sexta-feira, 28 de abril de 2017

Criciúma é o “mais vezes” vice-campeão do Estado! E...as decisões dos regionais pelo País.

De novo sem o Criciúma inserido na fase final da competição, vamos assistir “de cadeira” Avaí e Chapecoense decidirem o título estadual catarinense deste ano. Alias, o “Azurra da Capital” vai em busca de sua 17ª conquista pra igualar o mesmo número de troféus do arqui-inimigo, Figueirense, que já tem 18! Enquanto isso, a Chapecoense irá tentar seu 6º triunfo. Minha opinião sobre esta decisão é de que não dá pra apontar favoritismo exacerbado pra um ou pra outro!! Claro que o fato de a Chapecoense jogar o 2º jogo em casa, no fim de semana seguinte, dá uma discreta vantagem!! Masssss...decisão é decisão!! O Avaí é tido como o “time da raça” e, a Chapecoense por sua vez, tecnicamente cresce muito quando joga em seu estádio! Além disso, o regulamento indica que a equipe do Oeste joga por dois resultados iguais. Então, mesmo sem favoritismo no aspecto competição e disputa dentro de campo, considero que Vagner Mancini e comandados têm melhores chances pra ficar com o “caneco”!!

Lembro ao leitor e blogueiro que o Figueirense continua liderando o rancking de conquistas na história dos campeonatos estaduais aqui em Santa Catarina. Lá se vão 17 títulos contra 16 do Avaí...os dois mais “velhos” em atividade no futebol profissional barriga-verde. Depois vem o Joinville... campeão em 12 oportunidades e, o Criciúma, com 10. Inclusive, na lista de vice-campeões, quem aparece em 1º lugar é o Tigre!! Da mesma forma, por 10 vezes o Criciúma chegou à final e não ganhou! Depois, aparecem Avaí...9 “vices”; mais Marcílio Dias, 8; Caxias...aquele de Joinville, o próprio Joinville e o Figueirense...estes com 7 “segundos lugares”. Para o torcedor do Criciúma, se vale como consolo...em 20 estaduais o time chegou pra decidir, ganhando a metade!! Nunca esquecendo que um dos títulos, o de 1.968, computado ao Comerciário!!

E as outras decisões pelo Brasil??? Aqui “do lado”, os gaúchos não terão o prazer de “saborear” um Gre-Nal! O time do Renato Gaúcho deu “bobeira” na semifinal contra o Novo Hamburgo. Assim, o “Nóia” enfrentará o Inter na finalíssima em duas partidas, sendo que a segunda será no Vale dos Sinos!! Quanto ao Internacional, classificou-se com as “calças na mão” em decisão nos pênaltis diante do Caxias. Mesmo assim, ainda acredito que os colorados devam levar a melhor! Em São Paulo, a Ponte Preta, do Lucca, ex-Criciúma, surpreendeu e tirou o Santos da briga pelo título. Desta forma, a “Macaca” jogará contra o Corínthians. Claro que o “Timão” é favorito!! Além de ter mais elenco e qualidade, faz o segundo jogo na sua arena! Mas, se há maior probabilidade para Inter, no Rio Grande do Sul; e, Corínthians, em São Paulo, em outros três estados onde desperta nossa curiosidade para acompanhar as disputas regionais, as finais tendem a ser de rigorosa igualdade!! Me refiro, a Minas Gerais...Cruzeiro x Atlético; Paraná...Atlético e Coritiba; e, no Rio de Janeiro, com o tradicional Fla-Flu! Lá nas “alterosas”, tanto o Cruzeiro quanto o “Galo” demonstraram maior força durante praticamente toda a fase de classificação e chegam em condições muito fortes pra decisão. Nas “araucárias”, tanto Coritiba quanto Atlético passaram por instabilidades na etapa anterior do torneio! Assim, sem prognóstco!! E, no Rio...o Fluminense ganhou a Taça Guanabara e o Flamengo fez mais pontos em toda a competição. Trata-se de outra decisão em que é impossível apontar um ganhador antes de a bola rolar!! Com certeza, o Passarinho Arrepiado e eu ficaremos “grudados” acompanhando tudo!!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Mais Criciúma...a Série B é logo ali!!

