sábado, 17 de maio de 2014

Por que o Inter é favorito?

Devido a uma série de fatores que todos sabemos existem e influenciam bastante no futebol. O colorado gaúcho é líder do Campeonato, o Criciúma está na zona do rebaixamento. O Inter ganhou 3 jogos e empatou um, está invicto, contra o Tigre que venceu só uma partida e perdeu 3! Aproveitamento do Criciúma: 25%; do Inter, 83,3%. Estrutura e projeção? Claro que o clube gaúcho tem mais! Está entre os mais bem sustentados do País! Um quadro associativo de causar inveja em qualquer outro co-irmão seja de que divisão for! São nada mais, nada menos do que 110 mil sócios!! Considerando-se que o novo Beira-Rio tem capacidade para 68 mil espectadores...só praticamente a metade pode ver um jogo!! O fato de ter conquistado Taça Libertadores e até o Mundial Interclubes contribuiu muito para o aumento considerável do número de simpatizantes. Pra quem não sabe, o Inter ostenta o título de “Campeão de Tudo”! Quanto ao Criciúma E. C., produto da nossa terra e da nossa gente, ainda está bem longe de se equiparar ao rival de domingo. O Criciúma tem um orçamento anual em relação ao futebol calculado em 41 milhões de reais. Com o futebol são gastos, por mês, 1.800.000. Já o Inter tem folha de 9 milhões! Número de sócios do Criciúma? 11.500, adimplentes! Abel Braga, técnico do time gaúcho, percebe algo em torno dos 750 mil reais a cada mês. Convenhamos, BEM menos que isso ganha toda a Comissão Técnica do Criciúma! E a questão técnica? Ah...eles têm D’Alessandro!! E, inclusive, jogando muito, por sinal! O conjunto do Inter é bom! Mas, entretanto, contudo, no entanto, pois pois...são apenas alguns dados para que o leitor tome conhecimento sobre o que existe de diferente entre Criciúma e Internacional...pelo menos uma amostra superficial. Até porque, na hora em que a bola rola, essas tais desigualdades podem ser minimizadas! Todos sabem que, para alcançar um bom resultado diante do Inter, o Criciúma terá de exercer fortíssima marcação e mostrar uma superação não vista ainda este ano! De outro modo, vale destacar que esta será só a quinta rodada!!! Outras “pedreiras” virão pela frente e um Brasileiro de Série A é assim! Quem não quiser ou tiver medo...que “pule fora do barco”!!
Como deve jogar o Criciúma? O time que tem treinado já exposto em outras oportunidades aqui neste espaço. Dúvidas? Talvez na zaga entre Gualberto ou Escudêro, acho que vai o argentino; e, na frente, se um ou dois atacantes...imagino que Silvinho terá a cia. de Bruno Lopes. Assim, Wéllington Bruno deve ficar no banco de reservas. Sobre o Internacional, Abel Braga faz segredinhos! O que se sabe mesmo é que o bom Aránguiz, volante chileno, não joga por causa de suspensão. Outro que também não estará no Heriberto Hülse é o lateral Gilberto, servindo a Seleção Brasileira sub-21. Provável time do Inter: Dida; Diogo, Juan, Ernando e Fabrício; Wíllians ou o recém-contratado Wéllington, Jorge Henrique, Alex e D’Alessandro; Alan Patrick e Rafael Moura.
Passarinho arrepiado me perguntou o seguinte: Giba, será que os 6 a 0 que o Criciúma levou do Botafogo e a conseqüente pressão da torcida não influenciarão negativamente no rendimento do time diante do Inter? É uma boa pergunta! Ô passarinho...o pessoal do futebol pouco se manifestou nesta semana. É algo que vamos conferir somente a partir do momento em que o jogo começar. De qualquer modo, jogadores como Cortês, Serginho, Galatto, Fábio Ferreira e, principalmente, Paulo Báier, não imagino que possam deixar se abater. São experientes e com outras crises já vivenciadas nos clubes por onde passaram. Vamos conferir tudo as 18:30 do próximo domingo(18).

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Zé Carlos vem ou não??

