sábado, 31 de janeiro de 2015

Enfim...os campeonatos estaduais!

Fanático por futebol fica agoniado se não o tem por algum tempo! Um mês ou pouco mais que isso já causa certa ansiedade! Pois...após o Campeonato Brasileiro, as férias, festas de final de ano, volta aos treinos...finalmente chegamos ao início de mais uma temporada no futebol brasileiro. Os principais certames regionais começam neste fim de semana, mas sem aquela motivação maior por parte do torcedor. A verdade é que os estaduais perderam força e prestígio. Além disso, o calendário impõe uma importância maior a ser dada para os torneios nacionais, como Copa do Brasil e as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. De outro modo, lá “pra cima” ainda tem a Copa Nordeste e a Copa Verde que animam mais o público.

E, por aquilo que estamos observando, não tem nada de novo em termos táticos, técnicos ou que esteja empolgando e estimulando mais as torcidas. O que quero dizer é que, no futebol brasileiro atual, não tem ninguém jogando o “fino da bola”! Por exemplo, o Campeonato Carioca, talvez o mais charmoso do País, começa com a expectativa de sempre. Os quatro  considerados grandes vão continuar “dando as cartas”. Acho, entretanto, que há uma leve superioridade do Flamengo por ter mantido boa parte da base do ano passado. Vasco e Botafogo continuam enfrentando problemas financeiros. O Fluminense não é diferente, embora com a perda de Conca e em contrapartida, a manutenção de Fred. No Paulista, outro regional de destaque no Brasil, parece que vamos ter uma boa disputa entre Palmeiras que contratou 17, Corínthians e São Paulo...estes dois que dificilmente perdem a “majestade”! O Santos, por sua vez, sem dinheiro, aposta na promoção de garotos. No Rio Grande do Sul, a mídia indica que o Internacional está melhor do que o Grêmio. O Colorado comprou mais e melhor...dizem os colegas da imprensa gaúcha. No Paraná, a dupla Coritiba e Atlético se destaca em relação aos demais...até mesmo sobre o Paraná, outro que continua atravessando crise financeira. Já em Minas Gerais, alguém duvida da força de Atlético e Cruzeiro? Eu não! Mesmo que o América dê suas “beliscadas” de vez em quando...mas os dois maiores devem se impôr, sem dúvida!

E o Campeonato Catarinense? Esse é bem diferente dos demais. Por aqui não há supremacia dos dois da Capital e, em muitas situações, o interior “manda e desmanda”! Há uma declarada e acirrada rivalidade entre todos os participantes...principalmente Interior x Capital x Interior, entenderam? Existe clima hostil também entre Criciúma e Joinville, por exemplo; Itajaí x Blumenau; Chapecó x Joinville. Sem dúvida, é um campeonato que não se assemelha a nenhum outro no País.

O Passarinho Arrepiado me questiona sobre a primeira rodada do Catarinense/2.015. Não acredito em surpresas! A Chapecoense, acho...não perde pontos para o Inter de Lages que volta a 1ª Divisão depois de 13 anos. Metropolitano e Marcílio Dias devem fazer jogo disputado...até pela conhecida rivalidade. Acredito mais no Metrô! Em Florianópolis, o Figueirense deve “fazer o dever de casa” diante do Atlético de Ibirama. Joinville e Avaí...o “clássico” da rodada sem favoritismo deste ou daquele. Jogo pra empate. E...Criciúma x Guarani, claro que aposto no Tigre! As dificuldades existirão...sem dúvida! Mesmo estando ainda longe de ser o Criciúma que queremos, imagino que Luizinho Vieira e comandados vão dar conta do recado! Pelo menos é a lógica!! Não acredito em zebra no Heriberto Hülse neste sábado(31)!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A homenagem que Criciúma receberá no Carnaval da Capital.

“Vem de lá...
Do "solo sagrado" o limiar da inspiração
Chama viva que incendeia
Pra Deusa do fogo clareia é adoração
Acalanto para o homem o seu calor
Na luta contra o frio e a dor
Se fez essencial: o carvão mineral!
Viajando pelo tempo chegou (ôô)
Ao berço da revolução
E o mundo conquistou
Seguindo rumo à evolução
Rogai por nós
Abençoai cada fiel em oração 
Ilumina meus passos
Sublime santa em devoção

Da Europa ao Oriente
Trilha uma linda trajetória
E no meu Brasil, terra de encantos mil
Escreve a sua historia
Encontra a sua capital
Criciúma o acolhe no coração
Terra onde todos os povos se "abraçam" em comunhão
Nas garras do Tigre, festejar eu vou
Delirar no grito de gol! É gol!
E hoje na energia que inflama
Vermelho e branco chegou!
Meu samba sacode, é pura emoção na veia
Na força de toda nação "Carvoeira"
A nossa estrela vai brilhar
Oh! Consulado para sempre vou te amar”
Compositores: Juninho Zuação, Paulinho Carioca, André Filosofia, Nando do Cavaco, Rodrigo Leitão, Diley Machado, Vinydacor, Thiago Morganthi, Casinha, Mancha do Cavaco e Ricardo Martins.

