sábado, 9 de fevereiro de 2013

Com absoluta exclusividade...

...pude acompanhar, pra Rádio Eldorado...claro...um encontro entre parte da cúpula diretiva da Federação Catarinense de Futebol e o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava.  A administração municipal ofereceu jantar num dos recantos do Caravággio na última sexta-feira(08). Principal objetivo...trabalhar o marketing para que, não somente a Federação,mas principalmente os clubes que virão à Criciúma jogar o Campeonato Brasileiro se utilizem da estrutura  neoveneziana durante a Série A. Aliás, todo o quadro de arbitragem que atua no Campeonato Estadual esteve na cidade para participar de palestras e fazer uma espécie de inter temporada, aproveitando o intervalo de Carnaval. Conversei muito com o presidente da F. C. F., Delfim Peixoto, e com Héber Roberto Lopes, árbitro que foi contratado este ano para apitar no Catarinense. O paranaense, por sinal, tem firme propósito de estar na Copa do Mundo de 2.014. Delfim, por sua vez, reiterou seu descontentamento com as situações que estão atrapalhando a sequência normal do Estadual causando interdições de estádios. O nível de arbitragem também foi assunto. Com uma boa dose de humor me disse que “Jéfferson Schmidt apita só até o ano que vem”. O atual presidente da F. C. F., que tem mandato c/ término em 2.015, pretende ficar o máximo possível no comando da entidade... ”enquanto a saúde permitir”, usando suas próprias palavras. O conheço há muitos anos...desde os tempos em que era presidente do Marcílio Dias. Em 1.985 Delfim chegou à Federação como vice de Pedro Lopes, que mais tarde foi pra C. B. F., o deixando então no cargo que ocupa até hoje. Fiquei sabendo que o dinâmico Cláudio Gomes perdeu “espaço político” no Criciúma por causa de mau entendimento com Delfim Peixoto...”esxtão compreendendo”? Massss...juntamente com Júnior Moresco, assessor de Delfim e homem de sua extrema confiança; mais Marco Antônio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol; Fernando Lopes, representando o quadro de arbitragem da F. C. F.; Émerson Lodetti, vice-presidente da L.A.R.M; passamos momentos agradáveis e de muita descontração. Além de um gostoso marreco, “saboreamos” um bom papo...sempre com o futebol sendo o “prato” principal!
Gôndola, atração principal da praça central de Nova Veneza, poderá ser visitada por times da Série A durante o Camp. Brasileiro.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bastante esclarecedora...

...a entrevista concedida pelo técnico do Criciúma, Paulo Comélli, no Eldorado Debate desta 5ª(07). Pelo menos de minha parte todas as questões pertinentes ao momento foram abordadas. Perguntei ao treinador do Tigre sobre seu relacionamento com Rodrigo Pastana e cheguei à conclusão de que há um convívio estritamente profissional. E...se há profissionalismo de ambas as partes...ponto! Sobre a folga no Carnaval, serão dois dias e meio e não três, Comélli justificou dizendo que está “forçando a barra” nesta semana para depois conceder o descanso. O comandante tricolor ainda destacou que pediu aos dirigentes cinco jogadores de muito boa qualificação para ajudar na montagem do time visando o restante do Campeonato Estadual e principalmente projetando o Brasileiro. As posições? Um zagueiro, um volante, dois meias e mais um atacante. Faço questão de ressaltar que tais contratações precisam ser, OBRIGATORIAMENTE, de “qua-li-da-deee”!!! Entenderam?  Pois bem, Paulo Comélli está corretíssimo! Insisto no que tenho dito e escrito em outras oportunidades sobre o bom nível que precisa ter o plantel do Criciúma. Se isso não acontecer...aposto com quem quizer...o Tigre terá participação meramente figurativa no restante do Catarinense! Imaginem na Série A...!!!
Paulo Comélli foi sabatinado na Eldorado e, mais uma vez, mostrou equilíbrio e tranquilidade.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Criciúma e sua folga no Carnaval.

A idéia da Comissão Técnica do Criciúma é conceder três dias de folga durante o período de Carnaval. Com a “interdição” do estádio Heriberto Hülse e a transferência da partida com o Guarani de Palhoça, serão no total 13 dias sem atuar pelo Catarinense. O próximo jogo, cfe. a tabela, será dia 17 contra o Joinville. Pois bem...entendo que o mais viável seria aproveitar esse período sem jogar para treinar mais e então aprimorar a parte técnica que, convenhamos, ainda não agradou ninguém! Lembro que o Criciúma ganhou SÓ dois jogos dos cinco que disputou neste Catarinense: 6 à 0 do Camboriú e 3 à 1 diante do Juventus. Muito pouco? Sem dúvida! Pra quem anunciou no começo da temporada que iria priorizar e brigar pelo título estadual, o Tigre está com produção muito abaixo do esperado e, digamos, prometida! Mas claro que há tempo e condições pra melhorar tal rendimento. Só que, entendo assim pelo menos, a Com. Técnica e o grupo de jogadores deveriam utilizar o máximo de tempo possível para trabalhar e não folgar!!! Não sou profissional das áreas que envolvem a educação física. Portanto, as explicações técnicas precisam ser dadas por quem é de dever!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Efeito boate Kiss.

