sábado, 19 de julho de 2014

Quais os motivos da demissão de Sarandi?

Talvez só o presidente Antenor Angeloni realmente saiba! Não houve, especificamente, um motivo claro e explicado. Cada vez mais o Criciúma, administrado pela G.A., é um clube fechado e sem muito relacionamento com a imprensa que, na verdade, sempre funcionou como interlocutora entre entidade e torcida...e vice-versa. Não há o que contestar em relação aos benefícios que a Gestão de Ativos trouxe ao Criciúma Esporte Clube. Massss...o trato...o relacionamento com a crônica esportiva não é “aqueeeela coisa”...entenderam? Então, nós, e por conseqüência, os torcedores ficamos sabendo menos a respeito das coisas do Clube. De qualquer modo, se a alta cúpula diretiva da G.A. e do próprio Criciúma acham que é melhor assim...que assim seja! Aliás, sobre isso, eu entendo que o mais importante é o resultado aparecer dentro de campo. Se os treinos são fechados e há poucas informações...deixemos pra lá e fiquemos de olho na produtividade do time dentro das competições que disputa. Pois...que haja cada vez mais sucesso do trabalho de todos que lá dentro estão!! E...voltando a questão Sarandi...fico sem compreender as causas que teriam levado o Criciúma a tirá-lo do cargo de Coordenador das Categorias de Base. O mais correto é deixar que o trabalho na base tenha continuidade, com filosofia implantada e melhor ainda se for com o mesmo comando durante o máximo de tempo possível! Tempos atrás...Doscil Amboni, Fumanchú, Luiz Gonzaga Milioli, Mário Ribeiro e Evandro Guimarães...em atividades distintas, realizaram excelente trabalho com resultado prático e positivo. Sarandi estava se consolidando no cargo depois de um ano e meio no comando. Ele acabou sendo substituído por Armando Desessards que foi trazido por Carlos Kila e ocupava, até pouco tempo, a função de “técnico científico”. O que é isso? Nunca se soube exatamente sua definição. O que pude “captar” sobre tal denominação é que trata-se de alguém que observava os adversários, estudava minuciosamente os métodos táticos e técnicos deles e colhia dados a respeito de jogadores de outras equipes que iriam enfrentar o Criciúma. Além disso, Desessards também funcionava como “olheiro” para possíveis futuras contratações. Não tenho nada contra o novo comandante da base. Sei que já foi treinador ao longo de sua vida profissional e com razoável aproveitamento em alguns clubes do interior gaúcho. Boa sorte a ele em mais este desafio! Entretanto, independente de tudo o que relatamos aqui, fico com a certeza de que o Criciúma errou ao demitir Sarandi!!
Sarandi fazia bom trabalho no comando da base do Criciúma. Inexplicavelmente foi demitido!
.
Passarinho arrepiado coça a cabeça uma barbaridade! Olha pra tabela de classificação do Brasileiro e sonha muito! Imagina ver o Criciúma lá em cima, mas, não tem confiança total...ainda! E, na verdade, esse deve ser o pensamento ou projeção de muitos torcedores do Tigre. Afinal, o que vamos ver daqui pra frente é o time com comportamento idêntico ao da vitória sobre o Fluminense? Há recursos técnicos e físicos pra isso? Teoricamente, talvez não! Masss...o futebol nos reserva surpresas e as adversidades podem ser superadas com muito trabalho e dedicação!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Catarinenses em alta!

