sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A dispensa de Élvis é injusta!!

Vem cá...o cara é vice-artilheiro do time na temporada com 13 gols, foi titular em 37 jogos desde que chegou ao Heriberto Hülse...e, mesmo com o baixo rendimento do time no Brasileiro, ainda foi o jogador com maior número de assistências!!! Por que então mandá-lo embora?? Por causa da má apresentação contra o Paysandu e as vaias da torcida?? Em razão da queda de produtividade nas últimas partidas?? Não! Em absoluto! Nenhuma das alternativas acima justifica a atitude do Criciúma!! A não ser que haja outro motivo, momentaneamente desconhecido por nós, o ex “10” do Tigre merecia melhor tratamento por parte do Depto. de Futebol! Se há algo obscuro que tenha influenciado na decisão de Roberto Cavalo e cia...aí é outra história!! Caso o jogador tenha se envolvido em problemas extra-campo ou causado prejuízo à instituição Criciúma Esporte Clube, talvez uma situação que seja impublicável pra não prejudicar a imagem do atleta, assim...até daria pra tentar entender o motivo de sua demissão!! Massss...no quesito técnico, mesmo com suas oscilações, entendo que continuaria sendo bastante útil ao Criciúma no restante da Série B do Campeonato Brasileiro. De qualquer modo, aguardemos!! Quem sabe, com o passar do tempo surja algo mais convincente como explicação pra dispensa do profissional!! Huuummmm....!!!

Vergonhosa a atuação da Seleção Brasileira no jogo de estréia do futebol masculino nas Olimpíadas!! Com o estádio Mané Garrincha, em Brasília, quase lotado...algo em torno de 50 mil torcedores, Neymar e “parças” não jogaram “nada”!! A frustração foi geral!! O técnico Rogério Micale escalou três atacantes e terminou a partida com quatro!! Além de Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel Barbosa...também foi usado Luan, do Grêmio. Sem inspiração, lento e com pouquíssimas chances de gol criadas, o Brasil esbarrou numa África do Sul sólida na marcação e, principalmente, mais entrosada!! O resultado de 0 a 0 foi justo e, pra continuar sonhando com a medalha de ouro, todos precisarão jogar BEM  mais!! Claro que a chave do Brasil não consta de seleções fortes...no caso, Iraque e Dinamarca. Mesmo assim, se não melhorar...o Brasil pode se complicar!! Por sua vez, as “meninas do Vadão” se não foram brilhantes, pelo menos ganharam bem da China: 3 a 0. No feminino, o Brasil é candidato natural à medalha. Resta saber a cor dela!!

Roberto Cavalo NÃO tem de sair!!

