sexta-feira, 26 de abril de 2019

Vai ser dada a largada...!! Pra “chegar” ou só participar?? E, as mudanças no Criciúma que pega o Cuiabá!!


Me refiro aos dois catarinenses que vão iniciar as disputas do Campeonato Brasileiro da Série B, no caso, Criciúma e Figueirense. O Tigre estreia em casa, perante o Cuiabá; e, os “manezinhos do Esxtreito” enfrentarão o Guarani, em Campinas. Favoritismo?? Projeção de quem pode subir?? Pra ser rebaixado?? Campanha de meio de tabela?? Sinceramente, antes de começar uma competição tão “parelha” como tem sido a Série B, prefiro não fazer qualquer prognóstico! Numa análise mais “pés no chão”, insisto...de forma antecipada, não há como “cravar” que este ou aquele fará campanha “X” ou “Y”!!

No caso do Criciúma, pelo menos visando esse primeiro jogo, questiono algumas situações! Por exemplo: por que mudar o jeito de jogar?? Gilson Kleina(foto) pode estar “trocando” o esquema tático pra que a equipe atue com 3 zagueiros: Sandro, na sobra; Maicon pela direita; e, o recém-contratado Léo Santos, na esquerda. Arriscado em razão do pouco tempo de treinamento para adaptação?? Sim, talvez!! Mas, é uma forma de continuar aproveitando melhor o potencial técnico de Maicon que, assim, não precisaria subir tanto ao ataque!! Contudo, entendo que Derlan estava muito bem na zaga e não merecia deixar a titularidade para a entrada de Léo Santos!!

Sei que, a provável mudança de esquema tático e o fato de Léo Santos já ter trabalhado junto com Kleina, possam servir de justificativas para tal alternativa. E, o mesmo se aplica em relação à saída de Marlon para a entrada de Caíque. Este faria a ala pela esquerda e, Andrew, pela direita. Nas demais posições, aqueles que chegaram há pouco tempo precisam estar em condições para aproveitamento o quanto antes! Com o time que jogou o Estadual, o Criciúma vai “penar” no Brasileiro!! Isso está claro e bem visível!! Sei que a arrumação da equipe pode até ser gradativa. Mas, fica o alerta em relação às limitações observadas no Catarinense!! Somente com incremento técnico será possível não passar o sufoco verificado em 2.018!!

Do meio pra frente, é claro que, mais cedo ou mais tarde, Adílson Goiano e Liel(na foto com Maringá), um dos dois, vai “roubar” a posição de Jean Mangabeira. O garoto da base é bom marcador, mas, ainda sem qualidade suficiente pra usá-lo como titular!! Daniel Costa reconquista, momentaneamente, uma posição no meio! E..o time?? Pelo que foi treinado: Bruno Grassi(Luiz permanece se recuperando de lesão); em confirmando os 3 zagueiros, Maicon, Sandro e Léo Santos; os alas, Andrew e Caíque; no meio de campo, Mangabeira, Wésley e Daniel Costa... lembrando que o Eduardo está voltando do D. M. e, em princípio, ficará como opção no banco; e, no setor de frente, Reis e Vinícius. Destaco, que ainda tem o goleiro Gianezini, o bom lateral Marcos Vinícius e o atacante Lúcio Flávio pra serem inseridos no contexto de aproveitamento!!

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Algumas de bastidores na Federação Catarinense de Futebol...!!


Passarinho Arrepiado me informa, e repasso a vocês, que o Sr. José Bonifácio Telles, o popular J. B. Telles, está deixando a função de Executivo de Comunicação da Federação Catarinense de Futebol. Motivo? O contrato de sua empresa com a FCF termina em primeiro de maio. Pois bem...dentro do que observo, à distância, o Sr. Rubens Angelotti não deveria abrir mão da competência do colega “JB”!! Sua experiência, credibilidade e extrema eficácia foram de suma importância para esses primeiros anos de Rubinho à frente da Federação!! Aliás, entendedores entenderão...J. B. Telles realizou, inclusive, um trabalho político pró-Angelotti no período seguinte à morte de Delfim Peixoto!! E, pra quem não sabe, ele e Claudio Gomes souberam contribuir muito bem para a condução de toda uma “negociação” que envolveu a ida de Rubens Angelotti pro comando do futebol catarinense!

