sexta-feira, 29 de julho de 2011

Que vitória!!!

Venceu e convenceu, o Criciúma no jogo desta 6ª(29) contra o Americana no Heriberto Hülse. Diferentemente das últimas partidas o Tigre foi aplicado, objetivo e extremamente competitivo num gramado ruím e diante de um adversário que vendeu caríssimo a derrota. Entretanto, o gol de Doriva aos 48 e 20 do 2º tempo premiou quem teve mais competência e procurou durante todo o jogo a vitória. O Tigre atinge os 23 pontos e deixa um ar de maior otimismo projetando os dois próximos confrontos, respectivamente contra Portuguesa e Ponte Preta, ambos fora de casa. Pela primeira vez, o técnico Guto Ferreira realizou um trabalho sem qualquer contestação, inclusive nas alterações. Quando da expulsão de Rogélio, destaque para a recomposição da zaga sem ter tirado um atacante, o que é comum na maioria dos treinadores de hoje. Quanto às individualidades, Andrey seguro e com um injusto cartão amarelo; Fabinho Capixaba foi guerreiro mas continua errando a maioria dos cruzamentos; Rogélio, bem até cometer erro que resultou em sua expulsão; Toninho e Pirão foram objetivos e eficientes; Baráka foi melhor no 1º do que no 2º tempo; Hênik o voluntarioso de sempre, tanto no meio como na zaga depois da expulsão de Rogélio; Aloísio ainda pode render mais; Pedro Carmona, o melhor dentre todos com muita força e criando chances de gol; Adeílson jogou bem melhor do que em Juazeiro e mostrou que pode ser útil; e, Zé Carlos, outra vez esteve bem. Sua saída por lesão, prejudicou a continuidade do crescimento do Criciúma na partida. Entraram Schwenke, Éder e Doriva que ajudaram muito na construção da vitória. Os três, por sinal, participaram ativamente no lance do gol do Tigre. Valeu sim....pela vitória que eleva a autoestima de todos no Heriberto Hülse!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Por que Rôni deixou de jogar bem?

É pergunta que todos fazem mas ninguém conseguiu, ainda, dar uma resposta convincente. A que me parece estar mais próxima da realidade indica o nível do Campeonato Brasileiro sendo de maior exigência em comparação ao Catarinense. Existem outras hipóteses levantadas como o desisnteresse do jogador em ficar no Criciúma, sua vontade de ser negociado com um grande clube do Brasil ou até do exterior e uma consequente desmotivação para continuar atuando na Série B. Particularmente sou fã da maneira de jogar de quem apresenta algo não trivial no futebol de hoje. Ou seja, quem sabe bater na bola, está sempre visando a conclusão de uma jogada, tem facilidade no chute à gol, dribla em velocidade e é objetivo, merece referência especial. Rôni tem estas qualidades mas, infelizmente, passa por uma fase ruím. Imaginei que o período com a Seleção Sub-20 na Granja Comary lhe faria bem. Entretanto, a volta foi idêntica à ida.
As pessoas próximas ao atleta, incluindo seus procuradores que estão de olho numa negociação, deveriam ajudá-lo numa hora dessas. Entendo que quanto mais "meu produto" for valorizado maior será "meu lucro"! Sem dúvida que Rôni precisa de orientações dentro e fora de campo para que num breve futuro não tenhamos mais um bom jogador sem o devido aproveitamento e sequência de carreira.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um pouco de nostalgia.

Essa aconteceu em 14/12/1.979. Noite de amistoso no H. Hülse. O adversário contava com Ademir Maria, Gilberto Costa, Nílton Batata, Pita, João Paulo e Clodoaldo(aquele campeão do mundo em 70 no México), entre outros não menos famosos no então time do Santos F. C. Este hoje humilde "blogueiro", então com 17 anos, queria a todo custo ver o jogo mas estava sem dinheiro para o ingresso. Pois bem, fui para o estádio no meio da tarde e me escondi no então banheiro destinado aos associados da época, hoje o w.c.feminino das cadeiras. Me lembro que fiquei lá...escondidinho...das 4 da tarde até depois das 8 da noite quando os portões foram abertos e o público começou a chegar. Saí tranquilamente e vi toda a partida. As vezes lembro disso e começo a rir de mim mesmo!
Ah...o amistoso foi vencido pelo Santos por 2 à 1. Toninho Vieira e Nílton Batata marcaram para a equipe paulista sendo que Laerte fez o gol do Criciúma, ainda com uniforme azul e branco. Pra quem gosta de relembrar: Aírton, Marco Antônio, Pradera, Nivaldo e Xixa depois Isidoro; Serrano, Müller, Ricardo depois Sabiá e Paulinho Criciúma; Laerte depois Ademir e Damásio era o time do Criciúma, treinado por Ivan Navarro. Histórias de uma época que me deixou saudades!!!

A vitória que caiu do céu!

