sexta-feira, 8 de maio de 2015

Vai ser dada a largada!!

O futebol brasileiro começa a chamar mais atenção a partir deste fim de semana. Até porque teremos o começo de duas competições que envolvem os 40 principais clubes do País divididos em duas divisões. Os 20 primeiros, na chamada “elite” ou Série A; e, os demais 20 na Série B. Importante lembrar que vários dos envolvidos ainda têm a Copa do Brasil pra disputar, competição que dá uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem e outros poucos ainda jogam a Libertadores deste ano! E outra...em agosto tem a Copa Total Sul Americana, agora com nova denominação por causa de interesses comerciais! Além disso, para aqueles que curtem os times de menor expressão, há as séries C e D do Campeonato Brasileiro que começam um pouco mais a frente! Então, opções não irão faltar em qualquer dia da semana para acompanhar jogos e mais jogos!!

O Estado Catarinense, com 4 representantes na Série A, inicia o torneio com algumas “desconfianças”! Afinal, num campeonato de 20, cada um deles briga entre si por 18 pontos, considerando turno e returno. E, convenhamos...se as vezes um ponto faz diferença lá na reta final, imaginem 18!!! E, sem querer ser pessimista, mas sim analisando com realismo, os 4 de Santa Catarina entram na competição com o principal objetivo de permanecer nela!! Ou seja, se garantir para o ano que vem!! É a realidade!! De repente, dependendo do andamento do certame, dá pra pelo menos tentar arriscar uma classificação entre os 12/10 primeiros que concede vaga a Sul Americana. As estréias dos catarinenses? Bem...a Chapecoense será a primeira a “botar o pé em campo”. Enfrenta, as 18:30 deste sábado(09), em Chapecó, o Coritiba. Depois...o Joinville que pega o Fluminense, no Maracanã, as 21 horas. No domingo(10), a vez dos “manezinhos”. O Figueirense, as 16 horas, na Ilha do Retiro, em Recife, diante do Sport; e, as 18:30, na Ressacada, o Avaí recebe o Santos. Por ser começo de Brasileiro, bastante difícil indicar prognóstico. Masss...como todos nós gostamos de dar palpites, entendo que as dificuldades maiores estão com JEC e Avaí.

Já na Série B, Botafogo, Vitória, Bahia e Criciúma foram os rebaixados da Série A em 2.014 e voltam à 2ª Divisão. Alguns entendem que o Botafogo, por sua história e tradição, vai retornar “rapidinho” pra 1ª. Massss...há outros fortíssimos concorrentes também para ocupar as 4 vagas. Casos de Santa Cruz, com a força de sua torcida e do futebol nordestino; mais a dupla de Salvador, Bahia e Vitória; o América Mineiro que “bateu na trave” ano passado; Náutico...Atlético de Goiás...Boa Esporte...e, claro, o Criciúma!! Antecipo, entretanto, que o Tigre não é um dos favoritos ao acesso, pelo menos numa visão deste início de Brasileiro. Só que alguns cuidados que não foram tomados na última temporada parecem ter recebido maior atenção em 2.015. Aguardemos!

Passarinho Arrepiado(enviado especial a Sorocaba-SP) – As primeiras impressões sobre Felipe Ximenes, o mais novo integrante do Depto. de Futebol, são das melhores! Claro que soma e bastante, no atual contexto do Criciúma! Afinal, trata-se de profissional bastante qualificado e reconhecido no meio dos executivos de futebol do Brasil. Todos sabemos que o mais importante é o time em campo render e conquistar vitórias. Entretanto, é necessário sim, alguém que trabalhe também os assuntos de bastidores e, principalmente, cuide bastante das questões relacionadas ao vestiário, atletas e comportamento extra-campo. Por isso, é preciso que todas as atribuições não fiquem “nas costas” de um só!! Além de Ximenes, há também Marcos Moura Teixeira e o recentemente contratado, Benevan dos Santos. Ah...time provável pra estréia no Brasileiro: Luiz; Maicon Silva, Adalberto(Iago Maidana), Fábio Ferreira e Rômulo; Rafael Pereira, Barreto, Cléber Santana e Dôdi(Rodrigo Andrade); Bruno Lopes e Neto Baiano(Jéfferson).

