sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Não só vencer, convencer também!

Será pedir demais...o Criciúma ganhar do Juventus em Jaraguá do Sul e do Guarani, em casa, nas duas próximas rodadas do Estadual? Tenho certeza que não! E tal obrigação se faz necessária em razão da extrema necessidade de recuperação moral do time na competição. Assim, não me refiro somente ao aspecto técnico e de campanha no Catarinense. Isso ocorrerá naturalmente dependendo do que fizer a equipe dentro de campo nesses dois jogos. E um rendimento com resultado positivo só será possível, qual adversário for, se o Criciúma mudar sua postura, comportamento motivacional  e principalmente produzir mais tecnicamente. A qualidade individual do atual plantel é de bom nível, para o Campeonato Regional...é importante destacar! Até porque, claro...projetando o Brasileiro tudo muda. E, sobre qualificação técnica, é inegável que a do Tigre é melhor do que Juventus e Guarani. Aliás, clube, time, estrutura, qualidade, condições de trabalho, tradição (e mais um monte de itens)...todos sabem que o Criciúma tem mais. Entretanto, são fatores que, obrigatoriamente, nem sempre determinam vitória deste ou daquele! Sobre a possível ida de Zé Carlos pro futebol da China, entendo que haverá prejuízo técnico para o Criciúma. Mas é visível que o jogador está desgastado com seguidos problemas fora de campo. Então, que siga seu caminho...
Zé Carlos, 42 gols em 2.012...mais 3 este ano. Pode deixar o Criciúma para jogar no futebol da China.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Primeira derrota no Catarinense c/ futebol de baixíssima qualidade!

O que o Criciúma fez em Xanxerê nesta 4ª(30) é digno de reflexões bastante apuradas. O rendimento foi abaixo da chamada "linha de mediocridade". Até porque ser medíocre é ser mediano. E, convenhamos que o futebol não foi nesse nível...mas bem abaixo dele!! Preocupações? Sim, muitas! Gente...o Criciúma só convenceu contra o limitado Camboriú! De lá pra cá, apenas um razoável primeiro tempo diante do Atlético e jogos ruíns contra Avaí e Chapecoense. Perder um jogo é normal. A motivação do Criciúma, time que tem projeções visando o Brasileiro da Série A, em hipótese alguma, pode ser menor do que qualquer outro adversário dentro do Estado! O Criciúma marcou mal, não criou, produziu muito pouco ofensivamente e mereceu perder! Bruno pareceu ser atrapalhado por Márlon no gol da Chapecoense. Diego Renan não estava mal quando foi substituído por lesão. Entrou Suéliton que tentou jogar ofensivamente. Matheus, novamente, muito confuso. Fábio Ferreira não repetiu o bom futebol dos outros jogos. Márlon melhorou na segunda etapa. Amaral atuou mais na função de zagueiro do que como volante. Éwerton Luiz não estreou bem. Élson voltou a ser discreto. Tartá, diante de tanta pobreza na qualidade do futebol apresentado por todo o time...foi o menos "pobre" tecnicamente. Zé Carlos muito bem marcado, jogou pouco. Da mesma forma Fabinho que continua caindo de produção. Fiquei preocupado...!!! Ah...a trave derrubada pelo Fábio Ferreira? Episódio incomum no futebol mas o mais correto seria não dar continuidade ao jogo. Erraram os árbitros e os representantes da Federação que estavam no estádio.
Chapecoense 1 x 0 Criciúma, em Xanxerê. (Imagem da trave caindo num lance que envolveu o zagueiro Fábio Ferreira.)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Criciúma com novidades no Oeste.