Se depender do presidente Antenor Angeloni, Zé Carlos vai jogar no Criciúma durante o segundo semestre deste ano. Lembro ao leitor que a janela para transferências internacionais reabre em 14 de julho e, portanto, somente depois disso o atleta poderá voltar a vestir a camisa do Tigre de forma oficial. Zé Carlos que completou 31 anos em 24 de abril, rescindiu seu contrato com o Al Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos. Está retornando ao Brasil e na próxima semana define seu futuro. Olha...o atleta tem uma proposta também do Goiás e, como todo e qualquer profissional, vai pra onde for mais valorizado e receber melhores condições contratuais. Há de se ressaltar, ainda, que o Goiás é um clube que, à exemplo do Criciúma, sempre viveu “sobe e desce” no Campeonato Brasileiro. Além disso, estruturalmente, os dois clubes se equivalem e, então, quem for mais hábil leva o atleta...seja para Goiânia ou Criciúma! As informações preliminares que se tem em relação ao desempenho técnico de Zé Carlos lá nas “Arábias” dão conta de que foi inferior ao que teve no Criciúma. Massss...Zé do Gol ganhou bastante prestígio e dinheiro nos Emirados. Por certo, ta com o “burro na sombra”! Tenho alguns questionamentos em relação a volta de Zé Carlos! Por exemplo...o jogador sempre teve facilidade para adquirir peso. Será que está num bom condicionamento físico? Ou seu próximo clube vai ter de esperar muito afim de aproveitá-lo? Vindo pra cá, Zé Carlos e Paulo Báier seriam realmente os líderes que o elenco precisa? Paulo Báier, mais ponderado. Zé, por sua vez, mais explosivo e incisivo. E será que o atacante vai fazer o mesmo que fez em 2.012...tipo...27 gols?? Sobre isso, inclusive, é bom ressaltar que jogar e fazer gols...ser artilheiro numa série B é uma coisa! Na “A”...o buraco é bem mais embaixo! Os zagueiros e marcadores de Internacional, Cruzeiro, Fluminense e cia. têm bem mais qualificação técnica do que os de Bragantino, Boa Esporte ou Avaí. Outra situação se refere ao comportamento fora de campo. Essas situações estão sendo muito bem cuidadas por toda a torcida! A galera ta de olho e, portanto, Zé e os outros também serão “policiados”! Bem... indagações à parte, tenho certeza de que o presidente Antenor e seu fiel Cláudio Gomes farão de tudo...o possível e até o impossível para trazer Zé Carlos de volta ao Heriberto Hülse. Aguardemos com expectativa!
Nesta foto, Zé Carlos comemora gol pelo Al Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Próxima camisa pra ele vestir poderá ser a do Criciúma E. C.!
.
Olha o time que treinou na “casa tricolor” pensando no jogo contra o Inter: Galatto; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortês...a mesma defesa e, pelo jeito, não haverá mudanças. Da mesma forma, os três primeiros do meio...Serginho, Rodrigo Souza e João Vítor, juntamente com Paulo Báier...mas sem Wéllington Bruno. E, na frente Silvinho teve a cia. de Bruno Lopes. Mudou para o 4-4-2, em princípio. O que vai importar mesmo é saber se os jogadores, independente da nominata, vão mudar cada um seu comportamento. Insisto que o que mais interessa é uma conduta diferente contra o colorado do que o que vimos diante do Botafogo!!
Passarinho arrepiado passou na sala do presidente Antenor Angeloni e o parabenizou por mais um ano de vida! O comandante tricolor quer de presente a vitória contra o Internacional! Em sua fala mais recente, Antenor destacou, novamente, que as contas do Criciúma estão em dia e que tudo fora do futebol está nos trilhos! Só que o principal produto do Clube é o futebol e, mesmo com todas as prioridades dadas a ele, está difícil pro time “se achar” no Brasileiro. Segundo previsão do arrepiado, as dificuldades serão idênticas àquelas vistas no ano passado e mais uma vez, o Tigre vai escapar!! Profecias do passarinho!!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Antenor faz aniversário e dá uma de “bombeiro”!

O presidente do Criciúma está aniversariando nesta 5ª(15) e ontem funcionou como uma espécie de bombeiro. Ou seja, foi chamado para apagar um incêndio! Assim classifico a entrevista do presidente do Criciúma, Antenor Angeloni, na tarde desta 4ª(14). O clima criado depois da “tragédia” do Maracanã exigia uma manifestação de alguém com voz ativa do Clube. Demorou um pouquinho, mas ela veio. E através do mandatário maior e que goza de um prestígio bastante grande junto à torcida! Claro que os torcedores gostaram de saber que o Criciúma vai negociar mesmo a vinda de Zé Carlos. É importante lembrar que, pra jogar mesmo, só depois da Copa por causa da abertura do mercado para transferências internacionais. Só que Antenor Angeloni fez ressalvas em relação ao atacante preferido dos torcedores. Disse que ele “incomoda uma barbaridade...mas faz gols!”. O presidente, bem ao seu estilo, criticou de forma dura o goleiro Galatto. Duas bolas no peito ainda antes do 1º gol do Botafogo, chamou o lateral Eduardo de “nanico” e pediu que todos tenham paciência com Bruno Lopes. Não esqueceu de frisar que o mais importante é buscar recuperação contra o Internacional e falou que a torcida tem, sim, que cobrar dos atletas em razão de maus resultados! Entenderam bem? E, enquanto o presidente falava, o time treinava no CT. O que vem sendo preparado pelo técnico Wagner Lopes indica um Criciúma mais cauteloso pra jogar contra o líder do campeonato. A formação? Galatto; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Cortês; Serginho, Rodrigo Souza e João Vítor...3 volantes; Wéllington Bruno e Paulo Báier...2 meias; e Silvinho na frente. É um 4-3-2-1, diferente de todos os esquemas usados este ano. Ah...mas como se sabe de tudo isso se os portões do Centro de Treinamento não foram abertos à imprensa? É que a turma de setoristas resolveu subir no muro e observar tudo!