Quando se trata de futebol, sempre fui adepto da continuidade de um trabalho e a manutenção do grupo que comanda tal expediente! O técnico do Criciúma tem culpa nos 3 a 0 sofridos para o Paysandu e da campanha, em si no Campeonato Brasileiro, que não causa empolgação? Sem dúvida alguma!! Afinal, ele é o comandante dentro de campo e tem maior responsabilidade justamente por exercer tal função! Entendo, contudo, que ficaria muito singelo, comum...jogar tudo pra cima do treinador!! Há de se levar em conta que, em relação aos dramas vividos pelo Criciúma na Série B de 2.015 e a flagrante falta de comprometimento em jogos e competições de temporadas passadas, o Tigre de hoje tem sido mais competitivo! Claro que o rendimento contra o time paraense foi abaixo da linha de mediocridade!! Na verdade, ridículo mesmo!! Inclusive, nesta direção, há reconhecimento interno dos envolvidos! Roberto Cavalo chegou a dizer que “foi a pior apresentação desde que cheguei”!! Dos últimos 24 pontos disputados, o Criciúma só ganhou 5 e, se tivesse aproveitado pelo menos 50%,  estaria no G-4!! Tais detalhes nos deixam perplexos e, ao mesmo tempo, bastante indignados!! Masss...até chegar ao ponto de mandar Roberto Cavalo embora, modificando toda uma equipe de trabalho e o  projeto pré-estabelecido...sinceramente, não concordo!! É uma questão de opinião e estou sendo pago pra dar a minha!!
Refresco a memória do torcedor citando que Jaime Dal Farra assumiu no fim do ano passado a direção do Criciúma e formou uma equipe de trabalho tendo como parceiros diretos Émerson Almeida e Roberto Cavalo. Por sinal, com o técnico foi feito um contrato por dois anos já pensando em realizar trabalho a longo prazo. Isso não quer dizer que nenhum deles é insubstituível!! Nada disso!! No entanto, dentro do que acompanho e penso de futebol é necessário dar condições e tempo para que os idealizadores da proposta possam desenvolver e mostrar, cada um, sua capacidade! Reforço tal pensamento lembrando ao leitor e blogueiro que o Criciúma não tem um super-time!! Aliás, longe disso!! O plantel atual é absolutamente comum ...sem nada de especial!! Do time atual, considerado titular, particularmente esperava e continuo aguardando melhor rendimento do goleiro Luiz, do volante João Afonso e dos meias Élvis e Juninho. Se bem que Élvis acaba de receber o “bilhete azul”!! Em relação aos demais...não dá pra imaginar que possam fazer diferença!!
Numa análise resumida dos atletas mais usados até agora...depois da saída de Ezequiel, a lateral-direita ficou praticamente “vazia”! Ricardinho “quebra o galho” por ali, mas não tem “bola” pra resolver o problema!! Na esquerda, depois que se machucou contra o Goiás, Marlon nunca mais foi o mesmo! Nem perto!! Entre os zagueiros, Nathân era o mais regular. Teve de se afastar pra cirurgia no ombro e Raphael Silva, Diego Giaretta e Ferron são atletas sem grandes recursos técnicos! Todos podem ser úteis...como coadjuvantes, não protagonistas!! No meio, Barreto após retorno da Seleção Brasileira que jogou o Pan-Americano, tem produzido abaixo do que pode e já vimos!! Élvis oscila muito e Juninho não é nem de perto o driblador que era no Audax, vice-campeão do último Campeonato Paulista. No ataque, Gustavo decaiu nas últimas partidas...passando em “branco”; e, Niltinho, apesar de voluntarioso, não é objetivo! Corre e dribla muito...mas, produz pouco!! De bom mesmo, sobram ainda os gols que fez Gustavo; o crescimento de Roberto...nas últimas participações e a regularidade de Douglas Moreira!! Então, somando o exposto, é escasso demais pra querer mais! Principalmente, atribuir a Roberto Cavalo que SÓ ele é o culpado de tudo!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ora bolas...o raio não cai duas vezes no mesmo lugar!!

