sexta-feira, 3 de maio de 2019

Empate aos 48 “caiu do céu”!!

Contra o Cuiabá, derrota em casa aos 48 minutos do 2º tempo. Já, perante a Ponte Preta, também aos 48 da etapa final, o Criciúma arrancou um empate com sabor de vitória! De novo, a bola parada salvou o Tigre! E quem bateu a falta, originando o gol do zagueiro Léo Santos, foi Marlon que só entrou no jogo porque Caíque se machucou!! De outro modo, apesar da boa atuação, num todo, que teve o meio-campo Eduardo, mas...não há como negar que ele “bobeou” ao não acompanhar o lateral da “Macaca” que ingressou na área e cruzou pra Gianezini e Léo Santos se chocarem e ficar caracterizado o gol contra em favor da Ponte!
Depois da partida, o técnico Gílson Kleina ressaltou a maior posse de bola por parte do Criciúma! Só que tal “vantagem” não resultou em nada positivo pro rendimento do time em campo!! O Criciúma joga muito pro lado!! E, sem objetividade ofensiva...bola pra frente, não há como chegar na área adversária! O gol marcado por Léo Santos foi resultado de uma falta boba cometida pela Ponte Preta. O lateral Marlon levantou a bola na área e o zagueiro pegou de primeira pra, de pé direito, fazer o gol que evitou a segunda derrota consecutiva do Criciúma no Campeonato Brasileiro! O adversário foi se encolhendo em seu campo de defesa e, mesmo sem grande efetividade, o Criciúma conseguiu empatar. Resultado que, insisto, teve gostinho de vitória!!
De agradável, mesmo, só o resultado!! Ficar com posse de bola também é um bom “começo”!! No entanto, isso precisa ser transformado em maior intensidade de jogo!! Aliás, sobre volume no futebol jogado, é um quesito que os comandados de Gilson Kleina continuam devendo! Além disso, o que fazer?? Bem, está mais do que claro e evidente que Maicon não tem condições físicas de jogar dois jogos a cada sete dias; Sandro não pode mais continuar do lado esquerdo da zaga; Marlon precisa retornar à titularidade; e, chega de três atacantes! Afinal, o Criciúma não possui qualidade em seu elenco para tal!!  Ah ...e, claro, voltar a vencer! Próximo jogo é em casa contra o América, o de Minas, na véspera do Dia das Mães, 11/05, um sábado, às 11 horas da manhã!! Já imaginaram?? Comércio aberto...galera querendo ir pro estádio e, em razão dos “poderes” da televisão, vamos de jogo às 11 da manhã, num sábado!!! Eitaaaa...segue o barco!! “Vâmu que vâmu”!!

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Kleina terá de rever conceitos pra não tomar “um saco” em Campinas!!


Faço tal observação em relação à forma de jogar do Criciúma pro jogo desta quinta-feira(02)!  Entendo que a opção com 3 zagueiros é melhor pro atual momento e diante do que há no plantel!! O time vem sofrendo muitos gols ao longo da temporada e, reforçar o sistema defensivo, é o mais viável!! Além disso, dois bons volantes de forte marcação penso ser também necessário!! Se Adílson Goiano reunir condições tem que começar como titular e, de preferência, ao lado de Bruno Cosendey, uma vez que Jean Mangabeira possui dificuldades na hora de passar a bola!! E não se trata de ser retranqueiro!! É, sim, assumir que o time tem sérias limitações técnicas e, um pontinho em Campinas, diante da Ponte Preta, será muito bem vindo!!!

Outra coisa: o técnico Gílson Kleina e o atleta Marlon(foto) teriam “batido boca” antes do jogo contra Cuiabá??? Não acredito!!! Espero que seja mais uma dessas “fake news” que ficam rolando por aí!! De qualquer modo, tenho quase certeza de que o lateral será titular no jogo contra a Ponte Preta. Outro que precisa voltar é o zagueiro Derlan! Se o treinador do Criciúma parar pra pensar, vai reconhecer os erros cometidos por ele mesmo na partida de estreia e tentará, de todo jeito, arrumar uma “casa” que esteve extremamente bagunçada sábado passado!!

Não discuto aqui a competência do preparador físico William Hauptmann(foto). Massss...cá entre nós, já pararam pra pensar quantos jogadores acusaram lesões musculares durante este ano? Conversei com o amigo Lucas, setorista do “clicatribuna” e fizemos um rápido resumo: Luiz, Maicon, Eduardo, Andrew, Marcinho, Carlos Eduardo e, mais recentemente, Bruno Grassi. É muita gente pra, apenas, pouco menos quatro meses de temporada!! Os motivos?? Não sou profissional da área e nem trabalho no Clube pra detectar algo!! Mas, com certeza, alguma coisa foi feita e está errada!!