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nove contratações e nenhuma “estrela”!!

É o que ocorre com o Criciúma às vésperas de sua estréia no Campeonato Brasileiro. Atentem para os que já chegaram e estão em processo de adaptação ou fazendo exames...assinando contrato, além de outros trâmites. Até agora...Arnaldo, lateral-direito de 23 anos, ex-Penapolense; Cristiano, lateral pela esquerda, 21 anos, que jogou o Campeonato Carioca pelo Bonsucesso; os zagueiros Wânderson, também 23 anos, que veio do São Bento de Sorocaba, e Adalberto, que jogava no Linense...28 anos; os volantes Wéllington, do J. Malucélli...23 anos, e Walfrido, 20(na foto abaixo), ex-Ituano; os meias Rodrigo Andrade, que estava no Botafogo de Ribeirão Preto ...27 anos, e Hégon, que, no estadual Catarinense atuou no Guarani de Palhoça, 26 anos; e... Neto Baiano, atacante de 32 anos que jogou o primeiro trimestre do ano no Vitória.

Cá entre nós...conhecido mesmo, de acompanhar e ver jogar, permitindo análises, só Neto Baiano! Claramente a proposta do Depto. de Futebol do Criciúma é de apostar em jogadores desconhecidos da grande mídia. São atletas que buscam espaço e vitrine para, depois, almejar algo mais promissor na carreira. Talvez o torcedor fique com um “pé atrás” em relação ao que está sendo feito! Afinal, boa parte quer jogadores de renome e fama...com bom futebol, óbvio! Masss...qual a certeza que se tem na contratação de A ou de B?? Nenhuma!! Ano passado, o Criciúma trouxe algumas “feras” que mostraram muito pouco! Mesmo que boa parte da mídia, inclusive eu, tenha aprovado a grande maioria de quem veio em 2.014, o resultado final foi o pior possível!! Sendo assim, como pouco sabemos dessa “leva” de reforços, vamos vê-los...observá-los e, então, tirarmos nossas conclusões!!

Está de aniversário neste 6 de maio, o sr. Gilberto Avelino Custódio, que, pra quem não sabe...é meu pai!! O “velhinho” chega aos 79 anos com boa saúde! A ele...muita paz e força pra chegar aos 100! E, além do “pápis”, faço uma reverência também ao amigo Francisco Milioli Neto que, neste 7 de maio completa 75 anos. Ambos foram amigos na juventude. Um preferiu ser bancário. O outro...enveredou pelos caminhos da comunicação e do jornalismo. Ao Chico...com quem também aprendi muito na vida profissional, tudo de bom!

Passarinho Arrepiado(enviado especial a Sorocaba-SP) – Todos vamos ficar “de olho” no Boletim Informativo Diário da C. B. F.! Afinal...ele vai definir o aproveitamento de dois dos novos contratados do Criciúma para a estréia no Brasileiro da “B”, contra o Mogi Mirim. Trata-se da regularização de Adalberto e Neto Baiano. Time? Já encaminhado...dentro do que pensa momentaneamente o técnico  Moacir Júnior: Luiz; Maicon Silva, Adalberto, Fábio Ferreira e Rômulo; Rafael Pereira, Barreto, Cléber Santana e Dôdi ou Rodrigo Andrade; Bruno Lopes e Neto Baiano. Segundo o Arrepiado, Dôdi tem treinado bem e pode até ser titular! E...se Adalberto não jogar, Iago Maidana poderá ser o escolhido. Já, para uma impossibilidade de não contar com Neto Baiano, o menino Jéfferson tem boas chances de ser usado!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Será que o JEC tira a taça do armário?

