sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Instabilidades...indefinições...

Lá se foram 20 rodadas no Campeonato Brasileiro da Série A. Ainda estamos observando um sobe e desce ou perde/ganha entre os clubes na tabela de classificação. Dentre todos os participantes, entendo que ainda haverá muita oscilação em pelo menos 18 deles. Até porque, dificilmente o Cruzeiro deixará de continuar brigando pelo título e o Náutico tem poucas chances de recuperação. Os demais sonham em Libertadores, Sul-Americana ou a “simples” permanência na 1ª Divisão para 2.014. Sobre o Criciúma, este ainda tem 18 jogos pra fazer, sendo 9 em casa e outros 9 fora do H. Hülse. Alguns matemáticos que estudam o assunto à cada rodada, entendem que uma campanha finalizada em 45 pontos será suficiente para manter-se na Série A. Com 24 pontos, o Tigre vai precisar, então, de mais 7 vitórias...certo? A matemática diz: 3 x 7=21; 21 + 24=45. Fácil? Só pra quem faz cálculo!! Com tanta instabilidade já vista como vamos garantir que o Criciúma ganhará deste ou daquele?? Puxando pela memória, quem tinha certeza de 6 pontos nos jogos recentes contra Vitória e São Paulo? Assim, cada um pode fazer a sua projeção e apostar em acerto. Na minha opinião, o Criciúma vai passar dos tais 45 pontos. Por sua vez, na Série B é quase certo que o Palmeiras vai subir. Chapecoense? Grandes chances de acesso. Joinville...também chegando. Já Avaí e Figueirense, ainda sem confiança. Pelo menos isso é o que se apresenta...no momento!! Se vai continuar desta forma...só o tempo responderá!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bahia 2 x 2 Criciúma. Dois erros...dois gols!!

Gente...em jogo de Série A qualquer erro ou falha pode ser fatal!! Pois foi assim que se encaminhou o empate desta quarta(11) em Salvador. O Criciúma ganhava de dois à zero com propriedade e autoridade até os 26 minutos do 2º tempo. Numa bola meio que despretensiosa cruzada na área, Éwerton Páscoa cometeu pênalte desnecessário no atacante Fernandão e, à partir de então, o rumo do jogo mudou. O Bahia cresceu e, com novo erro, desta feita coletivo...da defesa que deixou Obina cabecear, o Tigre sofreu o empate. O pior quase aconteceu porque depois de Élton perder grande oportunidade, novamente Obina apareceu na área e, por pouco, não virou o jogo!! Mais um resultado que serve de lição e dois pontos que podem fazer muita falta “láááá” na frente!!! Galatto levou dois gols mas teve outras boas participações...todas na 2ª etapa. Suéliton acompanhou o time em termos de melhor rendimento que foi mais notado na 1ª parte do jogo. Dentre os zagueiros ou jogadores de proteção à defesa, individualmente Leonardo foi o melhor. Matheus, Márlon, Gílson e Éwerton Páscoa foram menos efetivos. Destaco ainda que o sistema defensivo falhou coletivamente no 2º gol do Bahia ao permitir a conclusão de Obina. Sobre o meio, Élton outra vez mostrou altos e baixos e isso precisa ser urgentemente consertado! Sobre Morais, repetiu as últimas boas atuações...o melhor em campo! Lins e Marcel tiveram excelente movimentação até o cansaço chegar. Entraram ainda Douglas e Wéldon que pouco acrescentaram. Domingo é o Inter e “vâmo que vâmo”...!!
     Tigre lutou muito em Salvador mas "entregou" no final!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bahia motivado... Criciúma quer se recuperar...

O jogo desta quarta(11) na Arena Fonte Nova, 21 horas, confrontará dois times que têm mesmos objetivos neste Campeonato Brasileiro. De um lado, um Bahia que passa por momentos turbulentos nas questões administrativas e financeiras...inclusive com recém troca de presidente; de outro o Criciúma que pretende retomar o caminho de vitórias, depois que tal sequência foi quebrada com derrota para o Botafogo. Todos sabem que, em razão de alguns descensos nos últimos anos, tanto lá como cá querem mesmo é ficar na Série A pra 2.014. Lembro ao leitor e blogueiro que ambos têm campanhas bastante idênticas na competição. A pontuação é igual: 23. Na tabela, o Tigre é 11º e o tricolor da “boa terra”, 13º. A vantagem do Criciúma se dá no número de vitórias: 7 contra 6. As respectivas campanhas indicam certa igualdade em relação ao jogo. Tanto Bahia quanto Criciúma têm altos e baixos. A questão é puramente técnica e só o fator local pesa à favor dos baianos, dentro daquela velha máxima do futebol de que jogar em casa é melhor para o mandante! Entendo que a grande dúvida prá nós que acompanhamos o Criciúma é saber se a resposta do time dentro de campo será a mesma vista contra Vitória e São Paulo. Nesses dois jogos houve entrega e comprometimento ainda não observados, até então, fora de casa. Tecnicamente também vimos evolução e criamos expectativa de melhor campanha no returno. Masss...de um detalhe ninguém tenha dúvida: as vitórias em Salvador e São Paulo, semana passada, “caíram do céu”!!
Palco de Bahia x Criciúma será uma das sedes da Copa do Mundo do ano que vem.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Criciúma 1 x 2 Botafogo. Cariocas jogaram mais!

Analisando friamente o que aconteceu no jogo deste domingo(08) o Criciúma, no máximo, merecia o empate! O Botafogo mostrou mais qualidade e volume de jogo, sendo premiado com a vitória, de virada. O desempenho do Criciúma ficou extremamente prejudicado após a substituição, por lesão, do volante Serginho. Amaral entrou e comprometeu o sistema de marcação. Além disso, os desfalques em razão de suspensão mais as ausências daqueles que estão no Depto. Médico, também prejudicaram o rendimento tricolor. O técnico Sílvio Criciúma, por sua vez, entendo que demorou demais pra mexer e tentar reorganizar o meio campo! Bem...Galatto foi bastante exigido e correspondeu. Suéliton mostrou a mesma ofensividade e objetividade de sempre. Éwerton Páscoa substituiu bem ao titular Matheus. Leonardo ganhou quase todas as bolas aéreas do ataque adversário. Gílson não foi bem e, novamente, deixou a desejar no aspecto técnico. Serginho funcionava como um “maestro” do meio, até ser substituído por causa de um problema muscular. Élton falhou no primeiro gol do Botafogo e teve altos e baixos na partida. Morais jogou como nunca! Foi, disparadamente, o melhor do Criciúma. Lins também esteve bem e se constituiu na principal peça de ataque. Marcel, novamente, cumpriu papel tático importante ajudando na marcação. Se desgasta muito, mas ofensivamente produziu pouco! E, Bruno Lopes, garoto do time júnior...foi bastante discreto. Dos que entraram, insisto que Amaral comprometeu muito; André Gava teve pouco tempo; e, Wéldon...estréia tímida. O Criciúma termina o turno em 11º lugar, com 23 pontos e 40,4% de aproveitamento. Se acabar o Campeonato com o mesmo percentual, fica na “Primeira”!!