É só dar uma olhada na tabela do Campeonato Brasileiro, séries A e B, que vamos observar certa evolução na campanha de cada um dos times de Santa Catarina dentro da competição. Mas...depois da Copa foi só uma rodada, Gilberto!! Sim, eu sei! Só que, por exemplo, Criciúma e Figueirense conquistaram vitórias muito importantes. Não é toda hora que se ganha de um Fluminense e nem sempre se consegue vencer fora de casa. A forma de atuar do Criciúma convenceu a grande maioria que viu o jogo e nos dá esperanças em relação a um bom aproveitamento no que vem pela frente. A primeira impressão é de que a intertemporada, inclusive o período em Sorocaba, mais os treinos fechados, acabaram surtindo o efeito desejado. A compactação do estilo de jogo do Criciúma e, por conseqüência uma marcação mais incisiva, foram fundamentais para que o Fluminense fosse anulado. Quanto ao Figueirense, aproveitou as oportunidades que surgiram no Couto Pereira e obteve excelente resultado diante do Coritiba. Vi a partida entre o “Coxa” e o Alvinegro da Capital. Os catarinenses “especularam” o tempo todo. O Figueirense foi três vezes com maior perigo ao ataque e fez dois gols! No restante do tempo, um falso domínio do Coritiba. Muita posse de bola, mas pouca produtividade ofensiva. Pela bola que está jogando, o time de Celso Roth é sério candidato a só brigar pra não cair! Ainda sobre o progresso das equipes do Estado no Brasileiro, vale frisar que o Criciúma era 14º e ganhou uma posição; e, o Figueirense, era lanterna e agora é 17º... ainda, entretanto, na zona do rebaixamento. Sobre a Chapecoense, tem um jogo a menos que Criciúma e Figueirense, mas...mesmo assim, se mantém fora da zona do descenso.
Na Série B, também nota-se que os dois representantes do futebol barriga-verde estão crescendo. O Avaí vem de duas vitórias consecutivas, o que elevou sua posição na tabela. É sexto com 17 pontos, 3 a menos do G-4. Nesta sexta(18), o Avaí enfrenta a Ponte Preta em casa e pode encostar nas primeiras colocações. Mas, quem está merecendo destaque mesmo é o Joinville! Ganhou do Ceará na terça passada, em Fortaleza, e assumiu a liderança do torneio com 23 pontos, dois a mais em relação ao 2º colocado. O JEC é, sim senhor, um dos que pode e tem condições técnicas de brigar pelo acesso!
Fico um pouco perplexo em relação à escolha da CBF para que o ex-goleiro Gilmar Rinaldi seja o coordenador de seleções da entidade. Eu esperava que a especulação em torno do nome do ex-lateral Leonardo acabasse sendo confirmada. Acabou dando Gilmar que, nos últimos tempos, agenciava jogadores. Nada contra, em absoluto! Mas, à distância, por aquilo que acompanho do futebol, o ex-Flamengo me parece ser mais capacitado para o cargo. Alguns dizem que Gilmar é quem vai definir o novo treinador da Seleção Brasileira. Entretanto, não acredito que a última palavra seja dele. Por certo, o presidente José Maria Marin é quem definirá o novo nome. Segundo o que se ouve nos bastidores da CBF, o próximo comandante da Seleção não será um estrangeiro como chegou a ser cogitado. Prefiro não ficar especulando nomes. Poucos me agradam e, particularmente, gostaria de ver não só troca de nomes. Mas, sim, novas idéias, planos e projetos sendo executados para que um resultado mais convincente já possa ser alcançado na Copa de 2.018, na Rússia.
Dupla Gilmar Rinaldi e José Maria Marin será responsável por formar a nova comissão técnica da Seleção Brasileira.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Grande jogo...vitória maiúscula do Criciúma!!

