sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Um time comprometido...!!

É o que tenho visto no Criciúma desde que este começou a ser comandado por Roberto Cavalo ...ainda em outubro do ano passado. De lá pra cá, os jogadores escalados pelo treinador tricolor têm demonstrado interesse pelo jogo...ora em disputa. A ausência de uma qualificação técnica mais elevada está sendo superada por vontade, luta e determinação!! As vezes sou repetitivo expondo tal pensamento em relação à garra, comprometimento, espírito competitivo e outros adjetivos que servem pra identificar uma equipe com jogadores de comportamento aplicado dentro de campo! Pois o Criciúma de Roberto Cavalo é assim!! E faço questão de ressaltar isso porque em anos anteriores, os mais recentes...pelo menos, alguns dirigentes, técnicos e jogadores...da época, se mostravam dispersos e desinteressados pelas causas do Clube.
Jogadores do Criciúma, em momento de comemoração...após gol diante do Cruzeiro.

O fim da temporada passada e a conseqüente renovação de contrato com Roberto Cavalo já nos dava a idéia de que o Criciúma poderia continuar a ser valente e aguerrido. Assim, o que vimos diante do Cruzeiro foi realmente um grupo de atletas que quis mostrar seu valor e utilidade!! Importante frisar, de outro modo, que foi apenas um jogo!! Pela frente tem o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro para que o Criciúma permaneça em constante evolução. Longe da perfeição...aliás, bem distante disso, o Criciúma agradou no seu primeiro “teste” em 2.016. Quem foi ao estádio Heriberto Hülse, na última quarta-feira(27), gostou do que viu! No domingo(31), começa uma outra “história” com o Avaí, de adversário, e o velho Estadual Barriga-Verde. Se diante do Cruzeiro o adversário era favorito...perante os avaianos a situação se inverte. Ou seja, o Tigre está melhor preparado do que o Leão...este vivendo dias de problemas administrativos e, principalmente, financeiros! Então... quem precisa e deve “ditar” as regras do jogo, é o Criciúma!!

Virando a página e mudando o assunto...mas continuando no Criciúma, entendo que faltou respeito para com os profissionais da área médica, Dr. José Carlos Ghedin e Dr. Marcelo Beirão. Por divergências de pensamentos e idéias, ambos foram chamados pelo presidente Jaime Dalfarra e afastados de suas respectivas funções no Clube. Dr. Ghedin estava no Criciúma desde 1.978, levado que foi pelo colega João Kantovitz; e, Dr. Beirão...desde 1.999! A dupla tem uma vasta folha de serviços prestados à instituição Criciúma e mereciam outro tratamento. Massss...infelizmente a memória é curta!! Além disso, as pessoas passam e o Clube fica!

Outra situação que merece destaque diz respeito à desarmonia que existe na área burocrática do Depto. de Futebol do Criciúma. Por causa de “picuinhas”...o técnico Roberto Cavalo não pode contar com três atletas na partida contra o Cruzeiro. Ocorre que Antônio Sérgio Fernandes(foto acima) e uma funcionária de nome Mariana não se entendem...não há diálogo entre os dois. Sem o necessário entrosamento, nem que seja só profissional, faltou documento daqui e dali, e...João Afonso, Alex Santana e Élvis, jogadores recentemente contratados, não tiveram seus nomes publicados no BID, da CBF. Então...nenhum deles foi usado no jogo da Sul/Minas/ Rio. Convenhamos...um clube dito organizado , em hipótese alguma, pode passar por problema como este!! Dos dois funcionários envolvidos conheço bastante o “Cabeça”! Antônio Sérgio Fernandes é do bem e é dos bons...na sua área!! Lamento o ocorrido e espero que as arestas sejam aparadas!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bom jogo do Criciúma! Mas, resultado poderia ter sido melhor!!