Passarinho Arrepiado lembra o 1º de maio de 1.994. Na Fórmula Um, Grande Prêmio de Monza, Itália...e a morte trágica de Ayrton Senna! Pra mim, o melhor piloto de todos os tempos!! Falam muito de Juan Manuel Fangio, de Jim Clark...Graham Hill. Enfim, alguns dos nomes mais consagrados na história do automobilismo! Claro que não podemos deixar de reverenciar a capacidade e o número de conquistas por parte de Michael Schumacher. Mesmo assim, dos que vi, o piloto brasileiro continua sendo “hors concours”, seguido de perto por seu rival francês, Alain Prost. Mas, sem querer polemizar, fica a lembrança de um grande piloto de corridas, com forte personalidade e que deixou grande legado!!

domingo, 28 de abril de 2019

A ruindade da maioria dos jogadores do Criciúma não tem limites!!


O que vi na derrota pro Cuiabá, 1 a 0, neste sábado(27), em pleno Estádio Heriberto Hülse, me deixou muito preocupado!! Prova, mais uma vez, que jogar um torneio como o Catarinense não serve como parâmetro pra qualquer competição em nível nacional! E olha que a qualidade técnica do campeonato lá de Mato Grosso é mais baixa do que o nosso!! Pois, após participação apenas de semifinalista aqui em Santa Catarina, o Criciúma encontrou um adversário bem entrosado e “ajustadinho”, e se deu mal na estreia do Brasileiro/ Série B! Assim, ficou bem escancarado que a reação do time na reta final do Campeonato Estadual foi muito mais em razão de motivação por causa da troca no comando do futebol e pela fragilidade da maioria dos oponentes enfrentados nas últimas rodadas!!

Outra situação que preciso destacar...as opções de formatação tática do Criciúma durante o jogo e as alterações efetuadas no time considerado titular!! Discordo do técnico Gilson Kleina quanto à utilização de Léo Santos, na zaga; e, de Caíque, na lateral esquerda!! Caramba...Derlan foi bem em todos jogos que atuou; e, Marlon, escolhido  como o segundo melhor lateral do Estadual. Por que, então, colocá-los na reserva?? Lembro ao leitor e blogueiro que Kleina disse, após o jogo, que preferiu Léo Santos por ser um zagueiro alto e de boa presença ofensiva em jogadas de bola parada; e que Caíque “vai mais no fundo” do que Marlon!! Pois não vi nada disso, pelo menos contra o Cuiabá!! E...convenhamos, Caíque fez UM bom jogo: aquele contra a Chapecoense, em Chapecó, na “ida” pela 3ª fase da Copa do Brasil!

Quanto ao modelo tático empregado pelo treinador tricolor durante a partida, com variações de dois pra três zagueiros e vice-versa, sinceramente, não surtiu o resultado esperado!! Talvez, jogar com um trio na zaga possa ser mais viável quando Marcos Vinícius puder ser usado e atuar como ala. Assim, Maicon poderia ser o tal líbero. Fico cá me perguntando algumas coisas. Por exemplo: por que o Reis era o “cara” lá no Vila Nova e aqui rende muito abaixo do que se espera dele?? E, o Daniel Costa...que “deitava e rolava” no CSA e, no Criciúma, é “paradão”!! Qual o motivo?? Por que exigir que o Andrew vá à linha de fundo ofensiva pra cruzar e ainda tenha que retornar, bem rapidinho, pra marcar no fundo defensivo?? 

E...o que mais me intrigou no jogo: por que o zagueiro Sandro(foto), bastante experiente que é, não fez falta no atacante Júnior Todinho, durante o lance que originou o gol da vitória dos visitantes, aos 48 minutos do 2º tempo??? Tudo muito revoltante?? Mais do que isso!! De novo, é “de doer” ver o Criciúma jogar, seja em casa ou fora do H. Hülse!! Gilson Kleina é bom treinador, mas não precisa ficar inventando variações táticas num mesmo jogo, nem privilegiando a escalação deste ou daquele só porque foi indicação sua!! Faz MUITO tempo que os outros times vinham a Criciúma com certo medo ou respeito!! Hoje, os “caras” fazem o que bem entendem sem encontrar pouquíssima ou quase nenhuma reação!! De qualquer modo, foi a primeira de 38 partidas até se saber o destino do Criciúma em 2.019!! Que coisa mais intrigante!!