Olha...nem parece que o Criciúma está há praticamente duas semanas de estrear no Campeonato Brasileiro da Série B!! Fico impressionado como há repercussão rápida quando ocorrem coisas negativas aqui na “terrinha”! Claro que foi uma estupidez cometida por alguns torcedores o fato do último domingo(23), no Heriberto Hülse, quando do jogo Criciúma e Chapecoense! Fazer chacota com a desgraça dos outros é um ato insano e que deve, obrigatoriamente, ser repugnado e os autores condenados conforme o que dita a lei! Ponto!! O que me intriga é que aqui mesmo...aqui em Criciúma, muitos fazem questão de propagar mais e mais o que é desagradável ... ruim!! Caramba, o “sêo” Ivo(foto logo abaixo, hoje já falecido) perdeu uma mão por causa de dois... três “bandidos”, ditos torcedores do Avaí, que jogaram uma bomba e provocaram uma das cenas mais terríveis já vistas num estádio de futebol em Santa Catarina. E o pior: foram julgados e nenhuma punição rigorosa foi dada a nenhum deles!! Lembro bem que, lá na Capital, ainda foi dito por colegas de imprensa que a torcida do Criciúma teria provocado o fato!!

Também ocorreram outros casos de extrema gravidade quando um torcedor do Avaí perdeu a vida por causa de uma pedra jogada de um viaduto na BR-101, em 2.014. Situação idêntica a de um garoto, este fanático pelo Joinville, em 2.006. E...se formos puxar pela memória, tantos e tantos absurdos já vistos e observados em ocorrências dentro ou fora de estádios espalhados pelo País! Infelizmente, existem pessoas que não dá pra chamar de gente!! Isso...em tudo quanto é segmento da sociedade!! Erraram os integrantes da Os Tigres e acertou a direção do Criciúma em suspender, por tempo indeterminado, o ingresso da referida torcida “organizada” no estádio Heriberto Hülse. Outro ponto e pronto!!

Quanto às camisas que estão sendo confeccionadas pra venda e jogos, sempre fui favorável a um uniforme alternativo...uma espécie de “3ª opção”...pra ser usado em eventos comemorativos ou especiais! Nunca é demais lembrar que o azul faz parte da história do Criciúma que sucedeu ao Comerciário!! Por outro lado, nunca fui partidário da idéia de fazer camisa rosa, lilás, cinza ou qualquer outra cor que não tem nada a ver com o que representa as tradições e a história do Clube! E, na minha opinião, os trajes mostrados na foto acima, são, sim...muito bonitos, diferentes e interessantes pra serem utilizados no jogo dos 70 anos de aniversário do Criciúma, dia 13/05, diante do Santa Cruz, estreando no Campeonato Brasileiro.

Inclusive, dentro do que penso sobre futebol, Chapecoense... uniforme azul ou preto, amarelo e branco são assuntos secundários! O que mais importa, de momento, é saber quem está sendo contratado e se realmente poderão ser considerados reforços pra um time que necessita qualificar-se tecnicamente e encarar a Série B com reais chances de boa campanha e, principalmente, de acesso!! E, já projetando a competição que começa daqui há alguns dias, importante frisar que o Internacional deverá vir muito forte com um peso maior ainda em termos de responsabilidade para retornar à elite!! Assim, restariam “só” três vagas?? Aqui no Estado, há um concorrente direto que é o Figueirense, também rebaixado do ano passado!! Portanto, quanto mais o Criciúma estiver preparado, as dificuldades tendem a ser em menor escala!! Mãos à obra... entenderam bem??

domingo, 23 de abril de 2017

Despedida com vitória do Tigre sobre a Chapecoense.