A virada foi contra o Paraná...quando quase ninguém acreditava!! Diante do Paysandu, o Criciúma foi “horrorível”(mistura de horroroso com horrível!)!! Desde que chegou ao Heriberto Hülse, no fim de 2.015, Roberto Cavalo comandou a pior atuação do Criciúma...somando o restinho da temporada passada, o Estadual deste ano e as 19 partidas do atual Campeonato Brasileiro. De “doer” o que fizeram os jogadores do Tigre em campo! Vi e observei uma equipe bastante desorganizada com 42 passes errados e que criou somente uma chance clara de gol durante todo o jogo!! Perder de 3 a 0 em seu estádio “todo mundo” já perdeu!! Entretanto, a forma como o Paysandu “passeou” no Heriberto Hülse, “deitando e rolando”...fez com que a torcida perdesse paciência!! No placar construído pelos visitantes...o lateral Ricardinho deixou a bola passar entre suas pernas na jogada que originou a 1ª conquista paraense. Lance pela esquerda...cruzamento efetuado e, do outro lado, com a bola passando por toda a pequena área, apareceu Lucas, meia adversário, que complementou a gol. Eram 26 minutos da etapa inicial e nada mudou!! O Criciúma com posse de bola e o Paysandu explorando contra-ataques. No 2º tempo, a 15 minutos, Thiago Luiz, aquele atacante que já havia jogando na Chapecoense, acertou chute do meio da rua em cobrança de falta pra fazer 2 a 0. E...aos 45 o “golpe de misericórdia”...em velocidade, após erro de passe no meio, Leandro Cearense tocou pra “fechar o caixão”!! Três a zero...placar que poderia ter sido maior se não fosse um pênalte muito mal batido por Alexandro que Edson defendeu!! Que coisa...hein?!
Em relação às atuações individuais...o goleiro Luiz teve a infelicidade de sentir um problema muscular e ser substituído no intervalo. Sofreu um dos três gols...o primeiro e não tinha o que fazer! Pelo fato de ter jogado só metade do jogo...nota 5. Entrou Edson em seu lugar que fez uma boa defesa, pegou o pênalte muito mal chutado e tomou gol do “meio da rua”. Pra mim, falhou neste lance!! Bola bem chutada e bem aceita!! Nota 4. Ricardinho que foi “herói” no jogo passado, desta feita esteve muito mal!! Escalado na lateral não foi uma vez sequer à linha de fundo...preferindo sempre fechar pelo meio!! Assim, mal no apoio e sem eficácia na marcação! Nota 2. Na zaga, Raphael Silva cometeu a falta penal e errou bolas que não costuma errar...lances de antecipação e marcação, comuns pra qualquer zagueiro! Nota 4. Diego Giaretta também teve baixo rendimento! Pela experiência que tem e razoável qualidade técnica...obrigatoriamente precisa jogar mais!! Nota 4. Outro “4” pro lateral Marlon! Sem “tempo de marcação” adequado, levou algumas bolas nas costas! No apoio, não mostrou a eficiência que já vimos!! No meio de campo, João Afonso finalizou três vezes...todas pra fora! Também esteve falho na marcação e, no lance que originou o pênalte desperdiçado pelo Paysandu, tentou driblar e perdeu a bola perto da área! Nota 3. Mesmo com a derrota e o péssimo futebol coletivo, Douglas Moreira, individualmente, conseguiu carregar a bola em alguns momentos e entregá-la aos meias. Nota 5. Juninho continua sendo aquele jogador de quem esperamos muito e pouco produz!! Corre...se movimenta, mas foi desarmado em todas as vezes que tentou driblar! Nota 4. Élvis não acertou bolas paradas, errou muitos passes e esteve tão mal que a torcida o vaiou a partir da metade do 2º tempo, demonstrando que ninguém tem “sangue de barata”!! Nota 2. No setor de frente, Gustavo foi muito discreto. Na única bola em que conseguiu cabecear...bateu na trave! Nota 3. E, Roberto que, dentre todos, foi o mais efetivo e útil em campo! Esforçado e usando de velocidade, “cansou” de cruzar bolas na área que não foram aproveitadas! Nota 6. Ainda usados, também, Andrew e Niltinho. O atacante que veio da base correu muito com a bola dominada e pouco conseguiu, em termos objetivos. Nota 4. Sobre Niltinho, substituiu Marlon e não guardou posição. Foi mais um que “entrou” na desorganização que já estava o Criciúma desde o começo do jogo! Nota 3. Sobre o técnico Roberto Cavalo, após a partida assumiu responsabilidade pela má atuação de seus comandados. Claro que não foi só por causa dele que o Criciúma perdeu! Contudo, o comportamento do time, de certa forma, também é reflexo do trabalho realizado durante a semana! Faça-se a ressalva de que o Criciúma não tem nenhum jogador que “faça a diferença”! Já citamos aqui em várias oportunidades que todos têm seus limites!! Nota 4 pro treinador do Tigre que terá, agora, 18 dias pra armar o time que joga contra o Náutico, em Recife, na abertura do returno!! Te vira...”Robert Horse”!!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

O rescaldo do que passou e as projeções pra ganhar do Paysandu.

