sábado, 8 de junho de 2019

Será que Gílson Kleina já treinou um time tão ruim como esse do Criciúma??

Entre idas e vindas, repetindo alguns clubes, o Criciúma é o 25º na carreira de Gilson Kleina como técnico de futebol. Lembro que, esta é a segunda passagem dele no Estádio Heriberto Hülse. A primeira, numa combinação com Lori Sandri, havia sido em 2.003. E, observando o currículo do profissional, fico me perguntando: será que Kleina já pegou um grupo tão limitado, tecnicamente, como o atual do Criciúma?? Claro, o questionamento se faz considerando-se as competições, os torneios por quais o profissional trabalhou! No jogo em que o Tigre catarinense empatou em 1 a 1 com o Tigre lá de Goiás, novamente, ficou evidenciada a baixíssima qualidade do plantel formado pelo Criciúma pra disputar esse início de Série B do Campeonato Brasileiro.

Quem se “salva”?? Caramba, o Luiz estava voltando depois de praticamente 3 meses afastado por lesão. Entrou pra jogar essa partida meio que de “atropelo”, em razão dos problemas de ordem física de Paulo Gianezini e de Bruno Grassi, e da falta de maior confiança no garoto Wagner. Luiz, inclusive, por causa da carência de melhor ritmo, cometeu falha no gol de empate do Vila Nova! Contudo, não dá pra menosprezar, num contexto geral, os atributos do camisa 01 do Criciúma! Sobre os dois laterais usados, um tem condição técnica razoável e o outro é “só” força. Digo isso, porque Marlon não tem mais a mesma vitalidade de temporadas passadas; e, quanto a Marcos Vinícius, lhe sobra fazer “correria”!! Sobre os zagueiros, de aproveitável mesmo...só Derlan pra ser titular!! Os demais, como se diz hoje em dia...“pra grupo” servem!!

No meio, Adilson Goiano me lembra muito o Ricardinho(foto)...aquele que está no Guarani. Toca bem na bola, tem bom aproveitamento em acerto de passes, mas joga muito pros lados, sem objetividade! Já, Eduardo(tbm na foto) e Wésley, apesar de altos e baixos, ainda permanecem sendo os mais competitivos e comprometidos com os objetivos traçados pela comissão técnica. Por sua vez, considero inadmissível o jeito, a forma como Daniel Costa se comporta em campo na grande maioria dos jogos como titular!! Caramba...o 10 do Criciúma não demonstra dedicação e entrega suficientes e adequadas, considerando-se uma disputa valendo três pontos!!

E, no setor de frente, Vinícius se utiliza bastante do que tem de melhor: a velocidade. Mas, apenas em lances esporádicos...raros, consegue alguma jogada de maior sucesso! Até porque, já deu pra ver que, se a bola chegar, Léo Gamalho(foto) “bota pra dentro”!! O que não pode é Gilson Kleina olhar pro banco e dispor de Reis, Ceará ou Lúcio Flávio e Andrew, para o ataque. E, para outros setores e posições, Caíque, Jean Mangabeira, Federico ou Carlos Eduardo. Seria exigente demais afirmar que nenhum dos citados nesta postagem não serve?? O que reitero é a escancarada falta de boas opções pro treinador tricolor, seja pra escalar titulares ou formar a turma que fica na reserva!! Resumindo: à exceção da posição de goleiro, é preciso contratações pontuais e qualificadas pra todos os setores: linha de zaga defensiva, laterais, mais atacantes e, principalmente, meias de criação! Nem que, pra viabilizar isso, seja necessário efetuar dispensas ou rescisões de contrato! Afinal, o tempo está passando e o Criciúma continua entre os quatro últimos!!

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Perde muito o Brasil, sem Neymar!!

A Seleção Brasileira está por começar a jogar a Copa América sem seu principal jogador! Infelizmente, Neymar rompeu os ligamentos do tornozelo e está fora do torneio! Que fase, hein?? Uma lesão já quase o tirou da última Copa do Mundo e ele acabou indo pro Mundial, mesmo assim, sem o melhor de sua forma! Outro problema de ordem médica o impediu que Neymar disputasse jogos decisivos pelo PSG, na Liga dos Campeões da Europa! E, agora essa situação que não deixará o maior craque brasileiro na atualidade, competir num torneio continental!! Com certeza, no quesito técnico, perde muito o time todo! Neymar teria mais uma oportunidade de ser protagonista. E, pra tristeza de quem gosta do bom futebol jogado, não o teremos em campo na Copa América!

De outro modo, o aspecto coletivo pode ganhar destaque na Seleção Brasileira. Afinal, o maior individualista do grupo não estará presente! E, o técnico Tite, conta com jogadores de muito bom nível técnico! Claro que a nossa “safra atual” não nos permite sonhar como quando tínhamos Ronaldo, Ronaldinho, Romário...ou mais lá atrás, Sócrates, Falcão, Zico e tantos outros verdadeiros craques da bola! Mesmo assim, em se tratando de um torneio com participação de seleções sul-americanas, mais duas convidadas, no caso, Qatar e Japão, dá pra vislumbrar conquista do título!!


Voltando ao assunto Neymar, só que enfatizando as coisas extracampo, está mais do que claro que a tal “modelo”, que me recuso a citar seu nome, quis tirar alguma vantagem em toda a situação! Saiu do Brasil, com tudo pago, pra ser “estuprada” em Paris?? Tá bom...!! Era só o que faltava, ainda, ela obter sucesso em toda essa “armação” causada por ela própria...!!! Mesmo assim, um cara com a vivência e experiência de Neymar, jamais poderia “cair” numa “arapuca” dessas!! Foi imaturo e até inconsequente!! Como estamos no Brasil, poderá “pagar” pelo que não fez ou, no mínimo, ter que indenizar a “dita cuja” por ter exposto fotos e conversas entre ambos, nas redes sociais!!

terça-feira, 4 de junho de 2019

Não vai adiantar de nada a “corneta”! Numa hora dessas o apoio tem que ser total!!

