sábado, 20 de maio de 2017

Criciúma jogou abaixo da “linha de ruindade” e mereceu perder na Arena Barueri!!

A expulsão do zagueiro Nino, a 36 minutos da 1ª etapa, foi apenas mais um fator negativo que contribuiu na derrota do Criciúma para o Oeste, 1 a 0. Até porque, dentro do que vi, faltou alma, garra e coração e principalmente futebol para que Deivid de Souza e comandados viessem a obter pelo menos um empate em São Paulo!! Importante frisar, também, que a “bola” do Criciúma foi curtíssima!! Se contra o Santa Cruz, na estréia, apesar da derrota o Criciúma criou algumas chances pra fazer gol...diante do Oeste foi UMA SÓ finalização contra a meta adversária em chute de dentro da área!! Vou repetir: entrando na área do Oeste, o Criciúma só conseguiu concluir UMA ÚNICA VEZ!! Lembrando que isso só foi acontecer a 42 minutos do 2º tempo com Zé Roberto!! E se o bom futebol esteve ausente, sobre a questão anímica inadmissível o comportamento dos jogadores dentro de campo! Com 11 ou depois da expulsão, o Criciúma demonstrou uma passividade extremamente preocupante! Caramba ...o Criciúma está jogando uma competição em nível nacional! E, a impressão que ficou de que os jogadores não estavam nem aí...!! Sinal amarelo?? Com certeza!! Inclusive, querendo “passar pro vermelho”!! Que início horrível de Série B...hein??!! É importante destacar, ainda, que o Criciúma reclamou de duas penalidades a seu favor que não existiram!! Por outro lado, os dois lances penais marcados contra si, aconteceram e foram muito bem assinaladas pela arbitragem!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ teve mérito ao defender um pênalte! Nos demais momentos, atuação dentro da normalidade...sem ser muito exigido, apesar do domínio territorial do Oeste. Nota 7.

Em relação a DIOGO MATEUS, depois de bom rendimento no jogo anterior, voltou a ser o Diogo Mateus que todos conhecemos!! Praticamente nulo ofensivamente e, na marcação, facilmente envolvido pelos jogadores que “caíam” pela esquerda no ataque do Oeste! Nota 3.

Na zaga, RAPHAEL SILVA acabou sobrecarregado com a expulsão de Nino. Ficou sem um parceiro de ofício e também teve dificuldades pra sair jogando. Nota 5.

Já, NINO, foi “obrigado” a cometer o lance da 1ª penalidade. Jogou só 36 minutos e, enquanto esteve em campo, apesar da inércia geral do Criciúma, não comprometeu negativamente...à exceção do pênalte, claro! Nota 5.

Na lateral esquerda MARLON esteve muito mal!! Marcou sem eficácia e praticamente não apareceu pra jogar, na frente! Foi um dos mais “sem sangue” em campo!! Nota 3.

No meio, o volante JOCINEI que estreou cometeu falha grave ao perder uma bola no meio que resultou na expulsão do zagueiro Nino. Por causa deste erro, o Criciúma ficou com 10 jogadores desde os 36 minutos do 1º tempo e, se já estava complicado com 11...com um a menos, então...a coisa piorou consideravelmente! Nota 4.

Quanto a PAULINHO, um dos poucos que se “salvaram” na péssima atuação do Criciúma em Barueri! Alguns problemas de cobertura...é verdade! Mas, novamente foi o melhor no quesito acerto de passes!! Nota 6.

ALEX MARANHÃO esteve muito apagado! Como meia que é, deveria aparecer mais pro jogo...trabalhar mais a bola no setor de meio-campo e tentar “encostar” nos atacantes!! Nota 4.

No ataque, SILVINHO foi peça quase que “figurativa” em campo! Antes da expulsão de Nino, quando o Criciúma ainda conseguiu umas poucas jogadas, Silvinho se movimentou pela esquerda. Contudo, após ter ficado com apenas 10 em campo, o camisa 7 do Tigre “sumiu” em campo e demorou pra ser substituído!! Nota 4.

Outro estreante foi ZÉ ROBERTO. Procurou se mexer e “buscar o jogo”! Massss...só duas finalizações, sendo apenas uma a gol!! Nota 5.

CAIO RANGEL...sem grande brilhantismo, com seus dribles e algumas jogadas de linha de fundo, continua sendo o melhor que o Criciúma possui em termos ofensivos! Nota 6.

Foram usados, ainda, DIEGO GIARETTA...querendo “puxar” um pouco mais a motivação do time, nota 6; RICARDINHO, que no 1º lance seu fez pênalte de forma imprudente, nota 3; e, FABINHO ALVES...sem nota pelo fato de ter entrado só nos minutos finais.