Acredito que não! De qualquer modo, a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, na noite desta terça-feira(05), indica que o troféu do Campeonato Catarinense de 2.015 pode mesmo “mudar de mãos”!! No caso que envolve o atleta André Krobell, o Joinville foi derrotado e punido com a perda de quatro pontos mais multa de R$8.000,00. Sendo assim, o Figueirense poderá requerer o título perdido em campo nas duas partidas em que empatou por 0 a 0, tanto em Florianópolis como em Joinville. Nunca é demais lembrar que é a primeira de uma série de 3 instâncias jurídicas que, por certo, quem se achar prejudicado...recorrerá!!
Foto da reunião da 1ª Comissão Disciplinar que puniu o Joinville. Caso vai parar no STJD.
.
Na belíssima festa do Top da Bola, promoção do Instituto Mapa em parceria com a Federação Catarinense de Futebol, realizada na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, na noite de segunda-feira(04). A cada ano que passa a premiação que escolhe os melhores em cada uma das funções dos participantes do Campeonato Catarinense, fica mais luxuosa! Entre os premiados, só discordo de um eleito pela maioria dos jornalistas e cronistas esportivos que acompanharam a competição: a indicação de Marcelo Costa para a “seleção de ouro”, denominação dos melhores. Pelo que vi...Thiago Luiz, parceiro de Marcelo Costa no Joinville, jogou mais! Nas demais definições...nada a contestar!! E, se o leitor quiser observar todos os detalhes da premiação, acesse http://criciumanews.com.br/2015/05/05/jec-lidera-top-da-bola-pelo-segundo-ano/.

Seleção Brasileira está convocada para a Copa América. O técnico Carlos Caetano Bledorn Verri, o popular Dunga, chamou 23 jogadores e deixou de fora o meia Oscar, que joga no Chlesea, da Inglaterra. No mais...nenhuma novidade! Goleiros: Jéferson(Botafogo), Diego Alves(Valência) e Marcelo Grohe(Grêmio). Laterais: Marcelo(Real Madrid), Felipe Luís(Chelsea), Danilo(Porto) e Fabinho(Monaco). Zagueiros: David Luiz, Marquinhos e Thiago Silva(todos do Paris Saint-Germain), Miranda(Atlético de Madrid). Volantes: Luiz Gustavo(Wolfsburg), Fernando(Manchester City), Elias(Corínthians) e Casemiro(Porto). Meias: Éverton Ribeiro(Al Ahli-EMI), Douglas Costa(Shakhtar Donetsk), Wíliam(Chelsea) e Philippe Coutinho(Liverpool). Atacantes: Neymar(Barcelona), Diego Tardélli(Shandong Luneng), Robinho(Santos), Roberto Firmino(Hoffenheim). Este ano, a competição será realizada no Chile e o Brasil está no grupo C com Perú, Colômbia e Venezuela. A estréia “canarinho” será dia 14/06 diante dos peruanos.

Passarinho Arrepiado(enviado especial a Sorocaba-SP) – Depois de um período só prestando consultoria ao Clube, Felipe Ximenes(foto abaixo) foi confirmado como Superintendente de Futebol do Criciúma. Ao seu lado vai trabalhar Marcos Moura Teixeira, ocupando o cargo de Diretor Executivo. Além dos dois, está por ser anunciado mais um integrante para o Depto. de Futebol. Será o “cara” do vestiário, acumulando também outras funções. O nome? Está sendo mantido a “sete chaves”!! Em campo....chegou o oitavo reforço a Sorocaba! Trata-se do meia Hégon, 26 anos, que atuava no Guarani de Palhoça e marcou 4 gols durante o último Campeonato Estadual. Lembrando que o jogo de estréia na Série B do Camp. Brasileiro será na próxima sexta-feira(08), 21:50, contra o Mogi Mirim, no estádio Vail Chaves.



terça-feira, 5 de maio de 2015

A maior “zebra” dos regionais!