Percebi que o torcedor do Criciúma ficou muito chateado com a derrota para o Vasco...da forma como aconteceu! Bem...perder pro Vasco em São Januário é algo absolutamente normal pra qualquer time do futebol brasileiro! Entretanto, o modo como o Tigre sofreu o 2º gol, com falhas em seu sistema defensivo, é que deixa aquele mais fanático...apaixonado mesmo, ainda mais indignado!! Até porque, o Criciúma realizou um bom jogo e poderia ter, pelo menos, arrancado um empate!! Masss...por causa de uma “bobeada”...”entregaram a rapadura” e lá foi mais uma derrota fora de casa neste Campeonato Brasileiro! Há de se lamentar, sim, o fato de ter jogado bem e perdido pro Vasco. Entretanto, o estilo de jogo mostrado pode dar uma nova “cara” ao Criciúma em jogos longe do Heriberto Hülse. Quem sabe isso ocorra no returno...pra, de vez, subir na tabela!!
Nesta terça-feira(02), o Criciúma fecha sua participação na primeira metade da competição encarando o Paysandu, na casa tricolor. Será a “briga” do 7º contra o 15º colocado. A diferença de colocação na tabela é maior do que a que separa Tigre e Papão em termos de pontuação: 26 a 22. O óbvio é dizer que o Criciúma é favorito e que ganha o jogo sem maiores problemas. Só que, observando bem a parte de baixo da tabela, vamos constatar que, dos 4 que estão no Z-4, o Tigre só se deu bem diante do Goiás. Contra Joinville e Tupi, empatou; e, perdeu pro Sampaio Correa. Além disso, também ficou no empate perante o Bragantino que é outro posicionado abaixo do Paysandu. Então...aquela velha história de que “caldo de galinha”, cuidados e atenção não fazem mal a ninguém!! Sobre o que vem pela frente...a coluna já havia opinado em relação às poucas chances que o Criciúma tinha de acabar o turno entre os quatro primeiros. Contudo, o que mais causa preocupação é que o 4º colocado, no caso o Atlético-GO, tem SEIS pontos a mais que o Tigre!! Então...de certa forma, há obrigatoriedade de vitória contra o time paraense afim de não ficar muito distante da zona de luta por ingresso no G-4!!

Vale, mais uma vez, observações em relação à campanha que faz a Chapecoense na Série A. Não é nenhum “supra-sumo”...mas que deve estar deixando a turma do Oeste satisfeita...com toda certeza!! Novamente, o “Índio” quer permanência na elite pra 2.017 e, gradativamente vai conseguindo se manter longe das últimas colocações. Nada está garantido...claro! Afinal, ainda nem acabou o 1º turno!! No entanto, momentaneamente, está tudo sob controle!! Parabéns pra eles...pois estão merecendo!! Já o Figueirense, está naquele “entra e sai” da zona do rebaixamento. Pelo que vejo, tem time inferior ao da Chapecoense e, imagino, vai ter maiores dificuldades pra se manter na Série A. O técnico Argel Fucks tem capacidade e conhece bem o clube. Se conseguir, com o estilo de motivador passar pros atletas sua “mensagem”, talvez obtenha êxito!! Na Série D, que coisa hein?? O Internacional, de Lages, começou mal o torneio e é o único que se mantém como representante catarinense no campeonato. Pega o Ituano...em novo “mata-mata”, com a primeira no “Tio Vida” e a segunda, em Itú.

Passarinho Arrepiado faz o registro que vale a pena ser colocado aqui. Ou seja, o falecimento de Olavo Dorico Vieira, o Vacaria(foto acima), ex-técnico do Criciúma. Pra quem não lembra, foi com ele que o Tigre ganhou o Campeonato Estadual de 1.998, em cima do Tubarão. Treinou uma “penca” de times entre 1.981 e 2.008. Tinha 67 anos e, nos últimos anos estava aposentado...lutando contra doenças causadas por um AVC, além de hepatite! Fez parte daquele timaço que tinha o Internacional, de Porto Alegre, na década de 70...com Manga, Falcão, Valdomiro e cia. Nasceu em Urussanga e morreu em Canoas-RS. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Criciúma perde, sem merecer...!!