Foi um jogaço de bola no estádio Heriberto Hülse nesta quarta(16) quando recomeçou o Campeonato Brasileiro. Cinco gols e uma apresentação muito interessante do Criciúma! Aliás, dentro do que penso, a melhor na competição! O sistema de marcação foi quase perfeito. Houve um apagão, é verdade, entre os 38 e os 42 minutos da fase final. Nesse espaço de tempo o Fluminense fez dois gols e por pouco não colocou em risco a vitória do Criciúma. Sobre as atuações...o aspecto individual dos jogadores do Tigre, tenho recebido algumas manifestações de leitores em relação à opção por dar notas aos atletas. Não sou muito chegado a isso. Entretanto, como os “chegados” pediram...vamos lá! Luiz não fez nenhuma grande defesa. Praticamente, não foi exigido. Os gols que levou...absolutamente sem culpa. Nota 6 pra ele. Eduardo realizou seu melhor jogo com a camisa do Criciúma. Lembrou os bons tempos do Joinville e, particularmente, acho que teve um mérito em especial. Ou seja, de bater o lateral rapidinho no lance que originou o 2º gol. Nota 8. Sobre Fábio Ferreira também pouquíssimo reparo. Soube dominar os atacantes adversários à exceção do lance em que Matheus Carvalho cabeceou para fazer o 2º gol do Fluminense,  pois chegou atrasado na marcação. Mas o “todo” da sua atuação merece nota 7. O argentino Escudêro mostrou a raça de sempre. As vezes, lá da cabine, fico com a  impressão de que o “gringo” dá um branco e proporciona sustos na torcida. Mesmo assim, 7 pra ele. Cortêz não apoiou tanto como em partidas anteriores. Mas, a voluntariedade e a disposição...as mesmas de sempre! O fato de não procurar o ataque, talvez pela opção tática de maior liberdade para Eduardo, do outro lado. Nota 6. Serginho teve muito trabalho para marcar os bons meias do Flu. Mas exerceu tal função com competência. Acabou premiado com um gol. Nota 7. João Vítor...com atuação e função idênticas as de Serginho. Muita marcação e disposição! Outra nota 7. Rafael Costa estreou muito bem. Se movimentou muito até cansar e ser substituído. Imagino que possa render ainda mais! Nota 7. E o “velhinho”? Ah...Paulo Báier foi o cara do jogo! Protagonizou o lance que culminou com o 1º gol do Tigre. Sofreu(sofreu???) o pênalte, bateu e converteu! Além disso, se doou bastante no jogo e merece nota 9. Silvinho fez uma correria danada! Perturbou uma barbaridade os defensores do Fluminense! Muito boa movimentação... nota 7. E o Bruno Lopes? De novo cumpriu a função tática de atacar e marcar. Foi importante também na jogada do 2º gol. Foram usados, ainda, Cristiano, Martinêz e Ricardinho. Os dois primeiros não jogaram para merecer nota. Participação mais efetiva só do ex-Jec com auxílio ao sistema de marcação. Nota 6. O técnico Wagner Lopes tem méritos na arrumação da equipe. Pelo que vimos...a intertemporada funcionou bem. Nota 7 pra ele.
Com relação ao que fez o Fluminense no jogo, o comportamento do Criciúma anulou o que pretendiam os cariocas. O tão decantado toque de bola de Conca e cia. não encontrou espaços suficientes para que as jogadas fluíssem como desejado. O Fluminense joga e deixa jogar. Só que o Criciúma não permitiu que o adversário colocasse em prática seu ritmo. O time do Cristóvão Borges toca muito a bola! Mas, a garra, a determinação e o espírito de luta do Criciúma anularam quase todo o Flu!!
Passarinho Arrepiado computou os números de Criciúma 3 Fluminense 2. Faltas...24 do Criciúma, 18 do Fluminense. A gol o Tigre concluiu 7 vezes, o Flu 4. Pra fora...foram 3 finalizações do Criciúma e 8 do Flu. Em escanteios, 6 a 3 pró-Fluminense. E...só um impedimento no jogo...este no ataque carioca. O Arrepiado também destaca que Paulo Báier já marcou 42 gols em 157 jogos pelo Criciúma! Que fôlego, hein, “velhinho”?!
Criciúma comemorou bastante a vitória contra o Fluminense. Na foto, aparecem Serginho e Bruno Lopes...este sendo abraçado por Paulo Báier.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comparações!

