terça-feira, 2 de junho de 2020

Ahhh...Copa do Brasil...!!


(Foto: o exato momento da cabeçada fatal de Vilmar, lá na casa deles!)
Lá se vão 29 anos da maior conquista, EM CAMPO, obtida pelo futebol de Santa Catarina!! O que eu lembro?? De muitas coisas, dentro e fora do campo, vivenciadas numa época absolutamente inesquecível!! Desde o primeiro jogo, em 21 de fevereiro, até o último, dia 2 de junho: Ubiratan, lá...1 a 1; Grêmio, aqui, 0 a 0. Claro que, pro torcedor movido à paixão, o que mais interessa envolve as partidas finais contra o tricolor gaúcho! Uma, no dia 30 de maio, lá em Porto Alegre, com verdadeira invasão catarinense no Estádio Olímpico; e, a outra, dia 2 de junho, quando do título que NENHUM outro clube barriga-verde ainda alcançou!!

(Foto: vestiário após o jogo final, jogadores, alguns integrantes da Com. Técnica, dirigentes e...a taça.)
Do dia 1º pro dia 2, confesso que pouco dormi! Havia todo um clima diferente na cidade. A expectativa era muito grande!! Em razão do empate com gols, no jogo de ida, a euforia tomava conta de todos!! Boa parte, na realidade, achava que era um sonho...com o perdão da redundância!! O gol do zagueiro Vilmar, na casa “dos caras”, fez com que toda a torcida do Criciúma imaginasse algo pouco provável: ganhar a Copa do Brasil!! Afinal, o Grêmio era favorito...não havia como negar!! Mas, o “caldeirão” do Heriberto Hülse foi tomado por uma grande massa torcedora, a região toda se envolveu e o Criciúma ganhou a tão sonhada taça!!

(Foto: Vilmar, Bentinho, ?, Grizzo, Sarandi e Wilsão.)
Lembro que o Zé Roberto, aquele atacante que revezava titularidade no ataque, com o Vanderlei e com o Adílson Gomes, me prometeu a camisa do jogo! Eu era repórter da Rádio Difusora, de Içara, e compunha a equipe de cobertura do jogo final com Afonso Martins, Aldo Bonissôni e Carlos Alberto Fiorenza. Terminado o jogo, “mirei” o então camisa 7 do Criciúma! Nem deu tempo! Um batalhão de torcedores invadiu o gramado e, praticamente, todos os atletas do Tigre ficaram só de cueca!! Cada um queria levar o que fosse como lembrança!!

(Foto: confraternização do título onde aparecem Lucimar Florentino/Cocal e filho, De Lourdes e D. Ivone - todos torcedores fanáticos do Criciúma.)
Quanta lembrança boa de uma fase em que os jogadores do Criciúma se dedicavam bastante, não ganhavam muito dinheiro e brigavam por títulos pra, aí sim, aumentar um pouco a renda!! Moacir Fernandes, então presidente, sabia conduzir como ninguém o Clube e seu principal produto: o futebol! O técnico Felipão colocou sua “pitada” de conhecimento em um time que já vinha sendo muito bem comandado, antes, por Levir Culpi!! Dentre os jogadores, claro que o entrosamento, a dedicação coletiva e individual e a qualidade do grupo influenciaram muito pra que todo o mérito fosse alcançado!! De “pequeno”, o Criciúma passou a ser grande...GIGANTE!! Orgulho de um triunfo que se estende até hoje..!!