sábado, 12 de novembro de 2016

Roberto Cavalo escalou três zagueiros e time foi mais compacto!

O sistema defensivo do Criciúma ficou mais “encorpado”, seguro...e a equipe apresentou rendimento um pouco melhor em relação às últimas atuações. O resultado de vitória diante do Paraná, 2 a 1, acabou sendo justo diante do que foi mostrado pelos dois times. Fazia algum tempo que o Tigre não apresentava algo convincente em suas partidas! Diante do critério já adotado no jogo anterior, contra o Ceará, não vou me ater a análises individuais em relação a todos os atletas do Criciúma. De qualquer modo, perante o Paraná gostei do esquema com uma formação mais consistente! Raphael Silva, Nathan e Diego Giaretta, pelo menos nesse jogo, encaixaram bem!! Embora não tenha mudado nada em termos de objetivos na tabela, o Criciúma fez as pazes com a vitória e melhorou pelo menos um pouquinho...comparando a si próprio!! Na foto acima, o atacante Roberto comemora o 2º gol marcado através de pênalte.

O presidente Jaime Dal Farra confirmou que Paulo Pelaipe(foto) e Roberto Cavalo vão permanecer para a próxima temporada nos seus respectivos cargos. Está correto o mandatário tricolor!! Mesmo com erros cometidos entendo que a manutenção da atual equipe de trabalho envolvendo diretamente a comissão técnica é o caminho mais adequado a ser tomado! Quem me acompanha sabe que sempre fui favorável à continuidade no comando do futebol...a menos que ocorram claras irregularidades ou atos ilícitos. Não é o caso de Roberto Cavalo nem de Pelaipe. Este por sinal, pegou o “barco andando” e deve ser o menos cobrado em razão do não acesso à Série A! Já, o treinador, fez o que pode com o que lhe foi dado para trabalhar! Mesmo assim, contudo, precisa rever alguns conceitos e, na minha maneira de entender, aprimorar treinamentos e buscar evoluções táticas que lhe permitam alternativas em estilos de jogo!! Tanto ele, Roberto Cavalo, como Paulo Pelaipe devem ser os principais responsáveis por reformular o plantel visando 2.017!! Espero que Jaime Dal Farra dê “carta branca” aos dois e com orçamento financeiro maior para que haja maior qualificação técnica...!! Entenderam bem??!!

Ainda sobre a Série B, se o Criciúma está no meio da tabela e não sobe e não desce...os outros dois representantes vivem situações absolutamente opostas! Com a vitória sobre o Naútico por 3 a 0 o Avaí praticamente “selou” sua volta pra Série A! Só algo absolutamente inesperado, uma “tragédia”, fará com que o Leão desperdice tal oportunidade. Tem 62 pontos...vivendo um momento muito bom na competição!! Por sua vez, o Joinville que chegou a estar ganhando do Goiás no fim de semana, em Goiânia, por 2 a 0, permitiu a virada do adversário, 3 a 2, e praticamente está rebaixado!! Tem um confronto direto com o Oeste na próxima rodada e já nem depende mais só de si!! Lamentável...!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Tem que “tirar onda” com os “hermanos”, sim!!

Se fosse do contrário, os argentinos seriam mais uma vez insuportáveis!! Nunca me esqueço...ainda na década de 90 a manchete principal do jornal “Olé” que está em destaque na foto ao lado! Assim...”Que vengan los macacos”, às vésperas de um Brasil x Argentina!! De minha parte, pelo menos, não há nenhuma simpatia para com o referido país vizinho!! Contudo, há respeito!! Nada de misturar as coisas!! Tenho reconhecimento de que Messi é realmente o melhor jogador em atividade no mundo do futebol!! Além disso, sei que o povo argentino é mais politizado e culto do que o nosso!! Por isso, sei separar bem essas virtudes que eles têm da ojeriza que passam quando há disputas esportivas com o Brasil, principalmente no futebol! Então...que eles fiquem com a arrogância peculiar!! Ah... e se eles acham o mesmo em relação a nós, brasileiros, que continuem achando!! Massss...meu País, minha terra, o lugar onde eu nasci, defendo e torço...SEMPRE!!

