! Veloz e suportando bem o ritmo...deu duas assistências para os dois últimos gols do Criciúma! É bom que se diga também que perdeu boas oportunidades pra marcar! Mesmo assim...nota 8. Quanto a Jheimy...razoável movimentação e um gol!! Nota 6. Foram usados, ainda, Ricardinho, Pitbúl e Andrew. Nenhum deles teve muito tempo e deixemos sem nota. Em relação a Roberto Cavalo ...voltou a “respirar” mais aliviado! Reconheçamos que, desta feita, o time por ele preparado demonstrou rendimento bem diferente daquele visto diante do Avaí. Além disso, houve comprometimento de todos...e o estilo de jogo foi eficiente!! Nota 7!! Sexta-feira(16) tem o Brasil, em Pelotas. 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Corpo mole?? Prefiro não acreditar!!

Passarinho Arrepiado quase teve um ataque de nervos ao ouvir rumores de que alguns jogadores do Criciúma não estariam se empenhando da forma mais profissional e adequada nos últimos jogos!! Caramba!! Intrigante isso, não??!! Sinceramente, prefiro não crer que tal situação possa estar ocorrendo “nas internas” do Tigre!! Ora bolas...os caras podem não ter os mesmos salários pagos em outros clubes de melhor condição financeira, mas recebem em dia!! E...além disso, se vieram pra jogar no Criciúma sabiam da realidade econômica que não dá pra comparar com as de Vasco ou Bahia, por exemplo, que extrapolam alguns milhões de reais por mês a seus respectivos jogadores! O Criciúma tem uma folha de pagamento que varia entre 400 a 500 mil reais!! Os melhores não vieram pra jogar no Heriberto Hülse. Jaime Dal Farra e Roberto Cavalo apostaram no “bom e barato” e só conseguiram “poupar”...gastar menos!!

É uma questão de opinião, massss...pra mim, nada de novidade!! Sempre destaquei neste espaço que a estrutura do Depto. de Futebol do Criciúma tem suas limitações! Simples...se você tem um Fusca como vai “pegar” um Fusion??!! Insisto que o Criciúma está no seu limite!! O que vier acima de uma posição no meio da tabela é lucro!! A não ser que haja muita união, esforço, espírito de luta e superação...o que não constatamos até agora!! Não tenho “bola de cristal”! Entretanto, com o futebol que vem jogando é campanha, como já dissemos aqui, pra se manter na Série B. Ficando, na melhor das hipóteses, entre o 8º e o 12º lugar! O normal, mesmo, é uma 13ª/14ª colocação!! Hoje, quatro pontos separam o Criciúma da zona do descenso e sete do G-4. Lembro que Roberto cavalo e cia. não vencem há quatro jogos!! Acreditar num acesso?? Olha...faltam 14 rodadas e muita coisa pode acontecer!! Massss...convenhamos, sendo frio e realista, não dá pra imaginar que haja uma “disparada” do Tigre, com a “corda toda”, na busca das quatro primeiras colocações!! Seria...digamos, pouca “bola” pra muita ambição!!

Sobre o técnico Roberto Cavalo e o fato de estar “balançando” no cargo, novamente nos deparamos com a realidade do futebol brasileiro! A pressão é muito grande para que os bons resultados aconteçam e, quando isso não ocorre, sobra sempre pro treinador!! Não vou ser hipócrita aqui em achar que Roberto Cavalo é intocável!! Sempre defendi, contudo, a continuidade de um trabalho...quando há seriedade e todos notam que existe empenho e procura pelo melhor! O presidente Jaime Dal Farra continua acreditando que os tantos pontos perdidos, principalmente em casa,  ainda podem ser recuperados! O diretor de futebol, Paulo Pelaipe, também parece ter a mesma linha de pensamento. É o mais correto permanecer com Roberto Cavalo? Se quem esta lá dentro acompanhando o dia a dia e com a “caneta na mão” achar que o treinador ainda tem crédito...que o trabalho continue!! Pelaipe é o mais experiente deles!! No entanto, como profissional contratado, quando acabar o campeonato pega a mala e vai embora! Jaime ficará por aqui e a ele caberá os “louros” de um possível sucesso ou as duras críticas e consequências, caso o Criciúma termine “ladeira abaixo”...!!!

domingo, 11 de setembro de 2016

Em tarde de Coelho, Leão humilha o Tigre e Cavalo “balança” no cargo!!

