quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Criciúma vai precisar melhorar MUITO!!!

Assisti o jogo-treino do Criciúma com o Caxias durante esta semana ...1 a 1. Sei que foi apenas uma atividade para que ambos os treinadores, no caso Deivid de Souza e Luiz Carlos Winck, fizessem suas devidas e obrigatórias observações. Contudo, pelo que pude observar no primeiro teste os dois times terão que jogar BEM mais para fazerem “bonito” na atual temporada!! O Criciúma não mudou quase nada...em termos de nomenclatura dos atletas e qualidade do futebol apresentado!! As mesmas dificuldades encontradas ano passado como erros de passe e poucas chances criadas foram também constatadas. Ou seja, há limitações escancaradas em termos de qualificação técnica e Deivid de Souza terá que ser por demais competente afim de colocar em campo um Criciúma pelo menos mais parecido com aquele que o torcedor “sonha” em ver!!
Em relação aos “novos”, dois estiveram em ação: Maicon Silva e Pimentinha. Sobre o lateral, algumas jogadas ofensivas e de velocidade, inclusive...numa delas ocorreu o gol do Criciúma assinalado por Alex Maranhão(em destaque na foto acima). E, quanto ao atacante, de certa forma lembra o Jabá...aquele que já passou por aqui em 2.003. Ou seja, baixinho, rápido e sempre procurando ingressar na área. Tanto Maicon Silva quanto Pimentinha...nada de empolgação! Entretanto, imagino que a dupla possa ser de boa utilidade para a comissão técnica. Já, Caio Rangel, outro que recentemente foi contratado, este não foi usado no jogo porque ainda precisa aprimorar a parte física. Lembro ao leitor e blogueiro que as duas primeiras partidas do Criciúma em 2.017, numa análise teórica, deverão ser de extrema dificuldade!! Jogar contra o Fluminense fora de casa e depois diante do Avaí, um antigo rival, com absoluta certeza...não terá NENHUM “refresco”!!
Tem torcedor que não sabe...massss, sempre é bom passar algumas informações! Por exemplo, o técnico do Criciúma está trabalhando por uma questão de realização profissional e também pessoal. Isso porque as questões monetárias não prendem Deivid de Souza(foto)! Sua condição financeira é bastante razoável a ponto de exercer a profissão de treinador de futebol porque gosta!! Outra: o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, optou por manter boa parte do grupo do ano passado por acreditar que a continuidade do aproveitamento destes atletas poderá resultar em bom entrosamento, facilitando as coisas dentro de campo.Outra justificativa...meio que óbvia, em razão da falta de dinheiro pra poder trazer jogadores de maior qualidade!! Ora bolas ...se não tem “caixa”, as esperanças estão sendo depositadas nos considerados “baratos”!! Se vai dar certo é uma outra questão!! Particularmente, mesmo entendendo que a crise econômica está afetando todos os setores, penso que o Criciúma poderia “raspar” um pouquinho mais  o bolso afim de buscar meias e atacantes que possam dar mais esperança de melhores resultados nas quatro competições que o Tigre terá pela frente: Primeira Liga, Catarinense, Copa do Brasil e Brasileiro da Série B!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Depois de mudanças na FCF, agora é a vez da Associação de Clubes.

Recentemente...e de forma absolutamente inesperada, a Federação Catarinense de Futebol mudou de “mãos”! Com a morte de Delfim Peixoto, Rubens Angelotti assumiu o cargo. Certo??!! Pois agora... hora e vez da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, entidade fundada em 1.987 com idéias de incrementar o desenvolvimento do produto futebol no Estado. Lembro que os idealizadores foram Manoel Simões de Moura, o “Nequinho”...já falecido, ex-presidente do Marcílio Dias; outro que já nos deixou,  Valdomiro Schützler, à época comandando o fortíssimo Joinville; e o ex-dirigente do Criciúma, Moacir Fernandes.


Recordo também que Delfim Peixoto, ainda meio que iniciando sua série de mandatos, se mostrava contrário à criação da nova instituição achando que poderia tirar um pouco o poder da Federação. Ledo engano!! O tempo passou e mostrou que as duas entidades caminham juntas com os mesmos objetivos! Como a referida entidade é gerida pelos clubes, numa espécie de rodízio sem aquele clima acirrado de disputa pelo poder, a Chapecoense está com o comando. Plínio David de Nês, o “Maninho”, assumiu o clube após o desaparecimento de Sandro Pallaoro naquela tragédia com o avião da Chapecoense. O atual mandato na SCClubes(assim é chamada a Associação) está acabando e possivelmente até o fim deste mês uma nova reunião entre os filiados indicará o novo presidente.

