sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pra fechar o ano...!!

Pelo menos em termos de “jogo de bola”, será a última apresentação do Criciúma em 2.015. O Criciúma enfrenta o CRB com obrigação de ganhar o jogo para, ainda, sonhar com aquela vaga na Copa Sul/Minas/Rio...depois de fazer um cálculo bem difícil de se entender quanto aos critérios para pontuação no tal ranking da CBF. Aliás, se não fosse justamente essa questão, a partida seria meramente amistosa!! O CRB, por sua vez, cumpre tabela...é 10º colocado, 54 pontos, e, cá entre nós, já fez o que tinha de fazer! Ou seja, atingiu seu objetivo de permanência na Série B pro ano que vem. Já, o Tigre, independentemente de pleitear vaga na 1ª Liga...com 46 pontos e 13º na tabela, pode acabar a competição numa posição mais “honrosa”!

Roberto Cavalo pretende mandar a campo os seguintes jogadores: Edson, porque o titular Luiz está se acertando com o São Caetano pra rescindir lá e assinar aqui; Maicon Silva, que o Londrina não quer deixá-lo no Criciúma pra 2.016; Wânderson e Adalberto, os dois zagueiros que Cavalo gosta bastante...(huuummmmm!!!); e, o menino Marlon. No meio, 3 jogadores: Barreto, Douglas Moreira e Dudú Figueiredo. Na frente...Bruno Lopes, Thiago Adamm e Róger Guedes. Do “outro lado” estará Zé Carlos, atacante artilheiro do Brasileiro, e que muitos o querem de volta no Heriberto Hülse. Olha...não tenho nada contra Zé Carlos, em absoluto!! Pelo contrário, sabe jogar e fazer gols. Masss...sinceramente e sem radicalismo, não acho uma boa idéia o Criciúma tê-lo novamente!! Foi “o cara” em 2.012...sem qualquer dúvida! Entretanto, a segunda passagem dele pelo Criciúma, ano passado, não foi boa!! Reconheço que sua forma, agora, é bem melhor do que em 2.014. Além disso, Zé às vezes incomoda uma barbaridade fora do vestiário...lembram?? De qualquer modo, gostaria que o Criciúma fosse atrás de uma “cara nova”!! No “mercado” há bons atacantes e cabe ao contratador ter sabedoria e perspicácia para trazer bons reforços!!

A idéia é da Federação Internacional dos Jogadores de Futebol Profissional em combinação com a FIFA. E...não é de hoje! Massss...a cada ano ganha maior repercussão na mídia brasileira. Ocorre que no dia 11 de janeiro, quando o mundo saberá o escolhido na promoção Bola de Ouro, em Zurique, na Suiça, todos também ficarão conhecendo a “seleção de futebol do mundo”!! Sim...são 55 atletas indicados por 25 mil jogadores de futebol espalhados em 70 países de todo o planeta!! Entre os 55 “finalistas”, 6 brasileiros: Daniel Alves, Marcelo, David Luiz, Thiago Silva, Douglas Costa e Neymar. Há ainda o atacante Pepe, que é natural de Alagoas, mas naturalizado português. São 5 goleiros, 20 jogadores de defesa, 15 meio-campistas e outros 15 atacantes.
Li e reli...pensei, analisei e também fiz a minha seleção do mundo, considerando-se bastante o desempenho na última Copa do Mundo e a temporada européia que vai do meio do ano passado até a metade deste. Sendo assim, entendo que Josep Guardiola, atualmente no Bayern de Munique, mas que tem naturalidade espanhola, é o melhor técnico da atualidade. Entre os jogadores...escolhi o seguinte “onze”: goleiro Casillas, outro espanhol que joga no Porto; Philipp Lahm, lateral alemão do Bayern; Boateng, zagueiro...mais um germânico... também do Bayern; o outro da zaga optei por Piqué, do Barcelona e espanhol; mais o lateral pela esquerda Chiellini, um italiano que atua na Juventus. Os 3 do meio...Iniesta, mais um da Espanha e que faz parte do timaço do Barça; Toni Kroos, alemão que defende o Real Madrid; e, Modric, outro do Real, que é croata. No setor de frente, sem precisar refletir muito... Neymar, único brasileiro merecedor de estar entre os melhores...ele que joga no Barcelona; Cristiano Ronaldo, o português do Real; e...Lionel Messi, o argentino do Barcelona.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Os telefones que não param!!

