quinta-feira, 30 de maio de 2013

Criciúma frouxo na marcação!

A falta de uma marcação mais firme e incisiva foi o principal defeito do Criciúma no jogo contra o Internacional em Caxias do Sul. Isso aconteceu bem mais no 1º do que no 2º tempo. O Criciúma assistiu o adversário jogar e o resultado de 2 à 0 para o Inter acabou espelhando o que fizeram as duas equipes em campo. Como curiosidade o Criciúma fez a primeira falta aos 23 minutos do segundo tempo. Somando-se os 46 da primeira etapa, o Tigre levou 69 minutos para caracterizar uma jogada faltosa. Mas é apenas mais um detalhe que destaca as falhas do Criciúma. Os colorados, por sua vez, mostraram força, qualidade e habilidade para passar por um time que pouco exigiu de sua defesa. Os bons D’Alessandro, Fred, Forlán e cia. com muita mobilidade... por várias vezes confundiram a defesa tricolor. Individualmente, Bruno, apesar dos dois gols sofridos, não comprometeu. Bruno Renan, novamente, só “quebrou o galho” na lateral. Depois foi para o meio e acabou substituído. Matheus e Éwerton Páscoa foram envolvidos pela rápida movimentação dos atacantes do Inter. Márlon não atuou bem, errando no tempo de marcação, mas melhorando um pouco ofensivamente no 2º tempo. Thiago Dutra, outra vez, não correspondeu. O estreante Serginho sentiu falta de melhor entrosamento. Entretanto, me pareceu que poderá ser útil na sequência do Campeonato. João Vítor, sem “tempero”...outra vez nos passou a certeza que é um bom reserva. Fabinho, ao seu estilo, correu bastante. Perdeu um gol que poderia ter mudado a história do jogo. E, Lins, foi o que mais procurou ser efetivo. Bem...derrota normal para um time de ponta no contexto do futebol brasileiro...sem qualquer  contestação!!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Favoritismo não dá certeza de vitória!

Não! Em hipótese alguma!! É apenas um indicativo momentâneo que proporciona certa vantagem, no caso de, por exemplo...um jogo de futebol. Nesta 5ª(30), o Internacional é favorito contra o Criciúma. Motivos para tal afirmação? Pois bem...o Colorado gaúcho conta com jogadores de melhor qualidade do que o Tigre. O zagueiro Juan, o meia D’Alessandro e o atacante Forlán são diferenciados...extremamente qualificados! Além deles, o Inter conta com outros atletas de boa categoria como Muriel, goleiro; o lateral Gabriel; Fred, meio campista que vem jogando bem;  e o centroavante Rafael Moura, de bom porte físico e razoável oportunismo. Enquanto isso, o Criciúma não terá sua melhor formação...aquela que ganhou o Campeonato Catarinense. O meio de campo estará todo modificado pois Amaral, Élton e Ivo não jogarão. Além deles, Suéliton, lateral atravessando boa fase, também ficará de fora. Cria-se, por outro lado, uma expectativa em relação à estréia do volante Serginho, ex-Atlético Mineiro. Criciúma...franco atirador? Em absoluto! Não é “mata-mata” ou jogo decisivo. Trata-se “apenas” da 2ª rodada de uma competição por pontos corridos e que vai até dezembro. Então, ninguém precisa  se assustar! Claro que será o maior teste do ano, até então. Difícil enfrentar o Inter em Caxias? Sim...muito! Respeito? Da mesma forma! Masss...numa luta “olho no olho” sempre é o melhor caminho...entenderam??
Estádio Francisco Stédile, o "Centenário" em Caxias do Sul, pronto pra receber Inter x Criciúma.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os assuntos da semana...

Para o Criciúma ela começa com contratações, demissões e projeções. O goleiro Galatto finalmente foi apresentado e passa a ser uma sombra para Bruno que, obviamente, continua como titular! Leandro Brasília, volante, chega para compor elenco e com aval do técnico Vadão. Da mesma forma, o zagueiro Leonardo, este resolvendo situação jurídica junto ao Atlético-GO, com boas chances de confirmar seu ingresso no Criciúma. Sobre Serginho, volante do Atlético-MG, trata-se de uma boa aquisição. Ainda falta um lateral direito, um meia-armador de maior qualidade...o chamado camisa 10, e mais um atacante. Tais providências apenas p/ esse começo de Brasileiro! Até porque a qualificação é fator preponderante para cravar bons resultados!
Com relação a demissão de Cláudio Gomes, lamento bastante. O “CP”(apelido nos tempos de operador de áudio na Eldorado) é muito bom no que faz! Insubstituível...claro que não! Achar outro é mais uma incumbência para Antenor e cia.
E sobre os próximos jogos pelo Brasileiro...vem aí Inter e Fluminense fora de casa. Adversários que o Criciúma não enfrenta há um bom tempo. Dificuldades? Imagino que muitas! Só que não dá pra reclamar. Afinal, ficamos sonhando com Série A durante alguns anos. Pois bem, ela está aí...!!!

domingo, 26 de maio de 2013

Bom jogo, boa estréia e com vitória convincente!

O placar de 3 à 1 que o Criciúma impôs perante o Bahia refletiu exatamente o que aconteceu nos 96 minutos jogados. Vadão e comandados foram nitidamente melhores do que o adversário. O Bahia até valorizou muito a vitória do Tigre. Mas graças a boas defesas de Bruno e com um volume de jogo bem superior o Criciúma deixou uma muito boa primeira impressão em sua volta à elite do Campeonato Brasileiro. O goleiro Bruno, novamente, teve grande atuação sendo decisivo para a confirmação da conquista tricolor. Bruno Renan não comprometeu “quebrando o galho” na lateral direita. A dupla de zaga novamente esteve segura. Matheus e Éwerton Páscoa continuam jogando bem. Márlon, da mesma forma, com boa presença ofensiva, permanece sendo opção bastante interessante. Thiago Dutra cumpriu bem sua função de marcador. Mas ir à frente não “é sua praia”! Élton entendo ter sido o melhor em campo. Foi voluntarioso...jogou e correu muito! Sobre João Vítor, de candidato à ser substituído no intervalo por causa de uma má primeira etapa, jogou bem na segunda e acabou marcando bonito gol. Tenho certeza que o responsável pela mudança de tal comportamento foi o técnico Vadão na conversa de vestiário. Lins, mesmo com bons momentos e outros nem tanto assim...se constituiu no melhor do ataque. Marcel, bem marcado, ficou preso entre os zagueiros baianos. E Fabinho...se movimentou bastante mas, de forma objetiva, produziu pouco. Valeu a vitória como jogo de estréia! Masss...não tenham dúvida de que as dificuldades vão ser bem maiores contra Inter e Fluminense!
Criciúma venceu Bahia e, na foto acima, comemoração de um dos três gols.