sábado, 14 de dezembro de 2019

O que Dal Farra irá fazer?? Será que aprendeu a lição??

O torcedor do Criciúma fica se perguntando sobre quais os reais planos do presidente do Clube e dono da G. A. irá por em prática até o fim de sua administração. Lembro que tem, no mínimo, ainda, mais duas temporadas pela frente com o atual sistema de gestão!! Depois de "penar" na Série B por alguns anos, a instituição comandada pelo empresário Jaime Dal Farra enfrentará, novamente, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro com orçamento bem inferior ao que dispôs até agora! Todos sabemos que o dinheiro que vem da TV em relação ao Estadual é pouco! Fica o alento de tentar ir passando de fase na Copa do Brasil pra tentar dar uma "engordadinha" no caixa! De outro modo, imagino o quanto todos no Clube devem estar se lamentando em razão da derrocada do Criciúma!! Afinal, uma "mísera" vitória a mais, ou três pontos somados na tabela...poderiam ser três empates, o Criciúma teria chegado aos 42 pontos, quantia necessária pra escapar da degola! Jaime tem sido muito teimoso durante todo esse tempo em que comanda o Criciúma! Não ouve seus parceiros de diretoria e administra do seu jeito, sem medir consequências! Aprendeu a lição?? Não sei!! O tempo e, principalmente suas condutas a partir de agora, nos darão a resposta desejada!!


Fico cá me perguntando: como o Criciúma se organizará com verbas bem menores do que antes? Jaime Dal Farra vai tirar do bolso? Haverá necessidade pra isso ou será que os negócios que fez e está por fazer suprirão as demandas? Evandro Guimarães terá total autonomia pra gerir o futebol do seu jeito? Ou o presidente continuará "metendo o bedelho" em tudo? O time a ser montado pra jogar em 2.020 terá o "dedo" dele ou somente do Depto. de Futebol e sua comissão técnica? Evandro é quem indicará atletas ou isso ficará a cargo de Roberto Cavalo e Wilsão? Sobre isso, inclusive, que perfil de jogadores será composto o "novo" plantel? Além de Jaime, há um outro integrante diretivo que também gosta de se intrometer no futebol: Mikael Dal Farra, assessor da presidência e filho do mandatário maior!! Haverá espaços pra ele no Criciúma do ano que vem?? Enfim...quantos questionamentos colocados e que, com certeza, ficam "cutucando" a cabeça do menos ou do mais fanático torcedor!!


Opinião é pra ser dada! Então...o seguinte: com relação ao grupo de jogadores, entendo que algumas providências devam ser tomadas. Por exemplo, o goleiro Luiz, excelente profissional e de grandes atuações com a camisa tricolor, não precisa permanecer! Penso que o Criciúma deve liberá-lo afim de que siga sua carreira numa outra agremiação que jogue Série B ou até a A! Luiz custa caro ao Criciúma!! E, o dinheiro gasto com ele, poderia ser investido em 3 ou até 4 jogadores com "quilate" de Série C! Outro que pode sair, no meu ponto de vista, o lateral Marlon. Apesar de ainda possuir técnica razoável, para os padrões do Criciúma, acho que já deu o que tinha que dar! A exemplo de Luiz, possui idade avançada e, pra mim, o Criciúma precisa de renovação!! Boa a iniciativa, até agora, quanto a prorrogação contratual de Paulo Gianezini, Foguinho e Andrew. Cada um com características ideais pra jogar a Série C! Ouço, por aí, que Suéliton e Alex Maranhão estão à disposição!! Não, né??!! Chega de "repatriar" jogadores em fim de carreira!! O ideal é REJUVENESCIMENTO!! 



quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Começou o Mundial de Clubes...!!

Estamos fechando mais uma temporada e o que nos resta é ficar de olho no Mundial de Clubes da FIFA. Aliás, aproveito o espaço pra destacar a costumeira "parada" que ocorre no futebol brasileiro, com as férias para os jogadores, no fim de cada ano. Particularmente, prefiro desse jeito do que a forma como fazem os europeus que optam por folgar nos meses de junho ou julho. Massss...eles têm lá seus motivos e características próprias. Infelizmente, o caminho que aos poucos está sendo adotado por aqui, tem semelhanças com o de lá!! Ou seja, a tal adequação, no Brasil, à temporada européia! Mas, voltando ao Campeonato Mundial de Clubes, o torneio já começou, lá no Qatar, e o Al Sadd, time "da casa", ganhou por 3 a 1 do Hienghène, que representa o futebol da Oceania. Na verdade, a competição começa a esquentar um pouco mais a partir do próximo sábado com os seguintes confrontos: Monterrey(México) e Al Sadd; Al Hilal(Arábia Saudita) x Espérance(África). Daí saem os adversários, respectivamente, de Liverpool e Flamengo...aí, já na fase semifinal. 

