sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Criciúma terá que ser ofensivo contra o Atlético!

Se Roberto Cavalo e cia. ainda pensam em objetivos audaciosos neste Campeonato Brasileiro não há a menor dúvida de que ganhar do Atlético é uma questão quase de “vida ou morte” para o Criciúma neste sábado(22). E, pelas informações preliminares o time deverá ser bastante agressivo pra poder passar pelo líder da Série B. Pelo que imagino e conheço do treinador tricolor, este deverá compactar bastante o meio e a defesa e explorar muito os contra-ataques com Roberto e Niltinho que são jogadores de velocidade. E, convenhamos, não há outra saída para o comandante tricolor! Afinal, ficar se defendendo em casa precisando do resultado pra ainda sonhar com o acesso, claro que a melhor opção é “atacar” o adversário com uma marcação “alta”, no campo do oponente. Agindo assim, o Criciúma tende a ter mais posse de bola e, por conseqüência, pode ser menos complicado ultrapassar o bloqueio do Atlético.

Aliás, em relação ao time goiano, ocupa posição privilegiada no torneio. São 58 pontos conquistados, quatro a frente de Vasco e Avaí, respectivamente 2º e 3º colocados! O técnico Marcelo Cabo(foto em destaque) conseguiu, ao longo da competição, um estilo de jogo onde o entrosamento, a forte marcação...além de possuir ataque rápido e eficiente, digamos que as principais características de sua equipe. Individualmente, talvez os volantes/meias Magno Cruz e Pedro Bambú, mais o atacante Júnior Viçosa, sejam as figuras mais destacadas. Sobre o confronto em si...claro que o Atlético tem mais time e é superior tecnicamente ao Criciúma! Entretanto, isso não faz dele um favorito pra vencer o Tigre! O fato de jogar em casa sempre dá esperanças ao torcedor do Criciúma no sentido de uma boa apresentação, volume de jogo intenso! Aliás, há expectativa da presença de um grande público em razão das promoções disponibilizadas pela direção. Então...como diriam alguns “das antigas”: “Todos os caminhos levam ao Heriberto Hülse...!”.

Na Série A, praticamente todos os confrontos deste fim de semana são bastante interessantes. Em relação aos catarinenses, inclusive, a Chapecoense está bem próxima de alcançar seu primeiro objetivo que é de permanência na elite visando 2.017. Com 42 pontos na tabela e ocupando a “cômoda” 11ª colocação...joga contra o Santos, no Índio Condá, digamos que numa situação tranqüila! Já, o Figueirense, tem uma parada extremamente complicada em Belo Horizonte diante do Atlético. O Galo está envolvido nas disputas da Copa do Brasil e briga por manutenção no“G-3” do Brasileiro que lhe garante vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América. O time catarinense continua na zona do descenso e, cá entre nós, terá que se desdobrar MUITO nas últimas rodadas pra não confirmar seu rebaixamento!! Além de ficar de olho nos dois clubes do futebol barriga-verde, vale a pena “conferir” Flamengo e Corínthians, na volta do Maracanã depois das Olimpíadas; e, o clássico Gre-Nal!! Pra quem gosta de adrenalina lá em cima...só emoção!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O futebol do meio de semana.

As vitórias de Avaí e Londrina, ambas fora de casa, conquistadas em cima de Vila Nova e Brasil, respectivamente, não ajudaram em nada o Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro. O bom seria que tivesse havido empate nos dois jogos. Massss...de qualquer modo, o Criciúma segue lutando pra, ainda, buscar o acesso. Coisa que, pra mim, é pouco provável!! Insisto em minhas teses de que não trata-se de pessimismo o ceticismo! E, sim, realismo!! Contudo, não dá pra negar que, se o Criciúma ganhar as duas partidas que tem pela frente, Atlético e Londrina, reacenderá esperanças! A direção, mais uma vez, lançou promoções...tudo com o intuito de levar uma grande platéia no sábado(22), à noite, afim de que haja calor humano, incentivo e os jogadores dentro de campo possam conquistar os três pontos!! Como se sabe, ainda há sete partidas na sequência, quatro em casa, três fora do Heriberto Hülse e, há necessidade de seis vitórias pra cravar, sem qualquer medo, uma vaga no G-4!! Ou seja... 21 pontos em disputa, tem que ganhar 18 pra somar aos 46 que já possui e atingir os 64 e não depender de ninguém!!! Dá??? Huuummmm...!!!

Quem esteve em Goiânia garante que o Criciúma jogou de forma bastante compacta pra conseguir sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. Lembro que os “Tigrinhos” já haviam eliminado o Grêmio e, na segunda fase da competição, passaram pelo Goiás com um placar de 3 a 1 aqui e 0 a 0 contra o Goiás, lá! Na próxima etapa, o adversário será o São Paulo que desclassificou o Náutico. Obviamente que, com o passar do torneio, as dificuldades tendem a aumentar. No entanto, também é importante frisar que em 2.013, com Luizinho Vieira no comando técnico, o Criciúma chegou a ser vice-campeão perdendo pro Santos, na final. Já, este ano, com um time sem grandes valores individuais, Hárison Feltrin, o “Lálo”(foto em destaque), treinador, está surpreendendo positivamente!! Então...que assim continue!!