O Criciúma voltou a não jogar bem mas venceu o Icasa em Juazeiro do Norte(CE), na noite desta terça(26). Mais uma vez o Tigre mostrou pobreza técnica, foi medroso em alguns momentos mas contou com o oportunismo de Zé Carlos para fazer o único gol do jogo. Aliás, o centroavante não deveria ter sido substituído aos 17 minutos do 2º tempo em razão da expulsão de Ânderson Conceição, dois minutos antes. Nesta alteração outra vez observamos erro do técnico Guto Ferreira. Adeílson deveria ter saído e não Zé Carlos. A inoperância do adversário também contribuiu para a vitória do Criciúma que terminou a 13ª rodada em 8º na tabela. Penso que Andrey, bastante exigido, foi o melhor em campo; Fabinho Capixaba ficou devendo mais uma vez; Rogélio, Ânderson Conceição e Pirão estiveram seguros; Baráka e Hênik defenderam bem e só; Aloísio e Pedro Carmona pouco produziram ofensivamente; Adeílson precisa melhorar muito; e, Zé Carlos, além do gol, mostrou de novo que tem sido o jogador mais voluntarioso e perigoso do Criciúma. Entraram ainda Toninho, Doriva e Schwenke que cumpriram o que o técnico pediu, ou seja, ajudar o time a se defender. Quanto à situação de Guto Ferreira, este ganhou uma sobrevida. Continua inseguro no cargo enquanto não conseguir, além de bons resultados, dar o tão esperado padrão e estilo de jogo ao time! 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Eduardo Uram e Maurício Nassif não...

..."mandam" no Criciúma como chegou a ser informado anteriormente por nós da imprensa. Pra esclarecer alguns fatos busquei mais detalhes e repasso a vocês. A dupla de empresários é responsável por apenas 4 das 21 contratações que chegaram para o Camp. Brasileiro. Uram e Nassif indicaram o zagueiro Ânderson Conceição e os 3 últimos: o meia Doriva e os atacantes Éder e Adeílson. Os demais atletas têm vínculo com outros empresários e procuradores. Por exemplo, Pirão é da dupla Márcio Mello e Reinaldo Pitta; Pedro Carmona pertence a Jorge Américo; Mateus e Bruno Meneghel são de Paulo Pereira e Carlos Leite; Fabinho Capixaba, de Adriano Spaddôtto; e, Bréitner, vinculado à Wágner Ribeiro, o mesmo empresário de Robinho, do Mílan. Assim como estes citados outros também não pertencem aos dois empresários citados, Maurício Nassif e Eduardo Uram. Também é importante informar ao leitor que a contratação do técnico Guto Ferreira foi de responsabilidade unica e exclusiva de Antenor Angeloni, ou seja, uma escolha pessoal do presidente. Mas, se no Criciúma Uram tem pouca influência nas contratações, no Figueirense ele é "dono" de 20 dos 28 atletas do plantel que disputa o Brasileiro da Série A.
E, quanto à Homero Santarélli, o ex-gerente de futebol continua influenciando nas idéias de Angeloni! Capicci?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Falta de dinheiro...

...não tem sido problema para o Criciúma E. C. Afinal, desde que voltou ao Heriberto Hülse há mais de um ano, Antenor Angeloni já desembolsou algo em torno dos 11 milhões de reais. Foram pagas contas antigas e a manutenção da instituição também exige altos valores mensais. Ouvimos por seguidas vezes, por exemplo que "o Estádio está todo arrumadinho". Também há destaque para as reformas estruturais, no sistema de iluminação ou hidráulico. Há ainda o que tem para ser feito no C. T. Enfim, uma série de providências no sentido de melhorar e dar ao Clube um outro nível de status. Tudo necessário? Claro...sem dúvida alguma! Mas, e o futebol? O futebol que motiva o público a comparecer nos jogos...as vitórias, as conquistas, os títulos...será que estão sendo esquecidos ou deixados de lado pelos atuais dirigentes? Tenho a certeza de que não, em absoluto! O que há na realidade é falta de capacidade e conhecimento para um futebol forte na sua essência. E, está provado mais uma vez que para "arrumar" um Clube como o Criciúma, só dinheiro não resolve. Pra se fazer futebol de qualidade há necessidade do conhecimento de causa e isso, hoje, o Criciúma não tem!!!

domingo, 24 de julho de 2011

Outra troca de técnico?!

Pois é o que está se "desenhando" no Criciúma. Os dirigentes, mais uma vez, cogitam tal situação e a idéia ganhará muita força se o time for derrotado nesta terça(26) em Juazeiro do Norte. Insisto com a opinião de que trocar por trocar não é o caminho mais objetivo e viável para iniciar um processo de recuperação. O ano de 2.011 está ainda começando seu 2º semestre e o Criciúma já usou 3 técnicos. O Brasileiro da Série B nem chegou à metade, o Tigre é 10º colocado(meio da tabela) e Guto Ferreira corre sério risco de perder o cargo. Há informações, inclusive, de que A. Angeloni e cia. estariam fazendo contatos na busca de melhor qualificação da Comissão Técnica. Não é a atitude mais profissional e correta. Mas as circunstâncias, o momento e o chamado mundo do futebol de hoje praticamente exigem que as coisas sejam tratadas desta forma. Há de se ressaltar que o próprio Criciúma não se planejou e talvez esteja pagando o preço da falta de um projeto consistente no seu Depto. de Futebol. Aliás, o mesmo setor do Clube que não "segura" diretor, gerente e...ao que parece...nem técnico! Em relação aos critérios e estilo de jogo usados por Guto Ferreira, poucas coisas caíram no agrado da torcida e da imprensa. O treinador parece não estar sabendo administrar um grupo com pouco mais de 30 jogadores. E...já notaram que em vários setores e departamentos do Criciúma continuam faltando sabedoria e competência???!!!