sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Um, dois, três...Criciúma é freguês!!

Sei que é duro pro torcedor do Tigre assimilar uma situação como a que vimos nesta quarta-feira de cinzas(10), em Lages. Comandado por um tal de Izac, o Inter aplicou goleada contundente pra cima do Criciúma: 3 a 0!! E...vale frisar...com justiça!! Ah...houve dois pênaltes favoráveis ao Tigre não marcados por Célio Amorim. Um em cada tempo...em lances onde Bruno Lopes foi derrubado e outro quando a bola bateu na mão do zagueiro colorado! O árbitro Célio Amorim preferiu não sinalizar a falta penal. Massss...mesmo assim, não se justifica uma atuação tão fraca e desleixada como essa do time de Roberto Cavalo. O sistema de marcação, mais especificamente os dois zagueiros que vinham de bons jogos, “entregaram a rapadura”!! No primeiro gol do Internacional, o zagueiro Raphael Silva deu espaços, levou drible e Izac bateu no ângulo direito da meta do goleiro Luiz que, convenhamos, estava um pouco adiantado! No segundo, de novo Raphael Silva errou ao passar mal uma bola na saída da defesa...Izac se aproveitou e bateu pelo alto, tirando do arqueiro tricolor. Na terceira conquista serrana, o bom Diego Giaretta marcou frouxo...permitindo que Gabriel entrasse na área pra “matar” a partida!! É preciso registrar que todo o time do Criciúma errou muitos passes! Sem dúvida alguma...foi o pior jogo do Criciúma depois que Roberto Cavalo chegou,  ainda no ano passado!!

Pelo que pude perceber, Luiz fez algumas boas defesas...mas entendo que não repetiu outras grandes atuações anteriores. Se salvou o time de um placar mais humilhante, andou saindo mal e, no lance do 1º gol do Inter, realmente estava um pouco adiantado. Nota 6. Entre os laterais...Ezequiel e Marlon, ambos com rendimento comprometido...tanto defensiva como ofensivamente!! Nota 5 pra ambos. Na dupla de zaga, Raphael Silva esteve abaixo da crítica! Cometeu falhas em vários lances e ainda não soube sair jogando...preferindo “estourar” a bola pra frente! Nota 3. Quanto ao “parceiro” de setor, Diego Giaretta, também jogou mal. Falhou no 3º gol e também se mostrou bastante atrapalhado! Nota 4. Barreto esteve em campo só na 1ª etapa. Saiu por cansaço, no intervalo, entrou Ricardinho e nada mudou. Barreto também marcou mal, Ricardinho tentou chegar a frente e pouco conseguiu. Nota 5 tanto pra um quanto pra outro. Sobre Douglas Moreira, baixa produtividade...sem demonstrar a mesma qualificação de outras partidas, principalmente nos passes! Nota 5. Élvis foi outro que lutou muito, tentou se soltar...mas não conseguiu! Nota 5. Wéllington Saci também teve atuação discretíssima!! Se sabe da sua qualidade...masss, precisa e terá de jogar mais pra justificar sua vinda pra cá!! Nota 5. Bruno Lopes fez razoável 1º tempo e foi mais efetivo até o Criciúma levar o 2º gol. Depois...deu uma “sumida” no jogo!! Nota 6...mais pelo que fez na etapa inicial. Roger Guedes voltou depois de suspensão e acompanhou a atuação medíocre do restante da equipe! Nota 4. Entraram Alex Santana e Gustavo...sem avaliação. Em relação ao técnico Roberto Cavalo, exagerou depois do jogo nos elogios ao comportamento do Inter. Segundo o treinador do Tigre, da maneira que o Internacional jogou...”nem o Barcelona de Messi e Neymar ganhariam deles”!! Menos...menos!! Bem menos, meu amigo Robert Horse!! O que o técnico do Criciúma não pode permitir, em hipótese alguma, é a forma como o Criciúma se comportou no “Tio Vida”!! Pra quem quer ser campeão, o Criciúma NÃO PODE cometer tal deslize com um futebol tão pobre e sem conteúdo!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Chapecoense e Criciúma...os melhores até aqui!