Serão duas promovidas pelo técnico Paulo Comélli para jogar contra a Chapecoense nesta 4ª(30): Éverton Luiz em lugar de João Vítor; Élson na vaga de André Gava. Pelo que consegui captar, o ex-Palmeiras deixa o time por problemas físicos...teria sentido a pré-temporada, e o garoto da base sai muito mais por opção do treinador do que por qualquer outro motivo. Entendo que André Gava precisaria, sim, ter continuidade para melhorar seu rendimento técnico. O menino, ainda tímido perante os companheiros, tende a crescer em qualidade massss...precisa jogar! De qualquer modo, é importante frisar que dois jogadores do meio campo ainda não foram observados, casos do volante Éverton Luiz e Ivo, meia-atacante que já treina há algum tempo. Então, há necessidade de avaliações e chances para que todos possam mostrar, cada um, seu potencial. É o correto? Talvez pra quem olhe de fora, não! Particularmente gosto da escolha de um time e o aprimoramento deste para razoável entrosamento, resultando em bons jogos e, por consequência, vitórias! Mas a dita modernidade do futebol indica prioridades para a parte física em detrimento da técnica e um rendimento mais apurado sendo alcançado à médio prazo. Pois bem...que assim seja e que as vitórias apareçam...ainda no Catarinense!! 
A foto mostra parte do estádio onde o Criciúma enfrenta a Chapecoense, nesta 4ª(30), 22 horas.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Instabilidades e lições.

Claro que olhar pra tabela de classificação e observar o Criciúma na 5ª colocação(eu falei Criciúma em 5º!)...nos deixa um pouco perplexos e até mesmo preocupados com o futuro do time dentro do Campeonato Catarinense. Mas se formos analisar também os demais participantes, principalmente aqueles considerados outros favoritos, vamos constatar que Figueirense e Avaí começaram mal e parecem dar sinais de melhoras; a Chapecoense com dois bons jogos e queda acentuada de produção na última rodada; e, o Joinville que ainda não convenceu seu torcedor. Aliás, convenhamos que confiança e convencimento ninguém passou ainda! Sobre o Criciúma, claro que haverá melhoras. Não esqueço o recado no começo da temporada, do presidente Antenor Angeloni, em relação às prioridades para conquistar o Estadual. Aliás, é bom lembrar que o Criciúma terá de, obrigatoriamente, mostrar futebol de mais qualidade justamente por sua participação no Campeonato Brasileiro. Há de se ressaltar, entretanto, que jogar bem e "encantar" agora pode deixar uma falsa boa impressão pensando na Série A..."capicci"?!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Atuação que deixa dúvidas!

O futebol apresentado pelo Criciúma no empate em 1 à 1 com o Avaí, neste domingo(27), não foi de boa qualidade. Muito pelo contrário! É fato que o Criciúma atuou bem contra o Camboriú, nem tão eficiente assim diante do Atlético e, em seu terceiro jogo, um Tigre longe de passar confiança em relação à continuidade de uma boa campanha neste 1º turno do Campeonato Estadual. Algumas questões: Por que a queda de produção? Qual o motivo do bom rendimento de João Vítor em Ibirama e um jogo discretíssimo contra o Avaí? Por que depois do gol, a 7 minutos da 1ª etapa, o recuo em demasia do Criciúma? São apenas algumas perguntas que ficam muito mais pra reflexão nossa e do leitor. Sobre os jogadores usados pelo técnico Paulo Comélli...Bruno não comprometeu. Diego Renam esteve longe de qualquer brilhantismo. Matheus voltou a se atrapalhar em alguns lances. Enquanto isso, Fábio Ferreira...de novo...mostrou regularidade. Márlon, apesar do gol, também não fez bom jogo. Diante da mediocridade que foi o Criciúma, Amaral foi o menos ineficiente! João Vítor precisa de melhor futebol pra se firmar como titular. André Gava e Tartá recuaram demais e, por consequência, produziram pouco ofensivamente. Fabinho correu muito e jogou bem menos. E, quanto a Zé Carlos tomou um cartão amarelo "bôbo" e, tecnicamente, acompanhou os demais em relação ao baixo rendimento. Fica o alerta...entenderam?!