sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mais uma da sessão nostalgia...!

O linck é o seguinte: http://espn.uol.com.br/video/726740_campeoes-da-copa-do-brasil-pelo-criciuma-em-91-elogiam-e-fazem-levir-chorar-no-bola-da-vez. O vídeo também está compartilhado no meu Facebook e contém parte de uma entrevista feita pelo jornalista João Carlos Albuquerque, da ESPN, com o atual treinador do Santos, Levir Culpi. O referido vídeo foi gravado há alguns anos, mais precisamente em 2.014, onde o foco é o time do Criciúma E. C., campeão da Copa do Brasil de 1.991. Em menos de 2 minutos trechos com depoimentos do saudoso goleiro Alexandre e dos laterais Sarandi e Itá. E, em absoluto, sem desmerecer o trabalho efetuado por Luiz Felipe Scolari, os ex-atletas ressaltam o que conseguiu desenvolver, na época, em termos táticos e técnicos, o profissional Levir Culpi. Quem assistir o vídeo notará que Levir se emociona ao ouvir os depoimentos de Alexandre, Sarandi e Itá! Na verdade, há uma reconhecimento quase que unânime em relação à extrema competência de Levir Culpi já naquela época...ainda meio que “engatinhando” na profissão!
Particularmente, não tenho nenhuma dúvida de que Levir foi o melhor treinador que já trabalhou no Criciúma E. C.! Claro que muita coisa mudou...o futebol, em si e em tudo que o rodeia, não é igual ao de quase 30 anos atrás! Foi uma fase em que acompanhei o Criciúma quase que 24 horas por dia atuando na imprensa como repórter/setorista. Não dá nem pra comparar com o que assistimos e observamos nos dias atuais!! Completamente fora de cogitação traçar tal paralelo!! Afinal, foram anos com o mais alto grau de profissionalismo por quem “vestia” a camisa do Criciúma, seja dentro ou fora de campo!!
Financeiramente, Moacir Fernandes e parceiros de diretoria andavam de “pires na mão” pra poder suprir todas as necessidades financeiras do Clube! Os patrocinadores e outros colaboradores da época contribuíam bastante!! Dava gosto de ver todos trabalhando com o intuito de levar o Criciúma a vencer e crescer como instituição desportiva! Em campo, todos eram comprometidos e, se alguém saía do “trilho” até os próprios atletas da época se encarregavam de “cortar o mal pela raíz”!! Mesmo assim...mesmo com grandes conquistas, algumas derrotas também ocorreram!! Massss...não faltava envolvimento e reação imediata para que uma nova batalha fosse vencida!! Quanta saudade e quanta diferença do que acontece atualmente, hein????

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Está mais do que claro que o Criciúma não tem time pra subir!!

Mais uma vez ficaram escancaradas as deficiências técnicas de praticamente todo o plantel do Criciúma no jogo em que perdeu no Heriberto Hülse para o Juventude, 2 a 1!! O time montado pelos dirigentes é fraco e não tem como almejar acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro de 2.018!! O treinador Luís Carlos Winck, mesmo com méritos por ter contribuído bastante pra recuperar o Criciúma que começou muito mal a competição, também tem seus limites! Além do mais, há as questões financeiras. Já, o presidente Jaime Dal Farra tem dito que não vai cometer “loucuras” em trazer jogadores que possam “estourar” o caixa da G. A.! E, os que foram indicados e já estão no plantel, não conseguem acrescentar algo mais positivo no que diz respeito à qualificação! Então...a solução é se conformar e torcer para que um pontinho aqui...outro ali, seja suficiente para, pelo menos, fazer com que o Criciúma cumpra campanha honrosa na competição! Retorno pra elite?? Por enquanto continua sendo um sonho da torcida que, com certeza, só poderá ser transformado em realidade na próxima temporada!!

Análise individual dos jogadores do Criciúma:
LUIZ com uma boa defesa e dois gols sofridos, sem nenhuma culpa! O Juventude não provocou maior volume ofensivo a ponto de exigir graaannnde trabalho do goleiro tricolor. Nota 6.

DIOGO MATHEUS foi mais ofensivo do que em outras partidas. Apesar da derrota e mesmo reconhecendo suas limitações, não comprometeu...como de “costume”! Nota 6.

A dupla de zaga do Tigre esteve muito mal! Principalmente o “3” ÉDSON BORGES! No lance que originou o 1º gol do adversário, levou drible que zagueiro que se preza não pode levar! Nota 4.

Seu parceiro, DIEGO GIARETTA, falhou num lance em que por pouco o Juventude não fez mais um gol! É jogador experiente e que, para os atuais padrões do Criciúma e da Série B, pelo menos, sabe sair jogando! Nota 5.

MÁRCIO GOIANO, de novo, jogou pouco! Recebeu oportunidade pra ser titular depois de algum tempo e não soube aproveitá-la! Não marcou bem e foi mal no apoio! Nota 3.

No meio, JÔNATAN LIMA tentou ser o “protetor” da zaga, massss... sua “bola” é curta até pra ser “cão de guarda” do setor defensivo!! É mantido como titular por teimosia do treinador!! Nota 4.

JOCINEI é outro que tem mostrado pouco futebol! E olha que, num passado não tão distante, já foi titular no Corínthians!! Pela experiência e currículo que tem...deveria saber passar bem melhor e ser mais participativo!! Nota 4.

O garoto DOUGLAS MOREIRA, novamente, não jogou bem!! Talvez esta função de tentar ser mais ofensivo não seja a melhor opção pro seu rendimento! Penso eu que, “Dôdi”, arma melhor as jogadas vindo de trás!!Nota 5.