Este é o samba enredo da Consulado do Samba, uma das escolas mais tradicionais de Florianópolis, que vai homenagear a cidade de Criciúma. Na letra, acima descrita, observem que há uma referência também ao Criciúma Esporte Clube. Muito boa a iniciativa! Enquanto isso, por aqui, não teremos Carnaval! Nem em Laguna, devido a questões financeiras, não veremos as escolas desfilando no sambódromo. Só as folias da Praia do Mar Grosso com os já habituais trios elétricos.

Quanto a Criciúma...convenhamos, se foi o tempo em que tínhamos motivação para quatro dias de folia na cidade. A tradição e o gosto dos criciumenses pelo Carnaval praticamente “morreu”. Quem fez história...alguns já não estão mais entre nós. Outros perderam o pique em razão da idade. Sobraram poucos abnegados que não se organizam da forma mais adequada. Além disso, o poder público municipal também não tem muito interesse em promover tal evento. Assim, quem gosta das festas de Momo pode recorrer ao Carnarincão ou ao Carnarroio, nos vizinhos Balneário Rincão ou Arroio do Silva. Ou Laguna...ou Floripa, onde Criciúma será lembrada!! Esxtão compreendendo?!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Criciúma no Estadual não é o maior favorito!!

Pode parecer meio que duro para os amantes do Criciúma admitirem isso, mas é pura verdade!! Ou alguém acha que o Tigre entra no Catarinense/2.015 como o principal candidato ao título?? Por mais fanático que seja este ou aquele torcedor...mas há de se reconhecer que o momento não é dos melhores para o Criciúma. O rebaixamento causou danos quase irreversíveis ao Clube. A hora é de recuperar o moral que não está muito em alta; reconquistar espaços em nível estadual e, principalmente, nacional; além de tentar ganhar o Campeonato Catarinense que é a primeira competição a ser disputada. Mas o leitor e blogueiro deve se perguntar: como alguém que não é apontado como favorito pode acabar como campeão em determinado torneio?

Boa pergunta e de fácil resposta! Lembro que, em outras oportunidades, o Estadual não foi vencido por quem era apontado no início como grande candidato. Nunca esqueço que, em 1.992, por exemplo, o Criciúma ganhou todas as fases do Estadual e, no fim, quem levou a taça foi o Brusque. O Tigre havia sido eliminado num mata-mata diante do Avaí que terminou como vice-campeão. Em 94, situação idêntica. O Criciúma tinha o melhor time e quem ganhou foi o Figueirense. Já, em 95, a melhor equipe era da Chapecoense. Ganhou do Criciúma de 4 a 1 o jogo de ida, na final, e perdeu a “volta”, no Heriberto Hülse, por 1 a 0, gol do falecido Luiz Carlos Oliveira com a ajuda de uma falha do goleiro Pedro Paulo...lembram?? Tigre campeão!!

Refresco a memória do torcedor, inclusive, pra voltar ao começo de 2.014. O Criciúma foi decantado em “verso e prosa” com o maior favoritismo pra ser campeão estadual. Alguns chegaram a dizer que o “Tigre iria papar todo mundo” e o título viria pro Heriberto Hülse. Ledo engano! Nem de perto o Criciúma jogou aquele futebol esperado. Tanto que sequer chegou a decidir a competição! E olha que bons jogadores foram trazidos...atletas que anteriormente haviam atuado bem noutros times e o resultado alcançado foi muito abaixo do previsto!