Fica meio óbvio que, se formos traçar um comparativo entre o time do Criciúma e o do Fluminense, vamos chegar a conclusão de que o tricolor carioca é, disparado, favorito para o confronto desta quarta(16), as 22 horas, no estádio Heriberto Hülse, quando recomeça o Campeonato Brasileiro da Série A. A título de curiosidade, os dois times projetados para entrar em campo...Criciúma: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudêro e Cortêz; Serginho, João Vitor, Rafael Costa e Paulo Báier; Silvinho e Bruno Lopes. Fluminense...Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Jean, Cícero, Wágner e Conca; Rafael Sóbis e Wálter. Em todos os quesitos, sob o ponto de vista teórico, o Fluminense é mais time! Além do mais, Cristóvão Borges tem mais “nohall” do que Wagner Lopes. Então...favas contadas? O Criciúma pode entregar os pontos??!! Não, em absoluto! Isso não existe no futebol! Ninguém ganha na véspera! Entretanto, o favoritismo...as melhores condições técnicas pra vencer, quem tem é o Fluminense! Pra conseguir algo o Tigre vai precisar ser muito...mas muito mesmo...muito “tigre”!! Somente com um altíssimo grau de competitividade, muita garra...força, o Criciúma terá chances de pontuar. A parada pra Copa está totalizando 32 dias e os times fizeram intertemporada. O Criciúma só ganhou um dos 6 jogos-treino que fez...aqueles contra o Novo Hamburgo, com o time reserva ganhando por 2 a 0, os titulares perderam de 2 a 1. Os demais...diante do Guarani de Campinas, já em Sorocaba, derrota por 1 a 0; 1 a 1 frente ao São Bento; 0 a 0 contra o Atlético de Sorocaba; e, 1 a 1 com o Barueri. Já o Flu realizou três atividades do mesmo tipo e ganhou de todos os adversários: Boavista 2 a 1; Friburguense 6 x 1; e, Madureira, 3 a 0. Sobre a campanha dos dois até agora no Brasileiro, o Criciúma é 14º colocado com 8 pontos; o Fluminense, em 2º lugar somando 16 pontos.
Os preços dos ingressos pra quem quiser ver Criciúma e Fluminense custam 100 reais(entrada normal ou a inteira); 50,00(de estudante ou meia entrada); 20,00(infantil); e, cadeiras 200,00. Estão caros...fora dos padrões normais para o povão? Sim, sem dúvida! Mas, insisto naquela idéia já expressada em outras oportunidades de que o melhor é se associar! Sinceramente, espero no mínimo 10 mil torcedores para esta partida. E o apoio da torcida, novamente, será muito importante para que o Criciúma possa obter sucesso.
Enquanto isso, o Figueirense, outro representante do futebol catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro, atuará fora de casa. O jogo vai ser em Curitiba, diante do Coritiba, mais cedo...19:30. O Coxa é 17º e o “Furacão”, 20º colocado. Só três pontos separam ambos: sete contra quatro. E os dois estão na zona do rebaixamento...disputa bastante acirrada, o que deve fazer da partida um confronto de difícil prognóstico. Já a Chapecoense não joga neste meio de semana. O seu jogo frente ao Atlético Mineiro, marcado para o Índio Condá, ficou para dia 6 de agosto em razão da participação do Galo na decisão da Recopa Sul Americana.
E o Arrepiado? Ficou “p da vida” porque o Criciúma não conseguiu registrar a tempo o atacante Zé Carlos afim de que ele pudesse ser escalado diante do Fluminense. O nome do atleta José Carlos Ferreira Filho não saiu no Boletim Informativo Diário, o BID, da Confederação Brasileira de Futebol. O Passarinho está preocupadíssimo! Com Zé já seria bastante difícil passar pelo Flu. Imaginem sem ele!! Mais uma vez o Criciúma ficará na dependência de uma bola parada, de Paulo Báier e de uma escapada de Silvinho. As melhores e quase únicas opções são estas...!!    

terça-feira, 15 de julho de 2014

Robben foi o craque da Copa!

Não Messi como impôs a FIFA! Aliás, o argentino foi escolhido pela entidade o melhor jogador do Mundial realizado no Brasil. Os próprios “hermanos” não concordam com tal escolha. A grande imprensa de Buenos Aires, inclusive, cita como decisão política ou diplomática para definir o que fizeram os integrantes do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. Robben, meia avançado da Holanda, jogou muito mais do que Messi e ele, sim, deveria receber tal premiação pelo excelente futebol apresentado. Importante destacar que Robben tem 30 anos de idade e, além da qualidade técnica, mostrou força e requisitos físicos que o credenciaram para ser apontado o craque da Copa. Aliás, melhor do que Messi, jogaram também o meio campista Toni Kroos, da Alemanha; o francês Benzema; o colombiano James Rodriguez e até o goleiro Neuer, outro alemão.
Robben, meia atacante de 30 anos, com excelente condição física e alto nível técnico, liderou a boa campanha da Holanda, na Copa.
.
E atentem para os melhores jogadores escolhidos pela FIFA...tidos então como integrantes da seleção do Mundial realizado no Brasil: Neuer, goleiro da Alemanha; De Vrij e Rojo laterais, sendo o primeiro holandês e o segundo, argentino; Hummels, alemão, e Thiago Silva, os dois zagueiros; Kroos e Lahm, meio campistas e também da Alemanha; Oscar e J. Rodriguez, este colombiano para completar o setor de armação; e, os atacantes Robben, o craque da Holanda, e Müller...mais um do time campeão mundial. A eleição desses atletas foi feita conforme as médias ou notas aplicadas pela FIFA durante a participação de cada um deles em todos os jogos que participaram. De qualquer modo, não assimilei bem esta situação! Ora bolas...o Messi foi o craque da Copa mas não está na seleção do torneio? Difícil absorver...não é mesmo?!
Os argentinos foram recebidos com festa em Buenos Aires! A derrota para a Alemanha, na final da Copa, parece não ter abalado muito o prestígio dos atletas portenhos. Ao chegar no aeroporto local, uma verdadeira multidão cercou os jogadores que foram saldados por milhares de fanáticos torcedores. Por sua vez, o sr. Alejandro Fantino, locutor da Rádio La Red, da capital argentina, deu uma provocada nos brasileiros. Ao final da decisão e vendo os representantes de seu país perderem o título...ele lascou o seguinte: “Não, não, não! Não choraremos como os que levaram sete!”. Arrumou um jeitinho de “cutucar” os brasileiros. Normal! Afinal, eles não perdem oportunidade! Por certo lembram que a Argentina tem a conquista de duas copas e o Brasil, cinco; que Maradona fez 352 gols e Pelé, 1.284. Ah...e Pelé chegou a tal marca sem precisar “cheirar” nada!! E...os dois mundiais conquistados por eles tiveram algumas manchas. Em 1.978 o Peru entregou o jogo pra eles, lembram? E, em 86, “Dieguito” usou a mão para fazer aquele gol contra a Inglaterra...!! Quem acompanha a história do futebol sabe a que me refiro!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Mario Göetze é o cara!