A oferta de jogadores é perfeitamente normal e compreensível em cada final de temporada. Ainda mais no Criciúma que tem bastante propagado o fato de pagar em dia!! Empresários, procuradores e agentes ficam bastante aguçados!! E...cá entre nós, vem oferta de tudo quanto é lado e de todos os tipos. Sabemos, também, que os caras são “preparados”! Ou seja, “O meu zagueiro é muito bom por cima, por baixo e sabe sair jogando!”; “Este lateral...então...marca bem e é apoiador!”; “O volante que tenho não é qualquer um, sabe passar e faz cobertura como ninguém!”; “O meu meia é o verdadeiro camisa 10!”; “Este atacante é goleador!”. São apenas algumas das frases que, com certeza, o presidente Jaime Dalfarra e o técnico Roberto Cavalo têm ouvido bastante em ligações telefônicas recebidas.

Considerando-se que Vanderlei João Mior, hoje assessor de Cavalo, não pretende continuar no cargo e diz, inclusive, que não tem tempo para tal...todo e qualquer contato direto atualmente se dá através da presidência ou do treinador. Entretanto é preciso ter muito cuidado!! Há gente de toda índole em qualquer segmento profissional. É necessário que Dalfarra e Roberto Cavalo saibam filtrar todas as informações e dados obtidos sobre este ou aquele jogador que pode parecer interessante. Massss...sem dúvida alguma, Dalfarra precisará ter como “escoro” a experiência de Roberto Cavalo. Afinal, o novo dirigente pouco sabe dos “meandros da bola”!! Como não está trabalhando ainda...e nem foi divulgado seu nome, me refiro ao “cara do futebol”, tudo acaba “caindo” no celular de Roberto Cavalo!! Este tem conhecimento, Dalfarra ainda não!!
Eduardo Uran...um dos empresários que mais tem colocado jogadores no Criciúma.
.
E o que o torcedor do Criciúma pensa sobre a equipe que deverá ser montado para a próxima temporada? Olha...há diversidade de idéias e pensamentos. A torcida, na sua quase totalidade, pouco se interessa com as questões de bastidores. A galera quer saber, mesmo, é do resultado apresentado dentro de campo! Aliás, os mais fanáticos querem vitória sempre...a qualquer custo!! Em 2.016, ainda há esperanças de que o Criciúma dispute a Taça Sul/Minas/Rio. Entretanto, com certeza por enquanto, o Catarinense, a Copa do Brasil e o Brasileiro. Obviamente que as atenções maiores devem ser dadas à Série B. Particularmente, penso numa ascensão mais objetiva e rápida do Criciúma. No meu entendimento, o Criciúma precisa voltar a ser “papa títulos”! As chances maiores de conquista estão no âmbito regional. Assim, ganhar o Campeonato Estadual deve ser uma das prioridades pra começar o ano “com o pé direito”!

Passarinho Arrepiado e eu temos refletido bastante sobre o trabalho desenvolvido em Chapecó e em Joinville no que diz respeito à campanha de cada um desses representantes na Série A do Campeonato Brasileiro. Afinal, pelo menos avaliando à distância, ocorreram muitos acertos em ambos os clubes. Só que os resultados obtidos acabaram sendo distintos! Até a competência de João Carlos Maringá o JEC levou do Oeste para o Norte do Estado. Treinadores? Vinícius Eutrópio e Guto Ferreira, na Chapecoense; Émerson Maria, Adílson Batista e P. C. Gusmão, no Joinville. Acho que o Joinville demorou pra trocar Adílson por Gusmão. De qualquer modo, a Chapecoense continua “deitada em berço esplêndido” e o JEC, que esperou 27 anos pra jogar uma primeira divisão nacional, só foi “passear” durante uma temporada..!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Uma vitória marcante contra o atual campeão brasileiro!!

