sábado, 19 de outubro de 2019

O mundo não vai acabar se o Criciúma cair!!

Lembro que times como Vitória, Bahia, Santa Cruz, Náutico, Ceará, Fortaleza e Juventude, além do Fluminense...só como exemplos, já “visitaram” a Série C do Campeonato Brasileiro! Há de se levar em conta que, outros dos principais clubes catarinenses, também já passaram pela 3ª Divisão Nacional! Portanto, se houver uma queda do Criciúma pra Série C, de novo, não será o fim de tudo!! O velho e bom(mas bom mesmo!) Moacir Fernandes, certa vez, questionado por mim a respeito, disse: “Faz time bom e sobe, ora bolas!”. É o que, realmente, poderá ocorrer com o Criciúma em 2.020, caso se confirme o rebaixamento na atual temporada do Campeonato Brasileiro. Mas, ainda há esperanças!! Afinal, Roberto Cavalo e cia. só dependem de si!! Há 24 pontos em disputa e o Criciúma precisará conquistar, pelo menos 16, pra escapar do descenso. Impossível? Claro que não!! Pouco provável?? Claro que sim!!
O que se nota é um Criciúma que está no seu limite técnico e, principalmente, físico! Quase todos os times que atuam no Heriberto Hülse têm menos posse de bola, mas, marcam melhor e são mais eficientes nas finalizações! Foi assim, novamente, na derrota pro CRB, 1 a 0, que “afunda” cada vez mais o Criciúma dentro da competição! Insisto que, os poucos bons resultados só aconteceram quando houve superação em relação às deficiências do plantel, como um todo! Como, na grande maioria das vezes tal sobrepujamento não foi conseguido, o Criciúma continua “penando” na Série B! Cobranças? Na minha opinião devem ser feitas em cima de todos os envolvidos!! A começar pela direção que montou um grupo desqualificado, velho e sem forças pra reagir!!
Os comandantes na área técnica, Roberto Cavalo e Wilson Vaterkemper, precisam urgentemente rever conceitos! Não adianta ficar procurando culpados pela má campanha que pode acarretar num rebaixamento pra Série C! São oito jogos, só três em casa e outros cinco fora. Obviamente que a lógica e a razão nos remetem a projetar que uma recuperação é muito difícil de acontecer! Contudo, a frase aquela de que “enquanto há vida, há esperança” cabe bem na atual situação vivenciada pelo Criciúma! E, se for preciso tirar os “velhinhos” e colocar os garotos pra jogar, que seja feito!! Afinal, de modo geral, Daniel Costa, Wesley, Léo Gamalho e cia. de mais veteranos, não estão dando conta do recado! Como não há melhores opções no banco de reservas, que sejam usados os “meninos”!! Com certeza, maior velocidade e marcação mais incisiva eles saberão como proceder!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A “Difa” se foi...!!