A Argentina lutou muito! Mas, cá entre nós, seria uma injustiça danada pelo que fez na competição a Alemanha não ganhar o título mundial da Copa realizada no Brasil! Lembram do primeiro jogo, contra Portugal? Quatro a zero de forma surpreendente! Os 7 a 1 pra cima da Seleção Brasileira acabaram por ratificar tudo aquilo que se propuseram os alemães. A confirmação de seus objetivos e do futebol mais competitivo e competente da Copa veio justamente na final contra a Argentina: 1 a 0 na prorrogação. Venceu o futebol solidário e coletivo contra um time que preferiu se defender e explorar os contra-ataques ou jogar a bola em Lionel Messi pra ver o que poderia acontecer. Convenhamos...muito pouco pra quem pretendia ser campeã do mundo! Mesmo assim, em duas oportunidades a Argentina criou chances de “matar” a partida. Importante frisar que o condicionamento físico de ambos os times influenciou bastante no rendimento de germânicos e portenhos. De alma lavada nós brasileiros porque não deu Argentina, nossa maior rival no futebol? Não, nada disso! Eles também nos ensinaram como encarar um torneio com a devida seriedade e empenho necessários. Aliás, ensinamentos vieram de vários lados...como a humildade da Costa Rica, a alegria da Colômbia, a raça chilena, a descontração holandesa e...claro...o profissionalismo e a disciplina da Alemanha, agora, tetra campeã do mundo!
Momento exato em que Mario Götze bate na bola para tirar do goleiro argentino Romero e fazer o gol do tetra-campeonato mundial da Alemanha.
.
Em praticamente tudo a Copa no Brasil foi absoluto sucesso! Alguma dúvida? Creio que não! Todos tínhamos certo receio em relação a parte organizacional. Dias antes de começar o evento, em algumas das grandes cidades do País, houve vários atos de vandalismo e a baderna se instalava. Mas, com a aproximação do dia do jogo inaugural, a paz e a ordem das coisas foram voltando ao normal e acabamos assistindo uma Copa que muitos consideram a melhor de todas! Em termos de audiência, popularidade e marketing...certamente esta bateu todos os recordes! Os aeroportos funcionaram bem, o transporte público deu conta do recado, as obras inacabadas no entorno das praças esportivas não atrapalharam e a forma de fazer as coisas do brasileiro e, principalmente, seu estilo hospitaleiro contribuíram muito para o sucesso da Copa. A turma do azedo deve ter ficado mais “azeda” ainda! A galera do clube do ódio, então, nem se fala!! Sim...porque tinha um bocado de gente secando pra dar tudo errado...ou seja, aquela situação de “espírito de porco”...!!! Digamos que o “bem” venceu...de novo!!!
É bom lembrar que, em 2.016, o Brasil vai sediar outro grande evento.  Mais especificamente o Rio de Janeiro que receberá os Jogos Olímpicos. Muito dinheiro será gasto e, a exemplo do que já observamos para a Copa, milhares de pessoas também serão beneficiadas com empregos e funções extras para aumentar suas rendas. Nada a ver com questões políticas ou saúde, educação e blá, blá...aquela ladainha que já cansamos de ouvir! Me refiro às Olimpíadas como evento esportivo e os benefícios que poderemos ter em razão da sua realização. Trata-se do legado que fica...social e esportivo!
E o Passarinho Arrepiado? Tá de olho no Criciúma, treinando aqui, e no Fluminense, se preparando lá no Rio de Janeiro. Os dois se enfrentam na quarta(16), 10 da noite, no Heriberto Hülse, quando reinicia-se o Campeonato Brasileiro, depois da parada pra Copa do Mundo. No Flu, já se sabe que Fred não vem. Quanto ao centroavante Zé Carlos, principal contratação do Criciúma, há uma informação extra-oficial de que o Tigre não conseguirá as condições legais afim de colocá-lo em campo diante do Fluminense. Se tal impossibilidade se confirmar, vou lamentar muito porque trata-se da principal aquisição para o recomeço da competição. Assim...vamos de Bruno Lopes pra cima deles! Com o fim da Copa, as atenções se voltam pro Brasileirão e a expectativa que se tem em relação ao que vai acontecer com o Criciúma até novembro quando acaba o Campeonato. Gente... sem  qualquer dúvida, o Tigre vai precisar ser bem mais tigre pra não causar decepção a seu torcedor!! Todos devemos ficar muito atentos...e, mais ainda, o próprio Criciúma, claro!!

