sábado, 12 de novembro de 2011

Mais posse de bola não resolve jogo!

No "Barradão" em Salvador o Criciúma encarou o Vitória de igual pra igual, na maioria do tempo teve mais posse de bola que o adversário mas perdeu o jogo. Inclusive, ainda no 1º tempo quando atacava mais tomou um gol por causa de falha na defesa. Pra quem só fica sabendo do resultado pode imaginar que o Criciúma foi covarde fora de casa, jogou mal e tomou 3 à 1 ao natural. Mas quem viu o jogo sabe que o futebol do Tigre não deixou a desejar. Poderia ser com mais ousadia? O técnico Márcio Goiano deveria ter
colocado mais atacantes quando sofreu o 2º gol? Sim, com certeza! Entretanto, o saldo que fica do Criciúma diante de 4 treinadores no Brasileiro e 57 jogadores usados durante o ano, ainda é positivo. O acesso fica p/ 2.012 talvez com mais planejamento e menos erros. Destacando as atuações na individualidade, Vágner falhou no gol de falta batida por Geovâne; F. Capixába atacou bastante e não teve cobertura nas investidas de Fernandinho; Rogélio não esteve bem; Â. Conceição errou ao marcar a bola e não o atacante no 1º gol do Vitória; e, João Vítor outra vez não repetiu boas atuações. Entre os jogadores do meio, Baráka foi o que menos produziu e deveria ter sido substituído. Hênik, c/ a forte marcação de sempre; Mateus não deveria ter saído; e, Doriva mostrou maior equilíbrio e entendo ter sido o melhor em campo. No ataque, Thiago Silvy foi útil e também merece destaque. Quanto a Zé Carlos, outra vez c/ oportunismo fez o gol do Criciúma mas precisa controlar melhor seu emocional. Entraram, Schwenck, Fábio Santana e André Gava que tiveram pouco tempo p/ jogar. Contra Baruerí e São Caetano, esses dois últimos jogos já servirão pra que a Com. Técnica possa fazer observações e planejamentos visando o ano que vem.
E assim a vida segue...naturalmente...sem qualquer desespero!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

De Salvador vem a informação...

...de que chove desde 3ª feira passada e que amanhã a previsão do tempo não muda para o horário do jogo Vitória x Criciúma pela antepenúltima rodada do Camp. Brasileiro. Márcio Goiano, o técnico, não contará com Andrey e Pirão, ambos no D. M., além de Jáckson e Rôni, suspensos. O time? Bem, Wágner pela 1ª vez como titular em lugar de Andrey; Fabinho Capixába, Rogélio, Â. Conceição e J. Vitor; Hênik, Baráka, Doriva ou Mateus e Guilherme; T. Silvy e Zé Carlos. A coerência do treinador fica mais uma vez evidente com esta equipe pré-confirmada. Com esses jogadores mais os ausentes por lesão ou suspensão e ainda aqueles que na maioria das vezes ficam no banco como opções, o Criciúma mostrou uma certa evolução durante o 2º turno da competição. Dá pra relacionar 15 ou 16 jogadores, no máximo, que fazem parte de um contexto de titularidade ou de aproveitamento em quase todos os jogos. O torcedor, por sua vez, fica se perguntando quanto às reais chances de ganhar do Vitória e seguir com esperanças de acesso. É simples! Vencer os 3 jogos que faltam, chegar a 60 pontos e ainda torcer contra outros concorrentes!!!
Enquanto isso, Domingos Sesca, o cara da G. A., já está dando as cartas em todos os setores do Clube, inclusive no Depto. de Futebol. E as ações com total aval do presidente Antenor Angeloni. Por aquilo que tenho percebido, quem não estiver de acordo que saia da frente..."capiche"??!!

A pira olímpica já está acesa...


















...para mais uma edição dos Jogos Abertos de Sta. Catarina. Foi uma festa de abertura dígna de espetáculo com padrões bem superiores àqueles que estamos acostumados a ver no Estado. Celso Freitas no comando do cerimonial, o desfile empolgante de atletas do presente e do passado, o público que prestigiou o evento, as autoridades, os convidados como Gustavo Küerten e Ana Cláudia Lemos, a simplicidade e simpatia de Bruna Costa Alexandre foram alguns dos ingredientes que fizeram da solenidade de abertura no Est. H. Hülse uma verdadeira festa poliesportiva. Não podemos deixar de destacar que o presidente da Fundação Cultural, Serginho Zappelini, mostrou extrema competência na organização e coordenação de todo o evento. Agora é esperar pelos resultados das competições. Pelo trabalho de Renato Valvassôri e cia. a F. M. E. - Criciúma merece um lugar entre os 3 primeiros!
.
Desfile da delegação de Criciúma.













Ex-atletas também participaram da festa.













Olha o Guga no meio do povo sendo homenageado.













"Bruninha" carregando a tocha.


















Show pirotécnico também marcou o evento.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Impossível p/ o Criciúma vencer os 3 jogos que faltam no Brasileiro?