Antenor Angeloni completa mais um ano de vida. Os  parabéns dos blogueiros!
.

Ei, psiu! Já observaram bem a campanha dos catarinenses no Campeonato Brasileiro até agora? Pois...3 times, 4 jogos cada um, 12 no total e 36 pontos disputados. Ganhos? Só 4!!! Os outros 32 possíveis foram pelo ralo! Criciúma, Chapecoense e Figueirense, pelo menos por enquanto, estão decepcionando e muito! Só um venceu: o Criciúma e justamente vitória sobre um co-irmão do Estado. Gols marcados: 4, dois do Criciúma e mais dois da Chapecoense. Em compensação já foram 22 gols sofridos! O Tigre tem a pior defesa: 9 gols. Preocupante? Sim, bastante! Mas não acredito que sirva como parâmetro para se projetar que os 3 ou um deles será rebaixado. Só foram jogadas 4 rodadas até agora e, portanto, há tempo bastante considerável para recuperação de todos! Mesmo que praticamente toda a mídia do País classifique o futebol de Santa Catarina como candidatíssimo a descenso...deixemos as cargas negativas de lado e bola pra frente! Cabe a cada um deles se “achar” na competição e fazer jus à permanência na Série A!
Passarinho arrepiado informa que, por uma coincidência de escala na arbitragem, Raphael Claus, paulista, vai apitar o jogo Criciúma e Internacional, no domingo(18). Ocorre que ele também apitou um confronto entre os dois ano passado. Foi em Caxias do Sul, dia 30 de maio. O Inter ganhou por 2 à 0 pela 2ª rodada do torneio de 2.013. Sobre as arbitragens este ano, o Criciúma foi beneficiado no Estadual e tem sido prejudicado no Brasileiro. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semana de três aniversariantes ilustres!!