O curioso na Seleção Brasileira, agora com comando de Tite(foto), é que lá se vão cinco vitórias em cinco jogos oficiais...todas convincentes!! Na verdade, poucos ou quase nenhum reparo a fazer!! Inclusive, boa parte dos jogadores que estavam com Dunga, a grande maioria vem sendo usada hoje com o novo treinador! Claro que houve mudança de comportamento em todos os sentidos! Os atletas se mostram absolutamente comprometidos e em sintonia com a nova comissão técnica! Infelizmente, Dunga deixou a desejar também nesse aspecto! Já, Tite, resgatou a confiança do torcedor e da imprensa, esta por demais exigente!! Então, méritos totais para o ex-comandante do Corínthians!! É preciso ressaltar, contudo, que a Seleção Brasileira mudou pra melhor masssss...os dirigentes da CBF permanecem os mesmos!! Ou seja, aqueles nomes que se envolveram em graves problemas com a Justiça e que até podem ser presos a qualquer momento!! Isso prova, amigos do Blog, que o que “manda” mesmo num time de futebol é a bola dentro de campo, o resultado alcançado por determinada equipe! Ah...mas Marco Polo Del Nero é acusado de corrupto!! Sim, sei disso!! Só que Tite, Neymar, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e cia. estão dando uma resposta fantástica dentro de campo!! Aí...as tais irregularidades ficam momentaneamente “esquecidas” ou deixadas de lado!! Futebol é assim e talvez continue sendo, sempre! Ganhou... tudo está bem!! Perdeu...nada presta!! Mexe com a emoções!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A instituição Criciúma E. C. precisa e deve ser preservada!!

Todos nós que gostamos do Criciúma, penso eu, devemos separar o que está acontecendo nos dias atuais da riquíssima história e tradição que têm o Clube!! Nas circunstâncias de hoje, se o regulamento permitisse, seria melhor nem cumprir mais tabela no Campeonato Brasileiro! Pra ver o que presenciamos nos últimos jogos, por exemplo contra Luverdense e Ceará, o mais viável poderia ser “passar a régua”, “zerar tudo” ou “botar uma pedra em cima” e começar os planos para a próxima temporada!! Volto a frisar que os jogadores que o Criciúma tem, no momento, são extremamente limitados...sob todos os aspectos!! Na última terça-feira(08) me recusei a fazer qualquer avaliação individual porque seria uma repetição de postagens publicadas recentemente!! É de “doer” ver Ricardinho, Ruan, Clayton, Alex Maranhão...dentre outros que também deixam a desejar!! Esses, dentro que tenho observado, são apenas alguns dos “piores” de um plantel que, todos sabemos, não foi montado com o intuito firme de fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B!
O presidente Jaime Dal Farra vai precisar de muita inteligência...se cercar de pessoas com mais conhecimento do produto “futebol” pra poder desenvolver um melhor ano em 2.017!! Tarefa fácil?? Não, em absoluto!! Outros dirigentes e executivos de futebol com maior experiência e sabedoria também já passaram pelo Heriberto Hülse e os resultados esperados não aconteceram!! Talvez...fazer bons projetos não seja só o caminho ideal! Há necessidade de executá-los com precisão e segurança! Pelo visto, Paulo Pelaipe fará parte do “time” na temporada que se avizinha! De fora, imagino que ele seja o responsável por organizar e preparar um novo grupo de jogadores! De outro modo, insisto que há necessidade de pressa e agilidade! Não abro mão de que o Tigre comece o ano que vem realmente como um dos fortes candidatos ao título estadual. A partir daí talvez seja conseqüência boas campanhas nas outras competições do calendário, como a Copa Sul/Minas/Rio, Copa do Brasil e Série B. O acesso pra Série A do Brasileiro, que é o grande anseio de todos, poderá ocorrer até em decorrência do bom trabalho realizado!!

Nesta quinta-feira(10), os olhos de todos que gostam de um jogo bem jogado vão estar direcionados para o estádio Mineirão, em Belo Horizonte, para o maior clássico do futebol mundial: Brasil x Argentina! Depois que assumiu a Seleção Brasileira, o técnico Tite fez com que o “amor próprio” do torcedor fosse, de certa forma, resgatado! Chama muita atenção o jogo! Afinal, há um bom tempo os amigos Neymar e Messi não “duelam” um contra o outro! Além disso, na tabela, o Brasil conseguiu chegar à liderança das Eliminatórias enquanto a Argentina é 6ª colocada...hoje fora da zona de classificação pra Copa da Rússia. E...obviamente que, só pelo fato de se enfrentarem Brasil e Argentina, estimula a atração pelo jogo que, com certeza, terá lances de muita emoção!!