Fiquei com esta sensação ao acompanhar Criciúma 1 Cruzeiro 1, na abertura da Primeira Liga ou Copa Sul/Minas/Rio...como queiram definir. O goleiro Fábio, do Cruzeiro, apesar de falhar no gol de empate do Criciúma, se redimiu e realizou excelentes defesas, salvando seu time da derrota no estádio Heriberto Hülse. Temos de reconhecer que, de outro lado, o goleiro Luiz, do Criciúma, também fez boas intervenções!! Masss...as melhores chances foram criadas pelo Tigre, principalmente na 2ª etapa. No 1º tempo, o Cruzeiro teve mais volume de jogo e se utilizou muito do apoio de seus laterais...Mayke, pela direita, Fabrício, pela esquerda. Inclusive, no lance do gol da Raposa, a jogada foi com Fabrício que cruzou rasteiro para a finalização de Álisson. Claro que a qualidade do time mineiro é superior!! Considero o goleiro Fábio e todo o seu sistema defensivo como muito eficiente!! Além disso, houve muita movimentação dos meio-campistas e do setor de frente...o que acabou valorizando bastante o resultado da partida. Entretanto, pelo número de oportunidades criadas, se tivéssemos de apontar um vencedor...com certeza, este seria o Criciúma. De qualquer modo, entendo que até ficou de “bom tamanho” pros dois o ponto conquistado!!
Luiz, outra vez, foi destaque no Criciúma! Efetuou defesas importantes e demonstrou a habitual segurança...o que lhe é peculiar! Nota 8. Ezequiel se sobressaiu pelo aspecto físico. Em razão de ser início de temporada...é normal que haja maior desgaste...mais cansaço. O lateral do Tigre não sentiu e acabou tendo boa atuação! Nota 7. Na zaga, Raphael Silva esteve firme e forte na marcação dos velozes e bons atacantes do Cruzeiro. Nota 7. Por sua vez, nota 8 pro ex-botafoguense Diego Giaretta. O jogador passou tranqüilidade a seus companheiros e, para os padrões do Criciúma, uma boa técnica! Nota 8. Sobre Marlon, razoável partida do garoto...no aspecto coletivo. Mérito para o cruzamento que originou o gol de Giaretta! Nota 7. No meio de campo, Barreto não acompanhou as demais atuações. Correu bastante e errado! Se atrapalhou na marcação! Nota 6. Ricardinho foi mais meia do que volante e acabou tendo um rendimento idêntico ao de Barreto. Participativo...mas, também correndo errado! Nota 6. Já, Douglas Moreira, dentro do que vi, foi o melhor do meio no time de Roberto Cavalo. Marcou com eficácia, passou bem e ainda arriscou finalizações! Nota 8. Wéllington Saci apareceu mais pro jogo no 2º período. Já se sabe que é bom na bola parada!! Nota 7. Róger Guedes continua em boa forma...física e técnica! Nota 7. Bruno Lopes, que não voltou tanto pra marcar, demonstrou voluntariedade e espírito coletivo. Nota 7. Entraram Kalil, Natân e Jéfferson. Este, inclusive, apareceu para alguns contra-ataques...mesmo que as vezes tenha se “enrolado” com a bola. Nota 6. E...terminando com as avaliações...Roberto Cavalo, o técnico, soube preparar bem a equipe para enfrentar um dos grandes do futebol brasileiro. Tende a melhorar mais para poder cumprir boa campanha também no Catarinense. Boas orientações dadas por ele! Afinal, o Criciúma foi competitivo e mostrou elevado espírito de luta! Nota 8 pro treinador do Tigre!

Observações do Passarinho Arrepiado. Primeiro os números do jogo: 18 faltas cometidas pelo Criciúma, 12 pelo Cruzeiro. A gol...9 finalizações do Criciúma, 7 dos mineiros. Pra fora...6 chutes do Tigre, 3 da Raposa. Escanteios...9 a 8 para o Cruzeiro. Impedimento...só um, este no ataque do Cruzeiro. Renda de 60.835 reais para 7.040 torcedores. Em relação à saída dos médicos José Carlos Ghedin e Marcelo Beirão...discordância total e nítida falta de respeito com dois excelentes profissionais que tinham uma folha irreparável de serviços prestados ao Clube! E...está por chegar um atacante! Este pode ser Jheimy, que atuava no Sampaio Corrêa. 

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O favoritismo da Chapecoense!

Em razão de minhas atividades profissionais como cronista esportivo, conversei, no último fim de semana, com representantes dos outros nove clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense de 2.016. Claro que, no caso do Criciúma, praticamente vivenciamos o dia a dia de tudo o que envolve nosso representante. Assim, algumas conclusões foram tiradas. Por exemplo, o presidente da Chapecoense, Sandro Palaoro, reconhece o favoritismo de seu time para vencer a competição que se inicia sábado(30). Segundo o dirigente do “Verdão do Oeste”, seu clube dispõe de situação financeira/estrutural, hoje, invejável para os padrões do futebol barriga-verde. Importante frisar que Sandro Palaoro não se auto vangloriou!! Apenas foi realista!! Lembrou que há 6...7 anos atrás a Chapecoense nem série tinha pra disputar!! E... passou, dentro de campo, por todos os obstáculos, nas competições envolvendo o Brasileiro da D, C, B...até chegar no ápice que é a elite do futebol nacional!!
Gente...pelo que destacou o presidente Palaoro(foto acima), são oito empresários que “bancam” a Chapecoense, e esta...obviamente, contando com ajuda do poder público na cessão do estádio regional que virou Arena Condá. O pessoal do futebol trata seu produto com extremo cuidado!! O percentual de acerto nas contratações é bem superior ao número daqueles atletas que não correspondem!! A permanência na Série A, de 2.015 pra 2.016, significou quase que um achado de “pote de ouro” para as finanças do Clube. Tanto que, segundo Sandro Palaoro, hoje a Chapecoense tem dinheiro “em caixa”...que sobrou do ano passado, e ainda vai embolsar a verba da televisão, algo próximo dos 35 milhões de reais...mais 4 milhões do patrocínio com a Caixa Econômica Federal e outras quantias através de publicidade. Com todos esses dados levantados, dá pra afirmar que a Chapecoense é hoje, em Santa Catarina, o clube mais preparado para as competições que terá pela frente!!