Fiquei com este sentimento ao acompanhar Vsaco 2 Criciúma 1 em noite deste sábado(30), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pela penúltima rodada do turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma falha...um desentendimento entre o zagueiro Raphael Silva e o goleiro Luiz acabou decretando o gol da vitória vascaína, mas que não retratou o que fizeram os dois times. Penso que o empate seria um resultado mais justo diante do que foi mostrado por cruzmaltinos e tricolores. Masss ...o futebol é assim! O Criciúma criou chances...oportunidades e não conseguiu marcar! O Vasco aproveitou-se do pouco que teve a seu favor e ganhou a partida! Ao contrário do que a grande maioria pensava, inclusive eu, o Tigre não foi covarde, não ficou só lá atrás, conseguiu impôr marcação “alta” e poderia ter alcançado melhor resultado. Dá pra dizer, sim, que pro que pode fazer...o Criciúma jogou razoavelmente bem e...perdeu!! Entretanto, fez jus a, pelo menos, um empate!! Eram 37 minutos da 1ª etapa quando o atacante Éderson arrematou da entrada da área sem chances para o goleiro Luiz. Vasco 1 a 0! Aos 44, Élvis bateu rápido uma falta, Roberto avançou em velocidade pela direita e cruzou para a finalização de Diego Giaretta: 1 a 1. No 2º tempo, o Criciúma começou melhor e teve momentos pra desempatar. Entretanto, não soube “meter pra dentro”! A 27 minutos, jogada na área do Criciúma, Raphael Silva e Luiz se confundiram...a bola bateu no joelho direito do goleiro tricolor e Thalles se aproveitou pra colocar o Vasco na frente. Caso tivesse sido mais competente nas finalizações, o placar poderia ter sido outro...talvez com maior vantagem para o Criciúma!

Pra mim, Luiz falhou no 2º  gol do Vasco mais do que Raphael Silva!! O “camisa um” do Tigre deu de joelho uma bola em que poderia ter agarrado...com as mãos, ora bolas! Nota 4. Ricardinho não decepcionou na lateral-direita...defensivamente! Entretanto, como lateral, precisa apoiar mais...procurando a linha de fundo! Nota 5. Raphael Silva atrapalhou o goleiro Luiz no lance do 2º gol do Vasco. Atuação comprometedora? Só por este lance! Nas demais participações...rendimento dentro dos padrões que já se conhece! Nota 5. Diego Giaretta, com atuação razoável e acabou premiado com o gol...lance de oportunismo!! Nota 6. Tímido, o garoto Marlon, precisa aparecer mais pro jogo e, principalmente, voltar a ser mais ofensivo. Nota 5. Atuações com produção idêntica de João Afonso e Douglas Moreira. Volantes que saíram em busca do setor de frente, objetivando chegar sempre perto ou na área adversária. Nota 6 pra ambos. Juninho também foi mais agressivo e melhorou um pouquinho em relação a si mesmo... comparando com atuações anteriores recentes. Nota 6. Quanto a Elvis...não errou tantos passes e foi mais participativo, desta feita. Nota 6. No setor de frente, Roberto acabou sendo o melhor do Criciúma!! Saíram de sua velocidade e seus pés as jogadas que levaram maior perigo ao gol do Vasco! Nota 7. E...Gustavo, que teve boa movimentação...mas a “pontaria não estava calibrada”! Nota 6. Foram usados, ainda, Alex Maranhão, Jhêimy e Gabriel Leite com atuações discretíssimas de todos três! Deixemos sem nota!! Em relação ao técnico Roberto Cavalo, apesar da derrota, desta feita o Criciúma não foi covarde! Pelo contrário, com bom toque de bola...em alguns momentos do jogo, conseguiu envolver o Vasco! Nota 7. Terça-feira(02.08) tem o Payssandu, em casa, pra fechar a 1ª metade da competição pelo menos perto do G-4!!