Passarinho Arrepiado volta a enviar seu abraço. “Giba, depois de alguns dias estressado e revoltado porque não vejo o Criciúma ganhar...retorno para abraçar uma “estrela do passado”!! Trata-se do “sêo” Nivaldo Martins(destaque na foto acima), hoje com 80 anos de idade, que...nas décadas de 50 e 60 desfilou suas habilidades como centroavante de times como Comerciário e Próspera, dentre outros. Tudo, numa época recheada de nostalgia e romantismo no futebol da região mineira. Também realizou trabalhos na área diretiva em clubes do Sul do Estado e, nos dias atuais, com uma vida bem mais pacata, passa tardes jogando bocha no Parque das Nações!! A ele, Nivaldo Martins, que era bom cabeceador  no seu tempo...um grande e forte abraço do Arrepiado!”

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Cumprindo tabela e pensando em 2.017.

E...tem de pensar com inteligência, agir rápido e com eficácia!! No mais...cumprir tabela contra Ceará, Paraná, Vasco e Paysandu é o que resta para o Criciúma na atual temporada. Algo de tão calamitoso?? Não!! Em absoluto!! Reitero meu pensamento de que não houve planejamento sólido para a montagem de um ritmo de trabalho que possibilitasse o acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro ainda este ano! Então, vamos torcer para que, pelo menos, o Tigre acabe 2.016 de forma honrosa e numa posição melhor dentro da tabela de classificação! Hoje é 11º. Quem sabe...na 8ª colocação, pelo menos! Não vai mudar nada, importante frisar! Massss...daria uma sensação de que com um pouco mais de esforço e competência o Tigre poderia ter alcançado maior sucesso!! DE NOVO, ficam lições que precisam assimiladas para que, nas próximas competições, o Criciúma consiga proporcionar um fim de ano mais alegre e satisfatório à sua torcida!!

De outro modo, se estamos nos lamentando porque o Criciúma não conseguiu retornar à elite do futebol nacional, pelo menos em 2.016, imaginem quem acompanha e gosta do Joinville ou do Figueirense, por exemplo, dois dos mais tradicionais rivais do Tigre! Sobre o JEC, saiu da vice-lanterna pra ficar há três pontos de fugir da zona do descenso após virar um placar adverso em São Luís, diante do Sampaio Correa. Próximos jogos do “Coelho”?? Bragantino, Goiás, Oeste e Vila Nova. Destes...o desta terça-feira(08), em casa, diante do Bragantino é crucial pois trata-se de confronto direto!! Já o Figueirense, na Série A, está com a corda muito apertada no pescoço!! Conforme cálculos dos matemáticos que fazem projeções pra título e acesso...o time da Capital tem 98% de chances de rebaixamento!! Convenhamos, ter que ganhar de todos os adversários que tem pela frente...no caso, Corínthians, Vitória, Fluminense e Sport não é tarefa das mais viáveis para uma equipe que vem lutando muito, mas sem conseguir êxito em termos de pontuação durante toda a competição!!

Em relação à Chapecoense...pouco a citar, de momento, sobre sua participação no Campeonato Brasileiro. Ocupa a 10ª posição na tabela e sem qualquer risco de rebaixamento. Ou seja, o principal objetivo já alcançado!! Além do mais, a “Chape”...à essas alturas, está bem mais preocupada com a Copa Sul-Americana do que com o Brasileiro!! Quanto ao Avaí, se o maior rival, “do outro lado da ponte” vive dias de “terror” com a queda iminente, no Sul da Ilha...tudo gira em torno da “volta por cima” e uma bem encaminhada volta pra Série A! O Leão é 3º na classificação e enfrenta, na sequência, Oeste, Náutico, Londrina e Brasil. A última partida será na Ressacada e, pelo “embalo” demonstrado nas mais recentes apresentações fica difícil não crer que o Leão vá rugir entre os grandes em 2.017!!