Olha, nem bolo teve! Mas o Criciúma Esporte Clube completa 67 anos em meio a uma crise instalada por conta da goleada sofrida para o Botafogo! Ruím? Sim! Afinal, passar o aniversário “emburrado” não é legal pra ninguém! Mas, como tudo na vida é aprendizado...que a instituição Criciúma tire suas lições! Eu prefiro projetar coisas boas e ter a certeza de que, internamente, tudo está sendo feito para que o Criciúma mude o seu caminho no Campeonato Brasileiro. Aliás, o tal caminho é árduo mas nada que não já tenhamos observado em outras ocasiões ou temporadas. Nenhum clube vive só de derrotas ou então de glórias e conquistas! Ainda mais com as dificuldades conhecidas em razão de orçamento menor que a grande maioria dos demais participantes da Série A! Masss...quando se faz aniversário costumamos pensar no futuro e lembrar do que já se foi...das coisas boas que vivenciamos. Como Comerciário, os primeiros anos foram de triunfos apenas em âmbito regional...caseiro, como os campeonatos promovidos pela LARM. Ganhar um Campeonato Estadual só quase no final da década de 60 depois de ver o rival Metropol ser campeão várias vezes. Pra quem gosta de relembrar, olha o time campeão de 1.968 na decisão que só ocorreu em 29 de junho de 1.969, contra o Caxias, em Florianópolis, no estádio Adolfo Konder: Batista; Alemão, Lili, Conti e Tôco; Bita, Ivanzinho e Sado; Marcos, Chiquinho e Bossinha. Valdomiro já havia saído para o Internacional. Claro que dá saudade! As mudanças de nome e cores e os títulos que vieram após disso estão bem mais vivos na lembrança de cada um. Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi...além de Vanderlei, Adílson Gomes e Wílson , mais o técnico Feipão, são nomes inesquecíveis que ganharam o torneio mais importante em toda a história do futebol de Santa Catarina: a Copa do Brasil! Outras feras, como Ademir Patrício, Laerte, Edemílson, Moacir Fernandes, Antenor Angeloni, Zé Carlos(técnico)...e tantos outros nomes que encheríamos algumas páginas pra mencionar quem tanto importante foi para o crescimento do futebol em nossa cidade!
Esta foto virou a mais usada pra relembrar o título da Copa do Brasil. É de 2 de junho de 91, o dia da conquista!
.
A Rádio Eldorado faz parte da minha história como profissional. Lá por 1986, convidado que fui pelo João Nassif e pelo Mário Lima, tive a honra e o prazer de começar minha vida como radialista. Feras como Clésio Búrigo, João Sônego e Milioli Neto faziam parte de um time que, até então, eu só ouvia de longe. Alguns dizem que a Rádio Eldorado é um canhão! Não tenho a menor dúvida disso! Tudo passa pela Eldorado e assim vai continuar sendo! Por certo o Dr. José de Patta, lá em 13 de maio de 1.946 ou até mesmo um pouco mais tarde quando a emissora passou a ser comandada pelo empresário e político já falecido, Diomício Freitas, talvez  não tivessem idéia ou dimensão da força que iria conquistar, ao longo dos anos, a Rádio Eldorado. Hoje, com o comando do empresário Henrique Salvaro, é um dos órgãos de comunicação mais respeitados e de grande credibilidade no Sul do País. Tenho orgulho de, ao lado de colegas, também fazer parte desta história!!
Olha a turma do debate mais ouvido e discutido no rádio de Sta. Catarina. Tudo "capitaneado" pelo empresário Henrique Salvaro.
.
E a ponte Hercílio Luz? O passarinho arrepiado tantas vezes sobrevoou a bela Ilha de Santa Catarina! Pois um dos maiores cartões postais do Estado e até do País também aniversaria neste 13 de maio. Foi inaugurada em 1.926 e passa por mais uma reforma! Há expectativa de que seja devolvida ao tráfego de motos, bicicletas e pedestres. E o “arrepiado” informa que os engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman realizaram o projeto da referida ponte que foi toda construída com material importado dos Estados Unidos. Até o povo começar a utilizar a ponte Hercílio Luz, a travessia continente/ilha/continente era feita só de balsa. O passarinho também  é cultura!!!
Ela é linda! A nossa ponte Hercílio Luz...um dos cartões postais mais vistos e divulgados de Santa Catarina!

terça-feira, 13 de maio de 2014

Protestar é normal!!

Torcedor tem sangue na veia e é passional, ou seja, movido a paixão! Os caras têm sentimento e quando vêem o time do coração fazer o que fez no Rio de Janeiro, no último sábado(10), tomando 6 à 0 da forma como sofreu os gols, há sempre formas e maneiras de demonstrar descontentamento com tais circunstâncias. Os jogadores que lá atuaram envergonharam o nome da cidade e do próprio Clube! Seria natural que, quando da chegada da delegação em Criciúma, no aeroporto Diomício Freitas ou no próprio estádio Heriberto Hülse a figura do torcedor fizesse seu protesto. Obviamente que não posso concordar com qualquer ato de violência! Agressão física, jogar pedras e objetos no ônibus ou diretamente nos atletas e/ou componentes do grupo que chegava...não podem ser atitudes com aprovação! Mas xingamentos, cobranças com palavras de ordem e gestos de desagrado são absolutamente compreensíveis! Principalmente os recém-chegados precisam conhecer e saber que aqui em Criciúma há uma torcida que cobra e exige, no mínimo, dedicação e espírito de luta! Aliás, virtudes que passaram bem longe do Criciúma quando da sua estada no Maracanã! Sobre as pichações, também são passíveis de repúdio. Afinal, estas são praticadas nos muros do estádio que é um patrimônio do Clube e de sua própria torcida!! Me chamou atenção a entrevista concedida nesta 2ª feira(12) pelo diretor jurídico, Dr. Albert Zilli dos Santos, ao se manifestar “contra as manifestações”!! Interpretei como uma espécie de ameaça! Pois segundo o Dr. Albert, o Criciúma poderá “tomar providências” contra quem cometer atos que, no entendimento dos dirigentes, sejam nocivos e ultrapassem os limites da “normalidade”! Outra situação que precisa ficar bem clara é a manutenção de Cláudio Gomes no comando do Depto. de Futebol. Ele é homem de confiança do presidente Antenor Angeloni e ponto! O Clube é administrado por uma empresa, a Gestão de Ativos, gerida pelos irmãos Antenor/Arnaldo que, então, comanda a instituição Criciúma. Há um certo clamor pela volta de Waldecy Rampinelli. Mas...ora bolas...não há uma adequada empatia entre as partes interessadas, entenderam? Ou seja, pra especificar melhor...e, na linguagem do facebook, um não “curte” o outro!! Então, gente... esqueçam Rampinelli!! Pessoas próximas ao presidente Antenor teriam ouvido dele o seguinte: “Querem o Rampinelli?? Então ta! Ele vem, dá o que botei até agora no Clube e eu saio!!”. Huuummmm...!!!
Fecharam o portão e ninguém do futebol fala! Os portões do Centro de Treinamentos do B. Cristo Redentor não foram abertos para que a imprensa pudesse assistir a atividade desta 2ª(12). Atitude, pra mim, justificada como prevenção em razão de provável nova manifestação de torcedores. Então...fecha pra imprensa e, por conseqüência, acaba ninguém entrando! Sobre a boca fechada de quase todos no Tigre, também já vi filme bem parecido. Que ninguém fale e não permitam acompanhar os treinos. Só que o mais importante é projetar ponto(s) diante do Inter!!
Passarinho arrepiado ta ligado no Tigre e garante que nas próximas horas ou dias “cabeças irão rolar” na Casa Tricolor! Sim, em razão do absurdo visto no Maracanã e da má fase de alguns jogadores, poderemos ter dispensas, afastamentos ou algo parecido...esxtão compreendendo? O alvo, segundo informações, seria o grupo de atletas!! Ahh...não deixando passar...nesta terça(13), aniversário do Criciúma Esporte Clube! Parabéns Tigre!

