sábado, 1 de março de 2014

Carnaval sem futebol.

Para nós que acompanhamos o Campeonato Catarinense, rodada só no meio da semana que vem quando começam o quadrangular para ver quem pode chegar a ser campeão estadual; e o hexagonal, que vai apontar o vencedor da Copa Santa Catarina e os dois rebaixados para a Série B de 2.015. Dos considerados grandes, ficaram pelo caminho: Avaí e Chapecoense; seguem Criciúma, Figueirense e Joinville. Masss...Carnaval e futebol têm semelhanças, muito embora um signifique festas e folias, e outro a prática de atividade esportiva, mexendo com a emoção popular. Nos dias atuais, considero desta forma, “brincar” no Carnaval ficou muito perigoso...as vezes arriscado! Sou do tempo em que assistíamos os desfiles de escolas de samba nas avenidas Getúlio Vargas e Rui Barbosa...não havia calçadão...ao lado da Catedral São José. A gente ficava atrás de uma corda colocada pela polícia e, na rua só com calçamento, acontecia a apresentação das entidades. De madrugada...víamos o Alvinho vestido de mulher  no bar do Tostão. Bailes? Eram muitos, havia concorrência e tinha público pra todos. Alvorada, Brotolândia, União Operária, União Mineira, City Clube, Próspera Recreativo, GREON eram alguns dos clubes mais procurados pela turma que não tinha grana pra chegar até no Criciúma Clube ou no Mampituba. Estes dois meio que reservados só pra “filhinhos de papai”! Não havia muita preocupação com questões de segurança. A galera saía pra “pular” o Carnaval. A volta, de madrugada ou já amanhecendo o dia, era às vezes de ônibus ou até mesmo à pé!! Drogas? Uns e outros usavam lança perfume. Maconha, cocaína ou crack...nunca! Nem se sabia muito sobre tais “substâncias”. Cigarro...alguns mais “metidinhos” fumavam. Sexo? Acontecia...claro. Só que ninguém ficava esperando o Carnaval pra transar ou “soltar a franga”! (rsrs) Hoje tudo é diferente. Não tem desfile nem tantas opções de bailes como nas décadas de 70 e 80, por exemplo, quando vivi minhas adolescência e juventude. O uso de drogas está “liberado” e é escancarado de forma absurda! A segurança é “insegura”!! Saudades do “ontem”, cuidados muitos hoje e perplexo com o “amanhã”!!
Em Florianópolis, há grande movimentação desde o Mercado Público, passando pela Praça XV até a Passarela do Samba "Nego Quirido".

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Teoria & prática.

Não há como contestar o que está sendo feito pelo Depto. de Futebol do Criciúma no que diz respeito a proporcionar estrutura adequada para que o time dentro de campo alcance os resultados esperados. Afinal, quando do início dos preparativos para a atual temporada e as contratações começaram a ser anunciadas, houve contestação quase zero em relação aos nomes. Lembro muito bem que houve até empolgação de parte da imprensa e torcida em relação aos atletas trazidos: Paulo Báier, Lulinha, Thiago Humberto, Escudêro, Eduardo...entre outros, além da volta de Lucca e das renovações dos contratos de Galatto, Serginho, João Vítor e Ricardinho. Eu mesmo enfatizei que, em anos anteriores, o Criciúma demorava pra contratar... pra montar seu plantel e acabava colhendo prejuízos nas competições disputadas. Pois em 2.014 tudo está sendo diferente...na teoria!! Vários bons jogadores de reconhecida qualidade foram trazidos mas, na prática, o futebol mostrado nos 9 jogos disputados pelo Campeonato Catarinense ficou abaixo da média projetada. Com a chegada do novo técnico também se imagina que a qualidade e a capacidade do profissional vão fazer o time jogar mais do que vem jogando, à exceção do que foi visto contra o Atlético quando o Criciúma venceu e convenceu. Caio Júnior tem o perfil adequado para desenvolver um trabalho recheado de sucessos. Chega para a fase mais quente da competição que vai classificar os dois primeiros visando a decisão do título. Mas, tudo isso, na teoria! Na hora em que a bola rola, muitas vezes os jogos ficam iguais e é nesse momento que aparece a maior qualificação de quem tem! Enfim, a teoria indica que poderá haver um casamento perfeito...dos sonhos...entre Caio Júnior e o grupo de atletas. Assim, torcemos muito para que a prática confirme tudo!!
O Criciúma começa a jogar na quarta-feira de cinzas o quadrangular da segunda fase do Estadual. Pela ordem, Figueirense em Florianópolis; Joinville e Metropolitano em casa; depois na chamada “tabela espelho”, Metrô em Blumenau, Joinville na Manchéster; e, Figueirense, no Heriberto Hülse. No meu entendimento, os dois clubes que jogarem em casa na última rodada, têm melhores chances de classificação. Além do Tigre, o Metropolitano fecha a fase em seu estádio contra o Joinville. Só que não podemos esquecer ou deixar de lado a tradição de Joinville e Figueirense, juntamente com o Criciúma...detalhe que sempre pesa à favor em horas decisivas!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Caio Júnior vem aí!!