O Passarinho Arrepiado, depois de um merecido período de férias, me trouxe informações dos “bastidores” que seriam três os candidatos. Conforme uma análise minuciosa do “bichinho”, o Criciúma e o Joinville estariam fora da disputa por causa da inexperiência de seus presidentes. Afinal, nem Jaime Dal Farra, tampouco Jony William Stassun têm “bagagem” prá, no momento, tal responsabilidade e incumbência. Então, os pretendentes seriam os presidentes da Chapecoense, do Avaí e do Figueirense. Na minha opinião, dentre os postulantes ao cargo...entendo que o mais viável seria que Wilfredo Brillinger(foto a seguir) fosse o escolhido. A posição de seu clube, o Figueirense, pode ser considerada mais “tranqüila” se comparada a dos outros dois concorrentes. Mesmo com o fato de ter sido rebaixado pra Série B do Campeonato Brasileiro, os “manezinhos do Esxtreito” adotaram a política de gastar menos e tentar render mais. A pressão é menor e, assim, ele teria mais disposição e tempo pra lhe dar com a Associação de Clubes. Não sei se me faço entender junto ao leitor!
Por outro lado, o Avaí conseguiu seu retorno pra Série A e Francisco José Battistotti vai estar MUITO envolvido e com carga significativa nas costas pra poder “segurar” seu time na elite do futebol nacional! E, “Maninho”, tentando reerguer a Chapecoense depois de tudo o que aconteceu no fim de 2.016. Além disso, a “Chape” terá que se “recriar” num ano em que jogará de novo a Série A do Brasileiro e o “filé” que é a Taça Libertadores!! Importante frisar que na superintendência da SCClubes está Claudio Gomes...este desde que chegou, com muito dinamismo, trabalho e mostrando interesse em resolver as questões envolvendo os clubes filiados! Competência não lhe falta e, com certeza, estará também na nova administração!! Então...aguardemos o desenrolar dos acontecimentos!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Dirigir pela BR-101...um prazer!

Cada louco com sua mania! Ora bolas...eu gosto! Aliás, curto muito pegar o carro e sair, de preferência, sem rumo...!! Me faz bem e confesso aos amigos leitores e blogueiros que tira uns 90% do stress do dia a dia!! Certa vez um amigo disse que eu poderia ter sido caminhoneiro...rsrs! E arrematou: “Vai gostar de dirigir assim lá na China...!!”. De certa forma sou assíduo freqüentador das praias e locais litorâneos, preferencialmente em Santa Catarina e, quem me conhece, sabe que gosto muito mais do verão do que do inverno. Frio?? Bbbrrrrrrrr...!! Só pra visitar a serra e fazer boneco de neve em São Joaquim!! Então, o bom mesmo é colocar uma calça jeans ou bermuda, camiseta e tênis e...pronto!! Como dizem nas redes sociais ...”bóra”!!

Importante frisar que, com a duplicação do trecho Sul da 101, ficou BEM mais fácil se aventurar pra lá e pra cá! Masss...nada que impeça a má educação no trânsito, algo característico dos motoristas brasileiros, dos “hermanos”... também! As vezes a gente se irrita! Contudo, a instalação de radares em vários pontos da rodovia está contribuindo bastante para “frear” atos de imprudência dos apressadinhos(e eu já fui assim!)! As vias de acesso às nossas principais praias literalmente entopem a cada fim de semana! Os altos preços dos combustíveis, a elevação do custo de diárias em pousadas e hotéis...reflexos da duríssima crise financeira que atravessa o País parecem não segurar o ímpeto de turistas e curiosos! Cada um se vira do jeito que pode. Entretanto, boa parte dá jeitinho de procurar diversão e lazer...!!

E as nossas praias, bares, restaurantes, setor hoteleiro, vias de acesso...enfim, a chamada infra-estrutura pra receber tanta gente assim é a ideal?? Nem tanto!! Está bem claro que Laguna, Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú e Barra Velha estão acima das demais. As mais próximas...como Balneário Gaivota, Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Rincão, Camacho e Farol necessitam de melhorias consideráveis pra atrair o turismo de forma significativa. Novamente vem à memória as questões políticas e a visível falta de força no âmbito da gestão pública! Mesmo assim, no Balneário Rincão, “aqui do lado”, mudou a administração municipal e, agora, com pessoas “nativas” talvez tenhamos avanço e desenvolvimento para que os praieros se orgulhem mais da sua terra ...com melhor qualidade de vida pra eles e pros visitantes!!