sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Campeonato Catarinense/2.023 tem fórmula e outros detalhes já definidos.

O Conselho Técnico do Campeonato Catarinense/2023 foi realizado, durante esta semana, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. A competição, que reúne 12 clubes, irá começar no dia 14 de janeiro. O campeão ganhará um carro zero quilômetro. Também estarão em disputa duas vagas na Copa do Brasil e três na Série D do Campeonato Brasileiro em 2024. Vão participar da competição os seguintes clubes: Atlético Catarinense, Avaí, Barra FC, Brusque, Camboriú, Concórdia, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville e Marcílio Dias.

O encontro foi aberto pelo presidente da FCF, Rubens Angelotti, agradecendo a presença e desejando sucesso aos clubes. Também fizeram a composição da mesa o diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, o diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, o procurador jurídico Rodrigo Capella, Claudia Teixeira, do Departamento de Registro e o assessor do Departamento de Competições, Julio Wojcikiewicz .

A competição terá o formato de disputa semelhante em relação às últimas duas temporadas. Os times jogarão entre si em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Catarinense em 2024. A partir da segunda fase haverá cruzamento olímpico com partidas de ida e volta. A diferença é que em caso de igualdade nos dois duelos o vencedor será conhecido nos pênaltis. O grande campeão será conhecido no dia 8 de abril. O vencedor levará um Fiat Cronos, zero quilômetro.

Todos os jogos terão transmissão pelo serviço de streaming “Catarinense Fort TV”. A NSC TV também é parceira da competição e irá exibir partidas para a TV aberta aos sábados, às 16h30min. Nas rodadas de meio de semana os jogos serão divididos em três na quarta e outros três na quinta-feira. Ocorrerão dois jogos às 20 e um às 21 horas. Nos fins de semana também serão três no sábado e outros três no domingo. No sábado serão partidas às 16h30min, 18 e às 19 horas. No domingo dois serão às 17 horas e um às 19h30min. A FCF conseguiu, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a utilização de VAR nos dois jogos da final.

RECOPA

A Recopa será realizada no dia 12 de janeiro, no estádio Augusto Bauer, entre Brusque, o atual campeão do Catarinense Fort Atacadista, e o vencedor da Copa Santa Catarina, que será conhecido no domingo (13/11) entre Marcílio Dias e Hercílio Luz.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

A renovação de Claudio Tencati e a convocação da Seleção Brasileira.

O Criciúma confirmou a permanência do técnico Cláudio Tencati para a próxima temporada. O Tigre acertou a renovação do comandante do título e do acesso do Campeonato Catarinense e da permanecia da Série B do Brasileiro. Tencati e o seu auxiliar Aléssio Antunes terão contrato até o final das competições de 2023. 

Cláudio Aparecido Tencati, de 49 anos, chegou ao Tigre no quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2021 e conquistou o acesso com o clube. Desde então foram 59 jogos no comando do Criciúma com 26 vitórias, 20 empates e 13 derrotas. Na campanha do título do Campeonato Catarinense deste ano, os carvoeiros venceram 9 jogos, empataram três e tiveram apenas um resultado negativo. Já no Brasileiro da Série B, foram 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. “É um grande prazer defender as cores do Criciúma em mais uma temporada. Chegamos na reta final de 2021 e desde então conquistamos todos os objetivos do clube. Foi um acesso para a Série B do Brasileiro daquele ano, o título do Catarinense da Série B e a permanência na B do Brasileiro nesta temporada, brigando por acesso até as últimas rodadas. Podemos garantir para o torcedor que iremos trabalhar muito para conquistar ainda mais em 2023”, afirmou Tencati.

.

O técnico Tite anunciou na tarde desta segunda-feira (7/11) os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. É com este seleto grupo que o Brasil vai em busca do tão sonhado hexacampeonato mundial, em disputa que ocorre entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro:

Goleiros -Alisson (Liverpool); Ederson (Manchester City); Weverton (Palmeiras)

Zagueiros - Éder Militão (Real Madrid); Marquinhos (PSG). Thiago Silva (Chelsea). Bremer (Juventus)

Laterais - Danilo (Juventus); Alex Sandro (Juventus); Alex Telles (Sevilla); Daniel Alves (Pumas)

Meio-campistas - Casemiro (Manchester United); Fabinho (Liverpool); Fred (Manchester United); Bruno Guimarães (Newcastle); Lucas Paquetá (West Ham); Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes - Neymar (PSG); Vinícius Júnior (Real Madrid); Raphinha (Barcelona); Richarlison (Tottenham); Antony (Manchester United); Gabriel Jesus (Arsenal); Pedro (Flamengo); Rodrygo (Real Madrid); Gabriel Martinelli (Arsenal)

Dúvida até o último momento, o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, do Pumas, foi confirmado na lista final para o Mundial.

Outro nome que chama atenção é o do zagueiro Bremer, de 24 anos, da Juventus. Formado na base do Atlético, o defensor foi convocado pela segunda vez em toda a carreira - a primeira foi na penúltima lista de Tite, em setembro.

Talvez o principal desfalque da lista de Tite seja o meia Philippe Coutinho, do Aston Villa. O jogador de 30 anos sofreu uma lesão muscular na coxa durante um treinamento e não se recuperará a tempo da Copa.

O restante da convocação de Tite não tem surpresas. Os 26 que irão ao Catar fazem parte da pré-lista com 55 nomes enviada pela comissão técnica do Brasil à Fifa em 21 de outubro. A apresentação do grupo está marcada para 14 de novembro, em Turim, na Itália, onde a Seleção treina antes de embarcar para Doha.

O grupo viaja para o Qatar em 19 de novembro. A estreia contra a Sérvia será no dia 24, às 16h (de Brasília). O Grupo G da Copa do Mundo ainda tem Suíça e Camarões.