Claro que isso não se deu nos dias de hoje! Até porque um está na Série A, é o legítimo campeão; e, o outro continua na Série B e meio que passou sustos pra conseguir se manter na referida divisão. Me refiro a Corínthians e Criciúma...que já jogaram entre si em 18 oportunidades. O Criciúma só ganhou duas vezes, perdeu 8 e empatou outras 8. Os números comprovam a superioridade alvinegra: 22 gols pró Corínthians; 10 favoráveis ao Tigre. Pois hoje resolvi relembrar um confronto ocorrido em 1.986, no estádio Heriberto Hülse, o segundo entre ambos, mas o primeiro na casa tricolor! A referida contenda era válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano e nada mais, nada menos do que 15.910 torcedores compareceram no Majestoso para acompanhar aquela que foi uma das principais vitórias da temporada. O Criciúma lutou muito, jogo de extrema movimentação...e, no final, com gol do hoje vendedor da Jugasa, Silvio Silvino das Neves(fotos a seguir...antes e hoje), o Sílvio Laguna, o Tigre ganhou do Timão!


A jogada da conquista tricolor se deu na metade da 2ª etapa. Um atacante, na época se chamava ponta-esquerda, de nome Luiz Alberto, veio do Hercílio Luz, avançou pela canhota e cruzou na cabeça de Sílvio. A bola foi no canto baixo esquerdo do goleiro Carlos, na “trave do Colegião”. Gol do Criciúma...vitória muito comemorada por todos no Clube! Escalação do Criciúma naquele jogo? Pois bem...Luiz Henrique; Chiquinho...que hoje é funcionário de uma empresa de segurança em Criciúma; Sílvio Laguna, Solis...fumante assumido até hoje, residindo em Brusque; e, Sarandi...que continua morando em Criciúma, sendo colega de imprensa. No meio...Jairo, volante paranaense que infelizmente morreu há alguns anos num acidente de trânsito; Carlos Alberto...o “pneuzinho”(apelido da época), que atualmente trabalha com escolinhas de futebol, no Rio de Janeiro; e, Ivan Formiga...um magrinho de razoável habilidade, oriundo do Cruzeiro. No setor de frente, Vanderlei...o “Mior”, mais um que veio e ficou por aqui, virou empresário e como ele mesmo diz...”dá uma mão” pro Roberto Cavalo nesta reta final de Brasileiro; Edemílson, o “Mondardo”, que marcou uma verdadeira “pilha” de gols somando as categorias júnior e profissional do Criciúma...hoje é funcionário da Administração Municipal; e...Luiz Alberto. Ainda foram usados na mesma partida...Jorge Veras e Osmair...lembram?? O técnico era Zé Carlos que há anos atrás era mecânico em Minas Gerais e, hoje, trabalha no Cruzeiro.

Pra quem gosta de aguçar mais a curiosidade, apitou aquele jogo Luiz Carlos Félix, com Aloísio Viug e João Batista Byron, todos da Federação do Rio de Janeiro. O Corínthians era treinado por Jorge Vieira e jogou com Carlos, o goleiro do Brasil na Copa de 86; Edson, um lateral cabeludo...estilo “cachopa”, Luiz Pereira...um dos bons zagueiros da época, Jatobá e Jacenir... este com passagem pelo Joinville. No meio de campo, Wílson Mano, Catanoce e Cristóvão... que mais tarde passou a ser o treinador Cristóvão Borges. No ataque...Biro Biro, que depois enveredou pela política, Edmar e João Paulo. Ainda entrou Eduardo Amorim...outro que também virou técnico. Boas recordações na memória!!