domingo, 11 de maio de 2014

Vexame no Rio...Botafogo 6 x 0 “Taití”!!

Não foi um tigre que jogou no Rio de Janeiro e tomou de 6 a 0. Lembram do Taití que jogou a Copa das Confederações? Pois é...um time simpático que participou da competição realizada no ano passado e tomou 24 gols da Nigéria, da Espanha e do Uruguai. Pois o Criciúma reencarnou a seleção taitiana! A apresentação do Criciúma no Maracanã, neste sábado(10) foi ridícula! Ultrapassou todos os limites de qualquer tolerância que se possa ter. Desde que o Criciúma existe, ainda no “azul” e mais ainda com o amarelo e preto, vi quase todos os jogos. Mas, apresentação com tamanha ridicularidade, ainda não tinha visto! O que fizeram os jogadores do Tigre foi além da vergonha! Fatalmente, o Tigre será a gozação nacional da semana. Fico me perguntando o que teria acontecido? Por que tanta passividade na marcação? Por que Galatto falhou tanto? Por que a defesa não marcou? Por que o Botafogo encontrou tanta facilidade pra jogar? O que teria levado o Criciúma a tomar 3 gols em 11 minutos no começo do 2º tempo? Por que o Serginho jogou tão mal? E o Eduardo? Que cabeceou o vento no lance do 1º gol de Émerson Sheik! Como se explica Cortês jogar tão bem contra o Figueirense e ser uma lástima diante de seu ex-time? E os erros de passes cometidos por Rodrigo Souza? Que coisa!! Salva-se alguém? Não! Faço uma certa referência a Silvinho e a Wéllington Bruno. Este, por sinal, procurou jogar. Só que sem aquela qualidade esperada. Quanto a Silvinho, foi o menos culpado e o mais voluntarioso diante de um futebol abaixo da mediocridade! Não posso deixar passar os erros cometidos também pelo técnico Wagner Lopes. Poderia ter mexido no time já na volta pro 2º tempo. Errou ao manter Rodrigo Silva no jogo e também quando tirou Silvinho e colocou Éverton. E o curioso, ainda, é que na 1ª etapa o Criciúma só tomou um gol! Mas o que fez na 2ª, insisto, foi terrível!! Se os jogadores ganham bicho e premiações por vitória e pontos conquistados...que tal uma boa multa pra todos que deram esse vexame e desonraram a camisa e o nome do Criciúma E. C. !

Não sei ainda o que fará o presidente Antenor Angeloni! Aliás, tenho dúvidas se tomará alguma providência. Mas espero que exerça seu direito e real dever. Lembro ao presidente e a quem possa interessar que o Criciúma já fez 296 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, em toda a sua história, e esta foi a maior goleada já sofrida!!!
Esta é a seleção do Taití que tomou 3 sonoras goleadas na Copa das Confederações. Mas todos jogaram com muita vontade e apesar, das derrotas, honraram a camisa de seu país!