O comandante DEIVID DE SOUZA merece um puxão de orelha muito grande!! Pra mim, Diego Giaretta é titular no Criciúma de hoje! O treinador preferiu deixá-lo no banco...sem uma explicação mais convincente! Silvinho já era pra ter saído no intervalo por causa de baixo rendimento! Há insistência exagerada na utilização de três atacantes! É bom técnico o Deivid? Não tenho dúvida!! Masss... alguns conceitos e formas de pensar, ele precisa rever!! Se Érick Flores foi contratado e estava no banco, por que não colocá-lo num jogo em que o Criciúma necessitava “povoar” o meio em razão de estar com um a menos desde o 1º tempo?? Huummm...!! Nota 3 pro treinador tricolor!! 

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Girando...!!

O Criciúma continua trazendo alguns jogadores pra sequência do Campeonato Brasileiro e, convenhamos, nenhum deles pode ser considerado como uma grande contratação!! Já se sabe que há limites financeiros e, portanto, o técnico Deivid de Souza e até a torcida terão que se contentar com o que há no mercado...dentro das possibilidades monetárias do Clube!! Nunca é demais lembrar que os grandes times que o Criciúma teve em sua história, no que tange à conquistas, sempre foram formados por jogadores que buscavam algo mais em suas respectivas carreiras! Aquele mais comumente chamado de “cobra criada” raramente deu certo com a camisa do Tigre! Não abro mão do comprometimento dentro e fora de campo, aliado a um elevado grau de profissionalismo de qualquer atleta de futebol! Contudo, tais requisitos não são suficientes pra se obter sucesso! É preciso, também, conhecimento de quem comanda e de quem treina o time, além de satisfatório desempenho técnico dos jogadores que são os protagonistas de toda conjuntura!! Se o Criciúma conseguir aliar essas qualidades, poderá melhorar consideravelmente sua performance na Série B!! E é bom que isso ocorra o quanto antes pra não “chorar” lá na frente!!

A Copa do Brasil e o andamento do Campeonato Brasileiro da Série A também estão movimentando o nosso calendário! Ah...e tem a Copa Verde, por sinal acabou recentemente, a Copa do Nordeste e a Primeira Liga!! Na Copa do Brasil, com o Santos já classificado pras quartas de final, o resultado mais expressivo foi conquistado pelo Grêmio que, de virada, fez 3 a 1 no Fluminense...jogo de ida. Em termos de futebol mais bem jogado...entendo que Palmeiras e Atlético Mineiro, com menos da metade da temporada em andamento, são os clubes mais bem “encaixados” dentro de campo! Copa do Brasil é “mata-mata”. Já, as três principais divisões do Campeonato Brasileiro apresentam competições por pontos corridos e há tempo pra recuperação de quem se dá mal no início. Por outro lado, há os que começam bem e terminam lá em baixo na tabela!! Cedo demais para qualquer prognóstico!! Ainda sobre o Criciúma, o nosso representante necessita rever conceitos quanto ao estilo de jogo!! O que foi usado no Catarinense tem algumas qualidades! Massss...que, obrigatoriamente, precisam ser aperfeiçoadas pra obter melhores resultados na Série B!! Insisto que maior tempo de posse de bola ajuda muito, mas não define o resultado final de uma partida!! E, a maior responsabilidade de tudo isso recai sobre quem??? O técnico Deivid de Souza...claro!!!

A Taça Libertadores da América tem nos proporcionado bons duelos...partidas bem disputadas! No caso dos brasileiros, por enquanto, só o Flamengo decepcionou!! Afinal, depois de ter conquistado merecidamente o Campeonato Carioca e estar ainda “embalado”, acabou sucumbindo na ultima rodada da fase de grupos! Particularmente, imaginava que o time de Zé Ricardo passaria de fase. Não deu!! Ficou no início do caminho!! Inclusive, em razão da desclassificação prematura do Flamengo, quem levou vantagem foi o Atlético Paranaense que conseguiu habilitar-se pra 2ª etapa do torneio. Os demais, considerados de maior expressão no futebol do País, cumprem campanha dentro do esperado! Entretanto, não dá pra deixar de destacar o que ainda pode alcançar a Chapecoense! A vitória no meio de semana, fora de casa contra o Lanús na Argentina, credencia o time catarinense a realizar jogo de “copa do mundo” semana que vem em casa diante do Zulia, da Venezuela. Vencendo na terça, dia 23, estará dentro da próxima fase...o que já será um grande feito para o clube e também pro futebol do Estado!! Assim, a Chapecoense poderá continuar “sonhando” numa competição internacional de tal relevância como a Libertadores!! 

terça-feira, 16 de maio de 2017

Quer conhecer alguém? Dê poder à ela!! Assim como são as pessoas...

