sexta-feira, 21 de junho de 2013

Criciúma 1 x 1 Caxias...amistoso de baixa qualidade!

Um público que pra mim surpreendeu (5.531 torcedores) assistiu a uma partida de nível técnico bem abaixo do esperado. O empate nesta sexta(21), no estádio Heriberto Hülse, de certa forma frustrou a todos que criaram expectativa positiva em relação a uma boa atuação do Criciúma. Até porque com a chegada de reforços todos esperam que o nível de qualificação do time, como um todo, ganhe certo acréscimo. Masss...insisto que o amistoso entre Criciúma e Caxias foi pouco razoável no primeiro tempo e abaixo da crítica no segundo. Dentre os estreantes, Wéllington Paulista, atacante, e o goleiro Hélton Leite foram os mais efetivos, na minha opinião. Entretanto, o termo “jogou bem” não se encaixa na atuação de nenhum dos 22 utilizados. O próximo amistoso será contra o Guarani e penso que Vadão e cia. precisam aproveitar melhor a última oportunidade para aprimorar um time que vai continuar a temporada disputando duas competições!!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tem Tigre nesta sexta!

Serão dois amistosos para que o Criciúma finalize seus preparativos visando a relargada da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta(21) contra o Caxias-RS e dia 28 diante do Guarani-SP, ambas as partidas no Heriberto Hülse. O lateral Márlon, com problema de ordem médica, não tem presença garantida. Conforme acordo entre os dois clubes, o número de substituições será ilimitado. Assim, o técnico Vadão usará um time no primeiro e outro no segundo tempo. Pra começar...Bruno; Suéliton, Matheus, Éwerton Páscoa e Márlon ou Gílson; Serginho, Élton, João Vítor e Morais; Lins e Wéllington Paulista. Na segunda etapa...Hélton Leite; Tony, Leonardo, Fábio Ferreira e Gílson; Amaral, Leandro Brasília, André Gava e Ivo; Fabinho e Marcel. Alguns outros jogadores estão machucados ou voltando de lesão. Casos de Galatto, Thiago Heleno, Thiago Dutra, Daniel Carvalho e Douglas. Os atletas Pacheco, Bruno Renan, Tartá e Giancarlo não foram relacionados. Estranhei a ausência de Tartá! E, Cassiano, o mais novo contratado, também não está convocado para o jogo. O esboço tático proposto por Vadão indica um 4-4-2...dentro daquilo que eu já esperava. Entretanto, Morais é meia-atacante e com características bem ofensivas. Assim, já veremos um time com modificações táticas que provavelmente serão também observadas nos próximos jogos. Ficamos na expectativa...!
Meia Morais e atacante   Wéllington Paulista...duas das "caras novas" do Criciúma no amistoso contra o Caxias-RS.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dois ou três atacantes?

Talvez este seja o principal questionamento de quem acompanha o Criciúma. Afinal, sendo ofensivo com três homens na frente, o esquema de Vadão deu muito certo no Campeonato Catarinense. Já no Brasileiro lá se vão cinco jogos e em quatro o Criciúma começou com o 4-3-3: nas vitórias contra Bahia e Santos; e, derrotas para Inter e Flamengo. Particularmente, gosto mais do tradicional 4-4-2. Entendo que se encaixa mais com a realidade do nosso futebol. Isso não quer dizer, entretanto, que um time deixa de ser ofensivo jogando com dois à frente ao invés de três. Morais, meia-atacante recentemente contratado, se jogar o que jogou há alguns anos atrás no Vasco e no Corínthians, será bastante útil por aqui. A contratação de W. Paulista e a chegada de Cassiano deverão proporcionar ao treinador boas opções em termos de qualificação visando a sequência da temporada. Meu time ideal no recomeço do Brasileiro e Copa do Brasil? Bom...hoje seria Bruno; Suéliton, Matheus, Éwerton Páscoa e Márlon; Serginho, Élton, Ivo e Morais; Cassiano e W. Paulista. Entretanto, é preciso dar oportunidades e observar também os goleiros Hélton Leite e Galatto; o lateral Tony; o zagueiro Leonardo; e, o volante Leandro Brasília. Sobre Fábio Ferreira ele deve ser reaproveitado assim que recuperar ritmo de jogo. E...Thiago Heleno...talvez tenha seu contrato rescindido...!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Quanto maior o bolo...mais fatias...!!!

Mamãe prepara bolos e mais bolos. A tradição vem não sei de onde nem quando. Mas, com certeza, de há muito tempo! E...conforme o tamanho da família ou dos convidados...os bolos são maiores e mais e mais fatias são distribuídas. Quem não ganha...”berra”: “Ôpaaa...eu também quero!”.  Se for criança, então, vem o choro. Mas mamãe, titias e titios sabem bem como remediar tudo. Os esquecidos...deixados de lado...ou que ficam bravos, aos poucos, são encontrados e, com toda a galera comendo do bolo, mais refrigerante ou cervejinhas para os adultos...há contentamento e satisfação geral! As vezes, alguns não são convidados para as festinhas. Sem dúvida...estes vão protestar, xingar! Oras bolas...com razão! Afinal, se há dinheiro pra “alimentar” todos, por que não dividir sem muita desigualdade? Huummm....
           Bolo grande...grande bolo...fatias e mais fatias!!!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bom futebol na 1ª rodada.

Os quatro favoritos jogaram bem neste começo de Copa das Confederações. Brasil, Itália, Espanha e Nigéria fizeram o que a maioria esperava e venceram seus adversários...com absoluta naturalidade. A seleção brasileira aplicou 3 à 0 sobre o Japão com boa atuação coletiva e maior destaque para o lateral Marcelo. Neymar ganhou referência especial da mídia mas, no meu entendimento, jogou um pouquinho melhor do que em partidas anteriores. Os italianos encontraram maior dificuldade diante do México. Mesmo assim, com boas jogadas e gols de Andréa Pirlo e Mário Balotélli, se impôs perante o adversário. Em Recife, comandados por Andrés Iniesta a Espanha ditou ritmo e ganhou com propriedade e autoridade do Uruguai. Finalmente, a Nigéria fez 6 à 1 no Taití, mostrando boa movimentação, entretanto contra um adversário que é o mais fraco tecnicamente dentre todos os participantes. Na próxima rodada, pelo grupo 1, o Brasil pega o México e a Itália o Japão. Se não pintar nenhuma zebra, “canarinhos” e “azzurras” devem ganhar e decidir o 1º lugar no sábado. Na outra chave, a rodada seguinte terá Espanha e Taití; Nigéria e Uruguai. O óbvio é que haja certa facilidade para espanhóis e equilíbrio entre nigerianos e uruguaios.
O "carequinha", segundo abaixo, é Iniesta...o melhor jogador da seleção espanhola!