Claro que, estatutariamente, com o passamento do ex-presidente, o mais velho assumiria! Mas, nos bastidores, inclusive quando no dia do velório de Delfim, na sede da FCF, já se ouvia um papo ou outro pra tentar influenciar este ou aquele na articulação de uma “nova direção”!! A gana pelo poder é tanta, meus amigos leitores e blogueiros, que, num caso deste, pós tragédia e com o corpo ali presente sendo velado por amigos e familiares, já tinha gente tentando manobras...!! Entenderam bem??? Ainda bem que o estatuto foi respeitado e o vice de maior idade passou a exercer um mandato “tampão”.

Posteriormente, já em agosto do ano passado, a chapa encabeçada por Rubens Angelotti acabou sendo escolhida para seu primeiro mandato eletivo!! Tanto que, agora em abril, Rubinho assumiu e, cfe “reza” o estatuto, irá comandar a Federação Catarinense de Futebol até 2.023. E, mais do que nunca, o presidente precisa, OBRIGATORIAMENTE, estar cercado de pessoas de sua confiança!! Gente que trabalhe pela instituição e pelo futebol de Santa Catarina, sem qualquer outro tipo de interesse!! Nada de “república”!! Aliás, meu amigo Rubens Angelotti, não confie tanto em que “te abraça”!! E outra: influências políticas existem, claro!! Mas, não deixe que NENHUM presidente ou dirigente de QUALQUER clube ou liga mandar mais que o presidente!! Mais uma vez...entendedores, entenderão!! E, quem sabe um dia, “abro mais o livro”...!!!

domingo, 21 de abril de 2019

A bola entrou, sim senhor!!


Caramba!! Por que o Sr. Bráulio da Silva Machado, não consultou o vídeo, à beira do gramado, pra obter maior transparência sobre a decisão tomada no jogo Avaí x Chapecoense, final do Catarinense /2.019??? Na foto ao lado, ampliada, fica MAIS DO QUE CLARO que a bola chutada por Bruno Pacheco, atleta da Chapecoense, na decisão por pênaltis, ultrapassou a linha!! Erraram feio todos os envolvidos!! A equipe da arbitragem de vídeo, o bandeirinha que estava na linha de fundo e, claro, o responsável pelo comando do apito: Bráulio da Silva Machado!

Aliás, o cidadão de Imbituba vem numa crescente dentro da arbitragem no Estado e até no País! Já é, inclusive, árbitro do quadro da FIFA!! Sem dúvida alguma, o que a Federação Catarinense de Futebol tem de melhor na sua equipe arbitral!! Mas, errou!! Cometeu falha grave e, em razão disso, penso que deva ser punido com os rigores da lei!! Ele, o auxiliar que estava na linha do gol e TODA a equipe do tal “VAR”!! Afinal, tratava-se de decisão de um Campeonato Catarinense!!

Há de se levar em conta que o Avaí já havia convertido quatro penalidades e a Chapecoense errado uma. Ou seja, era necessário fazer o terceiro gol, torcer pro Avaí errar o último chute da primeira série e ainda ela, Chapecoense, confirmar a quinta cobrança!! Talvez uma situação pouco provável naquela altura dos acontecimentos, com circunstâncias mais favoráveis ao Avaí!!
Além disso, precisamos separar as coisas!! Não há o que contestar em relação ao melhor futebol apresentado, durante todo o campeonato, pelo Avaí! Quem acompanha meus espaços de divulgação deve lembrar que, desde o início do Estadual/2.019, venho destacando a superioridade do time treinado pelo bom técnico Geninho! Foi o primeiro colocado, com méritos, na fase de classificação; e, no jogo final perante a boa equipe da Chapecoense, confirmou tal favoritismo!! Lembrando que, no tempo normal deu 1 a 1, e, nas cobranças de tiros livres da marca penal: 4 a 2 pro Avaí.

Fica manchado o título avaiano?? Não!! Em absoluto!! Ele, Avaí, só precisa ser repreendido porque “permitiu” que torcedores invadissem o gramado quando as cobranças de pênaltis estavam terminando!! Culpar quem?? Somente os árbitros envolvidos, os de campo e os de “cabine”, mostrando que todos necessitam aprender bem mais em relação à utilização de tal ferramenta tecnológica!! No mais, parabéns ao Avaí que, ao longo de todo o torneio demonstrou estar mais bem preparado que os demais concorrentes!!