domingo, 13 de julho de 2014

Nunca se discutiu tanto o futebol brasileiro em tão pouco tempo!!

Parece que caiu uma bomba de efeito altamente destrutivo no Mineirão, na última terça(08), quando a Alemanha impôs a derrota mais vergonhosa da história do futebol brasileiro. Pois bem...depois disso, todo mundo tem opiniões sobre os motivos, as conseqüências e o que pode ser feito para que o Brasil recupere pelo menos parte do seu moral, extremamente abalado depois daquele fatídico 7 a 1 e dos 3 a 0 diante da Holanda. Insisto no que tenho dito e escrito a respeito do futuro a curto prazo da Seleção. A simples troca do comando técnico não é a solução que se espera. Se bem que, pelas últimas informações, a própria CBF admite manter Luiz Felipe Scolari pelo menos por mais algum tempo até que as coisas esfriem. Pra mim não é a melhor solução...a mais correta! Felipão, Parreira e cia. devem deixar a comissão técnica da Seleção Brasileira após o término da Copa do Mundo! Scolari, por sinal, que, com certeza, não é mais o mesmo que treinou o Criciúma em 91! Quanto a Parreira, continuo sendo fã do seu trabalho e reconheço os serviços prestados...os títulos conquistados. Massss...deu, chega! Há necessidade de imediata renovação! Entretanto, só mudar por mudar porque o trabalho não deu o resultado esperado, não é a atitude mais adequada! Há necessidade de renovação e revisão de pensamentos em relação aos critérios de comando e organização do futebol no País. Sempre achamos que o jeitinho brasileiro acabaria resolvendo os problemas. As coisas foram empurradas com a barriga e tudo acabou estourando nos 7 a 1! E olha, hein, gente...quando cito que os integrantes da com. técnica devem sair após Mundial é algo bem “light”...”di boa”, como diz a gurizada. Os comandantes da CBF também são culpados e merecem ser cobrados de forma bastante incisiva! Se por um acaso a Seleção Brasileira ganhar o 3º lugar na disputa com a Holanda e jogar uma grande partida, de nada vai adiantar para encobrir o vexame! Os dirigentes das entidades que administram o futebol, CBF e federações, mais os clubes, precisam se reciclar e observar o que fazem seus “colegas” na Alemanha, Inglaterra, Holanda, Espanha, Itália, França...onde as competições demonstram alto grau de arrumação e disciplina! Agindo com profissionalismo e seriedade...mais cedo ou mais tarde o resultado aparece! Ah...Gilberto, mas na Argentina o campeonato nacional não é tudo isso e eles estão na final da Copa!! Sim, é verdade! Mas a Argentina têm Messi e a seleção dos “hermanos” está conseguindo jogar bem mais que a nossa! Além disso, historicamente, os argentinos sempre mostraram muita garra, não se entregam facilmente e há mais dedicação profissional lá do que aqui. O Brasil, com a perda de Neymar, sucumbiu e seu treinador não soube armar taticamente a equipe para enfrentar uma Alemanha, cheia de “armadilhas” e muito bem preparada sob todos os aspectos! Com certeza...se tivéssemos a garra de Mascherano, Di Maria, Rojo e Demichelis, entre outros, não teríamos tamanha decepção!!