sexta-feira, 6 de março de 2020

Rodada do fim de semana no Catarinense pode ser decisiva!!

Que rodada!! Essa, do fim de semana, pelo Campeonato Estadual!! Não tem um jogo, sequer, que seja menos importante do que o outro!! Os objetivos de todos se igualam em razão da situação de cada um dos participantes na tabela de classificação. De "baixo pra cima", quem ocupa posição na "degola", necessita ganhar pra sair dela! Já, quem está próximo, quer vencer afim de não correr riscos! Quem já está na zona de classificação, também precisa pontuar pra não deixar que a última rodada se transforme em "vida ou morte"! E, os mais próximos das primeiras colocações, do mesmo modo, não querem deixar "a peteca cair" e entrar com mais força na etapa seguinte que é "mata-mata"!! E, em razão da relevância desta rodada, que é a penúltima da fase de classificação, todas as partidas ocorrerão no mesmo dia e hora: domingo(08), 16 horas.


Brusque, 16 pontos, versus Concórdia, 5. Jogo que reunirá o primeiro colocado perante o oitavo. Claro que o "Bruscão êôô" é o maior favorito da rodada!! Vai jogar em casa, vem de vitória fora e permanece embalado pela campanha que faz no Catarinense e na Copa do Brasil, rescaldo do que já conseguiu ano passado. Afinal, manteve 90% do time titular de 2,019 e o ritmo não diminuiu!!


Avaí x Juventus é outro jogo em que o time da casa leva boa vantagem. O "Moleque Travesso" até que começou bem o torneio. Mas, vem caindo de produção, sem vencer há quatro rodadas! Por sua vez, o Avaí, mesmo sem encantar seu torcedor até o momento, possui jogadores de maior qualificação técnica. Está defendendo o título, conquistado na temporada passada e tem objetivos claros de retornar o mais breve possível pra Série A do Campeonato Brasileiro. Pelo menos, dá ideia de que vem se preparando pra isso e bem...!!


Mais um confronto onde o mandante está em melhores condições do que o adversário: Marcílio Dias x Tubarão. Caramba...em termos de números, o "Marinheiro" cumpre campanha quase impecável com 66,7% de aproveitamento!! Só perdeu um jogo e vai enfrentar uma equipe que parece estar em queda livre!! O "Peixe" é um dos que corre sério perigo de ficar na zona do descenso!! 


Em Chapecó, talvez uma situação daquelas que a gente costuma dizer: "a última carroça que passa" pra Chapecoense!! Dos que rebaixaram de divisão no Brasileiro de 2.019, penso que foi quem mais sentiu tal queda!! A partida será contra o Joinville que não ganha "nada", aqui em SC, desde 2.001!! A "Chape" é lanterna...está quase desesperada; e, o JEC pretende chegar à quarta colocação e fazer o jogo da volta, na próxima fase, em casa!!


E, finalmente, o jogo do Heriberto Hülse, onde o Criciúma, de mais baixos do que altos no campeonato, vai tentar não ter motivos pra reclamar da arbitragem e, mais do que isso, vencer o Figueirense! Importante frisar que os "manezinhos do Estreito" possuem time um pouco melhor do que o do Criciúma!! Isso, contudo, não faz do Figueirense favorito! É jogo de prognóstico igual! 


terça-feira, 3 de março de 2020

Com regulamento mudado, CBF divulgou tabela do Brasileiro da Série C.

Calendário de jogos da competição nacional foi entregue aos representantes de clubes e federações após conselho técnico na sede da CBF, no início desta semana. Tigre estréia em Londrina e, na sequência, pega em casa, Boa Esporte e São Bento.