Todos sabem que num campeonato regional é necessário demonstrar, além de boa qualificação técnica, um alto grau de competitividade! E, convenhamos, em nenhum momento da temporada passada o Criciúma foi lutador...se entregou de corpo e alma às partidas. E isso aconteceu tanto no Catarinense, como na Copa do Brasil e principalmente no Brasileiro! Por aquilo que estamos observando, Joinville, Figueirense e Chapecoense disputam essa condição de “maior favorito”. A Chapecoense, pra se ter uma idéia, contratou 14!! Entre eles, Maylson, ex-Criciúma; e, mais recentemente, Richárlyson; além de ter mantido alguns dos melhores jogadores de 2.014. Já, Figueirense e Joinville, mantiveram a base do ano passado e ainda se reforçaram! Quanto ao “Sul da Ilha”...a velha e boa raça avaiana sempre surpreende! Cabe ao Criciúma superar suas próprias dificuldades e mostrar que ainda é um Tigre feroz!!
Richarlyson foi recebido com festa em Chapecó. É uma das principais contratações para o Campeonato Catarinense.
.
“Ei...Gibaaa! O Antenor falou que vai contratar, sim!!”. Lá vem o Passarinho Arrepiado todo empolgado com o que ouviu do presidente Antenor Angeloni na reunião do Conselho Deliberativo, durante esta semana. Segundo o comandante da Gestão de Ativos, Raimundo Queiróz vai dispor de dinheiro para reforçar o elenco, caso seja necessário. E...claro que há necessidade! Queiróz e Luizinho Vieira estão ainda na fase de observações e os jogadores do Criciúma, principalmente os mais novos e que subiram da base, começarão o Catarinense sendo avaliados. Por isso, as contratações só acontecerão mediante escassez ou não de qualificação técnica e comprometimento evidenciados por cada um...entenderam bem???

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Luizinho Vieira reviu seus conceitos.

Muito boa a idéia inicial do técnico do Criciúma em repensar a escalação do Criciúma pra treinar durante esta semana e confirmá-la para a partida de estréia no Campeonato Catarinense, sábado(31), 17 horas, em casa, contra o Guarani. Na prática...ele tira Eduardo, Ezequiel sai do meio e vai pra sua real posição, Róger Guedes ganha oportunidade no meio e Peréa deve ser o centroavante em lugar de Bruno Lopes. Convenhamos...é o que Luizinho tem de melhor, no momento, para dispor em campo o Criciúma! Assim, dentro da expectativa criada, deverá ser um 4-4-2. Ou seja, os 4 na linha defensiva; mais os 4 do meio, com dois volantes, um meia de armação e outro de chegada a frente; e, dois atacantes, sendo um de movimentação e outro de referência.

Caso o treinador do Tigre não mude suas intenções...o Criciúma poderá começar a série de jogos oficiais em 2.015 com: Bruno; Ezequiel, Rafael Pereira, Joílson e Danilo Tarracha; Barreto, Luizinho Mello, Cléber Santana e Róger Guedes; Lucca e Peréa. Nesta formação tem 7 meninos criados na base do Clube, algo não muito comum nas últimas temporadas! Ainda dentro das funções a serem exercidas por cada um dos citados, espero que Cléber Santana tenha liberdade para criar, no meio campo. Aliás, inspiração é uma virtude raríssima no Criciúma dos últimos tempos!! E...mais uma vez cito o estado anímico no time de Luizinho Vieira que necessita ser “mexido”...revitalizado! Os jogadores precisam estar cientes de que vestem a camisa de um clube tradicional e vencedor em Santa Catarina! Mesmo que não seja uma fase das melhores na vida do Criciúma Esporte Clube...o respeito pela instituição precisa e deve ser mantido!!

Pra quem gosta de curiosidade, aqui vão alguns detalhes sobre os treinadores que comandarão os times participantes do Estadual. Luizinho Vieira, técnico do Criciúma, já foi jogador do próprio Clube e também do Joinville. Era meia de rara habilidade que trabalhava muito bem com a perna esquerda. Argel Fucks, treinador do Figueirense, também já trabalhou no Tigre e não esconde de ninguém o carinho que ainda tem pelo “Heriberto Hülse”. Jura que ainda vai voltar! Teve méritos reconhecidos pelo acesso do Criciúma da Série C pra B, em 2.010; e, a heróica manutenção na Série A, de 2.013 pra 14. Vinícius Eutrópio, hoje na Chapecoense, é outro que já vestiu a “amarela e preta”. Foi atleta por aqui em 1.997. Volante de bom passe, mas, às vezes falho na marcação. Sílvio Criciúma...mais um “cria” da casa. Está no comando do Atlético de Ibirama depois de passagens muito melhores como atleta do que como técnico, por aqui. Guilherme Macúglia também já deixou sua marca no Criciúma. Foi treinador do time que ganhou o Campeonato Brasileiro da Série C, em 2.006. Agora...está no Marcílio Dias. E...Marcelo Mabília, o Mabília, quando atleta, meia de boa qualificação técnica e bom arremate à média distância. Por ora treina o Inter, de Lages, e, quando atleta profissional, jogou, entre outros, no Tubarão...e bem! Despertou interesse do Criciúma, veio pra cá e fez um ótimo Campeonato Brasileiro, em 96! Então...são seis, no total, os que já estiveram no Criciúma. Entre os técnicos do próximo Catarinense que não trabalharam, ainda, no Tricolor da Rua Des. Pedro Silva...Hémerson Maria, do Joinville; Geninho, do Avaí; Pingo, do Metropolitano; e, Amaro Júnior, do Guarani, de Palhoça.