Esta foi registrada, sem dúvida, no Campeonato Paranaense. Afinal, o Operário de Ponta Grossa, com 103 anos de história, finalmente ganhou o estadual por lá! O técnico é Itamar Schülle que, pra quem não sabe, nasceu em Ituporanga, no Alto Vale do Rio Itajaí e já passou pelo Criciúma há 5 anos atrás. Ganhar de 2 a 0 em casa, na primeira partida, e aplicar 3 a 0 no campo do adversário, o Coritiba, no jogo final, não acontece todo dia! De certa forma, o Operário desbancou também o Atlético e o Paraná, outros dois considerados grandes no futebol das araucárias! Já, nos outros estaduais, pelo menos aqueles que mais chamam nossa atenção...convenhamos, nada fora do normal! Embora, a goleada sofrida pelo Vitória da Conquista...6 a 0 diante do Bahia, seja, no mínimo “curiosa”! Afinal, na partida de ida, o Vitória ganhou de 3 a 0! Ocorre que o Bahia, mais preocupado com a decisão da Copa Nordeste, no meio da semana passada, usou jogadores reservas no 1º jogo. E, em Salvador, colocou força total! Assim, sem deixar qualquer margem de dúvida, aplicou tamanha goleada! Então... Vasco, no Rio; Santos, em São Paulo; Atlético, em Minas; Inter, nos “pampas”; Santa Cruz, em Pernambuco; Goiás, em Goiás; Fortaleza, no Ceará...nenhuma surpresa!!

Sobre o nosso campeonato, o Catarinense, o Joinville fez a melhor campanha e ficou com o título. Ponto...não final!! Até porque ainda há os imbróglios jurídicos que podem apontar o erro do Joinville, na escalação do garoto André Krobell , de forma irregular, para ficar no banco de reservas contra o Metropolitano, isto na fase anterior da competição. De qualquer modo, entendo que o artigo 214 do C. B. J. D. deve ser aplicado na sua íntegra! Ele diz o seguinte: “Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.”  Entretanto, há uma chamada jurisprudência ocorrida ano passado no caso que envolveu o atleta Eduardo, do América Mineiro. O clube de Belo Horizonte foi punido com a perda de 21 pontos no Campeonato Brasileiro da Série B, mas recuperou 15! Para o Pleno do S. T. J. D. só valeram os 6 pontos referentes às duas partidas que o atleta jogou. Como o “menino” do Joinville não foi usado, só ficou no banco, o critério a ser usado pelos auditores lá no Rio de Janeiro deve ser o mesmo. Sendo assim, continuo projetando que o resultado de campo será, mais cedo ou mais tarde, homologado pela Justiça Desportiva. É necessário destacar, contudo, que serão 3 instâncias jurídicas até chegar no Pleno. Antes, a 1ª Comissão Disciplinar do T. J. D. aprecia o caso aqui em Santa Catarina; depois...quem se achar prejudicado vai ao Pleno daqui; e, se for necessário, buscará seus direitos no S. T. J. D. e até no Pleno!! Entenderam???

Passarinho Arrepiado(enviado especial a Sorocaba-SP) – O Criciúma teve uma “baixa” no treino da tarde desta 2ª feira(04). Trata-se de Natan que acusou novo problema muscular. Ainda há outros atletas que estão entregues ao Depto. Médico ou em processo de recuperação. Vamos a eles...então. Ezequiel, com entorse no tornozelo não deverá estar à disposição para a estréia no Brasileiro. O mesmo ocorre com Silvinho e Lucca. Silvinho(destaque na foto abaixo), que rompeu os ligamentos do joelho dia 24 de agosto de 2.014 e foi operado, ainda não recuperou sua melhor forma física. Quanto a Lucca, está ainda na fase de fisioterapia convalescendo de uma nova cirurgia no joelho direito. Já, o atacante Paulo Sérgio, que ainda sente dores no tornozelo, pode se recuperar a tempo e jogar contra o Mogi Mirim. Quem chegou no C. T. do Atlético em Sorocaba foi Felipe Ximenes. Está “colado” a Marcos Moura Teixeira e há quem diga que ele pode oficializar, de uma vez por todas, seu ingresso no Depto. de Futebol do Tigre!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Deu Joinville...em campo!!!