Foram dois gols de Lucas Coelho e outro de Rômulo...! Considero humilhação o que passou o Criciúma na Ressacada, na tarde deste sábado(10), em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a 5ª do returno. Três a zero, pra mim, foi vergonhoso!! O Avaí não jogou isso tudo pra meter três no Tigre! O Criciúma até criou algumas oportunidades durante a 1ª etapa. Masss...neste período, o que foi contra o Criciúma...entrou! Defesa passiva...duas jogadas de bola parada e o atacante Lucas Coelho se aproveitou do cochilo dos zagueiros do Criciúma. O bom e velho Marquinhos bateu uma falta pra área, a zaga “ficou olhando” e o “9” avaiano marcou! Isso a 17 minutos e, aos 25, só mudou o lado. Desta feita, da esquerda, o goleiro Luiz “bobeou” na saída de bola e, de novo, Lucas Coelho desviou pro fundo das redes. Enquanto isso, do outro lado, Hélio Paraíba...”caindo em cima da bola”, desperdiçava o que o Tigre pouco criou!! Veio o 2º tempo e, depois de um lance penal cometido por Barreto em cima de Diego Jardel, aos 23 minutos, Rômulo bateu...Luiz defendeu e, no rebote, o próprio Rômulo fez o 3º gol!! Três a zero que ficou “demais” pro qualquer um que gosta do Criciúma “engolir”!!

Luiz falhou no 2º gol! Saiu em “falso”...e suas últimas atuações já não são mais as mesmas de outrora...faz tempo!! Nota 5. Paulo César Magalhães...fraca atuação, tanto defensiva como ofensivamente! Dois jogos e baixo rendimento! Nota 4. Quanto à dupla de zaga, composta por Ferron e Diego Giaretta...ambos foram completamente envolvidos pela movimentação e aplicação do ataque avaiano. Nota 4 pros dois. Sobre Marlon, lateral que apoiou pouco e, apesar de todo esforço, sucumbiu perante à mediocridade do restante da equipe. Nota 5. Barreto foi frágil na marcação, errou passes e demonstrou estar bastante atrapalhado ao fazer cobertura! Nota 4. Não era de se esperar que Douglas Moreira, costumeiramente um dos mais conscientes do time, tivesse atuação diferenciada dos demais! Nota 5. Felipe Guedes...pouca movimentação, bem abaixo do que já vimos! Nota 5. Completando o meio...Alex Maranhão foi peça “nula”, sem poder de criação e, novamente, mostrando que não tem “bola” pra ser titular num time como o Criciúma! Nota 3. No setor de frente, Hélio Paraíba teve chances de marcar e não soube aproveitar...mais na 2ª etapa. Impressionante, como é limitado, tecnicamente! Nota 4. Pitbull...discreto e sem inspiração, nota 4. Entraram Niltinho... pouco fez, nota 4; Bruno Baio...que também foi limitado, nota 4; e, Thiago Humberto ...pelo menos, com mais vontade e aplicação! Bateu faltas e procurou mais o jogo! Nota 6.

Encerro a coluna com Roberto Cavalo “balançando” no cargo!! Não sei se ele terá forças pra suportar a pressão!! O treinador do Criciúma mexe aqui e ali, muda até estilo de jogo e os atletas não correspondem em campo! A verdade é que tanto técnico quanto o plantel do Criciúma têm suas limitações!! Todos sabemos disso!! Cavalo tem culpa?? Claro!! Ele faz parte do contexto!! Só que o Depto.de Futebol como um todo, cada um dos integrantes, tem um pouquinho de responsabilidade em relação ao que temos visto até agora!! Recai sobre o treinador a incumbência de fazer a equipe jogar...no mínimo, apresentando um estilo de atuar!! Contudo, o tempo passa e isso não acontece!! Mesmo sendo a favor da continuidade de um trabalho, entendo que fica MUITO difícil manter qualquer técnico diante da sequência de tantos maus resultados e baixo rendimento a cada jogo!! Nota 3 pro técnico do Tigre!!