Este, amigos e amigas, é um velho ditado: "Assim como são as pessoas são as criaturas". Hoje quase não ouço alguém dizê-lo, mas garanto-lhes que ele está sempre atual. Não é dos mais bonitos, dos mais intelectualizados, dos mais espirituosos, porém carrega uma mensagem forte, quase invisível, e é verdadeiro demais.

Você pensa que conhece algumas pessoas, convive com elas anos e anos seguidos, seja apenas em relacionamento de amizade, seja como parentesco, ou seja lá como for, e de repente um fato, apenas um fato que a vida concretiza a certo momento de nossa existência desnuda o caráter, a formação moral, a educação, enfim, de certas pessoas.

Curiosamente você já poderia até ter uma idéia formada sobre algumas e, por esta ou aquela razão, costumava eventualmente pôr um pé à frente e outro atrás, todavia jamais tivera alguma daquelas decepções que, pelo declarado aspecto agressivo, ou interesseiro, ou mexeriqueiro, ou de traição, etc, as definisse como "personas non gratas" e sugerisse a necessidade de um afastamento definitivo. Isto, antes do fato.
Outros e/ou outras, talvez jamais tivessem apresentado evidências de não merecer a sua amizade, a sua dedicação, o seu carinho, durante todo um viver. Mas, aí ocorre o tal fato, o fato que muda muito na sua vida, principalmente, mas talvez também na de outros e outras mais próximos de você. Seria o momento da solidariedade falar alto. Solidariedade em ambos os sentidos, pelo menos você entenderia assim.

Para mais uns tantos que eram de sua relação de amigos e amigas, o fato pode não ser tão doído, apenas marque, digamos, uma ausência que poderá até ser sentida, por eles e elas, mas que nada altera em suas vidas. Na sua sim, pode ser que você tenha que tomar o leme com determinação, enfrentar a tormenta emocional, vencer as ondas que ameaçam engolir o seu futuro com a tortura do passado e o desencanto do presente.

Por outro lado, você percebe que alguns braços e mentes que sempre estiveram ao seu lado ali continuam, silenciosos, mas sempre atentos, sempre prontos ao socorro imediato, àquele que se torna necessário quando você quase sucumbe, quase naufraga em emoções que parecem mais fortes que você. Quando o fato ameaça derrotá-lo, por exemplo.

E no pior dos momentos essas pessoas lançam-lhe uma bóia, ou uma corda, o amparam enfim com a palavra amiga e necessária, quase vital, com o amor que cresce na dor, no sofrimento, que sempre estivera presente, ao seu lado, mas que antes, talvez, pouco fora notado. Esses permanecem, não se furtam em ajudá-lo, não medem esforços para reconduzi-lo à felicidade que tenta reencontrar em sua sobrevida.
De qualquer forma é inevitável você também acumular decepções, colecionar desgostos, sentir a desilusão maior quando a realidade o coloca frente à frente com outras pessoas antes dóceis, antes companheiras, antes solidárias. Antes, porque agora existe a ausência do que o fato apagou, do que o tempo levou.
Você sempre acreditara que a amizade, o carinho, o respeito por você recebido e por você retribuído seria para sempre. Você acreditara, sim, mas, assim como são as pessoas... Pois é, o fato acontece e você logo começa a sentir o amargo sabor da desilusão. Só lhe resta lamentar e conviver com a nova situação.

Para esses ou essas, ainda assim você sente dificuldade em acreditar, em aceitar a mudança de atitude. Para outros que já indicavam, antes do fato, mais interesse do que amizade, bom, para esses você até contém sua surpresa porque, digamos, de certa forma você já estava mais do que avisado, até pela maneira de ser deles e delas, mas você apenas deixava a vida seguir.
O importante, entretanto, é você perceber que, apesar dos pesares, você não está só. E sente que não conta mais apenas com uma só palavra amiga, com apenas um ombro amigo, ou alguns sorrisos confortantes, não.
Agora você sente pulsar ao seu lado corações que sofreram junto com você, que nunca se afastaram na dor ou na angústia maior e que, podendo menos, sempre procuraram dar o máximo de sua amizade, de sua lealdade. Reconheça-os para sempre, valorize-os e seja feliz nesta solidariedade.

