sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

As últimas de Criciúma e Próspera.

O Criciúma, através de seu presidente Anselmo Freitas, manifestou o desejo do clube em disponibilizar a estrutura do estádio Heriberto Hülse para a cidade como local de vacinação contra o Covid-19. O secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, recebeu a carta do mandatário carvoeiro oficializando a posição do Tigre na Secretaria Municipal de Saúde. O Governo Estadual pretende vacinar 2,8 milhões de catarinenses dos grupos prioritários em um primeiro momento. A doença vitimou mais de 200 mil brasileiros e quase 400 cidadãos da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera).

O Criciúma confirmou o encerramento das atividades profissionais do goleiro Agenor. O atleta não segue no elenco carvoeiro na temporada 2021. Agenor defendeu as cores do Criciúma em 2010, na campanha do acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, e no ano passado em 24 partidas da competição nacional e do Camp. Catarinense.

Os dirigentes do Criciúma concretizaram nesta a contratação do preparador de goleiros Bira Melo. O profissional, que se apresenta no início da pré-temporada, teve uma passagem vitoriosa pelo Tigre entre 2012 e 2013, onde conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e o título do Campeonato Catarinense. Além do Criciúma, Ubiratan Melo, de 48 anos, teve passagens pelo Londrina, Ceilândia, JMalucelli, Noroeste Bauru, Ypiranga de Erechim, ABC de Natal e Capivariano. Entre 2016 e 2020, o profissional esteve no Dibba Al Fujairah e no Khorfakkan do futebol dos Emirados Árabes Unidos. O último clube do preparador de goleiros foi o Botafogo da Paraíba, na última temporada.

A pré-temporada do Criciúma pode começar entre os dias 4 e 5 de fevereiro. Isso devido à contratação de jogadores. Conforme Rampinelli, a maioria dos atletas que chegarão estão atuando em clubes das Séries B e C e os campeonatos encerram apenas no final deste mês. “Não temos como começar a pré-temporada antes. Os jogadores terminam as competições no final de janeiro. Mais ou menos, 70% das contratações são atletas que estão em atividade em campeonatos. Como eu vou tirar o cara que está jogando as Séries C ou B e trazer para cá para fazer preparação?”, questiona o diretor.

Com a manutenção do técnico Paulo Baier, os dirigentes do Próspera trabalharam para renovar o contrato dos principais jogadores, além de encaminhar a contratação de reforços para o Catarinense 2021. Nomes importantes na conquista do título da Série B Estadual como Danielzinho, Gabriel, Jessé, Galiardo, Jean Natal, Gulithi e o goleiro e capitão Roberto seguem no clube para a disputa da Primeira Divisão. Ao lado de Paulo Baier, no comando técnico do Próspera, um velho conhecido dos criciumenses: Luciano Almeida. O ex-lateral do Criciúma será auxiliar de Baier no Time da Raça até o final do ano. Luciano esteve no comando técnico do time Sub-17 do Tigre em 2017.

Obs.: Colaboração do https://www.criciuma.com.br/ e do https://tnsul.com/.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Hemerson Maria “deixou furo” ao dizer que é torcedor do Figueirense!!

Certa vez, no pátio do Heriberto Hülse, perguntei ao saudoso Lauro Búrigo se ele era “mais” Criciúma ou “mais” Figueirense. A resposta foi imediata: “Ô Custódio...eu ajudei a plantar grama aqui! Então, tu imagina o que tudo isso significa pra mim! Mas, não há dúvida que, profissionalmente, o Figueirense marcou muito na minha carreira!”. Pra quem não sabe, Lauro trabalhou nos dois clubes citados, além de ter feito parte ativa da história, também, do Comerciário.

Contudo, o velho “Bruxo” jamais disse, PUBLICAMENTE, em uma entrevista coletiva, por exemplo, que seu time do coração era este ou aquele! Todo mundo sabe que Vanderlei Luxemburgo é flamenguista. Mas, nunca expôs sua preferência clubística aos alegres rapazes da imprensa! O bom e experiente Luiz Gonzaga Milioli é Criciúma...“doente”! Só que jamais falou isso em uma entrevista pra turma da Capital quando trabalhou no Avaí! Enfim... sinceramente, não gostei da DESNECESSÁRIA MANIFESTAÇÃO do novo técnico do Criciúma ao dizer que é torcedor do Figueirense!!

Tirando isso, nos demais assuntos colocados quando da apresentação da nova Comissão Técnica do Criciúma, tudo dentro da normalidade! Hémerson Maria é MUITO TRABALHADOR! Gosta de formar elencos, aproveitar jogadores da base e, claro, de times competitivos e com forte intensidade de jogo! Maria, inclusive, deverá “auxiliar” o Diretor de Futebol, Waldeci Rampinelli, e o Gerente, Giuliano Bitencourt, na indicação e contratação de atletas. Importante frisar que, no momento, o Criciúma conta com somente sete atletas! Lembrando que, dia 24/02, portanto daqui há pouco mais de um mês, o Criciúma já tem jogo pelo Campeonato Estadual! Sendo assim, é necessário muita AGILIDADE e HABILIDADE pra deixar tudo pronto visando essa estreia, que será em casa, diante do Hercílio Luz!

Aliás, o Passarinho Arrepiado, mesmo de férias, em combinação com o https://tnsul.com/2021/esporte/fcf-altera-jogos-da-primeira-fase-do-catarinense-2021/ nos passa o regulamento e a 1ª rodada do Catarinense/2.021:

Primeira fase: turno único em pontos corridos, com todas as equipes jogando entre si por 11 rodadas. Os seis primeiros colocados da Série A 2020 na classificação geral farão seis jogos como mandante, e os demais farão cinco. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série B;

Segunda fase: quartas de final, com jogos de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. O melhor classificado (na primeira fase) decide em seu estádio e quem fizer mais pontos conquista a vaga.

O primeiro critério de desempate é o saldo de gols e, persistindo a igualdade, a equipe com melhor classificação na primeira fase é considerada vencedora.

Terceira fase: semifinal, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior.

Quarta fase: final, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior. As partidas serão disputadas nos dias 16/05 e 23/05.

Primeira rodada:

Próspera x Joinville – Heriberto Hülse

Marcílio Dias x Brusque – Dr. Hercílio Luz

Avaí x Juventus – Dr. Aderbal Ramos da Silva

Criciúma x Hercílio Luz – Heriberto Hülse

Metropolitano x Figueirense – Hermann Aichinger

Concórdia x Chapecoense – Domingos Machado de Lima