Dos considerados clubes grandes, pelo que já pude constatar, o Avaí é o que encontra maiores dificuldades. A queda pra Série B do Brasileiro prejudicou demais toda a já não muito sólida sustentação avaiana. Ouvi do gerente de futebol Agnelo Gonçalves que os atletas que ficaram da temporada passada ainda não receberam totalmente os salários de 2.015!!! Além disso, há idéia de investimento nas categorias de base para tentar uma boa campanha e, assim, evitar aumentar ainda mais as despesas!! Quanto ao rival, Figueirense, Húdson Coutinho preferiu adotar um discurso mais otimista. Segundo ele, embora haja respeito com os principais concorrentes, o objetivo do “Furacão do Esxtreito” é continuar sendo o mais vezes campeão do Estado!! E...sobre o Joinville, existe um claro abatimento...reflexo de duas derrotas consideráveis no ano passado. Uma delas a perda, no “tapetão”, do título estadual para o Figueirense; e, a outra...o descenso na Série A do Brasileiro. Pra se recuperar de tais “golpes”, talvez leve tempo...!!

O Passarinho Arrepiado pede e eu aceito! Ele fará suas análises sobre o que espera do outro grande de Santa Catarina, o Criciúma Esporte Clube. Pois bem...é contigo Arrepiado: “Então... acho que o Criciúma vai passar por dificuldades em razão da mudança administrativa e da filosofia de trabalho! Jaime Dalfarra não dispõe dos mesmos recursos de Antenor Angeloni. Entretanto, o que pode fazer a diferença positivamente é que há uma maior identificação por parte de quem está fazendo o futebol no Criciúma de hoje do que nas últimas temporadas!! Por sua vez, o técnico Roberto Cavalo precisará trabalhar muito um time que conta com alguns ditos “reforços” mesclando com atletas que permaneceram de 2.015...em sua grande maioria, oriundos das categorias de base. Vai dar certo? Vai dar errado? Ninguém consegue ter certeza disto ou daquilo! Entretanto, há clara evidência...esperança...de observarmos um time em campo com bem mais comprometimento do que os últimos que proporcionaram seguidas decepções!!”. É isso aí...teclou bonito Passarinho!! (rs)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como faz falta um centroavante!!!

Reiteradas vezes o técnico Roberto Cavalo tem reclamado da ausência de um atacante de área, um atleta que jogue mais centralizado no setor ofensivo. Dentro do esquema que o treinador do Criciúma pretende implantar em seu time, faz falta mesmo um jogador “referência”! Cavalo gosta do tradicional 4-4-2 ou, dependendo das circunstâncias, do “moderno” 4-2-3-1. Em ambas as situações é necessária a presença de um “camisa 9” que finalize a gol! Pra isso, entretanto, importante frisar que meias e laterais precisam “abastecer” o centroavante com bolas “enfiadas” ou cruzadas! De nada vai adiantar ter alguém fixo na área e a bola não chegar como já vimos em outras oportunidades, inclusive em situações bem recentes!!

Zé Carlos foi o último atacante realmente goleador que passou pelo estádio Heriberto Hülse. De lá pra cá, Wéllington Paulista deixou razoável impressão e, depois dele, criou-se uma expectativa muito positiva em relação a Neto Baiano, na temporada passada. Entretanto, o jogador pouco rendeu e houve escassez de gols!! Mas qual o motivo para tanta dificuldade em achar um atacante que realmente seja artilheiro?? Bem...penso que os responsáveis por contratar no Tigre estão pesquisando muito e, com certeza, as questões financeiras acabam influenciando bastante!! Como é uma posição carente no mercado da bola, quem faz gol está valorizado e custa caro!! Claro que o Criciúma dispõe de Bruno Lopes, por exemplo, e resolveu se desfazer de Kalil, garoto da base, emprestado ao futebol japonês. E há, ainda, Róger Guedes e Maurinho. Só que nenhum dos dois é centroavante de ofício!!

Ao observar esta postagem o leitor pode pensar e questionar sobre o seguinte: “Só falta um centroavante? No restante o time já está pronto??”. Não! Com certeza...não!! E...sendo sincero com quem nos acompanha neste espaço, pra mim, só estão aprovados goleiro, lateral-esquerdo, segundo volante e um atacante!! Pelo menos até o momento, Luiz, Marlon, Douglas Moreira e Róger Guedes têm deixado boa impressão e, na verdade, estão começando a atual temporada como acabaram a última!! Ou seja, apresentaram bom rendimento no fim de 2.015 e voltaram do mesmo jeito, agora, em 2.016!! Vale ressaltar que o quarteto é do grupo que já estava aqui! Pelo menos por enquanto nenhum dos “novos” agradou!! Ora bolas...foram só dois jogos-treino e as atividades com bola começaram há pouco mais de uma semana!! Sim...isso precisa e deve ser destacado!! Além disso, temos a certeza de que haverá evolução! Pra jogar diante do Cruzeiro, na próxima quarta(27), pela Copa Sul/Minas/Rio e depois contra o Avaí, domingo (31), estreando no Campeonato Catarinense, obrigatoriamente o Criciúma estará mais ajeitado!!