sábado, 29 de outubro de 2016

Criciúma perdeu chances de gol e só empatou com o Londrina.

Mesmo sem apresentar um grande futebol, mas sendo competitivo e tendo mais posse de bola do que o adversário...o Criciúma não passou de um empate com o Londrina nesta sexta-feira à noite(28) no estádio Heriberto Hulse. O Tigre criou oportunidades claras de gol e não soube aproveitá-las! No fim, o “um a um” acabou premiando muito mais o adversário que truncou a partida o tempo inteiro do que o Criciúma que buscou desesperadamente a vitória! Vale uma ressalva ao trabalho ruím do árbitro piauiense Antônio Dib Moraes de Souza. Que cara atrapalhado!! Seus vários erros causaram mais prejuízos ao Criciúma! Masss...a incompetência da arbitragem brasileira está escancarada nos mais diversos campos e divisões do nosso futebol!! Então, seja qual equipe quiser ter sucesso, claro... precisa “driblar” a ignorância e a incapacidade      dos “juízes”!! Importante frisar, contudo, que o Criciúma foi mais incapaz durante toda o Brasileiro da Série B do que qualquer despreparo de árbitros e auxiliares!!


Começo as avaliações  individuais pelo técnico ROBERTO CAVALO. Insisto no que tenho dito repetidas vezes aqui neste espaço. Ou seja ...de que ele, como treinador, e o grupo de atletas chegaram, cada um, no seu limite!! Não há mais o que “arrancar” de qualquer um que faça parte do Criciúma, hoje! Nem dirigentes, nem comissão técnica e muito menos o plantel podem render mais do que o já visto! Os investimentos realizados não foram com qualificação adequada para buscar com solidez o acesso à Série A!! Assim, não restou a Roberto Cavalo armar modesto esquema tático usado em praticamente toda a competição. Diante do Londrina dispôs em campo o que tinha de melhor e, mesmo assim, não conseguiu a vitória! Nota 6.

O goleiro LUIZ voltou a fazer boas defesas. No entanto, pelo que pude observar, a bola chutada por Itamar no gol do Londrina foi... digamos, defensável e “bem aceita” pelo camisa “1” do Criciúma. No lance, o atacante do “Tubarão” chutou forte e Luiz espalmou pra dentro de sua meta!! Falha!! Nota 5.

Apesar de esforçado, PAULO CESAR voltou a demonstrar suas deficiências! O lateral tem chegado ao ataque, mas não vai com freqüência à linha de fundo pra cruzamentos! Nota 5.

RAPHAEL SILVA é um dos poucos que se “salva” na mediocridade que é o grupo de jogadores do Criciúma! O zagueiro, com reconhecidas limitações técnicas, se supera com força e garra! Nota 7.

Em razão da marcação “alta” exercida pelo Londrina, DIEGO GIARETTA encontrou dificuldades pra sair jogando. Além disso, o ataque dos paranaenses “incomodou” bastante...prejudicando mais o trabalho do zagueiro “4” tricolor. Nota 6.

Impressionante como o lateral-esquerdo MARLON aparenta estar “sem vontade” de jogar no Criciúma. Suas duas últimas atuações revelaram claramente isto! Disperso...acabou substituído ainda no intervalo! Nota 4.

No meio-campo, RUAN não comprometeu como marcador...embora se saiba que “passar bem” a bola não é o que ele faz melhor! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA foi efetivo e apareceu bem mais no 1º tempo. Continua sendo o jogador responsável por buscar a bola no sistema defensivo e levá-la até os meias ou atacantes. Precisa de alguém pra ajudá-lo nessa função! Nota 7.

Quanto a CAÍQUE VALDÍVIA...reforço que não foi ainda, não é e, com certeza, não será o meia “camisa 10” que o Criciúma tanto precisa!! Raramente aparece com objetividade no ataque, apesar de possuir razoável qualificação no passe! Nota 6.

No setor de frente, ROBERTO alternou bons momentos com instantes de “sumiço” no jogo. Novamente foi bem marcado pelo adversário. Nota 6.

O atacante PITBUL teve sua atuação prejudicada por causa de lesão ainda na 1ª etapa. No pouco tempo que esteve em campo finalizou duas vezes e procurou contribuir...dentro do que pode!! Jogou só 16 minutos...nota 5.

NILTINHO foi atacante e lateral...uma função em cada período. Novamente, procurou “agredir” a equipe oponente com o que tem de melhor: dribles e velocidade. Acabou premiado com o gol marcado através de penalidade(foto em destaque). Nota 7.

Foram usados, ainda, THIAGO HUMBERTO que jogou quase o tempo todo substituindo a Pitbul e pouco produziu, nota 5; BRUNO BAIO, com razoável movimentação entre os zagueiros do Londrina... nota 6; e, ALEX MARANHÃO que, prefiro deixar sem nota em razão do pouco tempo que teve pra jogar!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Chapecoense continua fazendo história! É preciso saber reconhecer!!

Prestei muita atenção em mais um jogo da Chapecoense na atual temporada. Aliás, meio de semana pra quem gosta de futebol com aparelhos de TV ligados à frente e mais o auxilio da tela do computador onde dá pra sintonizar outras partidas. Enfim...um verdadeiro “porre” de bola!! E temos de admitir que a Chapecoense é hoje o melhor time e o maior clube do Estado!! O Criciúma tem sua marca registrada com a Copa do Brasil de 1.991 e a decantada campanha na Libertadores de 92. Contudo, no momento, a “Chape” é o time “da moda” em Santa Catarina! A classificação pra fase semifinal da Copa Sul-Americana é inédita entre todos os barrigas-verdes! E o que mais impressiona é que a Chapecoense, entra ano... sai ano e continua no mesmo estilo de jogo, sendo muito forte em casa e, em várias partidas, complicando bastante pro adversário... no caso do Campeonato Brasileiro!

São raros os jogos em que a equipe do Oeste não se impõe quando atua no Índio Condá. Os caras “mordem” até o último lance!! Citando como modelo... diante do Junior Barranquilla, quarta(26), os atletas comandados em campo por Cléber Santana...mais Caio Júnior(foto) demonstraram tal intensidade de jogo da qual a equipe oponente não conseguiu sequer esboço de reação! Sinceramente, deu gosto ver os 3 a 0 que a Chapecoense aplicou na equipe colombiana!! Apenas como detalhe curioso, Caio Júnior passou pelo Criciúma e quase foi escorraçado do Heriberto Hülse. Sobre Cléber Santana, de forma absurda na minha opinião, havia resistência de parte da torcida e alguns da crônica porque ele havia jogado no Avaí!! Caramba!! O que isso tem a ver?? Sempre gostei do seu futebol e o considerava o jogador mais inteligente e de melhor qualificação técnica no Tigre de 2.014!! Masssss...como “águas passadas não movem moinho”, sigamos e, por enquanto, admirando e vendo como em Chapecó se faz futebol competitivo...!!!

Quem também vem surpreendendo positivamente é o Avaí! Depois da chegada de Claudinei de Oliveira as coisas se ajeitaram na Ressacada de tal forma que o Leão, após período se preocupando com a “parte de baixo da tabela” na Série B, hoje é forte candidato pra conquistar o acesso! Com um estilo de jogo mais defensivo, comparando com a Chapecoense, por exemplo, já que escrevi sobre ela anteriormente...o Avaí se dispõe em campo taticamente com os jogadores bastante agrupados, priorizando MUITO a marcação e puxando rápidos contra-ataques que, às vezes, são letais!! Pelo “andar da carruagem”...Florianópolis vai continuar tendo um representante na Série A. Ou seja, cai o Figueirense... mas, sobe o Avaí!!

Na postagem de hoje o Passarinho Arrepiado “abraça” o zagueiro Raphael Silva, do Criciúma. Por que ele?? Simples!! Dentre todos que fazem parte do atual plantel do Tigre, ele é o que se mostra mais comprometido e entregue às vontades do torcedor!! Claro que tem suas limitações técnicas! O próprio deve reconhecer isso! Mesmo assim, Raphael Silva é do tipo de zagueiro que não desiste nunca e lhe sobra garra e espírito de luta!! Ou...bem do jeito que o torcedor gosta!! Raphael Silva tem 24 anos e contrato com o Criciúma até fim do ano que vem!!

E...a respeito do Criciúma, o jogo nesta sexta-feira(28) diante do Londrina é a última chance que Roberto Cavalo e cia. têm de, ainda, continuar alimentando chances de retorno à elite do futebol brasileiro. Se ganhar... repetindo: SE GANHAR dos paranaenses, poderá... queeeemmm sabe, proporcionar mais esperanças à sua torcida!! Caso contrário...fica pra 2.017!!!


terça-feira, 25 de outubro de 2016

“O melhor lugar para jogar hoje é na lateral. Não tem ponta. Antigamente tinha cada ponta!!”

“Eu ia pro ataque e tinha que voltar pra marcar. Hoje, não! O lateral vai, tem um volante ali que cobre. Um ou dois!!”
O que está acima foi dito por Carlos Alberto Torres que, infelizmente, nos deixou nesta terça-feira(25), aos 72  anos de idade, vítima de infarto fulminante! Curiosamente, na postagem anterior estava aqui neste espaço reverenciando Pelé, que completou no último domingo(23), 76 anos de vida. Ambos, Pelé e Carlos Alberto foram parceiros na Seleção Brasileira, no Santos e no New York Cosmos. O “Capita”, apelido carinhoso que foi lhe dado quando da conquista do tri-campeonato mundial de futebol no México, foi, sem dúvida, um dos maiores laterais da história do futebol mundial! O bom e velho Washington Rodrigues, comentarista bastante gabaritado do rádio e da tv disse que se sente, obviamente, muito triste pela morte de Carlos Alberto Torres. Entretanto, por outro lado “feliz em poder fazer parte de uma geração que viu e reviu as grandes jogadas de Carlos Alberto e outros tantos de um passado imortal!!”. Quem não se lembra do último gol na Copa de 1.970 quando Pelé verdadeiramente “serviu” Carlos Alberto para o chute que definiu os 4 a 1 na final diante da Itália??!! Dá uma saudade, hein??!!
Carlos Alberto Torres jogou em seis clubes: no Fluminense, duas vezes, além de outras passagens vitoriosas por Santos, Botafogo, Flamengo, Califórnia Surf e...o Cosmos. Também foi técnico no Flu, no Fla e no Botafogo, seu time do coração! Esteve, ainda, na vida política como vereador e era filiado ao P. D. T. Pessoalmente, foi casado por três vezes e teve dois filhos. Em campo, Carlos Alberto era o tipo do lateral que se vê com raridade nos dias atuais. Afinal, ele marcava bem...apoiava com freqüência e velocidade, entrando em diagonal ou com cruzamentos precisos!! Sem qualquer dúvida, foi craque na sua posição e em sua época!! A ele, “in memoriam” vai o meu abraço e, claro, do Passarinho Arrepiado!!

Falando em Arrepiado...ele me trás aqui mais algumas das frases ditas por Carlos Alberto Torres, todas sobre o futebol:
"O gol é o grande momento do futebol. E aquele gol no fim do jogo (na final da Copa de 1970) liquidou definitivamente com qualquer dúvida ou esperança que a seleção italiana pudesse ter."

"Eu tenho certeza de que, se eu jogasse futebol hoje, ficaria bilionário. Não milionário, não: bilionário. Sem falsa modéstia, ia ganhar muito dinheiro."

"O futebol é minha paixão desde menino, sempre quis ser jogador de futebol. Mas, na minha época, era uma profissão que não tinha prestígio nenhum, e minha família era contra. Eu insisti, consegui dobrar meu pai e pude concretizar o meu sonho."

