sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Alô conselheiros do Criciúma: cuidado com os abutres!!!

O que ouço, leio e vejo sobre os bastidores deste novo processo de transição política, envolvendo o Criciúma E. C., me deixa com umas MIL PULGAS atrás da orelha!! Poucos, até agora, apresentaram um projeto consistente e sólido pra, realmente, comandar o Criciúma! Primeiro Moacir Fernandes e Alexandre Farias se manifestaram junto ao Conselho Deliberativo. Também teve o interesse de Gilmar Cechet. Contudo, as ideias dos três não foi levada adiante e as coisas ficaram pelo meio do caminho!

Insisto que é preciso ter MUITO CUIDADO ao escolher o novo vice-presidente administrativo, em eleição que ocorrerá no próximo dia 17(quinta-feira da semana que vem)! Comandar um clube do tamanho do Criciúma não pode ser somente com a “cara e a coragem”! Todos nós que falamos, escrevemos ou discutimos a instituição, queremos o bem dela e estamos cheios de boas intenções! Mas, há quem pensa em estar dentro do Criciúma pra arranjar uma “BOQUINHA”, se promover e fazer do Clube um meio de GANHAR DINHEIRO!!

Já escrevi no espaço do Blog em outras postagens. Inclusive, tem NEGUINHO E BRANQUINHO, da IMPRENSA,  que pensa desta forma! Não preciso e nem vou citar nomes! Quem acompanha noticiários e posturas adotadas por alguns poucos colegas, infelizmente observa e constata tal situação!! Acho isso profundamente lamentável!! Mais uma vez, ressalto que o CRICIÚMA E. C., obrigatoriamente, precisa receber a devida atenção que merece!! E isto deve acontecer, SEM INTERESSES pessoais ou por vaidade!! Portanto, novamente, o futuro do Clube está nas mãos do Conselho Deliberativo!! Elejam quem tem experiência, recursos e CREDIBILIDADE pra que depois, lá na frente, não venham a se arrepender!! É isso!! Dado o recado!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Postagem retrô e, pra muitos, uma situação "dos sonhos": Antenor e Moacir juntos? Não! Lobo não come lobo!

A postagem à seguir é de 5 de dezembro de 2.014. Lembro que o torcedor do Criciúma já sonhava com um "casamento" assim!! Impossível de acontecer? Não! Mas, MUITO POUCO provável de se tornar realidade!! Vamos à referida postagem....de SEIS anos atrás!!

O ditado popular é bastante antigo. E serve, de certa forma, pra justificar a razão do porque Antenor Angeloni e Moacir Fernandes não trabalhariam juntos no Criciúma Esporte Clube. Mas chegou-se a comentar isso? Na verdade, tal lembrança ocorre quando fica comprovado que a ausência de um homem de vestiário prejudica o bom andamento do dia a dia em um time de futebol. Cada um a seu tempo e estilo, Antenor e Moacir são dois nomes de extremo respeito, admiração e reconhecimento dos torcedores do Tigre. Entretanto, Moacir foi mais vencedor do que Antenor. Por sua vez, ao longo de suas passagens pelo Heriberto Hülse, Angeloni realizou obras, ampliou e construiu arquibancadas, além de ter “salvado” o Clube, financeiramente, quando retornou em 2.010.

Não há dúvida, entretanto, que ambos também não são unanimidades! Há contestações em relação a um e a outro...sem dúvida! Moacir Fernandes surgiu no Criciúma levado por José Ijair Conti, seu amigo e patrão na antiga Coenco, lembram? Me recordo bem que, quando da eleição ocorrida em 1.985 no ginásio Colombo Sales, eu estava na arquibancada, assisti a tudo e Guido Búrigo, que havia sido presidente anos antes, disse: “Que tal o engenheiro “dos Conti”...o Moacir pra pegar a presidência?”. O Criciúma vivia um momento ruím dentro de campo. Naqueles anos não era ambição dos catarinenses disputar campeonato brasileiro. O que todos queriam era tirar o título estadual do Joinville! Todo mundo tentava e ninguém conseguia! O Criciúma, então, era um dos mais revoltados com a seca de conquistas!
Depois de quase duas horas com alguns conselheiros e ex-presidentes discutindo o que fariam com o Criciúma, “sêo” Moacir falou o seguinte: “Se vocês querem alguém pra administrar eu pego! Mas de futebol não entendo nada!!”. Proposta aceita por todos e Pedro Izaú Conti, mais Aderlei Porto, Nério Spíllere, mais tarde Milioli Neto e Cláudio Wágner dariam uma sustentação para que Moacir formasse sua diretoria e, então, “tocasse” o futebol. Quando assumiu, Moacir viu o Criciúma jogar o hexagonal “da morte” no Catarinense de 1.985, uma vez que o time havia sido desclassificado da fase decisiva da competição. O Criciúma ganhou aquela etapa do campeonato com folga. Veio então 1.986 e, finalmente o ano da desforra!! Com a participação decisiva de seus parceiros citados acima, Moacir Fernandes e o Criciúma ganharam todas as fases do Estadual e, no fim da temporada, a premiação maior: o Criciúma, depois de “nadar..nadar e morrer na praia” em tempos passados, seria coroado com o título de Campeão Catarinense! A sequência de tudo com a série de títulos e vitórias inesquecíveis a torcida sabe “de cor e salteado”!!