O caminho para buscar uma vaga na segunda divisão do Campeonato Brasileiro já está traçado. Nesta segunda-feira, representantes dos 20 clubes participantes receberam a tabela da Série C 2020, que contará com uma novidade no formato de disputa, aprovada em conselho técnico na sede da CBF.
A primeira rodada do torneio nacional será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez confrontos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase.
A abertura da Série C terá os seguintes confrontos:
Grupo A
Paysandu x Santa Cruz
Treze x Imperatriz
Manaus x Vila Nova
Ferroviário x Botafogo-PB
Jacuipense x Remo
Grupo B
São José-RS x São Bento
Brusque x Ypiranga
Ituano x Tombense
Boa Esporte x Volta Redonda
Londrina x Criciúma
A mudança no regulamento fica por conta da segunda fase. Nos anos anteriores, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semis. A partir de 2020, o desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada. De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B. Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.
Grupo A:
Botafogo-PB
Ferroviário
Imperatriz
Jacuipense
Manaus
Paysandu
Remo
Santa Cruz
Treze
Vila Nova
Grupo B:
Boa Esporte
Brusque
Criciúma
Ituano
Londrina
São Bento
São José-RS
Tombense
Volta Redonda
Ypiranga

Segunda-fase


Grupo 1
1º do B
2º do A
3º do B
4º do A
Grupo 2
1º do A
2º do B
3º do A
4º do B

domingo, 1 de março de 2020

De bom mesmo...só a visita de Levir Culpi!!

Ele já está aposentado! Digamos que, com a "vida ganha"! Grande Levir Culpi! Esteve no Estádio Heriberto Hülse e foi, com inteira justiça, homenageado pelo Criciúma E. C. por dirigir o time em 132 jogos e, mais do que isso, ter montado a equipe que ganhou a Copa do Brasil de 1.991 e comandante da brilhante campanha, ano seguinte, na Taça Libertadores da América!! Ganhou uma camisa com o número 132 às costas, deu volta olímpica em companhia de dirigentes, como Vilmar Casagrande e Valcir Mantovani, e se emocionou quando a torcida o aplaudiu de pé!! 
Contudo, Levir...lá do camarote da direção, deve ter ficado horrorizado e, ao mesmo tempo, sem entender o que aconteceu com  o Criciúma na 2ª etapa!! Aliás, ninguém conseguiu assimilar o motivo da queda vertiginosa de produção e comportamento dos comandados de Roberto Cavalo no 2º período de partida!! E, o mais curioso é que o Brusque jogou pouco no 1º tempo e "tudo" no 2º! O Criciúma...justamente o contrário!! O goleiro Zé Carlos, criado no Criciúma, hoje a principal figura do Brusque, disse que o técnico Jersinho(foto abaixo) deu bronca no vestiário, durante o intervalo, e os jogadores retornaram com "outro espírito" pro 2º tempo!
Fico cá a pensar o que teria acontecido no outro vestiário??!! Se o Criciúma foi melhor e mais perigoso nas finalizações durante a etapa inicial, e a falta no lance do gol de Carlos Cesar foi muito bem batida, o Brusque voltou de forma avassaladora pro 2º tempo e "matou" o jogo com sabedoria e precisão nos contra-ataques!! Logo a 3 minutos...1 a 1; depois um "espação" danado pro lateral Gustavo Henrique avançar, chutar e contar com o desvio involuntário de Bruno Oliveira; e, quando a "vaca já estava indo pro brejo", o gol fatal pra decretar os 3 a 1!! Etapas distintas mas, mesmo assim, entendo que Roberto Cavalo errou ao deixar Eduardo no banco. 
Afinal, o Criciúma se armou todo, juridicamente, pra conseguir efeito suspensivo da pena imposta ao jogador pelo TJD e o atleta fica no banco!! Nítida falta de entrosamento entre advogado e comissão técnica!! Outras situações que estão bem claras indicam que Carlos César precisa e deve ser usado como meia e não como lateral. Caramba...foi assim contra Avaí e Chapecoense, por que mudar?? Daniel Cruz é bastante voluntarioso...mas não tem condições técnicas de ser aproveitado como titular!! Kaíque necessita entrar na lateral-esquerda com urgência!! E...o menino João Carlos só cumpre tarefa de "auxiliar de lateral", exercendo em raros momentos a função de atacante de lado!! Te liga Cavalo!! Ou...mais cedo ou mais tarde, vai sobrar pra ti!!