sexta-feira, 10 de julho de 2020

Rapidinhas...


Dá pra acompanhar todos os jogos pelo futebolcatarinense.tv. E, após se completar a rodada de ida, na etapa quartas de final do Campeonato Catarinense, ficou claro que o Juventus será a grande zebra nos jogos de volta. Perdeu em casa e, convenhamos, só uma surpresa, esta pouquíssimo provável, fará com que conquiste sua classificação! Deve dar Figueirense, sem maiores problemas!!

Outro que ganhou fora de seus domínios foi o Brusque. Vi a partida perante o Joinville e o resultado foi muito merecido...sem deixar qualquer dúvida! O time treinado pelo Jersinho(foto), do goleiro Zé Carlos e do zagueiro Iânson, todos ex-Criciúma, demonstrou total superioridade ao adversário! Acredito bem mais no “Bruscão eô” do que no JEC!

A Chapecoense fez 2 a 0 pra cima do Avaí deixando bem claro que está recuperada, após uma fase ruim vivenciada na etapa de classificação. Aliás, sobre este resultado, me surpreendeu negativamente o comportamento dos “manezinhos da Ilha”! A parada de 4 meses por causa da pandemia do Coronavírus fez mal ao Leão que, só se classificará, a partir de 3 gols de diferença no tempo normal ou 2, levando então para os pênaltis. Acho que dá “Verdão”!!

Em Itajaí, com certeza, a disputa mais igual envolvendo os jogos deste domingo(12). O zero a zero de Criciúma e a qualidade do futebol que ambos apresentaram não me leva a crer que haverá menos dificuldades pra este ou aquele. Reitero que, ambos terão de jogar mais no tempo normal do que o fizeram no Heriberto Hülse, pra que um saia classificado do Dr. Hercílio Luz. Me arrisco a dizer que as chances de tiros livres da marca penal são bastante grandes! Duelo totalmente sem prognóstico!

Enquanto isso, o Passarinho Arrepiado fica de olho, também, no clássico mais charmoso do futebol brasileiro! Flamengo e Fluminense começam a decidir o Campeonato Carioca depois de cada um ganhar um turno do torneio. Obviamente que o Flamengo possui melhor elenco e time mais qualificado! Se não houver nenhum imprevisto, o rubro-negro tem tudo pra obter mais uma conquista! A não ser que o Fluminense se supere como o fez no jogo final da Taça Rio quando ganhou do arqui-inimigo nas penalidades. De qualquer modo, o favoritismo é do Flamengo!!

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Poucas emoções e um zero a zero justo no Heriberto Hülse!


Criciúma e Marcílio Dias não jogaram lá essas coisas pra merecer mais do que um resultado de igualdade, em partida que abriu a fase quartas de final do Campeonato Catarinense. Talvez um gol pra cada lado, pelo menos, por causa de algumas oportunidades criadas pelo Marcílio, mais no 1º tempo, e, pelo Criciúma, no 2º. Aliás, os visitantes reclamaram de um gol, ainda na etapa inicial, que teria sido mal anulado. Agenor saiu jogando errado e a bola teria batido na mão do adversário antes de entrar no gol. A arbitragem não validou o lance. Na TV, em razão da ausência de câmera atrás das traves, a jogada não fica clara. Ou seja, impossível ter a certeza da ilegalidade do gol ou não.

Mesmo assim, o Marcílio Dias se mostrou mais presente no campo de ataque durante a 1ª etapa. Além disso, marcou melhor e criou alguns lances de perigo contra a meta tricolor. Já, na segunda metade da partida, o técnico Roberto Cavalo adiantou um pouco mais o posicionamento dos jogadores, o volume de jogo foi maior e o Tigre até que poderia ter chegado ao gol! O estreante Jean Dias e o “meia” Carlos César foram os melhores do Criciúma em campo! Aliás, foi com Carlos César que o Criciúma conseguiu seu melhor lance. Ele bateu uma falta em que a bola tocou na trave direita de Júnior Belliato, correu a linha e ninguém conseguiu chutar pra fazer o gol!