Um gol isolado a 36 minutos do 2º tempo marcado por Pitbul garantiu a despedida “honrosa” do Criciúma no Campeonato Catarinense de 2.017. Nada de muita empolgação!! Deivid de Souza e seus comandados foram superiores ao adversário durante todo o tempo de partida e a vitória acabou sendo justa pelo que fizeram os dois times! Mais uma vez a arbitragem irritou os jogadores de ambas as equipes e novamente o Criciúma foi o mais prejudicado com cartões distribuídos “a torto e a direito” pra seus atletas, além de uma penalidade sobre Jhêimy não marcada ainda na 1ª etapa. Como detalhe, o “cidadão do apito” foi Fernando Henrique Miranda, da “nova safra” e filho do radialista Claudionir Miranda, de Florianópolis. Ainda sobre o jogo, a Chapecoense dispôs um time reserva que marcou muito, sempre do meio pra trás, e o Criciúma, por sua vez, dominou todas as ações do confronto! No rescaldo... resultado que deixa o Criciúma em 3º na classificação geral, vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem, independentemente do rancking. Massss...faça-se ressalva ao trabalho terrível de árbitros e bandeirinhas durante alguns jogos que, claramente, impediram uma campanha melhor do Criciúma na competição! Inclusive, durante a semana, prometo falar mais sobre arbitragem e a “lisura” do atual Campeonato Estadual...!!

Sobre as atuações individuais do Criciúma:
LUIZ teve pouco trabalho em razão do maior domínio do Criciúma. Mesmo assim, ainda fez duas boas defesas em finalizações de algum  perigo da Chapecoense! Nota 7.

MAICON SILVA retornou depois de um tempo lesionado. Razoável jogo...a seu estilo, apoiando mais do que marcando. Nota 6.

RAPHAEL SILVA realizou excelente partida! Foi um dos melhores do Criciúma em campo, não dando espaços aos atacantes do adversário como também na saída de bola...algo que o Deivid de Souza tem treinado muito! Nota 8.

DIEGO GIARETTA, da mesma forma, teve domínio de seu setor e realizou bom jogo! Nota 7.

MARLON foi bastante ofensivo e conseguiu algumas boas jogadas indo à linha de fundo! Nota 7.

RICARDINHO voltou a surpreender positivamente! Me dá a impressão de que 
Deivid o “ensinou” a se posicionar e, por conseqüência, produzir melhor em campo!! Nota 8.

CAÍQUE VALDIVIA...atuação discreta e merecida substituição ainda no intervalo! Nota 5.

DOUGLAS MOREIRA merecia o gol na jogada que fez entrando a dribles na defesa da Chapecoense, durante a 1ª etapa. No mais, bom passador e sempre demonstrando sua utilidade coletiva! Nota 8.

ALEX MARANHÃO, com altos e baixos, “sumiços” e boas “aparições” ...portanto sendo um jogador instável no jogo. Nota 6.

JHÊIMY...razoável em termos de movimentação! Masss...continua lhe faltando o “gol”!! Nota 6.

CAIO RANGEL confirmou sua condição de melhor opção para o ataque que o Criciúma tem no momento! Dribles e jogadas de velocidade são suas principais “armas” contra a defesa oponente! Nota 8.

Entraram...JOÃO HENRIQUE, um tanto disperso e sem força, nota 5; 
PITBUL...muita luta e premiado por fazer o gol da vitória, nota 7; e 
KALIL...tentando confundir os zagueiros da Chapecoense, sem muito sucesso...nota 5.

Quanto ao técnico DEIVID DE SOUZA...continua seu trabalho de aprimoramento ao estilo de jogo do Criciúma e, com certeza, nesta função o Clube está muito bem servido!! Sem dúvida, está explícito que, depois da chegada do referido profissional pra exercer a função de treinador, o Criciúma passou a ter um estilo de jogo...uma forma de jogar que é eficiente!! Nota 8.