Sobre o atual presidente, dono da G. A., o empresário Antenor Angeloni, lutou muito no futebol , mas não teve o mesmo êxito que Moacir Fernandes. Entretanto, foi com ele que o Criciúma, de 2.010 pra cá, conseguiu dois acessos, embora esteja bem vivo na memória de todos a recente queda pra série B do Campeonato Brasileiro de 2.015. Mesmo assim, como instituição e clube de futebol, nos dias de hoje, o torcedor do Tigre tem completo reconhecimento em relação ao que fez, faz e ainda fará “sêo” Antenor na estrutura do Criciúma e de seu estádio! Isso jamais pode ser esquecido!! Voltando ao título da postagem... ver os dois, um comandando e proporcionando o suporte financeiro necessário e outro no futebol, no caso Antenor e Moacir, o Criciúma ficaria quase perfeito!! Masss...como disse: lobo não come lobo!!

domingo, 6 de dezembro de 2020

Ah se não fosse o Ituano...!!


Mais do que MELANCÓLICO o final desta temporada para o Criciúma!! O mais pessimista torcedor, láááá no começo do ano, talvez não tenha imaginado que a campanha no Campeonato Brasileiro da Série C seria tão ruim! Mas, foi!! Aliás, performance horrível, seja com Roberto Cavalo e, por último, com Itamar Schülle! Importante frisar, contudo, que os dois treinadores usados pelo Criciúma desde o início de 2.020, foram os MENOS CULPADOS! A responsabilidade maior, TODOS SABEMOS, é do comando da G. A., empresa que administra de forma CALAMITOSA o futebol do Clube!!

Na última rodada do torneio, é preciso reconhecer, no entanto, que o Criciúma não jogou mal! Comparando com suas atuações anteriores e mais recentes, até que houve superação, maior entrega dos jogadores e muita dedicação pra garantir o objetivo de, PELO MENOS, permanecer na 3ª Divisão do futebol nacional! Só que o Tigre(já nem tão Tiiiigre assim!) acabou sendo favorecido pela vitória do Ituano diante do São Bento, por 3 a 0. Caso o resultado desse jogo tivesse sido o inverso, ou seja, se a equipe de Sorocaba houvesse vencido a partida, o Criciúma teria sido rebaixado pra Série D!! O que, na verdade, seria a tragédia das tragédias envolvendo a ainda rica história do Clube!!

A bem da verdade, o placar de 2 a 2 observado no Estádio Heriberto Hülse, acabou sendo justo pelo que fizeram Criciúma e Brusque. Depois de um pênalti duvidoso marcado, os visitantes fizeram 1 a 0. O Criciúma lutou muito e, ainda na 1ª etapa, buscou a virada com Felipe Menezes e Foguinho. Só que, no 2º tempo, alguns jogadores cansaram, tiveram que ser substituídos e, após a saída de Jean Dias, o Criciúma perdeu velocidade...o time foi ficando mais atrás tentando garantir o placar e, nos minutos finais, sofreu o gol de empate!! Não havia muito o que fazer!! O Brusque, mesmo com reconhecida queda de rendimento em relação ao que produziu no 1º turno, continua sendo um time melhor do que o Criciúma, com jogadores mais qualificados e melhores opções de banco!!

DE NOVO, fica a lição para dirigentes e responsáveis pelo Clube! Jogar Série B e, de vez em quando, DAR UMA VOLTINHA de uns quatro ou cinco anos na A, deve ser a principal meta para aqueles que AINDA são considerados “grandes” no futebol de Santa Catarina! Casos de Chapecoense, da dupla de Florianópolis, de Criciúma e de Joinville. O JEC anda muito mal das pernas!! E, o Criciúma, por toda sua história e marca conquistada ao longo dos anos, merece AO MENOS, jogar uma Série B com intuitos de buscar acesso! Mas, cair pra C, continuar nela e ainda PASSAR SUFOCO por causa do risco de queda pra D...é cair depois do fundo do poço!! Fico cá me perguntando: o que espera o Criciúma “ali” na frente??? Que coisa, hein???