JÉFERSON NEGUEBA também decepcionou! Caramba...se é meia de chegada na área porque a toda hora cadenciava o jogo?? Irritou a torcida com bolas recuadas em excesso e acabou substituído no intervalo. Nota 4.

SILVINHO foi, mais uma vez, o melhor do Criciúma em campo! Importante frisar que a qualidade do plantel é tão fraca que Silvinho “dá as cartas” como atacante e, às vezes, até como meia-armador!! Nota 6.

LUCÃO saiu comemorando o gol do Criciúma, mas o toque de cabeça foi do zagueiro Domingues, contra! O “9” do Tigre é participativo e brigador, apesar do jejum de gols! Nota 5.

Entraram ALEX MARANHÃO e MOISÉS que melhoraram um pouquinho o rendimento ofensivo do Criciúma...nota 6 pra cada um; e, JOÃO HENRIQUE, fora de posição...na lateral-esquerda, e levando drible na jogada do 2º gol do Juventude, nota 4.

O técnico LUÍS CARLOS WINCK merece um puxão de orelha por colocar João Henrique na lateral e, de certa forma, “queimando” o garoto!! João Henrique é meia e faz também a função de atacante, não de lateral!! Outra situação é que Barreto joga mais do que J. Lima e Jocinei! Nos treinos as coisas acontecem e, no jogo, parece que todo mundo desaprende!! Sabe-se, no entanto, que há sérios problemas da falta de melhor qualidade no grupo de atletas! Masss... quem está na chuva...!!! Nota 4 pro comandante tricolor!!

domingo, 10 de setembro de 2017

Sensação de alívio com vitória no sufoco!!

Foi um jogo daqueles em que o torcedor, de novo, passou por testes cardíacos!! Afinal, depois de uma 1ª etapa onde o Luverdense jogou mais e até merecia ter feito gols...na 2ª, o Criciúma aproveitou-se de duas oportunidades que teve e ganhou da equipe matogrossensse por 2 a 1 na tarde deste sábado(09), no estádio Heriberto Hülse. Novamente, observamos um time muito fraco quando tinha de criar jogadas ofensivas, além do que...a qualidade na saída de bola da defesa pro meio foi bastante deficiente! Mesmo perdendo o jogo, o Luverdense criou algumas jogadas de maior perigo contra a meta tricolor. Mas, valeu muito a boa atuação de Silvinho que, outra vez, foi a principal peça do Criciúma em campo! Contudo, não há a menor dúvida...como um todo, quanto aos seríssimos problemas enfrentados por Luís Carlos Winck e comandados por causa das suas próprias barreiras técnicas!! Ora bolas...como exigir mais de um treinador que tem seus méritos, mas também limites?? Igualmente, como querer que os caras joguem mais bola se eles não sabem?? Assim, insisto em dizer que o plantel montado pelos dirigentes é de “meio de tabela”! Qualquer coisa acima disso...pura superação!!

Análise individual dos jogadores do Criciúma:
O goleiro LUIZ fez algumas defesas, dentre elas uma de elevado grau de dificuldade! Nota 7.

DIOGO MATHEUS, apesar de razoável esforço...demonstrando vontade em querer “resolver”, baixo rendimento ofensivo! Nota 5.

A dupla de zaga formada por NINO e ÉDSON BORGES encontrou muitas dificuldades pra marcar os atacantes do adversário. Importante frisar que a forma como o Luverdense fez seu gol, tabelando na frente da área do Criciúma, é considerado algo “imperdoável” pra qualquer time que se preze!! Nota 5 pra 

Nino e 6 pra Édson Borges...este muito mais pela boa colocação no lance em que cabeceou no 1º gol do Tigre!

DIEGO GIARETTA...apenas razoável ofensivamente e com muitos problemas pra marcar as ações do adversário quando este atacava pelo lado direito! Nota 5.

Ainda sobre o gol do Luverdense, não posso deixar de fazer referência negativa ao desempenho de JÕNATAN LIMA e RICARDINHO. Lima, inclusive, continua jogando bola pra não merecer sequer ser reserva no Criciúma. Nota 4. Quanto a 
Ricardinho, em alguns momentos, consegue se superar por seu espírito coletivo e de luta! Nota 5.

Outro que merece “só 5” é DOUGLAS MOREIRA! Costumeiramente, é jogador bastante participativo. No entanto, diante do Luverdense, passou despercebido...! Nota 5.

O garoto JOÃO HENRIQUE foi submetido a uma função que não é a sua! O garoto é meia e não pra jogar “aberto” pelos lados do campo!! Mesmo que tivesse treinado assim, sua atuação esteve bem abaixo do esperado!! Nota 4.

KALIL teve poucas chances de gol! Na verdade, uma clara e desperdiçada! Mas, é atleta que mostra interesse pelo jogo...com alguma movimentação! Nota 5.

Sobre SILVINHO, na primeira parte da postagem dou destaque pra sua atuação! Bons dribles, lançamentos, uma assistência para o 1º gol e, autor do 2º! Disparado...o melhor do Criciúma!! Nota 8.

Entraram CAIO RANGEL, JÉFERSON NEGUEBA e MOISÉS. Depois das mexidas, com o trio...o Criciúma cresceu de rendimento!! Nota 6 pra eles!

Em relação ao técnico LUÍS CARLOS WINCK...está bem evidente que tem seus limites e, por outro lado, méritos na atual campanha do Criciúma. Tem feito o que pode e, as vezes, é teimoso quando insiste no esquema com 3 atacantes!! Pela vitória...nota 7.