quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Adiós Dieguito...!!

Foi o segundo melhor que vi jogar! Só ficou atrás de Pelé! Dizem que Garrincha jogou muito...os argentinos sempre falaram muito de Di Stéfano, os europeus decantam, até hoje, jogadores como Franz Beckembauer, Platini, Cruyff, Bobby Moore, Ferenc Puskás, Eusébio ...! Enfim, uma série de gênios que passaram pelo mundo do futebol! Mas, tenho orgulho de ser sul-americano, bater no peito e dizer que os dois maiores e melhores jogadores da história do futebol são “nossos”! Dos que assisti jogar, dos que tive o prazer de analisar como atletas de futebol, sem qualquer dúvida: 1º Pelé, 2º Maradona! Pois não é que Diego Armando Maradona Franco nos deixou??!!

Jogou muito!! Fez gol de mão dizendo que era a “mão de Deus”, isso no Mundial de 1.986, quando comandou a seleção argentina na conquista daquela Copa, realizada no México. Segundo dados estatísticos, marcou 346 gols em 680 jogos disputados por Argentinos Junior, Boca Junior, Barcelona, Napoli, Sevilla, Newell’s Old Boys e, é claro, pelo selecionado de seu país. Raros jogadores no mundo do futebol mostraram a habilidade com a perna esquerda que tinha Maradona! Foi-se cedo!! Sessenta anos e, recentemente, havia sido submetido a uma cirurgia no cérebro. Vá em paz!! Independentemente das questões extracampo, o mundo do futebol só tem a agradecer a Maradona!!!

Quem também nos deixou esta semana, só que este com repercussão regional, foi Nivaldo Martins. Estava com 84 anos e, infelizmente, não resistiu à Covid-19! Quem é das antigas lembra de Nivaldo como atacante do Próspera e do Comerciário. Depois que parou de jogar, Nivaldo Martins exerceu funções burocráticas nesses dois clubes e também no Hercílio Luz. Seu clube do coração? O Próspera, time do bairro onde morou por muitos anos! Aliás, Próspera que faz campanha de acesso à Série A do Campeonato Catarinense! De onde estiver, o “Sêo” Nivaldo ficará satisfeito em ver o “Prospinha”, após várias temporadas, figurar entre os considerados grandes do futebol de Santa Catarina!


Passarinho Arrepiado, do mesmo modo, também ficou comovido com a morte do jornalista Fernando Vannucci, aos 69 anos. Ele havia sofrido um infarto em abril do ano passado e que o deixou debilitado. Colocou um marcapasso, cerca de um ano atrás. Vannucci trabalhou na TV Globo, Bandeirantes, TV Record e RedeTV!. Na Globo, apresentou programas de destaque como Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. O jornalista esteve na cobertura de seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas, e ficou conhecido por seu bordão "Alô, você"!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Reunião na ACIC pra, de novo, discutir o futuro do Criciúma.

Ela aconteceu na última segunda-feira(23), à tarde, e contou com a participação, entre outros, de Waldeci Rampinelli, Anselmo Freitas, Celso Menezes, Vilmar Casagrande, Moacir Fernandes, Valério Mendes, Clésio Pavei, Flávio Spíllere, Valcir Mantovani e Jaime Dal Farra. Rampinelli, lááááá no fundo, não quer ser presidente! Sua preferência é pelo cargo de Diretor de Futebol. Contudo, nas atuais circunstâncias, pelo menos até o momento, “ninguém quer pegar o bolim” e assumir as responsabilidades!

Quando alguns se “assanharam” pra dirigir o Clube havia uma clara esperança de acesso pra Série B. O passar do tempo e o andamento do campeonato foram mostrando uma dura realidade e, quem chegou a se empolgar, meio que deu uma desestimulada! Moacir Fernandes foi um deles! Inclusive, seus próprios “parceiros financeiros”, com quem ele já havia conversado, também se sentiram desanimados!

De qualquer modo, Rampinelli “puxou o barco” novamente e chamou as pessoas citadas acima pra uma conversa mais objetiva. A resposta foi positiva! Pelo que o Passarinho Arrepiado pode apurar, se não aparecer “um presidente”, ele mesmo, o “Sêo” Waldeci, vai ser o novo presidente pelo menos até fim do ano que vem. Ou seja, tipo...“pega, dá uma arrumada na casa e depois tenta montar algo mais concreto e seguro para que o Criciúma siga sua vida”!

Quanto ao empresário João Neto, que tem procurado o comando do Conselho Deliberativo do Criciúma pra uma possível parceria, a informação procede! Ou seja, ele quer porque quer fazer tal acordo e proporcionar um substancial aporte financeiro para o início da nova gestão! Importante destacar, contudo, que ele será um investidor e o comando do Clube ficará a cargo da direção executiva! Ou seja, com modelo de gerir o futebol e a instituição diferente do atual!!