Nas imagens acima,  o goleiro Carlos, do Corínthians...”ontem e hoje”.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A renovação do goleiro Luiz.

Ele tem 32 anos de idade e se constituiu na principal figura do Criciúma durante o Campeonato Brasileiro! Fez defesas importantíssimas e, em diversas vezes, salvou o Tigre de resultados ruins ou de ter levado mais gols! Se não fosse o goleiro Luiz o Criciúma, com certeza, teria amargado mais um rebaixamento em sua história!! Está valorizado? Sem dúvida alguma!! Me contou que quer ficar em Criciúma pois ele gostou do Clube e sua família está completamente adaptada à cidade! É só uma questão de acerto com o São Caetano, clube ainda detentor dos direitos federativos do atleta, para que se oficialize...colocando o chamado “preto no branco”, o acerto com o Criciúma. Depois de Luiz Henrique, Alexandre, Fabiano, Roberto, Zé Carlos, Agenor...entre outros, já podemos cravar que Luiz(foto a seguir) está escrevendo sua história com a camisa do Criciúma. Reconhecimento justo em razão da competência técnica, do alto grau de profissionalismo e do sentido de liderança demonstrados pelo atleta!!

O presidente Jaime Dalfarra garante que já está conversando com outros jogadores do atual plantel visando uma possível renovação de contrato. Além de Luiz, o dirigente...atendendo reivindicação de Roberto Cavalo, quer continuar contando com o lateral Maicon Silva, com os zagueiros Wânderson e Adalberto, com o meia Dudú Figueiredo e com o atacante Thiago Adamm. Eu, particularmente, gostaria que somente o lateral, mais o meia e o centroavante permanecessem no Heriberto Hülse pra 2.016. Reconheço, entretanto, que não somente estes citados, mas todo o time passou a render um pouco mais depois que houve a troca no comando técnico e após, também, outras modificações efetuadas na parte diretiva dentro do Depto. de Futebol.

Quanto ao técnico Roberto Cavalo segue com suas idéias de montar uma equipe que tenha na “testa” de cada um escrito: “competitivo, espírito de luta, garra, comprometimento e determinação”!! Pelo que tenho visto e ouvido, o Criciúma de 2.016 talvez não tenha jogadores de grande qualificação, mais experientes ou renomados!! Entretanto, está me parecendo que Dalfarra e Cavalo pretendem um time aguerrido dentro de campo!! Aliás, uma característica dos times vencedores do Criciúma...se puxarmos pela memória e relembrarmos quem ganhou títulos ou obteve conquistas na história do Clube! Outra que fiquei sabendo do Criciúma, é que Roberto Cavalo irá observar um jogador que tem se destacado no futebol amador da região. Trata-se do atacante Foguinho(foto abaixo), 25 anos, que já passou pelas categorias de base do Criciúma e ninguém conseguiu achar uma explicação convincente do motivo de não ter sido melhor aproveitado!!

Olha o Passarinho Arrepiado todo preocupado com o futuro que podem ter mais dois dos quatro representantes de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro!! Considerando-se que o Joinville já está rebaixado, a situação se encaminha para que o Avaí também caia e talvez até o Figueirense!! Claro que ainda faltam duas rodadas e os resultados talvez não sejam os mais previsíveis!! Mesmo assim...há riscos iminentes de queda pra dupla da Capital!! De outro modo, devemos ressaltar, novamente, a campanha da Chapecoense! Tem 47 pontos... está livre do descenso e, dentre todos, o mais estruturado pra começar a próxima temporada!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Payssandu 1 x 0 Criciúma, resultado injusto em Belém!