Não acredito que a Justiça Desportiva vá tirar o título do Joinville conquistado, com méritos, em campo. O 0 a 0 deste domingo(03), na final com o Figueirense, acabou premiando quem jogou as duas partidas com o regulamento “debaixo do braço”! Pode até ter sido meio frustrante, pra quem gosta do jogo bem jogado, ver 180 minutos sem nenhum gol! Masss...coisas do futebol! A melhor campanha acabou sendo premiada no final de tudo com a conquista de quem a cumpriu!! Méritos para um clube que há 6 anos atrás brigava por uma vaga na Série D jogando Copa Santa Catarina. E, nos últimos meses, o acesso pra Série A e agora o Campeonato Catarinense, depois de 14 anos!! É necessário o reconhecimento pelo bom trabalho do técnico Hémerson Maria e ao presidente Nereu Martinélli que, com muita competência, estão sabendo conduzir o JEC!!

Passarinho Arrepiado(enviado especial a Sorocaba-SP) - Com dois “desconhecidos” o Criciúma ampliou pra 7 o número de contratações visando o início do Campeonato Brasileiro da Série B. Trata-se de um lateral-esquerdo, de nome Cristiano, 21 anos, que vem do Bonsucesso(RJ) e que, segundo algumas informações, o Vasco andava “de olho”; e do volante Wéllington, 23 anos, que atuava no J. Malucélli(PR). A não ser que sejam grandes descobertas, o Criciúma está trazendo duas “apostas”. Nem um nem outro pode ser considerado como “solução” para resolver os problemas da falta de qualidade observados nas referidas posições. Masss...em épocas passadas outros já chegaram por aqui e, também sem fama e currículo, e a resposta em campo foi boa! Então...vamos esperar vê-los jogar para depois emitir um parecer mais adequado e justo!
No início das atividades em Sorocaba, relativos à intertemporada, o Criciúma realizou jogo-treino na manhã deste domingo(03). O adversário foi o time sub-20 do Atlético local e o placar...3 a 0 para o Tigre! Os gols...Silvinho, Maurinho e Jéfferson, todos na etapa complementar. Os atacantes Lucca, ainda recuperando-se da cirurgia no joelho, e Paulo Sérgio, com problemas no tornozelo, não foram usados pelo técnico Moacir Júnior. Pra quem gosta de detalhes em relação aos jogadores utilizados pelo treinador, uma equipe escalada na 1ª parte da atividade, a considerada titular...pelo menos, hoje! E, outra, disposta em campo no 2º tempo, tida momentaneamente como reserva. Time 1...o do 1º tempo que não conseguiu fazer gol: Luiz; Maicon Silva, Adalberto, Fábio Ferreira e Rômulo; Rafael Pereira, Barreto, Cléber Santana e Rodrigo Andrade(Dôdi); Bruno Lopes e Neto Baiano. Time 2...Edson(David); Arnaldo, Vânderson(Adalberto), Yago(Joílson) e Cristiano; Ruan(Natan), Wéllington, Dôdi(Róger Guedes) e Rodrigo Andrade(Jéfferson); Maurinho(Vítor Míchels) e Silvinho(Gustavo).

Algumas observações que precisam ser feitas, acompanhando muito mais pelas informações que o Passarinho Arrepiado consegue me passar...lá de Sorocaba. Pelo jeito, ainda há algumas dúvidas na cabeça do técnico Moacir Júnior. Por exemplo...quem será o companheiro de Fábio Ferreira na zaga? Vânderson ou Adalberto? E, na frente...Bruno Lopes está sendo mantido como titular, mas a sua ida pra Seleção sub-20, já na semana que vem, fará com que Neto Baiano tenha um outro parceiro no ataque já na segunda rodada quando o jogo será em casa contra o ABC. E...será que o treinador do Criciúma confia tanto assim em Rafael Pereira a ponto de mantê-lo como 1º volante titular?? Por que não Ruan que é melhor na marcação e mais voluntarioso do que Rafael Pereira?? Talvez a maior experiência do ex-Juventude pese na preferência de Moacir. Sobre Silvinho, pelo que se sabe preliminarmente, ainda não está bem fisicamente e não será titular contra o Mogi Mirim, na estréia da Série B. Mas ainda tem quase uma semana até lá...!!

domingo, 3 de maio de 2015

As decisões dos principais estaduais.