Ele é paranaense, tem 48 anos e se chama Luiz Carlos Saroli. Trata-se de Caio Júnior, o novo técnico do Criciúma. É treinador desde 2.000 e já dirigiu, entre outros clubes, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Grêmio. Ano passado foi campeão baiano com o Vitória e, curiosamente, acabou demitido depois de uma derrota para o Criciúma, no Campeonato Brasileiro. Chega com mais três integrantes(dois auxiliares e um observador) para formação da nova comissão técnica. Boa contratação? Sem dúvida!! É profissional de ponta no futebol brasileiro e, por certo, vai acrescentar muito no trabalho que está sendo desenvolvido pelo Tigre com objetivos de ganhar novamente o Estadual, cumprir boa participação na Copa do Brasil e principalmente no Brasileiro. Dizem que Caio Júnior vai ganhar 180 mil por mês e ele pagará o restante de seus homens de confiança que o acompanham. O diretor de futebol, Cláudio Gomes, já antecipou que ninguém dos que ficaram da comissão anterior será demitido. Caio Júnior já participou de 7 brasileiros comandando times em 184 jogos. E...trabalhou em 427 partidas como técnico. Bom currículo! Boa sorte prá ele!

E a classificação para o quadrangular da segunda fase do Estadual? Ela se confirmou com uma vitória convincente diante do Atlético de Ibirama: 3 à 0. Finalmente, o Criciúma jogou bem depois de 9 rodadas! À partir da quarta-feira de cinzas a briga será contra Metropolitano, Joinville e Figueirense. Massss...na vitória de 3 à 0, Galatto, novamente, foi pouco exigido, a não ser no pênalte que foi mal batido por Mateus Guerreiro. Vale ressaltar que a falta penal não existiu, mas foi marcada por Célio Amorim. Ezequiel encheu os olhos de todos, principalmente no 1º tempo. Com atuação destacada merece continuar como titular! Ronaldo Alves e Rafael Donato dominaram com facilidade os atacantes do adversário. Donato, inclusive, marcou um dos gols. Outro que jogou bem foi o lateral Rômulo. Deve receber mais oportunidades.  Serginho foi o efetivo de sempre. João Vítor e Ricardinho desta feita dominaram o setor. Paulo Báier também jogou solto e voltou a mostrar suas boas qualidades. Lulinha, como sempre com boa movimentação, pode ter “roubado” de vez a vaga de Lucca. E...Rodrigo Silva, jogou mais do que antes, desencantou e marcou o 1º gol com a camisa do Criciúma. Entraram Gustavo, Vítor Míchels e Bruno Lopes que, da mesma forma, mostraram bom rendimento...mesmo com pouco tempo em campo. A luta pelo bi continua e será bastante disputada!