Há de se considerar, entretanto, que o Figueirense tem um jogo a menos. Lembro ao torcedor que nos acompanha e está de olho no Campeonato Catarinense...o Figueirense teve seu jogo com o Internacional transferido para dia 17 em razão de remanejamento na tabela da Copa Sul/Minas/Rio. Inclusive, os “manezinhos do Esxtreito” conquistaram grande vitória sobre o Atlético Mineiro, no último domingo(07), por 2 a 1. Masss...voltando ao Estadual, observando a classificação...vamos notar que Chapecoense e Criciúma, nessa ordem, são os líderes da competição. Importante frisar que o único item que dá vantagem para o time do Oeste é no quesito gols marcados: 4 “deles” contra 3 do Tigre! No caso do Figueirense...ele poderia estar com o mesmo número de pontos se já tivesse confirmado vitória sobre o “colorado serrano”. De outro modo, também vale destacar que só foram jogadas 3 partidas por Chapecoense e Criciúma e...obviamente, ainda tem “muita água pra passar por baixo da ponte”...!!

Entretanto, não há como negar que o começo de 2.016 do Criciúma tem sido um pouco acima da expectativa. É claro que o “quadro” de Roberto Cavalo não está jogando “o fino da bola” ou algo que realmente encante o torcedor! Pra mim, por sinal, longe disso! Tecnicamente, o Criciúma vai continuar precisando de muitos ajustes pra ser comparado aos melhores times já formados no Heriberto Hülse. Só que, não há como negar...o Criciúma que estamos acompanhando é uma equipe aguerrida e comprometida! Entendo que está bem explícito o comando e a liderança de Roberto Cavalo. O treinador do Criciúma está sabendo ter o “grupo na mão”...uma expressão bastante usada no futebol e que serve bem para o momento que vive neste início de temporada.

Alguém pode até me questionar porque, afinal, há algumas postagens atrás fiz questão de frisar sobre o favoritismo da Chapecoense pra ser a campeã no Catarinense de 2.016. E continuo com tal pensamento! Não é o fato de o Criciúma estar, momentaneamente, na co-liderança que mudo meus prognósticos! Ou seja, a Chapecoense continua tendo o time melhor preparado. Claro que o Criciúma “ganhou pontos” na “bolsa de apostas”!! Masss...Figueirense e Joinville também têm boas equipes e, dos 5 considerados “grandes”...por enquanto, só o Avaí continua sendo uma incógnita! Já, entre aqueles que jogam “outro campeonato”...Inter de Lages, com um jogo a menos, e Camboriú estão na “rabeira”. E o Metropolitano...como sempre, continua sendo o que mais dá esperanças a seu torcedor...!!

Passarinho Arrepiado e suas previsões!! Como gosta de dar palpites...hein??!! Então ta meu mascote predileto...manda ver! “Olha Gilberto...no jogo de Lages, o técnico Roberto Cavalo fará voltar ao time titular o garoto Roger Guedes em lugar de Alex Santana. No mais, o Criciúma terá a mesma formação do jogo contra os “chorões” do Joinville. Vou de Tigre pra cima dos serranos!! Brusque e Camboriú é complicado de arriscar algo! Mas, vou de Brusque... só pelo fato de jogar em casa! Em Palhoça, não vejo como o Guarani “parar” o Figueirense. Esses 3 jogos nesta quarta(10). Na quinta(11), Avaí e Chapecoense é jogo pra empate na Ressacada; e, imagino outro empate entre Joinville e Metropolitano”. Ok “bichinho”... vamos conferir, então...!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Criciúma 2 Joinville 1...bom jogo e grande vitória do Tigre!!