Pouco resolve ficar tentando encontrar o(s) culpado(s) pela má campanha do Criciúma no Campeonato Brasileiro. Longe de querer defender o presidente Jaime Dal Farra...até porque, tenho restrições em relação a sua forma de administrar o futebol do Clube! Mas há de se considerar que não houve contestação nenhuma em relação aos nomes de João Carlos Maringá e Gilson Kleina! Pelo contrário! Quando ambos foram anunciados, recordo até de certa euforia por parte de imprensa e torcida! Todos queriam, também, a volta do Liel, aprovaram a vinda do Wesley, do Marcos Vinícius e do Léo Gamalho, apenas citando estes como alguns exemplos.

Quanto ao Maicon Sisenando, HOJE, há quem questione o seu aproveitamento! Mas, quando ele foi trazido, a grande maioria apoiou!! Particularmente, entendo que uma equipe como a do Criciúma, com visíveis limitações técnicas, não pode abrir mão de um atleta ainda qualificado como o filho do “Manéca”!! Claro que, fisicamente, Maicon não é mais o mesmo!! Contudo, insisto que, seus atributos não podem e não devem ser desprezados!! O que Kleina precisa fazer é aproveitá-lo em jogos pontuais para que seja “arrancado” o máximo de seu potencial!!Ainda sobre o atual trabalho desenvolvido pela comissão técnica do Criciúma, entendo que, a médio prazo, melhores resultados deverão ser alcançados.

Quase impossível imaginar que o treinador, que sabe e entende do tema, não encontre a forma mais apropriada pra obter desempenho eficaz do setor de criação do time!! Mesmo tendo levado gols “bobos” nos seis jogos disputados, não entendo que o maior problema do Criciúma esteja no setor defensivo. E, sim, arranjar um jeito de criar jogadas perigosas contra a meta do adversário! É muito pouco ficar SÓ na dependência de bolas paradas! Pra melhorar mesmo no campeonato, o Criciúma precisa tabelar e ingressar na área adversária. Isso, pelo meio ou pelos lados do campo, com a participação dos alas ou jogadores de beirada!! Tudo isso, às vezes, demanda tempo e bastante trabalho!! Então...que Kleina, Maringá e companhia justifiquem a confiança neles depositada!!

E, o Passarinho Arrepiado, sobrevoando as bandas do Bairro Pinheirinho, passou pela Alianda-Pisos e Azulejos e observou toda a movimentação em razão da promoção que está no banner acima!! Particularmente, sou contra às promoções pra baixar preço de ingresso quando são de iniciativa do Clube. No caso, a ideia é de iniciativa privada, através do empresário Vilmar Guedes!! Nota 10 pra ele!! Sucesso garantido...com certeza!!

domingo, 2 de junho de 2019

Jogo fraco e péssimo resultado para o Criciúma!!

Pelo que fez no segundo tempo, o Criciúma até merecia melhor sorte no jogo de Ribeirão Preto! Mas, a má atuação na primeira etapa foi o principal fator para a terceira derrota do Tigre na Série B do Campeonato Brasileiro! Aliás, digo até que o rendimento dos jogadores comandados por Gilson Kleina foi horroroso na etapa inicial!! E, através de uma falta muito bem batida por Murilo, aos 30 minutos, o Botafogo conseguiu o gol único que lhe deu a vitória. Por que do mau futebol na primeira metade da partida?? A principal razão, dentro do que venho observando, é, de novo, a baixa qualidade do plantel à disposição do treinador! São atletas que tem jogado abaixo da linha de mediocridade, no que diz respeito ao desempenho técnico. Com raríssimas exceções, é importante frisar! Contudo, a “bola” que o Criciúma vem mostrando até o momento não o credencia a estar em posição mais privilegiada!
Outra situação que vem atrapalhando bastante os planos da comissão técnica é relacionada a questões envolvendo jogadores lesionados e alguns ainda sem o melhor da forma física. Entendo, também, que Gilson Kleina permanece sem decidir quanto a uma forma...um estilo do time jogar! Três zagueiros? Dois? Dois volantes? Ou três? Alas? Ou laterais? Com atacante de referência? Sem? Dois de velocidades pelas beiradas? Enfim, alguns dos questionamentos que o próprio treinador, imagino, esteja fazendo a si próprio?? Até porque, se o grupo fosse mais qualificado, com certeza já teríamos observado um padrão de jogo a ser empregado!! Do jeito que estão as coisas, Kleina tenta de todas as formas e pouco consegue!!
Mas, tudo está perdido? Tem que mandar uma “penca” embora e também demitir o técnico? Não! Em absoluto!! As coisas ainda estão sob controle!! Mesmo na zona do descenso, lembro que basta ganhar na próxima rodada para que todos possam “respirar” um pouco mais aliviado! Claro que, no futebol, os resultados positivos não “caem do céu”! É necessário continuar trabalhando e muito!! Gilson Kleina pode continuar usando um trio na zaga. O problema maior não está “atrás”!! Mas, sim, do meio pra frente onde pouquíssimo se cria, não se tem jogadas pelos lados do campo, não há penetração na área adversária e chances claras de gol é algo raro de se ver!!