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Rodada decisiva no Catarinense.

A rodada desta 4ª(26) vai servir pra confirmar a classificação de mais três clubes para o quadrangular da segunda fase, no Campeonato Catarinense. O Metropolitano, já garantido, joga com o Avaí sendo que a equipe de Blumenau brigará pela vitória pra confirmar primeira colocação e ter vantagem na formatação da tabela na próxima etapa. Metrô x Leão se enfrentam as 19:30. Bem mais tarde...22 horas, os jogos mais “quentes”. Em Florianópolis, o Figueirense tem tudo pra fazer 3 pontos em cima do lanterna Juventus. Não acredito em zebra. O Joinville pega o Marcílio Dias na Manchester. O “Cílio” tem 4% de chance pra obter uma vaga. Terá que ganhar e torcer contra Chapecoense e Figueirense. Prá mim, ta fora o time do pres. Delfim. Em Chapecó, disputa que desperta muita atenção. O “Verdão” encara o “Bruscão eô”! Nesse jogo acredito na classificação do Brusque. Se empatar ta dentro! Aliás, se qualificar para o quadrangular seria um prêmio para o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo técnico Pingo. E, no Heriberto Hülse, aí sim, pra assegurar sua passagem à próxima fase, o Criciúma vai ganhar do Atlético. Alguém tem alguma dúvida? Eu não! Pode ser com dificuldades, mas a classificação será alcançada, com certeza! Confirmando-se tais projeções, independentemente da ordem, Metropolitano, Brusque, Criciúma e Figueirense continuarão na briga pelo título. Entretanto, é melhor ficar em 1º ou 2º na atual fase porque os dois primeiros terminarão jogando em casa no quadrangular. Os demais, incluindo 3 dos “grandes”, Chapecoense, Joinville e Avaí, disputarão o hexagonal da “morte”, onde os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2.015. Provavelmente teremos uma noite cheia de emoções. A Federação, por sua vez, determinou que os delegados das partidas decisivas fiquem em contato entre si para que não haja atraso aqui ou ali.O objetivo é evitar a malandragem de começar a jogar mais tarde pra ficar sabendo de outros resultados e tirar vantagem. Boa providência da “Federeca”!
O técnico Luizinho Vieira promove 5 alterações no Criciúma que enfrenta o Atlético. Eduardo perde a vaga na lateral direita para Ezequiel que pedia e já merecia passagem há teemmpo!! Na esquerda, nem Éverton ou Rogério.O garoto Rômulo ganha oportunidade muito mais pela inércia dos outros dois usados até agora e que não corresponderam. Na zaga, retorna Ronaldo Alves e, pelo jeito, Escudêro não volta tão cedo como titular. Paulo Báier, depois de ser poupado, tem posição assegurada em lugar de Maylson. E, no setor de frente, eu escalaria Bruno Lopes ao lado de Rodrigo Silva. Mas Lulinha, escolhido por Luizinho, também é uma boa opção.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ser técnico de futebol, às vezes, é como acertar na Mega!

Os números que cito nesta postagem não são exatos...mas, com certeza, valores aproximados aos da realidade. Afinal, não tenho acesso a folha de pagamento e nem a conta bancária de qualquer profissional das mais variadas áreas de atuação. Entretanto, dá pra emitir opinião em relação ao que se ouve, extra-oficialmente, sobre salários pretendidos por jogadores e técnicos de futebol. E...a minoria ganha bem no esporte mais popular do País. Mas este número reduzido com salários bem “gordinhos”! Querem alguns exemplos? Pois bem, Abel, técnico do Internacional que percebe mensalmente 900 mil reais!! Fred, atacante do Fluminense, algo em torno de 1 milhão de reais!! Mas ganhar 400...500 mil também é algo que ultrapassa os limites financeiros de qualquer clube de futebol do Brasil. No caso do Criciúma, que busca um nome pra substituir Ricardo Drúbscky, pagar 350 no seu novo treinador também é considerado fora das posses do Clube. Sei que o presidente Antenor e a sua Gestão de Ativos, num ato de esforço, até admite chegar a 200 mil. Mas seria “estourando” o caixa! Drúbscky custava 60... era bem mais barato. Pro tamanho do Criciúma e de suas projeções, entendo que 100 mil ou no máximo 150...é uma grana bastante considerável, não acham? O produto futebol está caríssimo! No entanto, os próprios clubes são culpados por esta inflação. E...só eles mesmos podem dar um basta nisso. Os considerados grandes do País deveriam se unir e não deixar que tal situação permaneça quase insustentável!!