Na Copa do Brasil “principal”, mineiros e gaúchos vão lutar por mais um título! E olhem que todos os quatro semifinalistas já ganharam o certame. Sim...Cruzeiro e Grêmio, quatro vezes cada; Inter e Atlético, uma vez. Na briga dos “azuis”, o segundo jogo será em Porto Alegre. Já, na disputa entre Colorado e Galo...partida decisiva em Belo Horizonte. Sinceramente, não dá pra apontar qualquer favoritismo! O Grêmio ainda quer uma vaga no G-6 do Campeonato Brasileiro que proporciona lugar na Libertadores de 2.017. Já, o Cruzeiro, até há poucos dias estava se “remoendo” na parte de baixo da tabela. Ganhar a Copa do Brasil seria a redenção do ano para os cruzeirenses! Na outra semi, o Atlético também quer G-6 e o Inter ainda luta desesperadamente pra não cair na Série A. Mas, não há dúvida, duas semifinais que serão de “tirar o fôlego”!!

“Gilberto, antes que você me chame, aqui vai o meu abraço de hoje...para  Gustavo Kuerten, um “manezinho” que nos enche de orgulho!! É torcedor fanático do Avaí e também gosta do Criciúma como ele mesmo falou numa entrevista que nos concedeu! Disse que tem saudades de Soares, Alexandre, Jairo Lenzi e cia!! Convenhamos ...não é só ele que tem boas lembranças daquele timaço! Guga está com 40 anos e hoje estimula e coordena projetos sociais sempre visando melhorar qualidade de vida de crianças mais carentes! O rei de Rolland Garros  carrega a marca de ser o único brasileiro a chegar ao topo do rancking de tenistas profissionais!! Guga esbanja simpatia e cativa todos a seu redor!! Abração a ele!!”

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Luis Felipe Ramos...o cara da leitura labial!!

Ele foi contratado pela TV Globo afim de tentar desvendar alguns mistérios sobre a polêmica do Fla-Flu, semana passada. As imagens da televisão comprovam que o inspetor de arbitragem Sérgio Santos desceu até o campo de jogo para avisar Sandro Meira Ricci de que havia sido comprovado impedimento no lance do gol de Henrique, para o Fluminense. Lembram do caso? Pois é...o jogo chegou a ficar paralisado por 13 minutos, o árbitro Meira Ricci anulou o lance, depois deu o gol e voltou atrás!! Ollha...minha opinião é que não vai dar em absolutamente nada o pedido de anulação da partida feito pelos dirigentes do Flu! Aliás, importante frisar que o trâmite jurídico é realmente este. Ou seja, no caso de acolhimento do pedido feito pelo clube das Laranjeiras e a momentânea retirada dos pontos do Flamengo até que o processo seja julgado pelo STJD.
Na minha opinião, tanto Sérgio Santos, o tal inspetor, mais o árbitro Sandro Meira Ricci precisam e devem ser punidos com rigor pelo Tribunal e pela Comissão de Arbitragem da CBF! Ora bolas...dentro das quatro linhas só devem ficar atletas e trio do apito. Sobre o juiz, que por sinal pertence também ao quadro da Federação Catarinense, seu maior equívoco foi ter “dado” o gol, voltado atrás e permitido que a partida ficasse parada tanto tempo!! E olha que árbitro e auxiliares são todos ainda integrantes da FIFA!! Em relação às questões do jogo em si, tudo dentro da normalidade!! O Fluminense não pode reclamar de nada, pois o Flamengo foi superior e ganhou de 2 a 1 com absoluto merecimento! Além do mais...haviam, no mínimo, dois jogadores em posição ilegal na hora da jogada que originou todo o problema. O auxiliar Émerson Augusto de Carvalho estava correto em sua marcação!!
E também tenho quase que plena certeza de que o julgamento  será uma “encenação teatral!! Era só o que faltava anular o jogo, invalidar seu resultado e ambas as equipes jogarem novamente!! Sinceramente, não acredito que isso ocorra! Insisto que a punição deve ser dada em cima do inspetor Sérgio Santos e do árbitro Sandro Meira Ricci...pra mim os maiores culpados de toda essa confusão!! Inclusive, quem me acompanha sabe que defendo bastante inflexibilidade quando o assunto envolve árbitros de futebol!! Os caras, nunca falam...às vezes “estragam” o trabalho de um ano todo de time A ou B e pagam preço baixíssimo por seus erros!! Lamentável o ocorrido porque, das pouquíssimas “coisas boas” que o quadro de arbitragem brasileiro tem, Sandro Meira Ricci é uma delas...!!