O Criciúma não merecia perder a partida deste sábado(21), na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B! Pelo que jogou no estádio Mangueirão, o Tigre poderia ter alcançado melhor sorte! Masss...as chances criadas pelo ataque tricolor não foram bem aproveitadas, com finalizações defeituosas...e veio o castigo no finalzinho!! Eram 42 minutos do 2º tempo, mesmo com o Criciúma ainda sabendo controlar o jogo, e em bola jogada pra área houve falha do sistema defensivo. O goleiro Luiz não precisava ter saído na lateral da pequena área! O mais correto seria sua permanência debaixo do gol. Optou em sair pra tentar fechar o ângulo do adversário e, na minha opinião, errou!! Yago Pikachú conseguiu cruzar, Edinho entrou na velocidade e, meio caindo, empurrou a bola pro fundo das redes! De qualquer modo, vale frisar que o Criciúma poderia ter feito, no mínimo, um gol antes de ter tomado o tento da derrota. O problema maior foi o chamado “último passe”. Faltou qualidade pra definir os lances e as oportunidades criadas. No “frigir dos ovos”...o Tigre perdeu, mas era pra ter, pelo menos, empatado!!

Luiz...fez boas defesas, não podemos negar! Entretanto, cometeu equívoco na jogada do gol do Payssandu. Claro que tem crédito em razão de tudo o que fez no campeonato! Mas, não podemos esconder que, no referido lance...cometeu erro fatal!! Nota 5. Maicon Silva realizou razoável jogo. Seu futebol que, pra mim, não é grande coisa...cresceu um pouco depois da chegada de Roberto Cavalo. Continua sendo um lateral que apóia bem mais do que marca! Nota 6. Wânderson e Adalberto demonstraram indecisão em dois lances. Um no começo do jogo, quando dois atacantes do Payssandu não conseguiram concluir contra a meta de Luiz; e, na jogada do gol que o Criciúma tomou. Ambos permitiram que Edinho antecipasse pra alcançar a vitória paraense. Nota 5 pra ambos. Márlon, a exemplo de Maicon Silva, também obteve razoável rendimento. Está acabando a temporada e trata-se de um atleta que tende a crescer na sequência da carreira. Nota 6. Ruan, que deu uma discreta emagrecida, fez bom trabalho de proteção à zaga. Voltou a jogar bem! Nota 6. Também gostei da produtividade de Barreto. Marcou bem e saiu pro jogo...indo à frente com freqüência! Nota 7. Dou a mesma nota para o 3º homem do meio, Douglas Moreira. Novamente boa partida...com passes precisos e marcação incisiva! Nota 8. Sobre Dudú Figueiredo...atleta de boa movimentação na 1ª etapa e uma certa queda de produção na 2ª. Contudo, pelo que temos observado nos últimos jogos, trata-se de um meia interessante! Penso que o Criciúma deve se esforçar para ficar com o jogador visando a temporada do ano que vem. Nota 6. Em relação a Róger Guedes, muito bom jogo...de novo!! Foi responsável pelas melhores jogadas ofensivas do Criciúma. Nota 8. Maurinho...mais uma vez, corre bastante, se doa muito...e pouco rendimento técnico. Nota 6. Entraram Ezequiel, Kalil e Jéfferson. Mais tempo para avaliações sobre Jéfferson. Algumas poucas jogadas pela esquerda e...só! Nota 5. Resumindo...um Criciúma com clara proposta de muita marcação, doação e espírito de luta...e que não merecia perder!! Coisas da bola!!

Sem nenhuma contestação o acesso já confirmado dos 4 primeiros colocados da Série B pra A do Campeonato Brasileiro. No caso, pela ordem, Botafogo, Vitória, Santa Cruz e América Mineiro. Quatro times de grandes capitais de grandes torcidas!! Além disso, obviamente, prevaleceram os quesitos técnicos e, com méritos, eles retornam à elite do futebol nacional. Quanto ao rebaixamento, observando a tabela...acho que vai sobrar pro Macaé a última vaga do rebaixamento. Assim, escapam Ceará e Oeste. E...além da equipe carioca, vão pra Série C de 2.016...ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim.