sábado, 3 de setembro de 2016

Rodada “cheia” na Série B e só dois jogos pela Série A.

É o que está previsto para este fim de semana enquanto aguardamos o jogo do Brasil contra a Colômbia, na próxima terça-feira(06), pelas Eliminatórias. No caso do que mais interessa pra gente ou o nosso público alvo, o Criciúma E. C., situações meio que contraditórias...observando a história recente de sua participação em competições nacionais. Ora bolas...nas últimas quatro partidas, duas em casa e outras duas fora do Heriberto Hülse o Tigre obteve números que nos deixaram bastante perplexos! Afinal...ao lado de sua torcida, derrotas pro Paysandu, 3 a 0, e 1 a 0 pro Joinville. Bem longe daqui...vitória sobre o Náutico, 1 a 0, e empate diante do Goiás...1 a 1. Assim...quatro confrontos, zero ponto no seu estádio; quatro em Recife e Goiânia! Caramba...o que estaria acontecendo com o time de Roberto Cavalo?? Acredito que possa ser uma instabilidade passageira e que, gradativamente, as coisas retornem pros eixos. Não quero dizer com isso que tenho plena certeza da completa recuperação do Criciúma no Campeonato Brasileiro!! Me referi a perder em casa e conquistar pontos fora! Todos sabemos que o “mais normal” é o contrário!!

Sobre o “alinhamento” da campanha do Criciúma, ela passa, obrigatoriamente, por aproveitamento superior aquele verificado no 1º turno do torneio. Refresco a memória do leitor e blogueiro que, na primeira metade da competição o Criciúma somou 26 pontos e se repetir os mesmos 26 no returno acabará no “meio” da tabela! Não sou matemático...masssss, é fácil fazer cálculo pra imaginar pontuação de acesso. Comparando com o Brasileiro da Série B de 2.015, o América Mineiro, 4º colocado, fez 65 pontos. Então...o Tigre terá que reiterar mais 26, o que chegaria a 52. E...mais 13 pra poder completar os 65 pontos, teoricamente suficientes pro retorno à Série A!! Isso significa ter de produzir 50% mais do que já rendeu no 1º turno!! Complicado? Difícil? Sim...com toda certeza!! Contudo, nada utópico!! Chegaram 5 novos jogadores que poderão dar o acréscimo técnico necessário afim de que Roberto Cavalo possa reunir mais qualidade e melhor padrão de jogo em campo!! Neste sábado(03), jogo “enfarruscadíssimo” contra o CRB que surpreende até o momento com uma campanha dando mostras de querer subir!!!

Enquanto isso, os outros dois catarinenses jogam fora de seus domínios. O Joinville, que não perde há três rodadas, encara o Londrina, no Paraná. O JEC acumulou cinco pontos nas últimas três partidas e, mesmo assim, é antepenúltimo na classificação com 22 pontos! O técnico Lisca deu discreta “arrumada”...ainda não suficiente pra tirar o “Coelho” da degola!! Já o Avaí estará em Fortaleza pra pegar o Ceará. Este, por sinal, que freqüenta o G-4 há um bom tempo! O “Leão”, por sua vez, também deu “ares” de recuperação após mudanças na comissão técnica. Lá se vão duas vitórias consecutivas e o afastamento da zona de perigo na tabela. Sobre a Série A, duas partidas atrasadas: Botafogo x Grêmio; Fluminense x Figueirense. Ambas por causa das Olimpíadas foram transferidas e ocorrerão neste fim de semana. A exemplo de dois co-irmãos da Série B, o Figueirense também esteve longe do afago de sua torcida! Enfrentou o Fluminense, no Rio de Janeiro, tentando escapar de vez da zona do rebaixamento, mas perdeu de 3 a 2. Continua como 18º colocado...com 24 pontos e situação preocupante!! De qualquer modo, não há moleza!! Afinal, se fosse fácil...perderia a graça!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Que estréia de Tite na Seleção!! E...que vitória, hein?!!

Há muito tempo uma Seleção Brasileira não jogava de forma tão consistente e objetiva como esta que ganhou do Equador, em Quito, por 3 a 0. Assim, não poderia ter sido melhor a estréia do Sr. Adenor Leonardo Bacchi no comando do escrete canarinho! Futebol de boa marcação, firme na defesa, compactado no meio-campo e sendo objetivo no ataque! Assim dá pra definir bem as virtudes mostradas pelo time brasileiro. O goleiro Alisson não foi muito exigido. Gostei muito da dupla de zaga com Marquinhos e Miranda! Marcelo jogou bem mais do que Daniel Alves...este não sendo tão ofensivo como em outras vezes. No meio, Renato Augusto se destacou! Mas, não podemos diminuir o que fizeram Casemiro e Paulinho. E...na frente, Neymar...sem jogar o futebol de craque que é, mesmo assim, fez um gol e teve participação nos lances das duas outras conquistas brasileiras. Philippe Coutinho rendeu mais do que Wíllian e, Gabriel Jesus, foi o “cara” da partida com dois gols!! A vitória representou quebra de tabus e serviu também pra turma que adora uma “corneta” e as vezes até “seca” a Seleção Brasileira...se esconder um pouco!! Terça-feira(06) tem a Colômbia, em Manaus. Ganhando, com certeza, o Brasil entra na zona de classificação!! Hoje é 5º...atrás de Argentina, Uruguai, Colômbia e Equador.

Mudando de assunto e, não que tenha acontecido no Equador, mas aqui mesmo... no nosso País, a  banalização do Hino Nacional está cada vez mais evidente! Primeiro que acho bobagem sua execução antes de qualquer jogo de futebol que não envolva uma Seleção Brasileira!! Aliás, sou favorável, inclusive, que se acabe com o tal protocolo da CBF que exige a entrada dos times lado a lado com os árbitros, parecendo uma apresentação artística ou até teatral! Masss...voltando a falar sobre a composição patriótica, agora temos que agüentar a torcida do Palmeiras dizendo o tempo todo “Palmeiras...Palmeiras” “musicando” com o Hino Nacional!! Como se não bastasse o desrespeito que há, por exemplo, em alguns estádios do Rio Grande do Sul, onde o Hino Nacional é até ignorado!! Já vi jogos no Beira-Rio e na Arena do Grêmio e a torcida só canta o hino gaúcho!! Que coisa absurda!! Aqui em Santa Catarina, até no Heriberto Hülse, na Ressacada e em outros estádios já presenciei, principalmente as torcidas organizadas, “batucando” na hora do Hino! Insisto que, o mais correto, seria rever tal lei e voltarmos também como era antes. Ou seja, as equipes entrando em campo correndo, e não andando como é hoje, e recebendo uma calorosa recepção de seus torcedores!! Fica a dica...!!

Passarinho Arrepiado me “cutuca”, aqui do lado...depois de assistir Equador e Brasil e começa a lembrar do jogo do Criciúma em Goiânia quando o Tigre foi claramente “garfado” pela arbitragem. O “bichinho” me pergunta: “Há o que fazer perante a CBF ou Comissão de Arbitragem...etc??”. Respondo a ele que, objetivamente, não!! O tal de Flávio Rodrigues de Souza, no máximo, recebe uma chamada de atenção e só!! Isso, se o Criciúma fizer uma reclamação formal...o que pouco resolve também! Aliás, como há um corporativismo exacerbado...se “chiar” publicamente contra esse ou aquele árbitro, láááá na frente...às vezes pinta até um revanchismo, entenderam??!! E quem reclama com razão pode, no fim das contas, acabar sendo mais prejudicado ainda!! Por isso, é melhor ter jogadores qualificados e competitivos que possam passar, inclusive, por cima de erros absurdos da arbitragem!! É assim!! Até quando?? Não sei!! Mas que tem árbitro que me faz enojar do futebol...ah, isso tem, sim...!!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Os novos reforços do Criciúma.

Com certeza todos eles têm o “dedo” do novo diretor de futebol, Paulo Pelaipe! Ora bolas...o cara chegou há pouco mais de uma semana e já está tentando mostrar seu jeito de trabalhar! Espero eu, entretanto, que todas estas contratações tenham a aprovação total do técnico Roberto Cavalo! Conhecendo o treinador do Criciúma não imagino que os novos estejam chegando e sendo “enfiados goela abaixo”!! Então... depois das saídas de Roger Guedes, Ezequiel e Gustavo...
chegam cinco(eu disse CINCO!) novos jogadores pra tentar qualificar mais o plantel! Aliás, o atual grupo do Criciúma precisa MUITO de qualidade, não só de quantidade!! Se o Criciúma já tivesse apresentado um pouquinho mais de virtudes  por certo seu lugar na tabela de classificação do Brasileiro da Série B seria, pelo menos, mais próximo do G-4! No último jogo, inclusive, isso ficou evidenciado diante do que vimos! Faltou aquele “algo mais” pra poder ter saído do Serra Dourada com uma vitória sobre o Goiás!

Bem...dos atletas recentemente chegados, o único que já estreou deixou boa impressão! Felipe Guedes, 23 anos, ex- São José, de Porto Alegre, além de passagens por Juventude e Juventus(de Jaraguá), deu conta do recado! Não sentiu falta de entrosamento nem o dito “peso da camisa”! Nada de brilhantismo!! Masss...insisto que foi bastante razoável sua primeira atuação! Pelo que pude constatar...o fato de resguardar mais a posição de volante, pode ajudar a liberar o bom Douglas Moreira pra chegar à frente. Qualidade pra isso, ele tem!!

Chegou também o tal de Bruno Baio! O garoto tem 20 anos e estava no Internacional, sem aproveitamento por lá. Não o conheço! Sei que é centroavante... posição na qual o Criciúma tem deficiências! Com a saída de Gustavo, a função ficou por conta de Jheimy e Hélio Paraíba. Nenhum dos dois deu mostras de qualificação suficiente pra poder fazer a torcida “esquecer” o “Gustagol”!! Pelo menos até agora ...ambos estão deixando a desejar. Tanto Jheimy quanto Hélio Paraíba têm muita vontade e espírito de luta!! Mas, gol que é bom...ainda estamos esperando!! Sendo assim, Bruno Baio pode receber sua chance em breve!


Também está treinando no C. T. do bairro Cristo Redentor o meia, de 31 anos,  Thiago Humberto. Já andou por aqui há dois anos e foi pouquíssimo aproveitado! Teve alguns problemas de ordem física e, quando recebeu oportunidade, não correspondeu! Dizem alguns “fofoqueiros” de plantão que teria acertado seu retorno ao Criciúma em razão de uma dívida que o Clube ainda teria com ele e a coisa poderia parar na Justiça Trabalhista! Prefiro não acreditar nisso! Espero, sim, que jogue o que estava jogando no Linense, ultimamente, e que não se machuque tanto   como em 2.014!

Outro que também foi anunciado...o lateral-direito Paulo César Magalhães, mesmo nome do pai que jogou no Grêmio na década de 80. É atleta de 26 anos e, como curiosidade, tem dupla nacionalidade, apesar de ser natural de Porto Alegre! O jogador também possui cidadania chilena...atuou em alguns clubes do Chile e, da mesma forma que Bruno Baio, não vinha sendo usado no time principal do Inter. Chega para uma posição onde há carências ...principalmente depois da saída de Ezequiel.


E...finalmente, chegamos ao meia-atacante Clayton...24 anos, gaúcho que já jogou no Novo Hamburgo, no São José e, por último, estava no Sport Recife. Paulo Pelaipe disse que o ex-técnico do Sport, Falcão, o indicou e Roberto Cavalo conversou, por telefone, com Oswaldo de Oliveira para que o clube pernambucano o liberasse para o Criciúma! Huuummm...vem como moral elevado o jogador, depois de boas referências!! Resta saber, no entanto, se todos os citados vão corresponder ao que se espera deles!! O tempo dirá...!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Goiás 1 Criciúma 1...jogo razoável com árbitro “sem-vergonha”!!

O Criciúma largou na frente no jogo com o Goiás após combinação entre Alex Maranhão, Jheimy e a entrada, de surpresa, do volante/meia Douglas Moreira. Entre a marca penal e a risca da pequena área, a 22 minutos da 2ª etapa, o “8” do Criciúma demonstrou categoria ao dominar e bater no canto alto, fora do alcance do goleiro adversário Ivan. Massss...a alegria durou pouco!! Aos 33 e meio o atacante esmeraldino Rossi foi cruzar e, de dentro da área, acabou encobrindo o goleiro Luiz. Na verdade, pelo que vi e observei do desempenho de cada uma das equipes, o 1 a 1 acabou sendo justo! Não foi partida de alto rendimento técnico! Muita marcação...bastante disputa no meio-campo, poucas oportunidades claras de gol e um resultado que foi melhor para o Criciúma do que para o Goiás, em razão de o Tigre ter jogado fora de casa. 

O destaque negativo, entretanto, ficou por conta do cidadão indicado pra apitar o jogo chamado Flávio Rodrigues de Souza, pertencente à Federação Paulista. Inventaram essa de marcar ”faltinhas” e ele seguiu à risca! Contudo, sua maior falha foi não dar uma penalidade máxima clara para o Criciúma a 27 minutos do 1º tempo! Niltinho cruzou e a bola tocou no braço esquerdo do lateral Ednei, do Goiás. Com visão aberta e ampla do lance, o “cara do apito” preferiu não confirmar o pênalte!! Por que?? Não sei!! Afinal, os árbitros são proibidos de falar!! Protegidos pelo sistema...vão continuar fazendo e aprontando das suas sem uma cobrança mais incisiva!! É assim!!

Dentro das atuações de cada um dos jogadores do Criciúma, Luiz fez uma defesa difícil e levou gol por cobertura. Não cometeu falhas e seu rendimento...dentro da normalidade! Nota 6. Ricardinho, mesmo com suas conhecidas limitações, até que não decepcionou! Encontrou espaços, inclusive, pra chegar à frente e tentar cruzamentos! Nota 6. Raphael Silva mostrou, mais uma vez, sua dificuldade em sair jogando...sem dar chutões. A exemplo de seu parceiro de zaga, Diego Giaretta, não “brincou” em serviço...dando conta do recado em relação à marcação dos atacantes do Goiás. Nota 6 pra ambos. Niltinho, escalado de última hora em razão da lesão de Ferron, voltou a apresentar bom futebol e com credibilidade pra poder permanecer na função. Soube usar bem o que tem de melhor...sua velocidade! Nota 7. No meio, Barreto deu proteção à zaga e não errou tantos passes, um problema crônico seu! Nota 6. Douglas Moreira recebeu como prêmio pela sua atuação...o gol! Passes precisos, voluntariedade e futebol objetivo! Nota 7. Sobre o estreante Felipe Guedes, não sentiu o desentrosamento e parece ser bom marcador! Mas, cansou na 2ª etapa. Nota 6. Alex Maranhão também merece um “6” pela sua aplicação tática, além de sempre procurar dar uma cadência maior ao jogo. No setor de frente, enquanto teve fôlego, Roberto foi a principal “arma” pra puxar contra-ataques. Nota 6. E, quanto ao atacante Jheimy, muito esforço e baixa produtividade! Nota 5. Entraram Iânson, Caíque Valdívia e Hélio Paraíba. Como o Goiás exerceu certa pressão no final de jogo, Iânson “trabalhou” mais! Nota 5. Os outros dois...sem muito tempo pra mostrar algo, deixemos sem nota. Já, o técnico Roberto Cavalo que foi muito mal contra o Joinville, desta feita soube armar bem sua equipe sem que o Criciúma fosse medroso! Compactou os setores e os jogadores corresponderam dentro de campo. Nota 7! Sábado(03/09) tem o CRB, de Zé Carlos, que anda subindo na tabela...jogo no Heriberto Hülse!!

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ganha...todo mundo é craque! Perde...manda “tudo” embora!!

Infelizmente, no linguajar popular é o que ainda impera no futebol brasileiro! Se o time vai bem, todos são bons de bola, alguns chamados de “mitos” ou até “craques”...o técnico sabe tudo e vamos de “Libertadores”! Os mais obstinados ainda, falam até em “Projeto Tóquio”!! Quanto fanatismo, hein?? Massss...há o outro lado “da moeda” onde, às vezes por causa de  má atuação e um ou dois jogos perdidos...”ninguém presta”!! Os mesmos que antes exaltavam...elogiavam diretoria, comissão técnica e jogadores...agora falam que “tem de mudar tudo”!! O presidente já não serve, está fazendo tudo errado...o treinador é burro e os jogadores são ruins demais!! Sei que, na maioria das vezes, o “pensamento da arquibancada” é quase todo paixão e pouquíssima, quase nada...razão!! Como já reiterei aqui neste espaço várias vezes, acompanho o Criciúma desde os tempos do Comerciário! Era criança quando fui levado pelo meu pai a primeira vez pra ver um jogo do “Bacharel”!! Gente...sempre foi assim!! Até os grandes times da história do Clube que conquistaram títulos também recebiam contestação! Dirigentes e treinadores...da mesma forma!! O Levir Culpi, pra mim o melhor técnico que já passou pelo Criciúma, foi chamado de “burro” por um “maluco”  na minha frente durante uma entrevista que eu fazia com ele!! E olha que era na época do timaço aquele que todo mundo sabe na ponta da língua!! Lembro, ainda, que alguns torcedores chegaram a se rebelar contra a administração de Moacir Fernandes depois de o Criciúma ganhar tudo o que ganhou!! Infelizmente, em geral...a memória é curta! O título da postagem define bem o que pensa 99,9% da torcida brasileira!

Mesmo sendo um assumido apaixonado pelas coisas de Criciúma e região, até pela minha atividade jornalística, vou na contra-mão dessa grande maioria! E...puxo o assunto porque, novamente, ouço rumores em relação a um descontentamento extremo sobre o trabalho de Roberto Cavalo. Recordo que, há algumas rodadas atrás...ainda na segunda metade do 1º turno, levantaram-se as primeiras manifestações mais fortes contra sua permanência. Seguraram a barra...o Criciúma “beliscou” o G-4 e os ânimos se acalmaram! Agora, com duas derrotas consecutivas em casa, Paysandu...3 a 0; Joinville, 1 a 0; há revolta e impaciência de parte da torcida e da imprensa. Particularmente, ainda prefiro dar crédito ao atual treinador! Depois da sua chegada, já quase no fim de 2.015, os jogadores do Criciúma entram em campo na grande maioria das vezes empenhados e com elevado espírito de luta!! Refresco a memória do leitor e blogueiro...porque, até então, cansamos de ver grupos sem grande motivação e não muito interessados nos objetivos do Criciúma em competição A ou B!! Roberto Cavalo resgatou um Criciúma mais comprometido... esse mérito ele tem!! E, no Brasileiro da Série B, mesmo que aos “trancos e barrancos”, o Tigre é 9º na tabela e depende de suas próprias forças pra encostar na parte de cima da tabela!!

Passarinho Arrepiado me auxilia dizendo que há o contraponto de tudo isso e se refere aos erros que, eventualmente o próprio Cavalo comete! Contra o Joinville, o treinador errou DEMAIS!! É preciso destacar, ainda, que saíram Roger Guedes, Ezequiel, Élvis, Gustavo...e as peças de reposição não chegam nem perto das que foram tiradas!! O Criciúma contratou recentemente um diretor de futebol, Paulo Pelaipe...e, será que ele está totalmente sintonizado com Roberto Cavalo?? Não sei!! Faço apenas o questionamento!! E outra ainda...a cúpula diretiva do Criciúma está toda ela unida com os mesmos pensamentos?? Todos querem ver o Tigre retornar pra Série A ou satisfaz a tal “campanha de manutenção”?? O objetivo é revelar jogadores, vendê-los e gerar lucros pra G. A.? Ou conciliar os interesses financeiros com os técnicos...aqueles dentro de campo que motivam o torcedor?? Bem...talvez os próximos dias, jogos...rodadas, nos dêem as respostas!!