O Passarinho Arrepiado corre para abraçar...quem?? “Hoje, meu abraço vai para Émerson Lodetti e...extensivo a seu pai, infelizmente já falecido, Valdir Lodetti! Émerson é presidente da Liga Atlética da Região Mineira, a LARM. E, quem acompanha o futebol amador sabe que a Liga está “de pé” e organizando suas competições porque existem pessoas como Émerson Lodetti, um verdadeiro abnegado pelo esporte! Ainda muito jovem para tal função, Émerson tem tudo pra crescer como dirigente e tentar buscar “vôos mais altos”...talvez ingressando efetivamente na Federação Catarinense de Futebol! Capacidade e amor ao que faz ele tem! Abração a ele...do Arrepiado.”

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Futebol catarinense continua em alta!

Em termos de Campeonato Brasileiro, nunca o futebol, barriga-verde esteve tão em evidência como anda nos últimos anos. Desde que a Chapecoense subiu passando por todos os “degraus” até chegar na elite, os considerados grandes clubes e a mídia no centro do País, cito Rio de Janeiro e São Paulo, “olham” pra Santa Catarina com mais respeito e admiração! A Chapecoense está na Série A desde 2.014 e, convenhamos, não vai cair este ano...portanto, com vaga garantida na próxima temporada! Lembro que, há alguns anos atrás, o Figueirense já havia feito “história” permanecendo por sete anos na 1ª Divisão...de 2.002 a 2.008. Um pouco antes, o Criciúma participou da principal competição nacional, num outro formato de disputa, entre 1.993 e 1.997...ou, cinco anos! Importante frisar que, além desses três clubes, Avaí e Joinville também jogaram o mesmo torneio, embora com menor tempo de prosseguimento. De qualquer modo, o “clube da moda” hoje é a Chapecoense!! Com um jeito humilde, mas MUITO competitivo de fazer futebol, os dirigentes da “Chape” podem botar a mão no peito e se orgulhar das campanhas que têm feito o time nas três últimas edições do Campeonato Brasileiro! É uma questão de reconhecimento e, ao mesmo tempo, “escola” pros demais clubes do Estado para que se espelhem, HOJE, na forma de conduzir o produto futebol lá no Oeste!! Claro que o maior feito de Santa Catarina, no futebol, foi com o Criciúma e a Copa do Brasil, de 1.991, além da belíssima participação na Taça Libertadores do ano seguinte! Teve o Metropol também... década de 60 e...ficamos por esses relatos!!

Atualmente, os clubes catarinenses vivenciam situações distintas em cada uma das séries A e B do Brasileirão. A melhor delas, claro, da Chapecoense que está em 11º lugar na tabela, tem 42 pontos, quatro à frente do Cruzeiro, o 12º, lutando pra conseguir, de novo, uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem! Vale destacar que a Chapecoense ainda tem a Sul-Americana de 2.016 onde, nesta semana, joga pelas quartas de final!! Já, o outro representante de Santa Catarina na Série A passa por momento bastante complicado!! O Figueirense está há quatro pontos do último que não cai e, na sequência, terá pela frente Atlético Mineiro, que briga por Libertadores, em Belo Horizonte; Grêmio, com o mesmo objetivo do Galo, em Florianópolis; depois...Chapecoense, fora de casa; Corínthians...outro que quer G-6, no Scarpélli; Vitória, também tentando fugir do risco de descenso, em Salvador; Fluminense, mais um que sonha com Libertadores, em  casa; e, Sport, concorrente direto, na Ilha do Retiro.

Na Série B, o “pior” está com o Joinville! Continua na zona do rebaixamento desde as primeiras rodadas do torneio e dali não tem jeito de sair!! Se bem que ganhou uma discreta “sobrevida” após vencer o Paraná, na rodada passada. Mas, ainda é o antepenúltimo na classificação!! O Avaí, por sua vez, está em  estado de graça!! Depois de passar a maior parte do campeonato em posições intermediárias, salários em atraso, troca de treinador...enfim, após enfrentar vários problemas, o Leão está “rugindo” alto nas últimas rodadas!! Hoje, é integrante do G-4 e, se continuar nessa “balada”, tem boas perspectivas de acesso!! Quanto ao Criciúma...é 7º posicionado e, se ganhar do Atlético e do Londrina nas duas próximas rodadas, ambas as partidas no Heriberto Hülse, vai reacender esperanças de retorno à Série A! Particularmente, não acredito que Roberto Cavalo e comandados possam ainda reunir forças suficientes pra confirmar o Criciúma no G-4!! Contudo...o futebol é cercado de situações inusitadas...imprevistas!! Então... como sempre, vamos ficar no aguardo, observando e torcendo pelo sucesso de todos que representam Santa Catarina no Campeonato Brasileiro...!!!