O Criciúma fez seu melhor jogo no estádio Heriberto Hülse em 2.016!! A vitória sobre o tradicional adversário, o JEC, foi com absoluta justiça! As maiores e melhores chances foram do Criciúma...mesmo que Roberto Cavalo, seu treinador, tenha, na minha opinião, se equivocado ao tirar Bruno Lopes ainda na metade do 2º tempo. Entrou Gustavo que muito pouco rendeu. Há de ressaltar, entretanto, que o volume de jogo foi mais intenso por parte do Criciúma que acabou “premiado” com o gol no finalzinho, através de cobrança de penalidade máxima. Com relação aos gols...Bruno Lopes fez o primeiro e, finalmente, desencantou!! Após escanteio da direita, Diego Giaretta atraiu a marcação dentro da pequena área e conseguiu o desvio de cabeça. A bola foi pro “2º pau” e, já quase caindo, Bruno Lopes conseguiu o desvio pro fundo das redes. Eram 32 minutos da 1ª etapa. O tento de empate do Joinville aconteceu aos 28 minutos do 2º tempo. Bola pra área, após cobrança de falta, Luiz não saiu, Marlon e Diego Giaretta ficaram olhando a subida fatal de Bruno Aguiar, zagueiro jequiano. Em virtude de algumas paralisações, o árbitro Sandro Meira Ricci concedeu 6 minutos de acréscimos. Pois eis que foi justamente durante este período que aconteceu o lance determinante para o placar final! Após cruzamento da esquerda, Ezequiel bateu de cabeça e a bola tocou no braço direito do lateral Diego...dentro da área! O pênalte foi sinalizado pela assistente Nadine S. C. Bastos e confirmado pelo árbitro central. Aos 52 minutos Élvis cobrou o tiro penal jogando a bola no canto direito do goleiro adversário. Vitória confirmada e...insisto...com inteiro merecimento!!
Luiz foi exigido e, na maioria das vezes, esteve seguro. Entretanto, na minha opinião, poderia ter saído do gol no cruzamento que originou o empate do Joinville, através do zagueiro Bruno Aguiar. Nota 6. Ezequiel (destaque na foto acima) fez excelente partida, Teve atuação decisiva tanto no 1º gol quanto na 2º conquista do Criciúma. Se mostrou extremamente participativo...principalmente no apoio ao setor de frente! Nota 8. Raphael Silva e Diego Giaretta encontraram bastante dificuldade para conter os atacantes do Joinville. Foi o “teste” mais forte pra ambos e a atuação da dupla esteve dentro da média. Nota 6 pros dois. Mesma nota pra Marlon, lateral-esquerdo do Criciúma, que teve bastante trabalho pra marcar e ainda ajudar no setor ofensivo. Entre os dois volantes, atuações eficientes de Barreto e Douglas Moreira. O Joinville exigiu muito do Criciúma e o Tigre teve que se “rebolar” pra marcar os bons meias do adversário. Tanto Barreto como Douglas Moreira marcaram bem e saíram pro jogo. Nota 7. Wéllington Saci, desta feita, jogou mais por dentro...no meio campo, e não tão aberto na esquerda como nos jogos anteriores. Rendeu melhor! Nota 7. Élvis, que fez o gol da vitória, jogou mais... comparando com suas próprias atuações de antes. Nota-se evolução no seu futebol!! Nota 7. Alex Santana vinha bem até ser substituído...provavelmente por cansaço! É jogador que tende a crescer de produtividade. Nota 7. E...Bruno Lopes, a exemplo do Ezequiel, realizou sua melhor partida neste ano! Tal avaliação se deve pelo gol e por sua entrega dentro de campo! Nota 8. Quarta tem mais!! O Inter...no “Tio Vida”...em Lages!!

Passarinho Arrepiado me informa que o Criciúma não poderá contar com Jheimy , atacante recentemente contratado, na partida contra o Internacional, a próxima do Tigre pelo Campeonato Catarinense, quarta-feira(10). Ocorre que, mesmo com o esforço do Depto. de Futebol do Clube, através do competente Antônio Sérgio Fernandes...o Criciúma fez sua parte, em termos burocráticos, masss...a CBF, em razão do feriadão de Carnaval e outras questões internas, não pode liberar o jogador junto ao famoso BID. Desta forma, há esperanças de que contra o Figueirense, no sábado(13) em Floripa, o atleta já esteja a disposição de Roberto Cavalo. De qualquer modo...fica o “consolo” de que Bruno Lopes reencontrou o caminho do gol!!! Huummm...então ta!!