Passarinho Arrepiado confirma que houve realmente o acerto com Fábio Ferreira e que, assim, ele volta a ser jogador do Criciúma. Dentro do que penso, vai “cair como uma luva” na zaga. Isso...dentro das atuais circunstâncias que vive o Clube! Se apresenta na segunda-feira, dia 2, e fará trabalho especial de pré-temporada pra readquirir forma física. Masss...peraí, ô Arrepiado! Fim do ano passado Fábio Ferreira não foi chamado de “ruím de grupo”? Teve problemas com Zé Carlos, lembram? Como Zé já não está mais no Clube e, além disso, o jogador aceitou redução salarial...vamos vê-lo de novo no Tigre!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Os desafios de Luizinho Vieira.

Pra começar o Campeonato Catarinense são algumas barreiras que o técnico do Criciúma terá de superar. Me chama muito a atenção o fato de os jogadores do Criciúma terem perdido o comprometimento e a identificação com o Clube. Alguns, na realidade, nunca tiveram! Talvez a maioria dos atletas que aí estão não mostraram ainda o profissionalismo...aquele que gostaríamos de ver! Digo isto porque o que vi nos dois jogos, um treino e outro amistoso, respectivamente contra Cruzeiro-RS e Novo Hamburgo, foi um desinteresse quase que total de quem esteve em campo vestindo a camisa do Criciúma! Sei que o mais importante não é ganhar e muito menos dar show em partidas como as da semana passada. Entretanto, há necessidade obrigatória de expressar vontade, disposição e atenção pela atividade naquele momento exercida. Inadmissível ir a Novo Hamburgo, por exemplo, e não manifestar nenhuma ambição! Claro que tanto Criciúma quanto Novo Hamburgo estavam jogando amistosamente e, além disso, os objetivos maiores de ambos estão direcionados para a estréia...um no Campeonato Catarinense...outro no Gaúcho. Masss...ficar jogando a bola pro lado, deixando o tempo passar e dar, cada uma das equipes, um só chute no gol??? É muito pouco ou quase nada pra chamar o que presenciamos de futebol profissional!! Popularmente...uma “pelada” daquelas...!! Luizinho Vieira tem 5 dias e algumas horas pra fazer com que o comportamento do Criciúma seja BEM diferente! Eu ainda prefiro pensar que, a partir do momento em que valer três pontos, as coisas vão ser diferentes! Mesmo que não seja aquele futebol de encher os olhos... mas, imagino um Tigre competitivo e querendo algo!!
E a invenção em relação ao posicionamento de Ezequiel? Que coisa!! Até agora não consegui encontrar ninguém que me desse uma explicação convincente sobre o que pretendeu o treinador do Criciúma ao escalar o garoto, que é lateral, no meio campo e, em determinados momentos do jogo ele aparecendo até no ataque! Sei que Ezequiel já jogou no meio...ainda no time júnior. Só que sua real posição é lateral-direito, não quarto homem do meio ou atacante!! Outra questão a ser bastante pensada por Luizinho é o que ele quer em termos de esquema tático. Afinal, 4-3-1-2...4-4-2...4-3-3?? Temos observado treinos com um sistema e na hora do jogo aparece outro!! E o vazio que todos notamos no meio  campo do Criciúma que joga sem meia-atacante? Visivelmente há um espaço não preenchido! O Criciúma tem Vítor Míchels, Dôdi e Róger Guedes que podem fazer tal função. Entretanto, nenhum deles ainda foi escolhido por Luizinho Vieira! Torço muito pelo sucesso do jovem treinador do Tigre. Masss...espero que ele reveja conceitos e se ajude!! Esxtão compreendendo??