Zebras? Pouco provável, mas, possíveis! Lembro que o futebol mexicano sempre enviou times competitivos à edições anteriores do Mundial! E, o Monterrey é um desses exemplos! Contudo, a lógica indica que Flamengo e Liverpool devam chegar à final, prevista pra sábado da semana que vem, dia 21. Há quem considere o Liverpool com cara de "imbatível", pelo menos pra essa disputa no Qatar. O time inglês vive excelente fase! Tanto que lidera a Premier League com 46 pontos em 16 jogos! Está invícto, com apenas um empate e 15 vitórias! Já, na Liga dos Campeões da Europa, os "reds" sofreram só uma derrota, na rodada de abertura, ainda em setembro, pro Napoli. O time tem jogadores como Alisson, goleiro; Fabinho, volante; e, Roberto Firmino, atacante, todos brasileiros. Outras "feras" também fazem parte do elenco como o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané, ambos jogadores de frente.

Sobre o Flamengo, também está em "estado de graça"!! Afinal, conquistou recentemente o Campeonato Brasileiro com 16 pontos de vantagem em relação ao 2º colocado!! Fez 86 gols em 38 partidas...atingindo marca histórica!! Além disso, vem de um outro título muito importante: a Taça Libertadores da América! O grupo é bem comandado pelo português Jorge Jesus e tem em Arrascaeta, Gabibol e Bruno Henrique um trio muito forte na parte ofensiva!! Não posso deixar de citar jogadores como Rafinha, Filipe Luís e Gérson que acrescentaram bastante ao já qualificado plantel rubro-negro!! Insisto que será muito bom pro futebol brasileiro o Flamengo ganhar mais um Mundial, assim como aconteceu em 1.981! Reitero o pensamento de que o prestígio da "bola brazuca", lá fora, anda em baixa faz algum tempo! É a chance que temos de recuperar um pouco a nossa admiração no exterior! Assim penso, independentemente de rivalidades e paixões clubísticas!!

domingo, 8 de dezembro de 2019

Se Evandro Guimarães não tiver autonomia será "mais um"...!!

Pura verdade!! Se o dono da G. A. não conceder independência e liberdade pra que Evandro Guimarães exerça sua função de Diretor Executivo do Depto. de Futebol, será outro a passar pelo Heriberto Hülse como já passaram tantos bons profissionais que não conseguiram trabalhar da forma que desejavam!! E, o que estou frisando não se trata de uma suposição! Mas, sim, de AFIRMAÇÃO! Jaime Dal Farra tem que parar de ser teimoso!! Até as pessoas mais próximas do mandatário tricolor reconhecem seus caprichos e obcecações!! Acho que pareço insistente neste assunto...até porque não é a primeira vez que destaco, aqui neste espaço, as birras e pirraças do presidente do Criciúma!! Esse jeito de "trabalhar" de Jaime Dal Farra o atrapalha MUITO!! Só que ele próprio não admite tal defeito!! No Criciúma, tem sido assim!! E, mais uma vez, sou persistente: OU ELE MUDA...OU VAI SE AFUNDAR, levando junto o próprio Clube, o que é o pior de toda essa constatação!!

Conheço Evandro Guimarães desde os tempos em que ele, como jogador, disputava posição com Vilmar e, principalmente, com Wilson Vaterkemper, no timaço do Criciúma, tri-campeão catarinense e campeão da Copa do Brasil! Como jogador, sempre primou pela técnica sem esquecer de "espanar" tudo dentro da área defensiva quando a situação exigia. Já, suas experiências fora das quatro linhas, indicam duas passagens, este ano, como auxiliar técnico no Figueirense e no Guarani; além de coordenar as categorias de base do próprio Criciúma por duas oportunidades, e trabalhar no Depto. de Futebol do América Mineiro, entre 2.014 e 2.018. Desta forma, o Criciúma prepara, pro ano que vem, um "comando" do futebol com três ex-campeões das fases áureas vividas pelo Clube: além de Evandro Guimarães, mais Roberto Cavalo e Wilsão. 

Espero que todas as ideias do trio sejam colocadas em prática afim de que o Criciúma tenha uma temporada bem mais promissora do que foi a última!! Há bom entrosamento entre a nova equipe de trabalho e, com certeza, as coisas podem funcionar, sim!! Entendo que o Criciúma não pode mais insistir com jogadores "rodados", aqueles mais veteranos e em fim de carreira, que não criam maior identificação com o Clube!! Há necessidade, com toda certeza, de rejuvenescimento! Penso ser um começo "do zero"! A queda pra Série C significa "dar um passo atrás" na vida do Criciúma! E, a melhor forma de reiniciar tudo, é buscando jogadores que almejam crescer na carreira, estilo Foguinho(foto) e Paulo Gianezini, ambos de contrato renovado com o Tigre!! A linha a ser seguida é essa! Então, mãos à obra!! Ah...e que Dal Farra deixe trabalhar quem ele contratou para tal...!!!

Passarinho Arrepiado acompanhou a rodada final do Campeonato Brasileiro da Série A. Que coisa, hein?? O Cruzeiro foi rebaixado e a torcida "quebrou tudo", dentro e fora de campo!! Coisa feia lá no Mineirão (foto)!! Além da grande fase do Flamengo, campeão com todo merecimento, dá pra destacar a campanha do Fortaleza. Acabou em nono lugar, classificado pra Sul-Americana, e sua torcida deu um show a parte durante todo o torneio! Rogério Ceni é um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do time cearense! Decepção? Ah...por certo a participação pífia de Chapecoense e Avaí, ambos rebaixados pra Série B. Assim, desde 2.001, o futebol de Santa Catarina fica sem representatividade na principal divisão do País!!