A tragédia de Santa Maria continua causando reflexos em todo o Brasil. No futebol  respingou em Palhoça, último domingo, e chegou por aqui nesta terça-feira(05).  Por recomendação do Ministério Público, através do promotor Alex Cruz, alegando falta de segurança na estrutura do estádio Heriberto Hülse, o jogo Criciúma e Guarani programado para a próxima quinta, não será realizado. Motivos? Fissuras, rachaduras, vazamentos, problemas elétricos e hidráulicos! Sim...isto mesmo! Não caia da cadeira!! Apesar das reformas feitas e decantadas nos quatro cantos da cidade, a casa do Tigre não está em condições ideais para receber jogos do Campeonato Catarinense! Prazo para regularizar tudo? Segundo o Dr. Albert Zilli dos Santos, diretor jurídico do Criciúma, dentro de 7 a 10 dias tudo voltará à normalidade. Um certo preciosismo? Talvez...mas ressalto que foi uma recomendação judicial, não decisão!  Entendo que o “sugerido” pelo Ministério Público tem, claro, de ser respeitado. Masss...cá entre nós, se o Heriberto Hülse não está oferecendo segurança NENHUM outro estádio em Santa Catarina pode sediar jogos! Não sei se a Justiça nas outras cidades tomará atitudes idênticas. Conheço todos os outros locais onde se joga o Estadual e garanto que TODOS têm os mesmos problemas ou até maiores! E, sobre o Campeonato em si, ele já está manchado! Os contratempos e as adversidades verificadas continuam sem a devida e necessária manifestação da entidade gestora do evento...a F. C. F.!
Acreditem: O Estádio Heriberto Hülse não tem segurança necessária para sediar jogos do Catarinense!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Futebol sério e competente!

Este é o slogan da Federação Catarinense de Futebol com a administração de Delfim Peixoto. Mesmo não concordando com algumas de suas ações, principalmente em relação à arbitragem...assunto que vamos abordar aqui em outra oportunidade, tenho respeito e bom relacionamento com o homem "da barba" Mas, de momento me reporto aos fatos ocorridos em Xanxerê, semana passada, e os de Palhoça, no último domingo(03). No Oeste, Chapecoense e Criciúma não deveriam ter continuado a jogar por causa da trave derrubada. As improvisações feitas na mesma proporcionaram insegurança aos atletas dos dois times, principalmente no goleiro Bruno. Delfim estava no estádio e poderia ter sido menos passivo! No caso de Palhoça o Ministério Público, impediu que Guarani e Avaí jogassem por falta de condições ideais no estádio Renato Silveira. A Federação insistiu para a realização da partida mas, na última hora, acabou acatando decisão judicial. O campeonato é de profissionais e com apelo popular. De outro modo, a F. C. F. e os clubes precisam respeitar bem mais o público que paga caro o ingresso, que ver seu time...necessitando de segurança e conforto para tal!
Slogan da Federação precisa ser levado ao "pé da letra" pelo próprio presidente da entidade, Delfim Peixoto!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Juventus 1 x 3 Criciúma...nem precisou jogar muito!

Foi um jogo com movimentação razoável e vitória merecidíssima do Criciúma em Jaraguá do Sul, neste domingo(03). Poderia ter sido mais? Sim...claro que sim! Quatro, cinco...não seria nenhum exagero.Vale ressaltar que o Juventus é fraco, exigiu pouquíssimo do Criciúma e também mostrou problemas de ordem técnica e física. Na verdade, o time da casa só conseguiu um gol porque o Criciúma relaxou no finalzinho do jogo. Mas a exigência é grande! Sinto uma certa pressão de Rodrigo Pastana, o gerente de futebol, pra cima do técnico Paulo Comélli. Fica "no ar" uma obrigação imediata de melhoras na produtividade do Tigre...esxtão compreendendo? Sobre as atuações individuais, Bruno qdo. exigido esteve bem. Suéliton mostrou mais rendimento do que seu companheiro da esquerda, Gílson. Matheus e Fábio Ferreira não foram incomodados pelo ataque do "Moleque". Éwerton Páscoa jogou com tranquilidade. João Vítor dá mostras de evolução. Élson é segundo volante e, como meia, seu rendimento não é o mesmo. Tartá fazia grande partida até cansar e ser substituído. O atacante Giancarlo, mais pelo seu condionamento, teve estréia discreta. E, Lins, com dois gols e o passe de letra para o 3º, se movimentou muito bem e foi o melhor em campo. Vitória que dá, obviamente, os 3 pontos mas não recupera totalmente o Criciúma na competição. Por uma questão clara de investimentos, tradição e estrutura...Paulo Comélli e comandados têm que brigar na ponta da tabela. Não apenas por uma singela terceira, quarta ou quinta colocação!!
Tartá foi um dos melhores do Criciúma na vitória sobre o Juventus, em J. do Sul, por 3 à 1.