As últimas informações dão conta que, nesta terça(25), o novo treinador será anunciado oficialmente. Quem é, afinal? Por certo um dos nomes que estamos cogitando ou especulando. Já se sabe que não será uma aposta e que o Criciúma dará prioridade a um técnico experiente. Decisão acertada e que precisa do respaldo da torcida! Aliás, é importante frisar que o diretor de futebol, Cláudio Gomes, faz as pesquisas e contatos mas quem dá o “ok” final é o presidente Antenor Angeloni.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Zebra e decepção em Jaraguá!

Sim senhor! O Criciúma jogou contra o lanterna no estádio JoãoMarcatto e só empatou em 1 à 1. Quem tem melhor plantel e estrutura, mais qualificação técnica e projeções de ser bicampeão do Estado é o Criciúma, não o Juventus! Gente...o Jabá foi, disparado, o melhor jogador em campo! Novamente o Criciúma me decepcionou!! Jogou mal,embora com maior volume de jogo do que o adversário. Pode ser contraditório...mas quem teve mais posse de bola e criou mais do que o adversário, foi o Tigre. Galatto levou gol de pênalte e teve pouco trabalho. Eduardo foi mais participativo do que em outros jogos, mas continua muito abaixo do que pode render. Rafael Donato esteve atrapalhado e foi completamente envolvido por Jabá e cia. Escudêro cometeu penalidade de forma imprudente e, no segundo tempo, mereceu a expulsão. Rogério, discretíssimo novamente. Por hora não tem bola pra ser titular no Criciúma. Serginho e João Vítor foram os melhores do time. Incansáveis na marcação e na tentativa de abastecer o setor de frente. Ricardinho esteve apagado no 1º tempo e melhorou bastante no 2º. Jogou como meia ao lado de Maylson. Este fez o gol de empate e evoluiu em relação à partida anterior. Lucca, outra vez, não esteve bem. Não consegue sequer uma jogada mais aguda...característica sua. Rodrigo Silva recebeu várias bolas. Se movimentou bem, mas lhe falta maior agressividade e, principalmente, gol! Foram utilizados ainda Rômulo, pra tentar fazer funcionar mais o lado esquerdo; Joílson, visando recomposição da zaga em razão da expulsão de Escudêro; e, Lulinha que provou estar melhor que Lucca. Em relação à produtividade, o Criciúma mudou quase nada! Acabou a era Drúbscky...só que o comportamento do time foi idêntico ao que temos visto. Vale ressaltar que a arbitragem prejudicou o Criciúma porque dois gols legítimos foram invalidados.Um de Rafael Donato e outro de Rodrigo Silva.
Números do jogo Criciúma 1 x 1 Juventus: 26 faltas do Juventus, 22 do Criciúma; 3 finalizações à gol do Juventus, 7 do Tigre; 7 pra fora do “Moleque”, 6 do Tigre; em escanteios, 5 à 2 para o Criciúma; e, 6 impedimentos no ataque da casa e 5 do Criciúma. Basta ganhar do Atlético para confirmar a classificação na 4ª. Mesmo assim, é ainda muito...mas muito pouco diante do que esperamos ver!!
Jabá "deitou e rolou" na defesa do Criciúma em Jaraguá do Sul.