De qualquer modo, está claro que, pra se classificar em Itajaí, no jogo da volta, ambos os times terão de jogar mais!! O fato de não ter torcida lá, também, indica quase que “campo neutro”! Mas, em termos de futebol, bola mesmo...tanto Criciúma quanto Marcílio Dias precisarão demonstrar melhor rendimento! O regulamento determina que, novo empate, leva a decisão da vaga às semifinais, para as cobranças de tiros livres da marca penal. Então, no caso do Criciúma, entendo que é necessário a equipe ser mais intensa, incisiva e determinada pra buscar classificação!!

terça-feira, 7 de julho de 2020

Os jogos das quartas de final do Catarinense. Só o Juventus é quase uma “zebra”!!


Não há como fazer uma previsão mais, tipo, afirmativa de que este ou aquele tem maiores chances de classificação nos jogos deste meio de semana envolvendo a fase quartas de final do Campeonato Catarinense. O fato de todos terem ficado “parados” por mais de 90 dias, período que se transformou em férias “forçadas” e, algum tempo depois, numa intertemporada que não estava em qualquer planejamento dos diversos profissionais de preparação física espalhados pelo pelos vários clubes do Estado, com certeza, vai interferir no rendimento dos jogadores nesta segunda metade do ano!

Criciúma x Marcílio Dias – Os “praianos” ficaram em quarto lugar na fase anterior, o Tigre em quinto. Realizaram campanhas relativamente idênticas. O Marcílio tem o problema do seu treinador, Moisés Egert, que está infectado pelo Coronavírus. Já foi afastado e, no Heriberto Hülse, a equipe será comandada pelo auxiliar permanente Carlos Alberto “Téco”. Por sua vez, o Criciúma trouxe alguns reforços e, pelo visto, somente um começará a partida como titular: o atacante Jean Dias. No mais, os que deverão ser confirmados por Roberto Cavalo, os mesmos que terminaram jogando a primeira fase da competição. Pra mim, confronto sem prognóstico. Tradição? Há certa equivalência. Nome? Claro...o Criciúma!! Mas, como já estamos “carecas” de saber, nome não ganha jogo!!

Chapecoense x Avaí – Ambos se reforçaram um pouquinho durante o longo período de intervalo. A Chapecoense cumpriu campanha ruim na etapa anterior. Tanto que a classificação em oitavo lugar só foi confirmada na última rodada. O time chegou a ser lanterna e “frequentou”, durante bom tempo, a chamada “zona da degola” na tabela de classificação! Já, o Avaí, realizou campanha mais sólida. Acabou obtendo o melhor aproveitamento dentre todos os participantes e, com merecimento, ficou na primeira colocação. Embate de dois considerados “grandes” do nosso futebol e, da mesma forma, sem que este ou aquele seja considerado favorito!

Joinville x Brusque – O JEC realizou campanha irregular, com altos e baixos na fase de classificação. Ficou na sétima posição e chegou a estar ameaçado de nem passar pras quartas de final. Massss...é o Joinville de tantas glórias e conquistas ao longo de sua rica história! Seu adversário, o “Bruscão êôô”, obteve performance bastante idêntica a do Avaí. Inclusive, ambos com a mesma pontuação e percentual de aproveitamento, 63%. Além disso, há uma certa rivalidade regional e, dentro de uma linha de raciocínio, não posso considerar que “A” ou “B” esteja em melhores condições! A única vantagem do Brusque é que vai jogar a partida de volta em casa! Só isso!

Juventus x Figueirense – Talvez este seja o único duelo em que há certa disparidade. Ou seja, a lógica indica-nos a apontar que os “Manezinhos do Estreito” chegam mais gabaritados pra tentar eliminar o “Moleque Travesso”! Lembro, contudo, que o Juventus... treinado por Jorginho “Cantinflas”, iniciou bem o torneio e, depois, caiu de produção! Surpresas acontecem? Sim! Embora, neste caso, entendo ser pouco provável. Até porque, além de o Figueirense possuir mais time, fará o segundo jogo em Florianópolis! Então... “ligeira” vantagem pra eles...!!