"Eu já era o capitão no Santos, que era o grande time do Brasil, e aí eu trouxe a braçadeira do Santos para a seleção. Mas a minha função como capitão do time (na Copa de 1970) era facilitada. Eu tinha ao meu lado jogadores com liderança em suas equipes: Piazza, Gerson, Brito, Pelé. Então a gente dividia a função de capitanear o grupo."

"O Pelé foi um grande espelho para nós (na Copa de 1970). Naquela época, já era considerado o rei do futebol, e o empenho dele nos treinamentos, e mesmo fora do campo, era impecável."

"O futebol é o analgésico do povo, é uma válvula de escape, uma religião no Brasil. Em 1970, nós sabíamos que vivíamos em um regime militar, mas nós não tínhamos nada a ver com isso. Nós fomos lá e fizemos o nosso papel. Nunca nenhum governo ajudou nenhum campeão do mundo."
Carlos Alberto Torres
*17/07/1.944
+25/10/2.016



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Neste planeta...ninguém jogou mais do que Pelé!!

Não tem nenhuma discussão! É fato!! Pelé foi e continua sendo o maior atleta profissional de futebol de todos os tempos!! Eu sei que a nova geração, a gurizada dos anos 90 e 2.000, só conhece Pelé através de vídeos ou filmes. Masss...não nos limitemos a apenas assistir e analisar o “presente”! Particularmente, prefiro também buscar informações sobre outros jogadores consagrados e seus feitos. Tenho 54 anos e lembro de ter visto Pelé jogar a partir de 1.969, já do meio pro fim de sua carreira! Sempre busco informações e converso com quem é bem mais velho que eu...tipo aqueles que “pegaram” Pelé do início ao fim!! É unanimidade!! Todos que assistiram o Rei jogar dizem que ele foi e continua sendo “único”!! O filme “Pelé Eterno” vi duas vezes no mesmo dia porque é realmente encantador!! Quem me conhece sabe que sou apaixonadíssimo por futebol e fã assumido de quem soube ou, nos dias atuais, sabe “tratar bem” uma bola de futebol!
No último domingo(23), o Sr. Edson Arantes do Nascimento completou 76 anos de vida!! Filho da D. Celeste e do “Sêo” Dondinho, natural de Três Corações(MG), com 16 anos já jogava no time principal do Santos e dez meses depois foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira! Pra quem não sabe chegou a atuar como goleiro em quatro oportunidades, todas pelo Santos, e não levou nenhum gol! Gol, aliás, ele marcou “só” 1.281 gols em 1.363 jogos durante pouco mais de 20 anos de carreira! Média? Quase um gol por partida!! Durante o tempo em que mostrou todas as suas habilidades, Pelé marcou três gols em 92 jogos...o que chamam hoje de hat-tricks; foi artilheiro em 22 campeonatos; tem 18 prêmios individuais e 31 títulos coletivos!! Além disso, conseguiu fazer com que houvesse trégua numa guerra no antigo Congo Belga, em 1.969, durante excursão do Santos à África. Os caras pararam de brigar, guerrear mesmo...pra vê-lo jogar!!
Algumas pessoas, ligadas ao futebol ou não, argumentam que há anos e anos atrás, a marcação era mais distante, o futebol menos rápido e, talvez, se jogasse nos dias atuais, Pelé não seria o que realmente foi!! De outro modo, também alguns especialistas afirmam que se Pelé fosse contemporâneo jogaria ainda mais por causa dos recursos que hoje a fisiologia e o preparo físico disponibilizam para o futebol moderno!! Fecho com estes!! Até porque, a questão técnica é indiscutível!! Pelé cabeceava com precisão, chutava bem tanto com a perna direita como com a esquerda, batia faltas e conseguia unir habilidade com velocidade!! Ei...psiu!! Passarinho Arrepiado...vamos abraçar juntos o “maior e melhor de todos os tempos”!! Um verdadeiro gênio...incomparável!!!

domingo, 23 de outubro de 2016

Criciúma jogou no seu limite. Mas, perdeu!!

