sexta-feira, 1 de maio de 2020

O eterno número 1!!

Pra mim, dentro do que vi de Fórmula um, o melhor de todos foi Ayrton Senna da Silva...ou, o Ayrton Senna do Brasil, como carinhosamente chamava o narrador e amigo seu, Galvão Bueno!! 

Mesmo após 26 anos de sua morte, Ayrton Senna ainda está vivo nas lembranças e nos recordes da F1
Ninguém sabia, mas, há 26 anos, o Brasil estava prestes a perder um de seus maiores ídolos. O fatídico 1º de maio, além de feriado pelo Dia do Trabalhador, é marcado pela perda de Ayrton Senna da Silva. Um dos principais pilotos da história da Fórmula 1 teve sua carreira encerrada de forma abrupta, em 1994, após um acidente no circuito de Ímola, na Itália.


O Blog selecionou cinco feitos marcantes do piloto brasileiro como uma singela homenagem. Acompanhe essa rápida viagem pela história.

  • O primeiro fato é tão expressivo que continua atual. Senna tem, mesmo depois de 26 anos de sua morte, o recorde de pole-positions consecutivas. Foram oito  – conquistadas entre o GP da Espanha, em 1988, e o GP dos EUA, em 1989. Além do primeiro lugar, Senna tem a segunda maior sequência de pole positions. São sete, entre os GPs da Espanha, em 1990, e de Mônaco, em 1991.
  • Mais um recorde, que permanece até os dias de hoje, é o de vitórias ponta a ponta. Para conseguir este feito, o piloto não pôde ficar fora da primeira posição em nenhum momento, nem mesmo nos pit-stops. Senna conseguiu isso 19 vezes. O segundo e terceiro colocados, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, já conseguiram a façanha 15 vezes e, ainda, podem alcançar esse número.
  • A melhor primeira volta da história não é um recorde, mas um consenso no mundo da Fórmula 1. Em 1993, o GP da Europa foi disputado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. Na ocasião, Senna largou em quinto e ultrapassou todos os seus oponentes sem qualquer dificuldade no asfalto úmido do traçado. A facilidade com que o piloto brasileiro assumiu a primeira colocação, contra carros superiores ao seu, impressionou todo o mundo.
  • No Principado de Mônaco, Ayrton Senna é rei. O piloto brasileiro é dono do maior número de vitórias e pole-positions no traçado de rua mais charmoso do mundo. Lá, Senna venceu seis vezes, porém esse número poderia ser ainda maior. Senna perdeu a vitória em três oportunidades. Em 1984, uma tempestade encerrou a corrida antes da hora. Senna estava em segundo lugar e passaria o líder Alan Prost, com facilidade, levando em consideração a diferença entre os tempos de volta. Em 1985, o piloto liderava quando o motor do seu carro estourou. E em 1988, Senna liderava com 50 segundos de vantagem para Prost, seu rival, quando bateu sozinho e abandonou a prova.
  • Uma das atuações mais icônicas de Senna foi no Brasil. Sedento para a sua primeira vitória, no país, o piloto liderava tranquilo o GP de 1991. Até que o câmbio da Mclaren deu problema – na terceira e quinta marchas. A sete voltas do final, Senna perdeu, também, a quarta, restando apenas a sexta marcha para terminar a corrida. Para piorar, a chuva começava a cair forte em Interlagos. Em um esforço sobre humano, Senna conseguiu cruzar a linha de chegada com apenas três segundos de vantagem para o segundo colocado. A torcida invadiu a pista para comemorar e Senna quase não conseguiu levantar o troféu de primeiro lugar, tamanha a exaustão. Uma história dramática, mas, como na maioria das vezes, com final feliz.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Governador Carlos Moisés não autoriza volta do futebol em SC.

Ainda não foi desta vez que o Governador do Estado, Carlos Moisés, autorizou a volta das atividades normais com relação ao futebol em Santa Catarina. Há cerca de 10 dias, a Federação Catarinense em conjunto com a Associação de Clubes, através de seus presidentes, Rubens Angelotti e Francisco José Battistotti, enviaram uma espécie de dossiê com pedido para que fosse autorizada a retomada das atividades do futebol no próximo mês de maio. Assessores e pessoas ligadas a Carlos Moisés haviam garantido que, nesta terça-feira(28), o chefe do executivo estadual se manifestaria sobre o assunto durante entrevista coletiva. Isso não aconteceu. Só que, mais tarde, o Governador ligou pra Angelotti e indeferiu o referido pedido!! 

Em relação aos clubes de futebol...insisto que eles também fazem da nossa economia! E, como tal, necessita se "movimentar" afim de sobreviver!! Ou alguém acha que as instituições de cunho desportivo têm como pagar suas contas sem praticar a referida modalidade?? Sei que o assunto é bastante complexo!! Contudo, aqui na terrinha barriga-verde, são milhares de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o produto futebol!! Nem preciso citar que o vôlei, o basquete, o futsal e demais esportes também necessitam de "jogo" pra poderem se manter!!

Só que o futebol, historicamente, tem a preferência de todo o brasileiro e os clubes estão cada vez mais na penúria em razão da paralisação por conta do Coronavírus! Algo precisa ser feito!! Que ninguém fique pasmo ou surpreso se "alguém" disser que vai "fechar as portas" na atual temporada, esperando que possa retornar às atividades só em 2.021!! As demissões e dispensas em clubes como Chapecoense, Figueirense e Avaí, são inevitáveis; mesmo que estes recebam verba da televisão por estarem na Série B do Campeonato Brasileiro!! Imagine o leitor e blogueiro, clubes como Criciúma e Brusque, ambos na Série C; além de Joinville, Marcílio Dias e Tubarão, que estão na Série D!! Ah...tem Juventus e Concórdia que, até prova em contrário, não possuem calendário previsto para o 2º semestre!!

Passarinho Arrepiado, de novo me cutuca aqui, pra lembrar que o esporte amador da região também vem sendo bastante prejudicado! Os campeonatos de futebol amador em vários municípios, o regional da LARM, mais o Estadual de Amadores...nada disso pode ser realizado!! Até o Projeto Anjos do Futsal, que envolve a garotada de, praticamente, todas as cidades do Sul do Estado, não pode ter continuidade por causa dos aconselhamentos do Ministério da Saúde e a campanha #fiqueemcasa! O vôlei feminino de Forquilhinha, o handebol de Criciúma ou o xadrez de Içara...alguns dos exemplos de outros esportes que também querem logo o fim desse período muito ruim pra todos...!