Texto do poeta Francisco Simões. (Agosto/2005)

Com certeza, quem é do bem e do mal tb(arghhh) ...entenderá!!

domingo, 14 de maio de 2017

Maior posse de bola não garante vitórias! Resultado: Criciúma 1 Santa Cruz 2!!

De novo se repetiu o que já havíamos constatado em alguns jogos do Campeonato Catarinense. Ou seja, de que ficar mais tempo com a bola nos pés “rondando” a área adversária não assegura que esta equipe vá vencer seus adversários! Ainda mais numa competição como a Série B do Brasileiro!! Faço tal afirmação porque, outra vez, o Criciúma foi superior a seu oponente...só que perdeu a partida para o Santa Cruz!! Além disso, insisto na tese de que a disputa regional não serve pra qualquer parâmetro!! Contra os pernambucanos, sábado de aniversário do Clube, com camisa comemorativa e motivação do seu torcedor, o Criciúma esbarrou numa marcação forte e consistente do “Santinha” e sofreu derrota em casa!! Não posso deixar de destacar que, mesmo jogando quase o tempo inteiro no campo do adversário, os jogadores do Criciúma não demonstraram aquele espírito de luta...como quem “se mata por um prato de comida”!! Assim, entendo que Deivid de Souza e cia. não tiveram o comportamento adequado pra quem entra num torneio jogando em casa e precisando “dar as cartas”!! O Santa Cruz ameaçou em três oportunidades e fez dois gols necessários pra virar em cima do Criciúma!! Ah...fica o registro do gol de Diogo Matheus, aos 21 minutos do 2º tempo, que não foi confirmado pela arbitragem! A TV comprovou que a bola entrou!! O erro foi do bandeirinha gaúcho Jorge Eduardo Bernardi que “não viu” a bola ultrapassar a última linha antes de ser tirada pelo zagueiro do Santa Cruz!!!! Masss...tudo isso faz parte só o começo!!! Huuummm...!!

Atuações individuais do Criciúma:
EDSON falhou no 2º gol do Santa Cruz. O chute de W. Bárbio foi no canto do goleiro do Tigre! Erro fatal!! Nota 4.

DIOGO MATEUS...bom jogo, surpreendentemente!! Com certeza, sua melhor atuação com a camisa do Criciúma!! Nota 8.

RAPHAEL SILVA demonstrou indecisão na origem do lance que culminou com a 1ª conquista do Santa Cruz. Nota 5.

DIEGO GIARETTA...futebol que não comprometeu negativamente! Continua sendo, na minha opinião, um dos mais dedicados em campo! Nota 7.

MARLON, discreto e às vezes, até, disperso...sem aquela entrega necessária pra um atleta profissional!! Nota 5.

RICARDINHO fez o trabalho de buscar a bola na defesa e sair pro jogo. Sem ser exuberante, jogou o “feijão com arroz”!! Nota 6.

PAULINHO...boa estréia deste jogador que tanto joga como volante ou faz a função de um meia mais avançado! Bons passes e bom sentido de cobertura! Nota 8.

DOUGLAS MOREIRA não estava no “seu dia”! Diferente de partidas anteriores esteve “sumido” e, na jogada do 1º gol do Santa Cruz, “furou em bola” permitindo o domínio e a finalização adversária! Com certeza, um de seus piores jogos com a camisa do Criciúma! Nota 4.

SILVINHO se movimentou muito e produziu pouco! Nota 5.

JHÊIMY continua sua luta incansável pra conseguir melhor “intimidade” com a bola!! Permanece sendo um dos jogadores mais limitados tecnicamente do atual plantel tricolor!! Nota 4.

CAIO RANGEL, outra vez, foi o melhor atacante que o Criciúma teve! Dribla fácil e consegue boas jogadas ofensivas! Nota 7.

Entraram PITBUL e FABINHO ALVES...que prefiro deixar sem nota. E, ALEX MARANHÃO, com erros de passes...nota 5.

Em relação ao técnico DEIVID DE SOUZA,  no meu entendimento, quando o Criciúma saiu pro intervalo com a vitória parcial era pro treinador do Tigre ter colocado mais um jogador de meio-campo em lugar de Jhêimy. Está mais do que claro que jogar o Campeonato Brasileiro é BEM diferente...é BEM mais complicado do que encarar os adversários do Estadual!! Fica o alerta!! E, Deivid sabe o “chão que está pisando”!! Os reforços precisam estrear o quanto antes pra que a qualificação técnica do Criciúma cresça um pouco!! Se não...ai, ai, ai!!!