Não dá pra ficar lamentando muito depois de refletir sobre o que vimos de Criciúma 1 Atlético(GO) 2, neste sábado(22), no estádio Heriberto Hülse. Não tenho nenhuma dúvida de que Roberto Cavalo e seus atletas chegaram ao máximo do que realmente cada um pode fazer! Foram mais de 10 mil torcedores na casa tricolor e, na verdade, uma bonita festa proporcionada pelo grande público! Dentro de campo houve resposta e o Tigre foi aguerrido e lutador! Temos de reconhecer que, coletivamente, o adversário possui melhores recursos...tanto que é líder isolado do Campeonato Brasileiro da Série B! Enfim, dentro do que vi, o Atlético soube controlar muito bem a partida e o Criciúma jogou o que “sabe”...!! Acima disso, seria a tal da superação que não aconteceu! Então... resultado normal e “vida que segue”! Se tivesse jogado assim em tantos outros jogos, com certeza estaria melhor colocado na tabela!!

Análises individuais:
O goleiro LUIZ fez uma defesa difícil em cabeçada “à queima roupa” de Júnior Viçosa. Não teve culpa nos gols sofridos. Nota 6.

O lateral PAULO CESAR realizou seu melhor jogo...dentro das suas limitações, é bom que se frise! Pela primeira vez foi ofensivo e acertou alguns cruzamentos. Nota 7.

Quem esteve bem no sistema defensivo foi o zagueiro IÂNSON! Escalado quase que de última hora em razão da lesão de Raphael Silva, deu conta do recado e ganhou a maioria das bolas disputadas com os atacantes do Atlético. Nota 7.

DIEGO GIARETTA, a seu estilo, é zagueiro de razoável técnica e uma opção pra sair jogando de trás sem dar chutões. Nota 6.

MARLON não esteve bem como marcador. Encontrou dificuldades pra “segurar” o bom Magno Cruz que a toda hora “caía” em seu costado. Além disso, no apoio também lhe faltou maior ousadia e jogadas de linha de fundo ou entrando em diagonal. O curioso é que, na Seleção Brasileira Sub-20 é titular e joga bem!! Nota 5.

No meio, RUAN já se sabe que tem dificuldades pra passar a bola com precisão! Contudo, marcou com certa eficácia! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA não repetiu suas melhores atuações. Foi bem “vigiado” pelo meio atleticano. O sistema de jogo do Criciúma depende muito dele e, quando suas jogadas não evoluem, toda a “mecânica” ofensiva que já não é lá grande coisa, acaba mais prejudicada ainda! Nota 5.

CAÍQUE VALDÍVIA não é o meia que o Criciúma tanto precisa. Trata-se de um terceiro homem do meio-campo sem aquela objetividade e ousadia do chamado “camisa 10”! Talvez por característica mesmo... procurou ajudar na marcação e não chegou na área ou perto dela pra finalizar. Nota 5.

Em relação ao ataque, ROBERTO apareceu mais na 2ª do que na 1ª etapa...quando ficou meio que “escondido”. A velocidade é sua principal “arma” e, conseguindo espaços para tal jogada, costuma realizar bons cruzamentos! Nota 6.

PÍTBUL fez razoável partida...a melhor com a camisa do Criciúma! Jogou mais centralizado quando marcou um gol e, depois, aberto pela direita. Surpreendeu positivamente! Nota 7.

NILTINHO também fez bom jogo. Ajudou a marcar e foi a principal opção de contra-ataque...enquanto teve fôlego! Nota 7.Entraram THIAGO HUMBERTO, nota 5; BRUNO BAIO, 6; e ALEX MARANHÃO que muito pouco rendeu...nota 4.

Sobre o técnico ROBERTO CAVALO, como disse lá em cima no topo da postagem, fez e faz o que pode! Não tem mais “leite de pedra” pra tirar em razão das limitações do plantel que foi montado! O próprio treinador também sabe até onde pode ir e passar seus conhecimentos! Nota 6.