Por motivos que não interessam ao público, os proprietários da Rádio Difusora, de Içara, resolveram negociar a emissora com a Rede Massa, conglomerado de rádio e tv, cujo proprietário é o Sr. Carlos Roberto Massa, o popularíssimo “Ratinho”. Trabalhei na Difusora por quase 6 anos e sempre tive um carinho muito grande pelo ambiente e liberdade concedida pelos seus comandantes na época! Isso foi entre janeiro de 1.989 e quase fim de 94. O “dono” era o Sr. Nereu Guidi que, naquele tempo, pouco aparecia por lá. Quem “mandava” no dia a dia era o publicitário Silvio Trevisol. Jornalismo? Tudo com o saudoso Darcioni Silva que sabia muito!! Uma fera da comunicação que, infelizmente, já nos deixou!!
Fazíamos futebol percorrendo o Brasil inteiro acompanhando o Criciúma. Lembro que, enquanto atuei lá como repórter, só fizemos “tubo”(transmissão via tv) quando o Tigre jogou na Bolívia e no Peru, pela Taça Libertadores! De resto, olha...nunca viajei tanto na minha vida!! No calendário, as competições estaduais eram mescladas com as nacionais e eu vivia pra lá e pra cá, seja por terra ou pelo ar! Meus parceiros de jornada esportiva? Afonso Martins, Dante Bragatto Neto, Carlos Alberto Fiorenza, Aldo Bonissôni e Antônio Sobrinho. Tudo muito “enxuto”...a gente mesmo instalava a aparelhagem nos estádios pois não era possível, financeiramente, ter assistência técnica permanente! Posso me esquecer de alguém, massss...tempos bons com Ubirajara Garcia, Antônio Rosa, Irineu Martinhago, Mario Rosa, Émerson Martins, Gélson Gregório, Marcio da Rosa Souza, Janete Goulart, Altair Madalena, Meli Cargnin, entre outros colaboradores que trabalhamos juntos!
Com a transição acontecendo por esses dias, só ficam as boas lembranças! Tenho informação de que não haverá mais transmissões de futebol nem programação esportiva! Lamento que bons profissionais, infelizmente, vão ficar sem prefixo pra poder trabalhar e, portanto, livres no mercado! Boa sorte pro Ânderson de Jesus, Rogerio Dimas, Joel Bernardo e outros mais colegas e amigos que vão buscar, cada um, seus espaços pra continuar a vida profissional! Quem sabe não rola algo como o que é feito pela animada turma do Mateus Mastella, no Engeplus? Ou seja, transmissões via internet. De qualquer modo, fica aqui o registro meio que lamentando o fato!! Não sei como isso repercutirá junto ao público e classe empresarial de Içara e região que “curte” a Difusora. Segue o barco...segue a vida!! E quem pensa que ser radialista significa facilidades e ganhar dinheiro, se engana!! De bom, aí sim... o carinho e o reconhecimento dos ouvintes!!

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Continua o drama...!!

E, pelo jeito, vai permanecer até a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Sobrou vontade e empenho contra o Vitória. Mas, o resultado positivo não veio e a situação vai ficando cada vez mais perigosa pro Criciúma dentro da competição! E não adianta ficar reclamando da arbitragem!! Já expus minha opinião aqui várias vezes!! Os caras são blindados, há um corporativismo extremo e cumplicidade de quem comanda o futebol, no caso, federações e CBF!! Se revoltar contra árbitro e bandeirinhas é quase como “dar murro em ponta de faca”!! Claro que o auxiliar Weber Felipe Silva errou ao assinalar impedimento na origem da jogada que acabou no 2º gol do Criciúma!! De outro modo, o pessoal do Vitória também reclama de uma penalidade não marcada a seu favor!!
A verdade é que o Criciúma não está assim por causa de erros de arbitragem! A fragilidade técnica do time é notada desde o início do torneio! Está havendo reação? No aspecto anímico, sim! Só que não tem sido suficiente pra alavancar sequência de vitórias e o time deixar a zona do rebaixamento! Há uma previsão, bem dentro da realidade, de que tudo será definido na última rodada ou, na melhor das hipóteses, na penúltima volta do campeonato. Haja coração e dramaticidade pra suportar tudo isso!! Só lembrando que faltam 9 jogos pra terminar a Série B, o Criciúma tem 29 pontos e precisará de mais 16 afim de atingir os 45 e se livrar da “degola”!! Que coisa, hein??!!
Em relação ao jogo com o Vitória e o empate em 1 a 1, chances foram criadas de parte a parte. Tanto que a igualdade acabou prevalecendo no placar e, de certa forma, fazendo justiça ao que fizeram ambas as equipes. Insisto, no entanto, que a arbitragem interferiu no resultado final! Massss...voltando ao jogo, em si, o Criciúma tinha de ter marcado melhor o bom Felipe Gedoz, camisa 10 do Vitória!! Ele dominou todo o meio-campo e, inclusive, acabou premiado com o gol baiano! Vale frisar, ainda, que individualmente o Vitória é melhor do que o Criciúma!!
Quanto à atuação do Criciúma, o goleiro Bruno Grassi falhou no gol do Vitória ao não conseguir, sequer, chegar perto da bola na batida da falta de Gedoz! Jean Mangabeira, a seu estilo, deu conta do recado na lateral-direita. Na esquerda, Marlon foi agudo quando atacou. Entre os zagueiros, Sandro esteve melhor do que Thales. No meio, Eduardo deu ritmo ao setor, com Wesley errando muitos passes. Já Daniel Costa é o cara que tem bom toque de bola, mas não é veloz. Aliás, velocidade e rapidez, mesmo, é com o garoto Andrew! Disparado, o melhor do Criciúma, de novo, na partida! Vinícius, enquanto teve fôlego, criou boas jogadas e, Leo Gamalho, preso entre os zagueiros, pouco produziu. Segue a sina...a saga!! Sexta(18) tem o CRB, de novo em casa...outra vez, jogo de “vida ou morte”!! Arghhhh...!!