Passarinho Arrepiado me chama atenção quanto a três assuntos. Primeiro lembra que  o atacante Perea reclamou do peso da bola ao perder uma grande oportunidade de gol, a única do Criciúma, diante do Novo Hamburgo. Pára né ô!! A segunda de que a cota financeira do Criciúma no Estadual, via tv, será de 673 mil reais, pagos em 3 vezes; no Brasileiro, 2 milhões e 700 mil, em nove parcelas. E a última de que o Avaí, sub-17, perdeu a final do Torneio Internacional de Santiago, no Rio Grande do Sul. A final foi no último sábado à noite(24) e o Independiente Del Valle ganhou de 1 a 0 dos catarinenses que, assim, ficaram com o vice! Na mesma competição, só que em outras edições, o Criciúma chegou em quatro decisões e perdeu todas! Foram 3 pro Grêmio(1.995, 97 e 98) e uma pro Inter(2.013). 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Novo Hamburgo 0 x 0 Criciúma, jogo MUITO ruím!

Foi o último jogo do Criciúma, com características amistosas, antes da estréia no Campeonato Catarinense. Estive no Estádio do Vale e acompanhei a fraquíssima atuação de ambos os times! O empate em 0 a 0 entre o Nóia e o Tigre foi de baixíssimo nível técnico. Nem a equipe da casa, nem os visitantes, jogaram o suficiente pra chegar ao gol. Aliás, no Criciúma, um dos principais problemas foi justamente a falta de criação ofensiva! O Criciúma deu UM chute no gol e este só foi acontecer aos 15 minutos do 2º tempo!! Lucca entrou na área, meio que aos “trancos e barrancos” e rolou pra trás. Com certa liberdade, o atacante Peréa apareceu perto da marca penal e chutou fraco, facilitando a defesa do goleiro adversário. Continuam faltando, no Criciúma, meias de criação e jogadores que cheguem à frente. Os atacantes ficam isolados e há um espaço entre meio e ataque que, justamente, deveria ser preenchido por meias ofensivos.
Pro torcedor ter uma idéia da fraqueza técnica observada no Vale dos Sinos...o rendimento de ambos os times foi pífio a ponto de ser considerado abaixo do que já havíamos presenciado no meio de semana, no jogo-treino contra o Cruzeiro-RS. Marcar...marcar...e marcar! Tanto Luizinho Vieira como Róger Machado, o ex-lateral de Flu e Grêmio, técnico do Novo Hamburgo, se preocuparam muito em congestionar o meio e a produção ofensiva ficou em segundo plano. Pra quem gosta de futebol bem jogado, haja paciência, calma e tolerância!!

Mesmo sendo um amistoso, mas por ser começo de trabalho, acho que cabe uma análise individual dos jogadores usados no sofrível 0 a 0 em Novo Hamburgo. Bruno, praticamente, “não sujou o uniforme”! O Novo Hamburgo exigiu muito pouco do goleiro tricolor. Eduardo, preso na marcação, abdicou de ir ao ataque. Nada de mais produtivo em relação ao que já estávamos acostumados a ver em 2.014. Rafael Pereira jogou tranqüilo e pode, sim, continuar sendo titular na zaga. Joílson não comprometeu...até pela inoperância do ataque gaúcho. Danilo Tarracha foi mais participativo na 1ª etapa e na 2ª se segurou um pouco mais. Faltou alguém pra ajudá-lo no setor esquerdo e as saídas rápidas em busca do ataque não aconteceram. Barreto e Luizinho Mello mostraram que poderão ser úteis neste início de temporada. Já Ezequiel, escalado como um terceiro volante, em vários momentos apareceu até mais a frente do que Cléber Santana. Foi quase um terceiro atacante que, a exemplo dos outros dois, pouco rendeu! Quanto a Cléber Santana, bom toque de bola, mas nenhuma chegada ao ataque pra finalizar. Continua devendo...em termos ofensivos! Lucca jogou mais no lado esquerdo...durante o 1º tempo, e com as alterações, acabou como meia. Atuação discreta! Bruno Lopes correu muito...volta demais pra marcar, talvez por determinação do técnico. É um estilo de jogar que, no meu entendimento, prejudica seu rendimento.

Ainda foram usados Iago Maidana; Ruan; Róger Guedes...que se limitou a ocupar espaços pela direita; Maurinho, que fez o mesmo pela esquerda, embora com maior movimentação; Vítor Míchels; e, Peréa. Sobre o colombiano, bom porte físico...mas parece lhe faltar ainda melhor condicionamento físico. Teve méritos por dar o único chute a gol do Criciúma, na partida!! Falou, depois do jogo, que o chute não saiu como ele queria porque “a bola no Brasil é mais pesada”!! Então ta!! Massss...você leitor que gosta do Criciúma, pode ter certeza que pra ficar mais ou menos o Tigre precisa melhorar MUITO!!