Claro que, pra nós de Santa Catarina, o que mais chama a atenção é o jogo entre Joinville e Figueirense. O fato de ter empatado a primeira partida dá ao JEC a vantagem de novo empate para ficar com o título. A cidade de Joinville e região estão em festa! O clima é de grande expectativa e, ao mesmo tempo, euforia. Desde 2.001 o Joinville não sabe o que é ganhar um título catarinense. Aliás, tal conquista ocorreu no estádio Heriberto Hülse, em cima do Criciúma. E, pra quem gosta de relembrar, aqui vai a ficha técnica de Criciúma 0 x 2 Joinville, em 03/06/2.001. Recordando...

...Criciúma 0 x 2 Joinville contou com um público que girou em torno dos 15 mil torcedores no estádio Heriberto Hülse. Márcio Rezende de Freitas apitou a partida e os gols foram assinalados por Perdigão, cobrando pênalte, e Marlon, um em cada tempo. O Criciúma era treinado por Luiz Gonzaga Milioli e a formação da final teve: Roberto; Róbson, Luciano, André Gheller e Alonso; Cléber, Juliano(Ânderson Lobão), Vandinho e Paulo César(Marcelo Santos); Mahicon Librelato e Jéferson Feijão(Carlos Henrique). O JEC atuou com Marcão; Zé Carlos, Fabrício, Roberto e Magal; Perivaldo, Juari(Duda), Émerson e Perdigão(Luiz Fernando); Adão e Selmir(Marlon). O técnico era Artur Neto.
.
Arena Joinville estará lotada neste domingo(03) para mais uma decisão de Campeonato Estadual.
.
Outras decisões pelo País vão movimentar o fim de semana. Em Porto Alegre, outro Gre-Nal pra definir o campeão gaúcho. Primeiro jogo...0 a 0, na Arena Grêmio. Agora o jogo será no Beira-Rio. O regulamento indica que empate com gols, dá Grêmio. Igualdade sem gols... penalidades. E, claro, qualquer vencedor leva a taça. No Paraná, o Operário ganhou o primeiro jogo do Coritiba, em Ponta Grossa: 2 a 0. Agora a “briga” será no Couto Pereira. O regulamento diz que vitória do Coxa por 2 gols de diferença...pênaltes. Entretanto, se ganhar por 3 ou mais de diferença, o Coritiba fica com o título. Já, outro resultado, como vitória, empate ou derrota do Operário por 1 gol...o “caneco” vai pro interior. Em Minas, houve 0 a 0 no Mineirão para Atlético e Caldense. Para o Galo ganhar o campeonato precisa ganhar fora de casa! Empate ou vitória do adversário e o título irá para Poços de Caldas. Na Bahia, o tal de Vitória da Conquista apareceu como “zebra” na final e ganhou o jogo de ida do “Baêa”: 3 a 0. Para reverter o quadro e ganhar o título, o Bahia terá de vencer por 3 ou mais gols de diferença. No Campeonato Cearense, o Ceará ainda está comemorando a conquista da Copa Nordeste, no meio de semana, e contra o Fortaleza, na decisão estadual, precisa ganhar para ficar com o título porque na primeira partida deu Fortaleza por 2 a 1. Em São Paulo, Santos e Palmeiras prometem um grande jogo na histórica e tradicional, mas já acanhada Vila Belmiro. Na ida deu Palmeiras 1 a 0. Se o Santos devolver o placar...penalidades. Caso amplie a diferença, ele Santos fica com o título. Para o Palmeiras, basta o empate. E...finalmente, dentro daquela relação de regionais mais importantes, o Campeonato Carioca. As torcidas de Vasco e Botafogo, por certo, lotarão o Maracanã. O Vasco ganhou o primeiro jogo por 1 a 0. Precisa só do empate. Caso o Botafogo ganhe por um gol de diferença, as chamadas cobranças de tiros livres da marca penal apontarão o ganhador. Mas, se o Bota ganhar por 2 ou mais gols de diferença, fica com a taça! Tudo, com muita emoção em todos os estádios do Brasil...!!