Claro que não, Gilberto! O Goiás, por exemplo, que esteve até próximo do rebaixamento, hoje está na frente do Tigre em razão de 5 vitórias consecutivas. Lá em Goiânia, inclusive, falam até em acesso! Sempre destaquei em meus comentários ou participações que o time que apresentar um "sprint" na reta final da competição poderá alcançar uma vaga no G-4. Não sei se esta equipe será o Goiás. Mas, puxando a "brasa pra nossa sardinha", poderia ser o Criciúma. Aliás, olhando a tabela, com os 4 pontos que foram perdidos contra Portuguesa e Ponte Preta, o Tigre teria praticamente o mesmo aproveitamento do Bragantino, hoje o 4º colocado. Estaria, portanto, bem mais vivo na briga pela quarta vaga. Massss...a realidade é outra. As chances reais de subir p/ a Série A são pouco prováveis!
E, penso que o saldo que fica apresenta coisas muito mais positivas do que negativas. Não há como negar que, o Criciúma como clube e instituição, mostrou progresso e evolução. Lembro ao torcedor que em 2.009 quase houve queda pra Série D. No ano passado, com o reaparecimento de Antenor Angeloni, aos poucos as "melancias foram se ajeitando" e em 2.011 o Criciúma reencontrou seu espaço no cenário nacional. Para a próxima temporada há um calendário com três competições e algumas idéias e projetos que nos dão a certeza de um Criciúma ainda melhor estruturado e consistente. Inclusive, p/ planejar um 2.012 mais promissor,  profissionais, tempo e dinheiro não faltam!!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sobrou emoção pra quem foi no Est. H. Hülse...

...na noite desta 3ª feira(08) e acompanhou o empate entre Criciúma e P. Preta em 1 à 1 pelo Camp. Brasileiro. Bolas na trave, penalidades não marcadas, outros erros da arbitragem, falhas que ocasionaram o gol da Ponte...enfim...tudo o que um jogo decisivo pode apresentar. E a partida em si não foi boa tecnicamente. Se houve muita dedicação e competitividade por parte de ambos os times, faltou melhor qualidade técnica. Márcio Goiano errou ao começar com Guilherme jogando recuado. Mas acertou ao substituir Baráka por Schwenck no começo do 2º tempo, tentando dar maior ofensividade ao time. Andrey falhou no gol da Ponte e errou ao insistir em ficar no jogo sentindo lesão. Fabinho Capixába foi um lateral com altos e baixos; Rogélio mais seguro do que Â. Conceição; e, João Vítor não repetiu outras boas atuações. Jáckson foi o mais consciente do meio; Baráka se confundiu com Guilherme na tentativa de armar jogadas; e, Rôni ficou devendo mais uma vez. No ataque, Thiago Silvy correu muito e jogou pouco; e, Zé Carlos, o melhor do Criciúma com pênalte sofrido que ele mesmo bateu, fazendo o gol do Tigre. Além disso, o centroavante tricolor foi quem mais causou perigo ao adversário.
Quanto ao acesso, impossível não é. Mas, convenhamos, somente uma combinação pouco provável poderá colocar o Criciúma na Série A.
E a Ponte Preta? Mesmo sem ser brilhante mostrou que tem uma boa equipe, merece subir e teve o ala Patríck como o melhor em campo.
Sobre a arbitragem, Evandro Roman deixou de dar dois penais p/ o Criciúma. Um lance de mão e outro de falta sobre Fabinho Capixába. É assim? É!!! Mesmo que tenhamos de "engolir" o mundo do futebol já nos mostrou "vááááárias" vezes situações até piores! Seguem a vida, a bola, os erros, acertos e as emoções...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O futebol de Florianópolis vive uma fase...

...jamais vista anteriormente. Mesmo com um Avaí virtualmente rebaixado no Camp. Brasileiro da Série A, por sua vez o Figueirense está em estado de graça! A sexta colocação na tabela faltando cinco rodadas dá chances ao "time do Estreito" de sonhar com uma vaga na Taça Libertadores da América. Em Fpolis. é só o que se fala. Afinal, só o Criciúma em 1.992 honrou nosso Estado com uma 5ª colocação na Libertadores. O presidente Nestor Lodetti acha que dá! Os adversários do Figueirense, na sequência, são Atlético-MG em casa, Flamengo fora, Fluminense e Corínthians na Capital, e Avaí na Ressacada. Aliás, sobre o "Leão", o pres. João Nílson Zunino reconhece ser quase impossível escapar do rebaixamento. Mas, entendo que mesmo assim o Avaí conquistou espaço e projeção na mídia nacional nunca antes reconhecidos.
.
E, assim como no futebol, Florianópolis cidade e Capital também vive dias diferentes. Longe de ser perfeita, até porque estamos no Brasil, a área central que é preservada pelo Patrimônio Histórico, além das belezas naturais, uma vida noturna intensa...fazem de Floripa um verdadeiro eldorado pra se viver. Ah...com dinheiro em razão do alto custo de vida! De qualquer modo, sempre vale à pena visitar e passear em Florianópolis! Alguém tem dúvida?!

Abaixo: Roda de capoeira em frente à Catedral.














Também à seguir, vista da Lagoa da Conceição.