sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Brasil, sempre; Argentina, nunca!!

Quem me conhece e me acompanha, seja pessoalmente ou através de minhas postagens e redes sociais, sabe que não tenho a mínima simpatia pelos "hermanos"! Digo isso me referindo ao futebol e a outras disputas, geralmente, esportivas. Os caras "de lá" nos chamam, com frequência, de "los macaquitos"; menosprezam tudo o que é brasileiro; têm uma inveja danada de nós; e, a imprensa de Buenos Aires vive tirando onda com tudo o que é aqui da terrinha! Logo, JAMAIS VOU BABAR OVO de argentino, mesmo reconhecendo que, HOJE, a seleção do país deles é a melhor do mundo!

Já torci ATÉ PRO FLAMENGO na final da Libertadores, de 2,019, quando, de virada, o time brasileiro ganhou do River Plate, em final no Peru! Levo comigo o lema: ARGENTINOS...JAMAIS!! Então, sendo assim, torcerei muito pelo Fluminense nesta decisão contra o Boca Juniors! Quero mais um título, internacional, pro futebol brasileiro! Sei que a disputa é dura e que o Boca cresce bastante em momentos decisivos como esse. Mas, Brasil é Brasil...bicho!! Desta forma, "eles" que se fff...e que a festa, no Maracanã, seja totalmente tricolor e BRASILEIRA!! É o que penso e ninguém precisa concordar comigo!! 

Quanto ao estilo de jogo praticado pelo Fluminense com o badalado "dinizismo", entendo que é a essência das raízes do nosso futebol! É o que há diferente de tudo que temos visto por aí, nos últimos anos. Chega a ter semelhança, também, com o que a Espanha, de Iniesta e companhia, fazia em 2.010. É o tipo do futebol que prioriza posse e toque de bola. O que, aliás, penso ser correto! Tem time que prefere jogar "sem a bola"! Eu, particularmente, fico cá pensando: como os caras vão fazer gol sem ter a bola?? Mas, são conceitos usados no futebol dito moderno. 


terça-feira, 31 de outubro de 2023

Projeto Anjos do Futsal: um exemplo a ser seguido!

Cada vez mais, o esporte tem papel fundamental na inclusão social de crianças e adolescentes. Ele promove o respeito, igualdade, disciplina e trabalho em equipe. Além disso, é um dos métodos mais eficazes para a retirada dos jovens dos “caminhos errados” oferecidos pela sociedade como criminalidade e uso de drogas. Projetos como o Anjos do Futsal auxiliam crianças a seguirem o caminho da saúde e disciplina, além de inserir jovens, em condição de autismo, em atividades esportivas coletivas.

A iniciativa, que nasceu em abril de 2001, é uma parceria entre Unesc e Anjo Tintas. Atualmente, 1260 crianças treinam, duas vezes por semana, em quadras de futsal de 22 cidades. São 26 núcleos que atendem os jovens. E o objetivo do projeto logo é comprovado pelos próprios jovens participantes. “Treino aqui todas as terças e quintas. Pra mim, é importante vir, porque eu quero ter um futuro melhor no futebol. Quero ser jogador e o projeto vai me ajudar para isso”, comenta Marcos Vinícius Geraldo Oliveira , de 13 anos.

Ex-jogador profissional do Anjo Futsal, time que fez história em Criciúma, Rafael Poffo, de 41 anos, é professor do projeto, no núcleo da Unesc, há dois anos. Este núcleo atende 70 crianças dentro do projeto. São duas turmas: categoria de 12 a 14 anos e também de 9 a 11 anos. A primeira turma treina das 15h30 às 17h e a outra às 17h30 até às 19h. Além disso, o projeto Anjos do Futsal conta com dois alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um tem 12 anos e outro 10. Rafinha destaca o crescimento dos meninos e a inclusão social obtida com a atitude. “A gente deu a oportunidade dos dois participarem do campeonato, jogaram o mesmo tempo que os demais alunos. Foi uma questão que eu priorizei e dei a oportunidade para eles. É um crescimento e inclusão mesmo”, completa.

.

Obs.: A reportagem e dados acima foram extraídos do site TN SUl, assinada pelo jornalista Tiago Monte.