domingo, 13 de outubro de 2019

A paixão diz que sim e, a razão, prevê que não!!

Está ficando cada vez mais difícil e dramática a situação do Criciúma no Campeonato Brasileiro!! Com 28 pontos conquistados até agora, o Tigre precisará de mais 16 ou 17 pontos pra não ser rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Vamos aos jogos restantes, na sequência: Vitória e CRB, em casa; Figueirense, em Florianópolis; São Bento, no Heriberto Hülse; Operário e Sport, longe de Criciúma; Londrina, “aqui”; Bragantino, “lá”; Paraná, em casa; e, Oeste, em São Paulo. Serão cinco partidas no Majestoso e outras cinco fora dele. O mais fanático torcedor poderia projetar 30 pontos nesses 10 jogos!! Quase uma utopia!! Analisando friamente, não dá pra acreditar muito na recuperação do Criciúma no torneio!! Já imaginaram chegar na última rodada necessitando de vitória contra o Oeste, fora de casa, e ainda torcendo por resultados paralelos?? Nossa!! Quanta dose de dramaticidade!!
Mas, essa é a realidade!! A situação do Criciúma na Série B nos remete a pensar que as chances de Roberto Cavalo e comandados são poucas, diante de tanta pobreza técnica constatada!! Um jogo ou outro há maior empenho, as coisas se encaixam melhor, um pouquinho de sorte também...e o resultado até acontece! Mas, isso tem ocorrido com raridade!! O que mais se vê é um time que toca a bola muito pros lados, sem grande objetividade; e, mesmo assim, até consegue criar algumas poucas oportunidades de gol, sem convertê-las em vantagem! Foi assim, por exemplo, perante o Brasil e na derrota pro Coritiba, por um a zero. Neste jogo, inclusive, o Criciúma poderia ter feito o seu gol antes de tomar!! Só que o time é limitado! Os caras não conseguem colocar a bola pra dentro e, pra sofrer gol, é que nem “água morro abaixo ou fogo morro acima”!! Fácil, fácil, fácil!!
Há de se levar em conta que, no Couto Pereira, o Criciúma perdeu Foguinho, expulso, aos 22 minutos da 2ª etapa, justamente num momento em que o time estava sabendo controlar o jogo, com a nítida intenção de tentar ficar no zero a zero. Só que o Coxa se aproveitou do fato de estar com um jogador a mais e aumentou a pressão pra cima do Tigre. Passou a “sufocar” o Criciúma, tanto que aos 32 minutos alcançou o gol da vitória!! Como diz o título da postagem, a paixão ainda acredita!! Contudo, a razão indica que, permanecendo do jeito que está, com esse futebol de MUITA pobreza, vai ficar bastante difícil escapar de um novo vexame, sendo rebaixado pra Série C do ano que vem!! Ai, ai, ai, ai...!!!